Primeiro eu falei em opção pelo Wagué e não pelo Odriozola. Segundo o Wagué era titular do Eupen, é titular da seleção senegalesa e tinha finalmente ganho o lugar no Nice (levava 2 jogos seguidos a titular com uma assistência em cada) quando o campeonato parou. No Barça não conseguiu jogar muito verdade, tinha Semedo e Sergi Roberto à frente, mesmo assim foi titular na Champions frente ao Inter. O Porro nem no Valladolid, nunca jogou competições europeias e mesmo que seja verdade que foi por lesão que não jogou isso não abona muito a seu favor…
Não não era. Se existem 2 PL’s o treinador pode escolher qual usar em cada jogo e em casos de necessidade pode até usar os 2. Além disso existem lesões e baixas de forma.
Eu não me comparo ao Braga, mal estaríamos se o objetivo fosse termos jogadores iguais aos deles…
Se um não interessa sem opção, porque interessa o outro?
Ah, pronto. Se era titular no Eupen e na selecção, tem a experiência que nenhum ouro terá.
Só precisou que o Atal tivesse lesionado e o Burner contiasse a meter água por todos os lados.
Atenção, eu não estou a desfazer no rapaz. A verdade é que o acho bom jogador. Mas lamentavelmente, acho que estás a ir em modas. Tem tanta probabilidade de falhar cá como o Porro, é igual. Mas a galinha da vizinha…
Foda-se, tomara eu ter o Paulinho em vez do Sporar!
Companheiro, o scbraga é actualmente a tua concorrência. E continuará a ser na próxima época. E tu nem tens melhor plantel que eles. Mais caro é, melhor nem por isso.
Remeto para a questão anterior: quando jogava com o scbraga, parece-te que a coisa se fazia com um pino assente em tijolos como o Sporar ou com um pinheiro? tu achas que uma equipa que joga com dois médios e dois interiores se aguenta assim?
Talvez porque o Odriozola mostrou muito mais que o Porro, portanto viria para acrescentar e depois xau. Tipo Nani quando veio do United em 14/15.
Chegou a meio da época óbvio que não ia sentar logo o titular, a não ser que o titular fosse horrível o que claramente não é o caso. Tá bem tu achas o Porro igualmente bom eu não acho. Não é por modas, vi jogos de ambos de ambos um gostei o outro pareceu me banal.
Não concordo pois sei bem o que acontece às estrelas do Braga quando cá chegam, flop flop flop. Tal como sei o que acontece aos flops de cá quando lá chegam…
Primeiro não concordo com a descrição que fazes do Sporar, segundo aconselho a veres como o Sta Clara jogou contra nós e como jogou com o Braga. As equipas olham para o Sporting como um grande e para o Braga como um wannabe
Ou igualmente mau, como quiseres colocar. Viste jogos dele quando, se é que posso perguntar?
Tomara eu ter um flop Paulinho em vez de um flop Sporar. Ao menos o primeiro flop sabe tratar a bola. E não, não estou a dizer que deveríamos contratar o Paulinho. Estou a dizer que ele é muito melhor que o Sporar. E pouco me interessa o que um vai ser daqui a um ano ou o outro daqui a dois. Interessa é que actualmente um joga à bola e o outro não.
Não foi isso que eu perguntei. Mas desisto, não respondeste por duas vezes, seria indelicado da minha parte continuar a bater na mesma tecla.
As equipas olham pata o Sporting é vêm uma equipa fácil de maniatar. Muito mais que o scbraga. Qualquer tótó com meio cérebro entre as orelhas consegue montar uma defesa contra a nossa equipa. E sim, o principal motivo para isso são os nossos jogadores.
Alguns do Valladolid, não recordo ao certo dos adversários, já vi quando o rumor apareceu pela primeira vez.
É como disse é a tua opinião, eu não acho o Sporar inferior ao Paulinho.
Aquilo que disse está relacionado, o RA jogava de determinada forma no Braga o que não quer dizer que vá replicar a 100% no Sporting porque não é a mesma coisa. Além disso eu pergunto como sabes que o RA prefere um PL tipo Paulinho? Ele chegou ao Braga e usou o que havia não o que quis comprar. Da mesma forma que quando cá chegou começou a usar o Sporar porque é o que há. Eu não sei até ele fazer um mercado ou 2 qual o tipo de PL que ele mais gosta.
Ele dá apoios em quê? Estatisticamente quantos passes e apoios dá aos homens da retaguarda?
A 100% não, já que tem jogadores inferiores em determinados sectores. Principalmente no ataque. Já reparaste no que os adversários agora fazer´m para nos parar lá atrás? Achas que mudando os trios de avançados era possível parar da mesma forma?
Porque em 343 ou lá o o que seja, é o que faz sentido. Não achas?
Sim e já sei que não é a sua melhor posição mas tenho de avaliar pelo que fez recentemente.
Estatisticamente não sei mas vejo-o recuar várias vezes para dar linha de passe. Nos últimos jogos não porque nem conseguimos sair da pressão mas aí a culpa não é do PL.
Não concordo. Há imensas variantes do 343, o Bayern usou imensas vezes o 343 com o Lewa a PL, o Dortmund idem com o Haland e outras vezes até sem PL. O City já usou com Aguero e com Gabriel Jesus. A formação por si só não me diz qual o melhor tipo de PL a usar.
Mas dá a linha de passe? Recebe e dá de volta? troca com os pontas (direita e esquerda)? Mete bolas na cara do GR (para os colegas)?
Já agora, fazer-se a um cruzamento não é puxar centrais.
isso das variantes…
Há um modelo e uma filosofia. Depois há dinâmicas diferentes. Tu metes aí exemplos de jogadores de futebol. O Lewandowski e o Haland não têm problemas nenhuns em ter a bola nos pés. O Sporar não se consegue desviar de um defesa. Apesar de serem jogadores diferentes do Gabriel ou do Aguero, conseguem ter bola e jogar com os colegas. Isso é a minha maior critica ao Sporar. Ele pura e simplesmente não consegue. Ou pelo menos eu nunca o vi fazer.
Quando o vir fazer, arrumo a viola e sento-me a assistir. Até lá… não pode ser jogador, principalmente num sistema destes, que para dar certo tem de ser brutalmente dinâmico e com ajustamentos constantes.
Ele por exemplo no golo do Jovane à B-SAD ataca bola ao primeiro poste e leva 2 jogadores com ele. Há outras situações, chama-se contra movimento, o Sporar baixar e o Jovane subir nas costas é um exemplo. Ele ao baixar trás a linha defensiva com ele e isso permite que o colega ataque a profundidade. Vais me dizer, e com razão, que qualquer um faz porque o treinador manda fazer mas o que é facto é que faz e até tem funcionado em algumas ocasiões.
Nunca vi o Lewa correr mais de 3-4 m com bola no pé. Tabela bem? Sim mas daí dizer que vários casos, o Haland não tabela tão bem mas tem mais facilidade na condução. O Jesus e o Aguero não são nada do outro mundo no jogo aéreo no entanto quase parecem extremos no 1v1 se for preciso. Tudo depende do que pedes aos jogadores e também depende do tipo de adversário que tens pela frente. Tu dizss que só com 2 médios não podes ter um pinheiro, eu concordo quando tens apenas 2 defesas nas costas, tendo 3 defesas isso já não é bem assim.
E já agora eu acho que não me fiz entender muito bem no meu primeiro comentário. Aquela equipa que fiz é no sentido de imediato construir algo que nos permita assegurar o 3° e tentar (seriamente não é só dizer que tentámos) o 2° lugar. Eu sei que o Sporting tem de jogar para ser campeão mas também sei que não temos equipa para isso e acho que tentarmos ter equipa para isso de um dia para o outro é parvo e impossível. Acho que o objetivo deve ser assegurar os milhões da Champions depois quando os tivermos no bolso podemos começar a trocar Sporar’s por algo melhor
Há o fazer porque coiso, há o fazer por indicação e há o fazer porque se sabe e com intenção de o fazer.
Nem precisa. Não é ele que tem de correr, é a bola.
E arrasta tipos. Chama os gajos e depois ou acaba ele a jogada ou os outros têm espaço. Já viste o Sporar fazer isso? Ou o Luiz P., é igual.
Porque são avançados. A dinâmica é brutal, qualquer jogador aprece a assistir ou a finalizar. Qualquer um consegue fazer os dois momentos de jogo. Não precisam de salta muito ou de se aguentar ao choque, os adversários são tão arrastados e tão desconcertados com a técnica individual, que colectivamente há sempre alguém solto para finalizar com espaço. Não há extremos, nem pontas, há avançados. Isso é um 343 (ou um 433).
Então constróis como? De trás, sempre em lançamento para as costas? Sabes que quem inervou essa filosofia e os que a aplicaram nunca tiravam gajos do meio? Mais facilmente tiravam defesas.
Os motivos são simples. Tem a ver com a circulação de bola, com as dinâmicas e com a pressão, tanto do adversário, como a tua quando perdes a bola e a tentas recuperar. Se no meio-campo a bola circula e eles conseguem meter a primeira e segunda bola, podes ter os centrais que quiseres, que eles não apanham nada (se a equipa adversária for boa). Os nossos problemas defensivos actuais não se devem aos centrais. Eles são os gajos que levam com a merda toda. Tem a ver com a pressão mal feita na frente. E que piora ao longo do jogo. Quando jogamos, quem circula pelo meio é o adversários, nós andamos a bascular bola. Eles mandam os extremos para o banco e nós marcamos com sorte, num lance qualquer do Jovane. Senão não marcas nada. Aqueles golos do Tottenham, com a nossa linha ofensiva, nunca acontecem. É impossível! E sim, um dos motivos é a falta de jeito do Sporar, seja com a bola, seja no jogo colectivo.
Eu acho piada a essa merda dos movimentos que é dito nos blogs da especialidade. De repente, parece que a bola é um acessório dispensável.
Falar não custa. Mas já devem ter propostas bem altas lá de fora.
Só se oferecessemos um pack de jogadores que realmente lhes dessem jeito.
Vai acabar por vir o Nuno Santos…