Preparação da época 2016/2017

Sei que muitos de vocês não vão gostar que este tópico seja aberto tão cedo, mas o que é certo é que esta época só temos mais 9 jogos e, apesar de a diferença ser pouca para o topo, não é motivo para que não se vá dando uns bitaites sobre como deverá ser o plantel para o ano. Isto já para não falar que no ano passado foi aberto um mês antes e com a taça em jogo ainda.

[hr]

Na próxima época o nosso plantel vai ter que dar um salto qualitativo, nomeadamente na frente de ataque. É inconcebível para mim que 2 anos seguidos consigamos a proeza de regredir na qualidade do plantel.

Sendo assim:

Guarda Redes:
Rui Patrício
Contratação
Jug / Pedro Silva

Neste sector o Rui continua a merecer confiança máxima e a sua renovação prova isso, deverá ser jogador para acabar a carreira no Sporting a bater recordes de presenças tanto no clube como na liga. Para seu suplente como não tenho confiança no Jug ( principalmente por só o ter visto a jogar uma vez), acho que se devia ir buscar um suplente que transmita alguma confiança em caso de lesão do Rui e para jogar nas taças nacionais. Acho que nem será preciso sair de Portugal para se encontrar um guarda redes destas características e barato. No entanto, se a equipa técnica tiver confiança no Jug, não me chocará vê-lo como segundo guarda-redes e o Pedro Silva terceiro indo jogando na equipa B.

Laterais direitos:
João Pereira
Esgaio

O João Pereira apresentou-se numa forma lastimável no inicio da época, mas foi recuperando e o seu nível actual para o tugão chega perfeitamente. Já o Esgaio é uma alternativa razoável, que não entusiasma mas é minimamente competente. Schelotto é para dispensar já que o contrato acaba no final da época e deve ter dos maiores salários do plantel.

Centrais:
Paulo Oliveira
Coates
Naldo
Rúben Semedo

4 jogadores que me enchem as medidas para este sector. Rúben Semedo está dependente de renovar, senão fica encostado. Ewerton se não fosse os problemas físicos tinha lugar neste lote, assim pode ser que renda uns cobres.
O Tobias é para emprestar.

Laterais esquerdos:
Contratação
Jonathan Silva

O Jefferson tem feito uma má época, há meses que não mete um cruzamento em condições, não tem aguentado o ritmo da equipa e por vezes tem erros defensivos gritantes. Está na altura de mudar e contratar um jogador para o substituir. O Jonathan não sei como se tem estado a portar na Argentina mas tem qualidade e como segundo lateral tem lugar.

Trincos:
William
Contratação

Apesar da época menos conseguida, o William a espaços joga como sabe e com uma pré-época com o JJ sem lesões pode voltar a fazer uma grande época. Vendê-lo quando está mais desvalorizado seria um erro. A contratação é para fazer sombra ao William, para não estarmos sempre dependentes do Adrien descer para trinco nem para o William se acomodar muito. Quanto ao Paulista, não faço ideia o que se passa com ele, contratação até ver completamente ao lado.

Médios transição:
Adrien
Gauld
Wallyson

Adrien continuará a ser o patrão do meio campo, com Gauld e Wallyson a serem alternativas. Aquilani não esteve como esperado e deverá querer regressar a Itália depois de passar a temporada a aquecer o banco.

Alas:
João Mário
Contratação
Ruíz
Iuri Medeiros
Matheus

Fazer regressar o Iuri e contratar um ala rápido e desequilibrador e, se possível, com golo no pé. Emprestar o Gelson.

Avançados:
Contratação x2

Com a saída do Montero deixámos de ter um segundo avançado com golo, o Ruíz simplesmente não o tem, o Mané poderá ter mas parece-me um jogador para um determinado momento de jogo em vez para opção regular da equipa titular. Assim sendo é fulcral comprar 2 avançados que rendam golos e que possam jogar em 4-4-2. Que tenham técnica e que não sejam alheados ao futebol europeu, mais Teos não, por favor.

Pontas de lança:
Slimani
Barcos

Como o Slimani é o único avançado que temos que de facto marca golos, acho que seria demasiado arriscado vende-lo, embora nos tenhamos que precaver caso batam a cláusula. Já o Barcos do que vi parece-me uma boa alternativa. Não mexia mais neste sector.

Sendo assim, nas saídas:
Jefferson
Schelotto
Marvin
Eweron
André Martins
Aquilani
Mané
Teo

Empréstimos:
Tobias
Gelson

Contratações:
1 guarda redes
1 lateral esquerdo
1 trinco
1 ala
2 avançados

Regressos:
Iuri

Acho que este tópico até já devia estar aberto, se não estou em erro, o ano passado abriram-no bem mais cedo.

A diferença do benfica para nós, é que eles têm avançados que fazem golos e nós desperdiçamos as oportunidades que criamos. Em jogo jogado, em nada nos são superiores.

Por isso é crucial contratar pelo menos dois avançados de qualidade e que sejam eficazes. Eu sei que custam dinheiro, mas sem eles, é escusado. Além disso precisámos de 1 extremo que desequilibre. Com isto, já seríamos candidatos a sério.

Temos centrais de qualidade, temos um meio campo central de qualidade, temos um bom guarda-redes e um bom treinador.

Eu sei que estamos em Março, há ainda muito campeonato pela frente mas engane-se quem pensa que é cedo para se começar a preparar a próxima época. E certamente o presidente e o treinador já têm noções do que fazer, do que dispensar e de que posições reforçar.

PS-E é obviamente obrigatória ter na A, em permanência, 2 dos nossos melhores jogadores que estão, um no Moreirense e outro na equipa B.

1.Vender 2 ou 3 jogadores importantes.

2.Comprar 2 ou 3 gajos realmente bons para jogar no último terço. 1 extremo e 1 PL pelo menos.

3.Comprar um LE bom.

Manter tudo o resto.

Eu nesta fase prefiro fazer uma primeira filtragem ao plantel e não dizer nomes de reforços/entradas.

O plantel do Sporting é actualmente composto por:

Guarda-Redes:

• Rui Patrício e Azbe Jug

Defesas:

• João Pereira, Schelotto, Esgaio, Paulo Oliveira, Naldo, Ewerton, Coates, Ruben Semedo, Tobias Figueiredo, Jefferson e Marvin Zeegelaar.

Médios:

• William Carvalho, Adrien, João Mário, Aquilani, André Martins e Bruno Paulista.

Extremos:

• Bruno César, Carlos Mané, Gelson Martins, Matheus e Bryan Ruiz.

Avançados:

• Islam Slimani, Teo Gutierrez e Hernán Barcos.

Deste plantel espero que se venda:

• Ricardo Esgaio, Schelotto, Ewerton, Jefferson, William Carvalho, Aquilani, André Martins, Carlos Mané e Teo Gutierrez.

Que se empreste:

• Tobias Figueiredo.

Quanto às entradas (sem contar com o Lukas Spalvis)… prefiro sugerir isso no fim da época.

O resto que fique igual.

SL

Que entre o Iuri e se mantenham os pilares da equipa. E se aposte definitivamente no Matheus.

Ó [member=7924]PauloSCP, o ponta que já se contratou, vai para onde?

Depois do que vimos nesta época, Esgaio, Jonathan, Gauld, Wallyson, Iuri? A sério? Há que olhar a realidade!

Não faço ideia da qualidade do Spalvis, provavelmente para ir alternando entre os B e os A no inicio.
Se de facto for jogador para entrar já na equipa, talvez seja sinal que o Slimani sai.

Acho que não tem muito que saber se o objectivo é subir a qualidade e ter equipa para Champions e Campeonato.

Gr: R.Patrício, Jug, CONTRATAÇÃO;
DD: CONTRATAÇÃO, JPereira;
DE: Jefferson, Marvin/Jonathan;
DC: Coates, P.Oliveira, Naldo, Ewerton e/ou Semedo/Tobias;
MD: William, B.Paulista;
MC: Adrien, João Mário, CONTRATAÇÃO e/ou Wallyson/Gauld;
EXT: Ruiz, B.César, CONTRATAÇÃO, Gelson, Mané/Iuri/Matheus;
AV: CONTRATAÇÃO.
PdL: Slimani, Barcos, Spalvis.

Qualquer venda substituída com qualidade.

Apesar de gostar de ter o Matheus no plantel, se o Iuri voltar (como merece…), não me agrada a ideia de ter Iuri, Gelson, Matheus e ainda falta saber o que pensam fazer com o Mané. Juventude e irreverência não é uma coisa má, mais ainda naquela posição, mas acho um exagero ter tantos jogadores jovens que se vão tapar uns aos outros. Por isso acho que o Matheus deveria ser emprestado a uma equipa de primeira liga para poder no fundo fazer aquilo que o Iuri está a fazer este ano.

Até porque acho que temos de contratar um extremo, “O” extremo. Se há uma contratação chave para a próxima época é esta, e é aqui que deve ser feito o maior investimento (Contratação - Ruiz - Gelson e Iuri + Mané (?)). Também deveríamos melhorar o nível global dos laterais, que é banalíssimo.

Sobre o Coates, ainda não sei se justifica os 5M, esperemos até final da época.

Depois tudo dependerá das vendas, para tentar perceber que liquidez teremos para abordar o mercado, e que posições teremos de colmatar mediante as saídas. William ou Slimani serão sempre possíveis saídas, e que nos poderiam permitir atacar o mercado com força. Teo tem de sair daqui rapidamente, e acho que o Jefferson também seria uma boa opção para vender.

Nunca pensei estar a dizer isto hoje, mas, sendo realista, tenho que assumir que garantir a Champions é a parte mais importante para se poder planear a próxima temporada.

Só tenho uma certeza: Iuri a jogar nas costas do ponta de lança.

O Coates tem mais uma época de empréstimo.

Historial de marcação de golos é fundamental e tem que ser um factor de agora em diante nas contratações, se queremos melhorar a base que temos. O facto de Adrien ser o segundo melhor marcador da equipa quando jogamos com 4 jogadores de ataque, é um alerta.
Precisamos de um extremo que marque golos (Iuri é melhor nesse aspecto que os que temos actualmente, mas se calhar precisamos ainda de outro), e um segundo avançado que marque golos (Mané não me parece suficiente para uma equipa campeã), e um ponta-de-lança que marque golos, se o Slimani sair (esperemos que Spalvis seja um tiro certeiro, pelo menos tem esse historial de marcação de golos). Se algum for bom nas bolas paradas melhor.

Não é o momento mais “simpático”, mas também sou da opinião que já podia ter sido aberto este tópico e ainda bem que já está. A preparação da época seguinte é algo natural e que tem de ser atempada.

Primeiramente, mais importante que a equipa técnica e que o plantel é o fato de termos que ter mais condições para ganhar regularmente. Atualmente e desde há muito tempo estamos limitados pelo domínio dos nossos rivais em questões extra-desportivas, uma situação que temos de mudar.

Há que colocar gente nos órgãos de decisão, melhorar as relações com os clubes pequenos, tapar o fosso, ter maior poder na imprensa, etc. Estas medidas são para ontem e só com estas nos podemos aproximar verdadeiramente dos títulos.

Para o banco… :mrgreen:

Não é com o Spalvis a titular na sua primeira época neste plano competitivo que o Sporting vai melhorar. Vendendo Slimani terá que vir um ponta com outra qualidade\perfil competitivo.

Vou abordar o resto:

Quanto à equipa técnica, manter o treinador e procurar se possível melhorar algum dos restantes elementos.

Plantel:

Aqui trata-se de manter a base que temos, olhando bem para o que temos dentro de portas e juntar-lhe uns poucos reforços cirúrgicos. Todas as contratações têm de ser reforços efetivos, não há tempo, espaço e dinheiro para quem não venha acrescentar no imediato.

GR: Rui Patrício, Azbe Jug/Contratação, Luís Ribeiro/Contratação
Neste setor a única questão é em relação ao suplente do Rui, se o Jug e o Luís convencerem tanto melhor. Caso contrário, vender/emprestar um deles e trazer um de dois perfis: 1) GR trintão e com larga experiência no futebol português (ex: Salin), 2) GR por empréstimo vindo do estrangeiro (há uns quantos em Itália).

LD: João Pereira, Ezequiel Schelotto/Contratação
O João é para manter, sobre a outra opção surgem as dúvidas. O treinador gosta do Schelotto, é provável que acabe por ficar. Caso não fique, procurar um reforço, um lateral com grande qualidade ofensiva e que cumpra defensivamente. O ideal seria desviar o Layún ou conseguir o Nagatomo que está em fim de contrato, mas haverão outras opções em definitivo ou por empréstimo. Também gostava de ver de que seria capaz o Gelson nesta posição. Quanto ao Esgaio, não me parece que conte para o treinador e considerava uma venda ou renovação+empréstimo.

LE: Jefferson, Marvin Zeegelaar
Mantinha estes dois. Se o Jefferson for vendido, contratar alguém à altura.

DC: Paulo Oliveira, Naldo, Sebastian Coates, Ruben Semedo, Ewerton
Sobre Paulo, Naldo e Coates não há dúvidas e são para manter, o último prolongando o empréstimo, um ano e meio de experiência cá é o ideal para aferir a 100% a sua capacidade e permite canalizar os fundos disponíveis para outras áreas. As questões físicas do Ewerton podem levar a vários cenários: a sua venda, o empréstimo do Semedo ou a permanência dos dois no plantel. Renovar com o Semedo e emprestar o Tobias.

MD: Adrien Silva, William Carvalho
Mantinha estes dois. Para esta época jogaria na maior parte dos jogos com o Adrien a 6 para poder ter maior poder de fogo, velocidade e criatividade na frente. Quando fosse preciso maior capacidade defensiva (jogos grandes) jogava com os dois em simultâneo. O Paulista seria o titular da B e o Semedo também podia ser opção aqui quando necessário.

MC: João Mário, Aquilani/Contratação
Mantinha estes dois. No entanto, é provável que saia o Aquilani e aí partimos para uma contratação, gostaria de um médio mais rotativo, com maior capacidade física, mais à semelhança do Adrien. Sai o André Martins, nunca foi opção para a equipa.

ED: Iuri Medeiros, Gelson Martins
Fica o Gelson e regressa o Iuri, depois de mais uma excelente época por empréstimo.

EE: Bruno César, Mathues Pereira/Contratação, Carlos Mané/Contratação
Mais um ano para o Bruno mostrar a sua valência. Os outros dois não parecem ser apostas do treinador, equacionar a saída de um ou dos dois (por empréstimo ou até venda do Mané) e a contratar um extremo top, desequilibrador, explosivo e goleador. Caso não haja condições para essa contratação, mantinha os dois jovens na equipa.

SA: Bryan Ruiz
Mantém-se o costa-riquenho.

PL: Islam Slimani, Hernán Barcos, Lukas Spalvis, Contratação
Manter o argelino até ao limite das nossas capacidades. Dar mais um ano ao Barcos. Spalvis já está contratado. Contratar um PL de características distintas, alguém com velocidade e explosão para aparecer nas costas das defesas adversárias e deixar adversários para trás, alguém que consiga jogar em dupla com qualquer dos outros PL e SA que temos. Vender o Teo.

Os jogadores que não foram referidos são para vender ou emprestar (de preferência à mesma equipa onde já jogam). Temos de continuar a limpeza dos excedentários e reduzir o número de jogadores com contrato profissional e nesse sentido não contratava ninguém para a equipa B, por entre quem já lá está, júniores a subir e outros que não arranjarem colocação consegue-se montar um plantel razoável para a segunda liga.

[ul][li]Convém avaliar o Jug e saber se tem realmente qualidade para substituir o Patrício num qualquer jogo da CL ou numa final de uma Taça, por exemplo. Se houver confiança é manter, se não é comprar um que dê essa confiança.[/li]

[li]Arrumar a questão dos centrais. Entre Coates, Oliveira, Naldo, Ewerton, Tobias e Semedo, dois têm de sair. É ver a relação condição física/ possível encaixe. Provavelmente será qualquer coisa como: Tobias emprestado, Ewerton ou Naldo vendido.[/li]

[li]O João Pereira supreendeu-me, será uma boa segunda opção. Falta comprar um titular. O Esgaio pelos vistos não conta.[/li]

[li]Jefferson é para vender. Jonathan devia voltar e lutar com o Zeegelar pela titularidade. Vejo mais potêncial no argentino.[/li]

[li]No meio-campo defensivo fica William, e um suplente, provavelmente Palhinha. O Paulista é para emprestar a uma equipa da primeira Liga. Se o William for vendido gostava que tentassem o Pizarro do Tigres.[/li]

[li]Adrien tem de ficar, Aquilani é um bom jogador para equilibrar o plantel e por mim o Wallyson ficaria por cá também. O Gauld duvido que seja opção para o JJ, mas era bom que fizesse a pré-época, seja a 8 ou interior.[/li]

[li]JME é dono do lado direito imo. Gelson, Mané ou Matheus como alternativas para as duas alas. E contratar um extremo de grande qualidade, que seja titular na esquerda. O Bruno César provavelmente fica. Em teoria é bom ter um plantel com segundas linhas fortes para manter a qualidade nas Taças, mas em termos de €€ vai ser complicado.[/li]

[li]Ruiz e Iuri como segundo avançados?[/li]

[li]O Slimani é capaz de ser vendido. Chega o Spalvis e o Barcos ainda nem um jogo inteiro fez. Não conheço os dois últimos o suficiente para dizer que fico descansado.[/li][/ul]

Deixar de gastar dinheiro em trambolhos e poupar para jogadores de qualidade. Está na hora de perdermos o amor ao dinheiro e gastar uns bons milhões na frente de ataque.

Comprava 1 lateral esquerdo, 1 lateral direito, 1 extremo e 1 ou 2 ponta de lança.
Para financiar isto vendia uma das jóias da coroa e despachava o Teo, o Aquilani, o Bruno César, o João Pereira e o Jeff.
Dar muitos minutos ao Medeiros, ao Matheus e ao Gelson na pré-época
GR: RP, Jug, um gajo da B
DD: Contratação, Esgaio
DC: Coates, Naldo, Oliveira, Ewerton e Semedo/Tobias
DE: Contratação, Marvin/Jonathan
MD: William, Palhinha/Wallyson
MC: João Mário, Adrien, Geraldes/Wallyson
Alas: Contratação (com C grande), Medeiros, Gelson, Matheus
SA: Ruiz, Mané
Avançados: Contratação, Slimani, Spalvis

O avançado tinha de ser um gajo com à vontade com a bola nos pés, o extremo queria que fosse forte e rápido para ajudar a defender mas se for um gajo com o perfil do Izmailov dos bons tempos também não me importava nada, os laterais têm de saber passar e receber e defender bem.
O que me preocupa realmente é o ataque, é urgente resolver a disfunção eréctil da equipa.

O treinador é para manter?
Eu ainda não tenho opinião formada.