Sei que muitos de vocês não vão gostar que este tópico seja aberto tão cedo, mas o que é certo é que esta época só temos mais 9 jogos e, apesar de a diferença ser pouca para o topo, não é motivo para que não se vá dando uns bitaites sobre como deverá ser o plantel para o ano. Isto já para não falar que no ano passado foi aberto um mês antes e com a taça em jogo ainda.
[hr]
Na próxima época o nosso plantel vai ter que dar um salto qualitativo, nomeadamente na frente de ataque. É inconcebível para mim que 2 anos seguidos consigamos a proeza de regredir na qualidade do plantel.
Sendo assim:
Guarda Redes:
Rui Patrício
Contratação
Jug / Pedro Silva
Neste sector o Rui continua a merecer confiança máxima e a sua renovação prova isso, deverá ser jogador para acabar a carreira no Sporting a bater recordes de presenças tanto no clube como na liga. Para seu suplente como não tenho confiança no Jug ( principalmente por só o ter visto a jogar uma vez), acho que se devia ir buscar um suplente que transmita alguma confiança em caso de lesão do Rui e para jogar nas taças nacionais. Acho que nem será preciso sair de Portugal para se encontrar um guarda redes destas características e barato. No entanto, se a equipa técnica tiver confiança no Jug, não me chocará vê-lo como segundo guarda-redes e o Pedro Silva terceiro indo jogando na equipa B.
Laterais direitos:
João Pereira
Esgaio
O João Pereira apresentou-se numa forma lastimável no inicio da época, mas foi recuperando e o seu nível actual para o tugão chega perfeitamente. Já o Esgaio é uma alternativa razoável, que não entusiasma mas é minimamente competente. Schelotto é para dispensar já que o contrato acaba no final da época e deve ter dos maiores salários do plantel.
Centrais:
Paulo Oliveira
Coates
Naldo
Rúben Semedo
4 jogadores que me enchem as medidas para este sector. Rúben Semedo está dependente de renovar, senão fica encostado. Ewerton se não fosse os problemas físicos tinha lugar neste lote, assim pode ser que renda uns cobres.
O Tobias é para emprestar.
Laterais esquerdos:
Contratação
Jonathan Silva
O Jefferson tem feito uma má época, há meses que não mete um cruzamento em condições, não tem aguentado o ritmo da equipa e por vezes tem erros defensivos gritantes. Está na altura de mudar e contratar um jogador para o substituir. O Jonathan não sei como se tem estado a portar na Argentina mas tem qualidade e como segundo lateral tem lugar.
Trincos:
William
Contratação
Apesar da época menos conseguida, o William a espaços joga como sabe e com uma pré-época com o JJ sem lesões pode voltar a fazer uma grande época. Vendê-lo quando está mais desvalorizado seria um erro. A contratação é para fazer sombra ao William, para não estarmos sempre dependentes do Adrien descer para trinco nem para o William se acomodar muito. Quanto ao Paulista, não faço ideia o que se passa com ele, contratação até ver completamente ao lado.
Médios transição:
Adrien
Gauld
Wallyson
Adrien continuará a ser o patrão do meio campo, com Gauld e Wallyson a serem alternativas. Aquilani não esteve como esperado e deverá querer regressar a Itália depois de passar a temporada a aquecer o banco.
Alas:
João Mário
Contratação
Ruíz
Iuri Medeiros
Matheus
Fazer regressar o Iuri e contratar um ala rápido e desequilibrador e, se possível, com golo no pé. Emprestar o Gelson.
Avançados:
Contratação x2
Com a saída do Montero deixámos de ter um segundo avançado com golo, o Ruíz simplesmente não o tem, o Mané poderá ter mas parece-me um jogador para um determinado momento de jogo em vez para opção regular da equipa titular. Assim sendo é fulcral comprar 2 avançados que rendam golos e que possam jogar em 4-4-2. Que tenham técnica e que não sejam alheados ao futebol europeu, mais Teos não, por favor.
Pontas de lança:
Slimani
Barcos
Como o Slimani é o único avançado que temos que de facto marca golos, acho que seria demasiado arriscado vende-lo, embora nos tenhamos que precaver caso batam a cláusula. Já o Barcos do que vi parece-me uma boa alternativa. Não mexia mais neste sector.
Sendo assim, nas saídas:
Jefferson
Schelotto
Marvin
Eweron
André Martins
Aquilani
Mané
Teo
Empréstimos:
Tobias
Gelson