Preparação da época 2016/2017

É só o melhor treinador do campeonato e um dos melhores que tiveste no Sporting em muitos, muitos anos… Mas ok.

Certamente o presidente fará o melhor para sermos campeões, mantendo-nos competitivos, até mesmo tendo que vender um ou outro jogador.

Só espero é que lutem por todas as competições.

Estar a lutar só pelo campeonato é ridículo.

Que se crie um plantel para lutar por todas as frentes mas é.

Nesta altura do campeonato é bem mais fácil falar das saídas do que das entradas.

Dessa forma e ainda algo por alto considero:

Empréstimos obrigatórios: Esgaio, Tobias, Bruno Paulista, Mané, Miguel Lopes, F. Geraldes, Gauld, Podence.

Transferências obrigatórias: Aquilani, Téo, Labyad.

Dúvidas: Jug, Jefferson, Schelotto, Ewerton, Matheus.

Só vendia Jefferson mediante uma proposta de acordo com o seu real valor (nunca menos de 10 M) e preferia abdicar de William em vez de Slimani se houver a necessidade de uma grande venda. Ainda assim, já com Spalvis contratado e mesmo Barcos que não acredito que não conte para o ano tenho algum medo que já tenha sido prometida ao argelino uma saída que para mim não deveria acontecer nunca abaixo dos 25 M.

O meu esboço de plantel do próximo ano (procurando não mexer muito) seria:

Ru1
Jug/Contratação
Pedro Silva

Jefferson
Jonathan/Marvin

João Pereira/Contratação
Schelotto/Contratação

Coates
Naldo
Paulo Oliveira
Rúben Semedo

William/Contratação
Palhinha/Contratação

Adrien
João Mário

Contratação
Gelson

Ruiz
Bruno César

Contratação
Iuri Medeiros

Slimani
Barcos
Spalvis

A estes 24 jogadores poder-se-iam adicionar Wallyson e Matheus de forma a aumentar as opções do meio campo e nas alas sem ser necessário o investimento noutras contratações. É um plantel que caso não existam grandes saídas implica apenas duas aquisições obrigatórias: um extremo de raiz (preferencialmente direito) porque não concebo o arranque de uma época com João Mário alocado a essa posição e acho que Gelson ainda será curto para o nível que queremos atingir e um segundo ponta-de-lança. Ambos os jogadores implicariam a maior fatia do nosso investimento e deveriam ser mais valias indiscutíveis pelo menos na teoria. O plantel contempla ainda os regressos de Palhinha e Iuri (praticamente os únicos emprestados deste ano realmente em destaque).

De referir que para as posições da frente teríamos sempre um mínimo de três alternativas para cada posição:

EE (Ruiz - Bruno César - Matheus - Iuri), SA (Contratação - Iuri - Ruiz), PL (Slimani, Barcos, Spalvis), ED (Contratação, Gelson, Iuri, João Mário)

Eu quero é tentar vendar o William pelo máximo possível. Já não o posso ver à frente.

A próxima época tem de tudo para ser complicada por causa das competições que envolvem as selecções: Europeu e Jogos Olímpicos e depois em janeiro a CAN. É bom que os responsáveis pelo futebol estejam cientes disto e por isso que acertem nas contratações.

Acrescentar a Copa América centenário em Junho com todos os países da América sul e algumas convidadas da CONCACAF onde se encontra a Costa Rica. Já há calendário de jogos.

12 junho Colômbia - Costa Rica.

Saídas definitivas: Schelotto, Esgaio, Aquilani, Mané, Gutiérrez e um de Jefferson, Marvin ou Jonathan.
Saídas por empréstimo: Tobias, Paulista, Gelson.
Entradas: Iuri, Wallyson, Palhinha, Spalvis + um LD para titular e um Avançado móvel (alguém tipo Rafael Martins, por ex, um gajo tipo Lima, com velocidade, técnica e remate).
Só 2 compras, mas de qualidade insuspeita. Não seria preciso mais e era suficiente para ficarmos muito mais fortes.
Claro que, podem (e devem, quase de certeza) existir vendas e aí, têm de ser devidamente compensadas: Slimani deve sair e William também é provável. Quem vier para os seus lugares, têm de ser titulares claros, de qualidade inequívoca e superiores aos que temos. Não vale a pena inventar ou apostar em projetos de jogador. Para isso, temos os da B.
Falando em B, Gauld, Geraldes e Podence, pelo menos estes, têm de sair por empréstimo para a primeira liga.

Emprestar o Gelson?

SL

Nem lembrava dessa competição por isso em princípio jogadores que não vão fazer a pré época toda: Ruiz, William, Adrien, João Mário, Patrício, Coates e em janeiro o Slimani (veremos se vai aos JO pela Argélia ou não) estará indisponível.

[member=21911]Nuno.N, tendo em conta que nem aparecia mencionado… :inde:

Sim. Precisa de crescer. Não me parece ainda preparado para este nível, apesar de acreditar muito no seu potencial. Comparativamente com Matheus, este último apresenta maior maturidade no seu jogo, já nem falando de Iuri, que já vai com atraso de, pelo menos, um ano.

Que se empreste Esgaio, Tobias, Matheus, Paulista, Jonathan, Mané e Tobias, pelo menos.

Aquilani, Teo, Jefferson, Ewerton e Slimani ou William, apenas um dos dois, se possível, para vender. Despachar o Schelotto (desconfio que para ódio eterno deste fórum, o Jota vai pedir para se estender a ligação, mas isto sou eu a pensar).

O esboço muito primário que tenho na cabeça, para já:

GR: RP, Jug e Pedro Silva (?)

LD: JP e contratação (gosto do Diogo, que não está com sorte no Sevilla)

LE: Marvin e contratação

DC: Paulo, Naldo, Coates (tem mais 1 ano de empréstimo, não vale a pena gastar já 5M€) e Semedo

MD: William (contratação) e Palhinha

MC: Adrien, Wallyson, João Mário (relembrando que o João também joga na frente) e contratação (gostava de ter um médio completo que possa competir com o Wallyson para o lugar de 2º médio atrás de Adrien, gostava também que fosse um médio experiente)

Extremos: Contratação, Ruiz, Gelson, Iuri e Bruno César

PL: Slimani (contratação), Contratação, Barcos e Spalvis.

Pagas os 10M para mandar embora um dos melhores treinadores do mundo?

É preciso urgentemente:

• Um lateral direito

• Um lateral esquerdo

• Um extremo

• Um PL

São estas 4 posições que o Sporting tem de reforçar urgentemente para o onze inicial.

Uma grande venda que tentaria fazer seria a venda do Slim, aproveitando também outras possíveis boas vendas como Jefferson.

Não me importava também de vender o William por uma proposta acima dos 30 M.

No entanto, ao todo, eu fazia uma remodelação no nosso plantel :inde: :inde: Muito sinceramente não gosto da forma como montámos o plantel.

:arrow: :arrow: Isto.

E ou o Sporting abre os cordões à bolsa para trazer um PL de créditos firmados ou isto é escusado. Já vi demasiado desperdício à frente da baliza este ano.

Quanto às saídas assim de repente além das vendas do WC e Jefferson: Aquilani, Téo, João Pereira, Esgaio(empréstimo), André Martins.

Tenho quase a certeza que tens razão. É um “projecto”.

O Jug tem de sair e jogar. O Pedro até pode ficar mais uma época pela B, mas o Jug tem de jogar. Senão acontece-lhe o mesmo que ao Marcelo, mas mais rápido. O suplente tem de ser um tipo já nos seus trinta, suficientemente experiente para entrar sem tremer e com pouco a aprender/desenvolver.

Eu só não percebo qual é a tua dúvida, realmente não percebo! Se calhar estás com saudades do sonso?!? :cartao:

Acho que precisamos de um bom guarda redes capaz de impor alguma competição a RP. Em relação à defesa (centrais) para mim é o único sector que não se mexe, temos muitos e bons jogadores para essa posição. Gosto muito de João Pereira quando ele está numa grande forma e, por isso, devemos fazer uma contratação para reforçar esse sector. Schelotto não me convence e gostava de ver Ricardo Esgaio a evoluir, admito que não teve muito espaço para isso mas sempre que tem jogado é muito competente.
Do lado esquerdo, Marvin Zeegelaar é claramente melhor que Jonathan Silva. Jefferson é bom jogador e dificilmente encontramos melhor no mercado, apesar da sua péssima forma depois da lesão
Gostava de ver mais criativos no plantel - Iuri Medeiros e Gauld. WC, JM e Adrien são titulares indiscutíveis e não temos ninguém para os substituir com qualidade no banco.
Precisamos de um extremo de qualidade (Nani era de pedir muito).
Barcos é uma incógnita e não vale a pena chorar mais por Montero

Acrescentaria um elemento que me parece tão ou mais essencial que um fantástico ponta de lança: que se resolva de uma vez por todas o problema do relvado. Que se abram buracos nas bancadas para o relvado arejar, que se ponha o Labyad a soprar para o relvado o dia todo, mas porra. Um clube da nossa dimensão, que pretende jogar futebol pelo chão, não pode ter um relvado onde a bola não rola, vai aos saltinhos. A jogar em casa, será sempre um factor que nos prejudica.

No resto, vocês já disseram tudo.

Um misto, do que eu quereria e do que eu acho que vai ser.

GR- Patrício/Jug/Pedro Silva ( ? GR titular da B)

DD- Contratação/J.Pereira

DE- Jefferson/ Jonathan S.

DC- Coates/ P.Oliveira/ Naldo/ Ewerton (o 4° central deve ser um puto, provavelmente o Semedo)

MDF- Contratação/ B.Paulista (?)

MC- Adrien/ J.Mário/ Wallyson

MD- Contratação/ Gelson M.

ME- Ruiz/ Iuri M.

SA- Contratação/ Barcos

PL- Contratação/ Spalvis

[hr]

Contratações:

• Defesa-direito titular;
• Médio-defensivo titular;
• Ala titular;
• Segundo-avançado;