Preparação da época 2015/2016

Tb é essa a minha forma de ver as coisas, contratar por contratar mais vale estar quieto. Queria somente tb mostrar o meu descontentamento com o SLIMANI,no inicio de época era amuo atrás de amuo, agora foi para o CAN e colocou a selecção á frente de tudo mesmo estando lesionado, sou admirador pela sua entrega e pelo excelente PL qué é, mas lamento que o Sporting ao ter aumentado o ordenado, não ter também aumentado os anos de contrato, que ele agora só saia quando o Sporting muito bem entendesse. SLIMANI fora com benfica, porto,wolfsburg toda a época do Sporting em risco, enfim…

É imperativo despachar uma quantidade de jogadores. Falo daqueles jogadores, quer da A, quer da B que não tem qualidade suficiente para jogar num clube como o nosso, ou não tem potencial para daqui a uns tempos atingirem a qualidade mínima necessária. Falo de Capel, Wilson, Enoh, Sambinha e por ai.

Depois tudo dependerá das saídas. Carrillo, Nani, William, Cedric, Slimani. Tudo jogadores de elevada importância para a equipa que podem eventualmente sair e caso isso aconteça, teremos de recorrer obrigatoriamente ao mercado em peso (refiro-me a €€ gastos para colmatar baixas importantes).

Não esquecer também os bons valores da equipa B. Falo de Iuri, Podence, e Wallyson. Não refiro o Gauld porque estou com esperanças que entre nas contas (de forma regular) em breve.

Percebo o que queres dizer e concordo. Mas uma coisa é investires mais do que o costume e chegares aos 6/7/8M€. Agora o Mitrovic nunca viria por menos que 15€, por muito bom que possa ser parece-me impossível de todo. Pessoalmente até preferia contratar 3 bons jogadores por 5M€.

Guarda-Redes: Rui Patrício e Marcelo (Luís Ribeiro)

Acho que é um sector que sofrerá poucas ou nenhumas alterações. Cada ano que passa vejo menos hipóteses para a saída do Rui. E acho que será mais um ano em que tal não se sucederá. Se o Marcelo aceitar manter o estado actual, é para ficar e até renovar (se aceitar ficar a ganhar o mesmo). Se o brasileiro quiser sair, então é altura do Luís ser 2ª opção. Caso o Marcelo fique, o Luís precisa de sair, ser emprestado. Estar tanto tempo na equipa B não é solução para ninguém.

Lateral-esquerdo: Jefferson e Jonathan Silva

Sector bastante straight forward. Em princípio ambos devem ficar. Se o Jefferson mantiver o nível actual, é dar-lhe um prémio merecido: renovar com consequente aumento salarial. Só haveria entradas caso houvesse alguma proposta irrecusável. Para mim, valores mínimos para o Jefferson, seriam de 8-10M€ para cima.

Lateral-direito: Contratação e André Geraldes (Cédric, Miguel Lopes e Esgaio)

Primeira posição onde as mudanças serão profundas. Miguel Lopes é simples: não tem qualidade para este Sporting, o problema centra-se na colocação do jogador. Não temos grande remédio senão continuar a emprestá-lo até 2017. Esgaio é para emprestar.
Quanto ao Cédric, não estou muito preocupado com ele. Se renovar não fico chateado, mas também se não quiser renovar, então que saia. Não é um fora de série e acho que arranjamos melhor ou igual no mercado. Se renovar pode ficar, senão, de 5M€ para cima ia de vela.

Defesa-central: Paulo Oliveira, Ewerton (ou contratação), Tobias e Rabia (ou contratação)

Bem, para mim este sector tem 2 permanências asseguradas para a próxima época, a não ser que haja alguma catástrofe: Paulo e Tobias.
Depois temos duas situações que precisam de tempo para ser clarificadas, já que de momento são um ponto de interrogação. No caso do brasileiro Ewerton há que ver se o jogador é recuperável. Se de facto ele voltar a atingir níveis físicos e de confiança que permitam mostrar a qualidade que tem, acho que não há necessidade de ir ao mercado. Se tal não for possível, então sim, é necessário ir à procura dum bom central para ser titular.
Quanto ao egípcio Rabia, é necessário ver como está a sua evolução no final da temporada. Acho que pode ser emprestado durante uma época na 1ª Liga e podemos trazer um outro central. No entanto isso pode nem ser necessário, o jogador pode evoluir bem até final da época. Lá está, é preciso tempo para clarificar a sua situação.
Sarr é para empandeirar em algum lado. Emprestado, vendido, o que seja.

Médio-defensivo: Contratação e Slavchev

Infelizmente acho que não vai ser possível segurar o Sir mais uma época. Acho que é o melhor para todos. Sendo que no meu ponto de vista o negócio perfeito seria dinheiro e um jogador. Até há um clube inglês interessado que lá tem um belíssimo lateral-direito que dava um jeitaço na próxima época. Matavam-se dois coelhos com uma cajadada.
Bem, quanto à opção pelo búlgaro como 2º MD. Admito ser uma opção pessoal. Podia ser o nosso Matic, bem trabalhado.
Falando do Rosell, acho que tinha tudo a ganhar com um empréstimo. Confesso-me extremamente desiludido com o jogador e já quase não o posso ver à frente.
Quanto a possíveis substitutos do William, vai ser preciso sacar um coelho da cartola e não será fácil. Um jogador que combine a sua presença e potência física, com a sua classe e qualidade técnica/de construção…tá bonito.

Médios-centro/ofensivos: Wallyson, Adrien, João Mário e Ryan Gauld

Sector onde será preciso mexer pouco. Há talento, há qualidade. Agora, é preciso é ter tomates para apostar nos jogadores certos. E mais, na combinação certa de jogadores.
A única coisa que podia pensar um pouco mais era se aparecesse uma boa proposta pelo Adrien (de 10M€ para cima) e ia buscar um jogador de características um pouco mais ofensivas, não um 8 puro.
André Martins é para tentar enganar alguém.

Extremos: Mané, Podence e 2 contratações

Estou verdadeiramente preocupado com este sector. É que nem Nani, nem Carrillo irão continuar (100% para o português e 99% para peruano, diria que são as probabilidades de não ficarem), e não nos vejo com poder financeiro para ir ao mercado buscar igual…muito menos melhor.
Olha, que me surpreendam com 2 bons extremos para serem titulares. Mané e Podence serão recurso

Avançados: Contratação, Montero e Tanaka

Acho que está na altura de fazer um bom encaixe com o Slimani. No entanto, nunca aceitaria propostas abaixo de 10M€ + outras clausulas, negócio ideal: 14M€ para cima.
Caso o argelino saia, como acha que acontecerá, é imperativa a contratação dum PL de características semelhantes (luta pelo qual já me bati várias vezes), mas repito: alto, forte fisicamente, agressivo, com boa presença na área, competente no jogo aéreo e capacidade de ganhar duelos individuais aos defesas contrários (gosto do Hassan e acho que podia ser até melhor que o argelino, tecnicamente e em termos de jogo colectivo é bastante mais evoluído que o Slim e ainda pode evoluir).

Fica o primeiro esboço para memória futura. :mrgreen:

PS.: Só para dizer que este tópico não me parece extemporâneo. A preparação da época seguinte não se faz em Maio/Junho. Há situações que podem, e devem, começar a ser trabalhadas muito antes. A contratação do Paulo é sinal disso mesmo.

Em relação à próxima época pensei em algo deste género:
Equipa A: 22 Jogadores
Rui Patrício
L.Ribeiro

[b]Cedric [/b](M.Linnes)      [b]P.Oliveira             Ewerton            Jéfferson [/b]
     [b] Esgaio                             Rabia                  Tobias           Jonathan Silva  [/b]

[b]   W.Carvalho[/b] (Kranevitter)
                                         [b]  Slavchev[/b]
                                                                               [b]J.Mario [/b](Adrien)
                                                                            [b]  Wallyson [/b] 
                                                [b] R.Gauld  [/b]    
                                              [b]G.Notsuda (B)[/b]
  [b]Carrillo [/b](Jésus Corona)                                                        [b]M.Elyounoussi [/b](Nani)

Iuri Medeiros Mané

[b] Slimani[/b] (A.Cornelius)                                                     
                                             [b]Sérgio Araújo [/b](Montero)   
                                                 [b] Tanaka   [/b]                                             

1) Saídas: Nani, Adrien e Montero.
2) Compras: Ewerton (1.5M), Elyounoussi (1.5M) e Sérgio Araújo (2M).
3) Possíveis vendas: Cédric (7M), Carrillo (20), William (40M) e Slimani (12M).
4) Dispensar: M.Lopes, Sarr, A.Geraldes, Rossel, A.Martins, Capel (não acrescentam qualidade)

Emprestar: Chaby e Betinho, a equipas da 1ª liga Portuguesa.

1) Para além da saída inevitável de Nani também tentava vender Adrien e Montero. Primeiro, Adrien porque para a posição 8 temos muita mais qualidade com a afirmação de João Mário, que na minha opinião iria relegá-lo para o banco, estando ainda a tapar lugar a Wallyson que tem um potencial tremendo. Já Montero tem perdido terreno para o argelino e já não consegue dar à equipa o necessário na maioria dos jogos da liga, podendo abrir espaço para uma contratação.

2) Caso não haja nenhuma venda importante, só são necessárias 3/4 contratações:
O tal central, Ewerton caso corresponda ao esperado é já a contratação para a defesa.
Um extremo para substituir Nani. Mohamed Elyounoussi do Molde, do que falaram por aqui parece ser muito bom jogador e acessível tendo em conta que vamos perder um titular sem receber nada.
Na frente, Sérgio Araújo vinha competir com o argelino, levando à saída de Fredy Montero.
Ainda acrescentava um médio ofensivo, o Gakuto Notsuda que entraria nos mesmos moldes do Gauld este ano: ia jogando na equipa B para se ambientar e aos poucos incluído na equipa A.

3)Possíveis vendas a ter em conta:
Caso se venda Cédric (renovação complicada) estava atenta a Martin Linnes do Molde.
Como a renovação do Carrillo também está complicada, a sua venda também é uma possibilidade. Para o substitui, Jésus Corona do Twente parece à altura para entrar no 11 e iria de certeza espalhar magia por aqui.
Se vendermos William, espero que não, mas se chegarem perto da cláusula não temos outra hipótese. Para o seu lugar pensava em Matías Kranevitter do River.
Slimani é provável que saia este Verão e se for por um bom valor, ia buscar claramente o Andreas Cornelius do Copenhaga que tem características semelhantes ao argelino, sendo mais novo e ainda melhor com os pés.

4)De resto é completar com o bom que temos e dispensar os jogadores que não acrescentam qualidade e estão a mais.
Dispensar ainda Semedo, Salomão, Labyad, Wilson Eduardo, Viola, Rubio e Heldon.

Para a equipa B:
Equipa B: 19 + 3 Juniores
GR: Guilherme Oliveira, Bartlomiej Dragowski
DC: Domingos Duarte, John Souttar, Bruno Wilson, Guilherme Ramos (Jr)
DD: Cristian Manea, Riquicho
DE: João Serrano, Pedro Empis (Jr)
MD: Palhinha, Pedro Ferreira (Jr)
MC: Francisco Geraldes, Rafael Barbosa
MO: Gakuto Notsuda, Diogo Jota
AL: Podence, Gelson Martins, Luís Elói
AV: C.Ponde, José Postiga, Dawid Kownacki

Saídas: Nuno Reis e Sambinha (acabam contrato)
Dispensar: Liu Yiming l Mica, King, Rúben Ribeiro l Fokobo, Edi Ié, Zezinho l Gazela, Dramé, Sacko l Cissé, Enoh, Mama Baldé.

Subida dos Juniores: Bruno Wilson, João Serrano, Rafael Barbosa, Luís Elói e José Postiga.

Comprar: Bartlomiej Dragowski (Bialystok), John Souttar (Dundee United), Cristan Manea (Viitorul), Gakuto Notsuda (Sanfrecce Hiroshim), Diogo Jota (Paços Ferreira) e Dawid Kownacki (Lech Poznan).

Vamos perder Nani e provavelmente Carrillo. Pondence, Iuri e até mesmo o Gelson, por muito que goste deles(e gosto muito) não me dão garantias suficientes de qualidade imediata.

Mané é iregular, vamos ver como evolui. Continuo a gostar mais de o ver pelo meio.

Capel é para sair.

Posto isto, é imperial contratar pelo menos 2 extremos de qualidade indiscutível. Não podemos errar.

Se houver folga e dependendo das vendas, um avançado, um central e um médio defensivo. Embora tenha o feeling que o Wallyson vá pegar de estaca, caso o William saia. E gosto de o ver tanto a 6 como a 8 e tanto a pivot defensivo como a duplo pivot.

Guarda-redes: Rui Patrício, Marcelo Boeck (Josué Sá, Guilherme Oliveira)

Na baliza mantinha os dois guarda-redes que cá têm estado nos últimos anos: Rui Patrício e Marcelo Boeck. Com Rui Patrício seria, provavelmente, a última época de leão ao peito: com a qualidade que tem e em ano de Europeu merece sair em grande, como acredito que será possível. E se não o “deixaria” sair já é apenas porque já perderemos outras referências importantes na equipa. No banco o Boeck. É um guarda-redes que, apesar das falhas num ou dois jogos este ano, para mim tem qualidade e que acaba contrato no final da época. Não me parece haver necessidade de rescisão prematura ou empréstimo; fica cá mais um ano, como suplente maduro e já com alguns anos de casa, e depois vai à vida dele. Para a Equipa B emprestava o Luís Ribeiro a um Clube da 1ª Liga, e ficava com o Guilherme Oliveira, contratando também o Josué Sá. Um guarda-redes com um potencial enorme, que funcionaria como titular da B e 3º redes da B em simultâneo. Ficávamos com um excelente titular na B e outro bom guarda-redes a rodar na 1ª Liga, o que é importante dadas as previsíveis saídas do Patrício e do Boeck a curto/médio prazo.

Laterais-direitos: Cédric Soares, Ricardo Esgaio (Pedro Almeida, Mauro Riquicho)

Para a posição de lateral-direito tentava renovar com o Cédric Soares, convencendo-o a ficar, pelo menos, mais uma época. É um lateral certinho, nos últimos tempos tem melhorado face ao ano passado, e para o ano há Europeu, onde - se ficar no Sporting a jogar - será seguramente titular. Para alternativa fazia regressar o Ricardo Esgaio. Depois de ganhar experiência na 1ª Liga, incluía-no no plantel para ser titular na época seguinte. Emprestava o Geraldes. Na B, mantinha o Mauro Riquicho mais uma época (não que tenha grandes esperanças nele, mas nunca se sabe) e ia buscar o Pedro Almeida ao Atlético; um lateral formado pelo benfica, internacional jovem (presente nos passados Europeus Sub-17 e Sub-19), que terá 22 anos quando a época começar.

Defesas-centrais: Paulo Oliveira, Ewerton, Tobias Figueiredo, Ramy Rabia (Domingos Duarte, Dinis Almeida, Bruno Wilson).

Um líder para o eixo defensivo dos A’s: Paulo Oliveira. E é-o por direito. A lutar por um lugar ao seu lado partiriam em vantagem o Tobias Figueiredo e o Ewerton, dois centrais com qualidade e que já não estarão na sua primeira temporada ao serviço da equipa principal. Como quarto central, Ramy Rabia. A trabalhar posicionamentos, continuar a adaptação, etc. Emprestava o Sarr. Na Equipa B, o líder seria Domingos Duarte, um central a quem vejo muito potencial mas que precisa de muita experiência de jogo para crescer. A lutar por um lugar ao seu lado estariam um colega seu da Selecção Sub-20, Dinis Almeida, - que joga actualmente no “português” Reus e começará a época com 20 anos -, e Bruno Wilson, um dos juniores de segundo ano que subiria aos B’s.

Laterais-esquerdos: Jefferson, Jonathan Silva (João Serrano, Rúben Ribeiro)

Na Equipa A, manter a dupla deste ano: Jefferson (é muito complicado arranjar um jogador que combine a sua qualidade, a sua experiência e a sua familiaridade com o Clube e Campeonato Português) e Jonathan Silva, um jovem que tem de continuar a crescer com calma e sem pressão. Emprestava o Mica. Na B, fazia regressar o Rúben Ribeiro do empréstimo ao Santa-Clara e promovia o capitão dos juniores, João Serrano.

Médios-defensivos: Sebastián Pérez, Uri Rosell (Gonçalo Santos Silva, João Palhinha)

Será quase impossível manter o William Carvalho, e acredito que é possível vendê-lo no final da época por pelo menos 30M (o que seria uma boa venda, claramente). Para substituí-lo contrataria o Sebastián Pérez, internacional jovem pela Colômbia que já se falou ter sido cobiçado pelo porto e que fez a última pré-época no Arsenal de Londres (só não ficou por não se ter conseguido uma licença de trabalho para a Premier League). Como concorrente manteria o Uri Rosell, em cuja qualidade ainda acredito. Emprestava o Slavchev. Na B, manteria o João Palhinha mais uma temporada e contrataria o Gonçalo Santos Silva do Pinhalnovense (CNS), jogador de 21 anos que está na sua 3ª época consecutiva a jogar com regularidade (a titular) nesse escalão.

Médios-centro: João Mário, Ryan Gauld, André Martins, Wallyson Mallman (Francisco Geraldes, Rafael Barbosa, Pepo Santos)

Na A, penso que o João Mário será o patrão da equipa, assumindo a ausência do William para se afirmar a grande nível na sua segunda temporada nos A’s. Para jogar ao seu lado, apostaria fortemente no Ryan Gauld, cujo talento o justifica plenamente. Como alternativas manteria o André Martins (um suplente útil, que pode rodar com os titulares e sair do banco) e o Wallyson Mallmann, que também pode ser opção a 6 se for preciso. Emprestava o Chaby. Na B, o Francisco Geraldes faria o que o Domingos fará na defesa: assumir o sector, sendo assim um dos líderes do conjunto. A lutar por um lugar ao seu lado teria o ex-júnior Rafael Barbosa e Pepo Santos, jovem médio de 21 anos formado no Leiria que joga hoje (e como titular) no Torreense (CNS).

Extremos - André Carrillo, Carlos Mané, Daniel Podence, Iuri Medeiros (Gelson Martins, David Babunski, Luis Elói)

Na Equipa A, faria os possíveis e os impossíveis para manter o André Carrillo. Estou consciente da dificuldade de manter o Carrillo e o Cédric, pelo que “poupava” nas contratações. Com a saída de Nani, é essencial que “La Culebra” se mantenha. É um jogador muito importante. A jogar do outro lado, apostaria com força no Carlos Mané, que acho que já leva duas épocas positivas no Sporting, que estará presente no Europeu Sub-21 este Verão e que penso que pode explodir definitivamente na próxima temporada. Como alternativas, teria o Daniel Podence (que partiria à frente: pelo imenso talento e por já ter treinado e jogado com a A nas Taças) e o Iuri Medeiros (que está em Arouca a ganhar experiência e força mental para regressar mais forte). Na Equipa B teria o Gelson Martins a ser um dos líderes da equipa (em parceria com o José Sá, Domingos Duarte e Francisco Geraldes), sendo que o lugar do lado contrário seria dividido entre o internacional macedónio do Barcelona B David Babunski (não tem sido titular, quase sempre suplente utilizado) e o ex-júnior Luis Elói.

Pontas-de-lança: Fredy Montero, Islam Slimani, Junya Tanaka (Cristian Ponde, José Postiga)

Para o centro do ataque, manteria o trio que atacou esta temporada: Fredy Montero, Islam Slimani e Junya Tanaka. Vendo as coisas pelo copo meio vazio, não há um que pela qualidade enorme seja indiscutível. Vendo pelo copo meio cheio, contribuem os três com golos e qualidade. Até equacionaria vender um valorizado Slimani para tentar contratar um jogador que também tenha golo e força física, mas que tivesse ainda mais qualidades técnicas, não fosse o caso de já previr a saída do Nani, William e Adrien. Não vale a pena mexer mais no ataque nem no meio-campo (curiosamente, não mexeria na defesa… sector onde para mim as rotinas, conhecimento mútuo e entre-ajuda têm papel fundamental). Emprestava o Rúbio e o Betinho. Na Equipa B, apostaria fortemente no Cristian Ponde, um avançado com excelentes movimentações, sentido de equipa e bom remate. Como alternativa teria o ex-júnior José Postiga, que - creio - até já foi utilizado na B em tempos.

Notas: Se decidirem vender o Cédric, gostava de ver cá o Iván Balliu. Se decidirem não contratar o Ewerton, gostava de ver cá o Hugo Nervo, o Pablo Insua, o Gouweleeuw, o Kaminski, o Enzo Roco, o Patrick Bauer, o Pontus Jansson ou o Pedro Mendes. Se decidirem trazer outro que não o Sebastián Pérez, não me importava de ver cá o Ilie Sánchez, o Rubén Pardo ou o Daniel Lukasic. Se não quiserem manter o André Martins pode ficar o Adrien. Se quiserem apostar no Wallyson a 6 podem fazer regressar o Chaby. Se decidirem vender o Carrillo gostava de ver cá o Carlos Luque, o Pablo Sararia, o Genki Haraguchi, o Dani Pacheco, o Jano Ananidze, o Mohamed Elyounoussi, o Sam Larsson ou o Ángel Correa. Se decidirem vender o Slimani que venha o Jhon Córdoba, o Luis Muriel ou o Sérgio Araújo (do Castillo já desistia, o C.B. é só fundos - ele emprestado, o Lestienne emprestado…).

Notas 2: O que isto resulta é pouquíssimas contratações; em particular ir buscar um substituto para o William e um central que, felizmente, até já cá está. De resto, manter uma base que estará mais experiente, mais habituada a jogar 2x por semana e que já conhece as ideias do treinador; e somar a essa base jogadores da formação (presentes nas 2/3 melhores fornadas que temos tido nos últimos largos anos). Para a B, manter peças jovens que ainda buscam a afirmação total, ir buscar jogadores baratos e jovens com potencial de escalões mais baixos (como o Guimarães tem feito) e esperar que, desses jogadores, pelo menos 1/2 chegue(m) à A; já compensava a vinda de todos. Os grandes reforços para a B seriam o Babunski e o José Sá, dois jogadores capazes de chegar à A em 1/2 ano(s). O Dinis Almeida, o Gonçalo Santos Silva e o Pepo Santos seriam jogadores com algum potencial e jovens, projectos para irem trabalhando em 1 ano e meio ou dois anos, e ver se conseguem subir os patamares competitivos com o aumento do contexto. Ao mesmo tempo, subir juniores como o capitão João Serrano, o Bruno Wilson (que melhorou bastante com o decorrer da época), o Rafael Barbosa, o Elói e o José Postiga. Manter nos juniores, e a jogar, o Pedro Silva, o Guilherme Ramos, o Pedro Empis, o Pedro Ferreiro e o Arilton Ebo - pode ser que, com os juvenis e com uma ou outra contratação (já sugeri o Afonso Caetano, por exemplo), dê para fazer uma equipa jeitosa.

C.Alves10, o Souttar e o Kownacki têm imenso potencial, mas não me parece que façam muito sentido para a B no actual momento. Achava bem contratá-los e emprestá-los, por exemplo. Se bem que, pelo menos na posição de avançado, já teremos de emprestar Betinho e eventualmente mesmo o Rubio.

Bom post Ehrmantraut. Só tenho algumas dúvidas que esses três centrais aguentassem o Sporting B. Apesar de o único resultado que eu exijo aos B ser a manutenção e desenvolvimento de jogadores, sabemos bem que uma sequência de jogos sem ganhar e está tudo posto em causa. Posto isto, não sei até que ponto não metia lá um Rúben Semedo, que não é grande espingarda, mas já tem outro andamento…

Sim, para mim o único objectivo é mesmo manter os jogadores a jogar num plano competitivo (II Liga) e fazê-los evoluir.

Para mim o Domingos Duarte devia já estar a fazer alguns jogos a titular para ser indiscutível para o ano. Tem muito, muito talento. Mas precisa de muita, muita experiência. Acho, no entanto, que para o patamar da B já será um grande central para o ano.

De resto acho que “atacava” com o Dinis Almeida… tem bastante qualidade. Bruno Wilson como suplente. Em caso de lesão de algum, subia o Guilherme Ramos à B.

Não me podem acusar de descurar o físico, como muitas vezes fazem… o Domingos tem 1.90m, o Dinis Almeida tem 1.88m e o Bruno Wilson tem 1.92m.

Prefiro ter muito ocasionalmente o Rabia a ganhar ritmo na B que ter lá o Rúben Semedo a full-time, quando o Domingos e o Dinis (pelo menos) têm potencial e precisam de jogar regularmente (o que não conseguiriam com outro lá a full-time)…

Eu também gosto de sonhar mas a verdade é que vai chegar um camião de jogadores.

Anseio pelo ano em que isso não aconteça.

Matchbox Twenty não preferes o Iuri ao Podence?

Bom post, só queria melhorar a minha opinião em alguns aspetos. Espero que não leves a mal :great:

Na baliza não vejo a necessidade de contratar José Sá (deduzo que seja este certo? é que tens Josué) para emprestar L.Ribeiro. Sendo o Sá um ano mais velho não vejo em que beneficia vir aqui para a B, para isso mantinha-se o Luís. Acho que qualquer um dos dois merece um lugar na 1ª liga e já é altura de dar as redes ao Guilherme. Por isso, tendo o Luís não contratava o Sá, acho desnecessário e era mais um jogador para os quadros.

Aqui tudo bem, a equipa B precisa claramente de uma contratação. Na Académica o Esgaio já está a ser usado nesta posição por isso fazia-o regressar pois oferece muito mais em termos ofensivos que o A.Geraldes, o que será vital na nossa equipa na maioria dos jogos.

Defesas centrais idem, embora gostasse de ver cá o ex companheiro do Gauld do Dundee, John Souttar, parece ter potencial. Com 18 anos acho que a B até fazia sentido para se ambientar, um pouco à imagem do Gauld, e estatando perto de uma pessao que conhece bem até ia facilitar o processo. Sendo que ficava o Domingos o patrão.:great:

Não sei se vale a pena fazer regressar o R.Ribeiro. Acho que temos um lateral nos juniores com potencial e quando o J.Serrano estivesse indisponível, o Empis ia fazendo alguns jogos pela B. Acho que é importante não ter um grupo na B muito grande senão acontece como este ano: metades não jogam. O que nestas idades não é aconselhável.

Aqui vai da opinião de cada um, mas acredito mais no Slavchev :stuck_out_tongue: De todos os jogos que vi do Rossel ainda não vi um em que demonstrasse alguma qualidade que se pudesse evidenciar.

Até concordo que saindo o Adrien pudessemos ficar como o André. Pode ser um suplente útil. Ainda assim, preferia contratar alguém mais ofensivo, ficando J.Mário, Wallyson e Slavchev para as posições mais recuadas e só temos R.Gauld que realmente desequilibre.
Para B gostava muito de conseguir o Diogo Jota do Paços. Já perdemos o Rafa não queria desperdiçar este.

Se o Mané já mostrasse alguma regularidade confiava. Assim parece-me curto e definitivamente, contratava alguém para a saída de Nani.

Até aceitava essa frente. Mas acho que precisamos de alguém que nos possa oferecer mais. Esses três complementam-se muito bem mas cada um deles por si só não é muito completo. Um jogador por exemplo que viesse fazer o papel que o Ricky fez noutras épocas dava-nos jeito como candidatos ao título.

Não.

PS.: Quando chegar a casa desmonto o plantel do Ehrmantraut. Há muito por onde pegar (avançados de 1.70 e o catano).

:twisted:

De maneira nenhuma!

Sim, escrevi mal! Pois, eu também gostava de o ver na I Liga… a verdade é que não percebo muito de guarda-redes, e já o disse, e não conheço muitos jovens capazes de discutir o lugar com o Guilherme. É que se ainda tivéssemos um júnior de segundo ano decente (não digo bom; decente), era possível não contratar ninguém. Assim fica difícil. É que o Stoj é horrível e o N’Diaye, não sendo horrível, é fraco. Para ir buscar alguém, então, que seja bom. E o José é muito, muito bom…

Como é óbvio, estamos de acordo :smiley:

O Souttar vai ser craque. Percebo o que dizes, e não tenho visto nem “encontrado” nada nos últimos tempos, pelo que nem tenho a certeza se anda a jogar. Mas em condições normais este ano seria novamente titular, e ainda mais indiscutível, por lá. Creio, até, que já foi falado para o Everton, por exemplo…

Percebo o que dizes, e tendo a concordar, mas o meu plantel da B tinha 19 jogadores… é curto. Também aceitaria isso (ter só 3 laterais, o Riquicho, o Pedro Almeida e o Serrano) perfeitamente. Mas o Rúben acho que já começou a ser titular no Santa Clara, se tiver lá uma sequência significativa de jogos a titular até final da época acho que é de voltar. O custo deve ser baixíssimo, e ajuda a manter a competitividade nos treinos. Se o treinador quiser apostar nele em vez do Serrano… isso é com ele. Eu prefiro a forma de jogar do segundo, há quem prefira a do primeiro, mas parecem-me duas opções sem custos e suficientes para a B. Ficando o Empis a ganhar ritmo/sequência de jogos nos júniores a full-time (este ano jogou muito pouco tempo). Mas, como te disse, percebo o que queres dizer e a tua forma de pensar neste aspecto. Até és bem capaz de estar a pensar melhor a questão que eu :great:

Sim… é mesmo opinião. Eu acho que o Slavchev precisa de rodar um ano. Numa Primeira Liga, para voltar no seguinte se a coisa correr bem. Aumentar a velocidade de pensamento e execução, gerir melhor os tempos do jogo (não acelerar sempre, não jogar sempre para a frente, temporizar ocasionalmente). Vejo-lhe belíssimos argumentos para esse lugar… mas, no imediato, acho que em termos de serenidade na organização e “visão” do jogo o Rosell está uns pontos acima. Simplesmente… chegou no Verão no pico de forma e agora está no mais baixo.

Eu também gostava. Mas nem era de contratar, era mesmo de promover o Chaby, que é dos jogadores mais talentosos que já vi passar pela formação nos últimos anos (adoro-o). Simplesmente não o fazia para não mudar excessivamente a segunda linha do meio-campo… sair mais que um (Adrien ou Martins, à escolha de cada um) parece-me que não será muito benéfico, entrar mais que um ali (entre Wallyson e Chaby) também pode ser mudanças a mais… porque o Gauld também lá vai “entrar”. Cada coisa a seu tempo. Este ano subir o Gauld. Para o ano arranjar um concorrente para o Gauld (preferencialmente: Chaby). Quanto ao Jota, parece-me que também seria uma boa decisão. Não o conheço bem, e conheço melhor o Pepo, daí tê-lo sugerido. Mas também me pareceria uma decisão com lógica.

Eu acho que vai apresentar essa regularidade para o próximo ano. Acho, também, que só com confiança a terá, e só terá confiança com uma longa sequência de jogos a titular. Pormenores, bons jogos aqui e ali… já foi fazendo. Precisa de ser aposta. E mesmo que falhasse… não me importava nada, mas nada, de ver ali o Iuri ou o Podence também. Porque não mexeria muito na base da equipa (parece-me que teríamos uma equipa capaz de suportar os primeiros erros de inexperiência).

Percebo a ideia do Ricky, e acho-o um bom jogador, mas não seria melhor que os que cá temos. Sendo mais completo, talvez, não era especialmente brilhante nesse registo. Era bom, e foi bom quando muitos não o foram. Em relação à ideia de melhorar… lá está, também concordo contigo. Era mais para não mexer demasiado. E ir fazendo as coisas passo a passo (que é como quem diz… época a época, durante 2/3 anos). Porque olho para o benfica e vejo tipos como o jardel, almeida, lima, etc, e não são tipos brilhante… mas que pelo conhecimento das ideias do treinador são competentes e percebem o que devem fazer, e isso também é importante… reitero que, para mim, a qualidade e o talento são mais importantes… mas iria com calma, se montasse uma equipa com João Mário, Gauld, Carrillo, Mané e Montero ou Slimani para mim já seria bom… tendo em conta as saídas de Nani e a necessidade de não revolucionar a base da equipa, que já vai perder elementos… e, destes todos, penso que para a época seguinte só seria preciso vender o Carrillo - eventualmente até para a entrada de alguém que já estivesse com a equipa… Iuri ou Podence -, o que permitia retocar também a posição de PL…). Se a ideia for melhorar já, já, já… ataque-se o Jhon Córdoba ou o Muriel. O primeiro parecido com o Jackson e o segundo um craque. Só precisavam de se adaptar (como qualquer outro jogador)… a partir daí era “chocolate”.

Estás à vontade, pá :slight_smile:

Mas não te esqueças destes tipos:

Lima - 178cm
Messi - 169cm
Paco Alcacér - 176cm
Luciano Vietto - 173cm
Sergio Aguero - 173cm
Falcao - 178cm
Lacazette - 175cm

:twisted:

Mas se estás a falar da B (presumo que sim, porque na A o trio de ataque seria o mesmo deste ano), eu sou dos gajos que não quer gastar muito dinheiro com a B. Admito-o já. E não tenho nada contra avançados fortes fisicamente (aliás, em caso de saída do Slimani sugeri precisamente o Jhon Córdoba… um avançado completo, física e tecnicamente forte). Agora, para mim o físico não vale de nada sem os pés, a movimentação, etc. E não vou gastar dinheiro para a B num avançado forte física e tecnicamente, presumivelmente caro, presumivelmente mais velho que o Ponde, se o gajo se movimenta com uma “ratice” do caneco, tem bons pés e sabe rematar à baliza.

PS - Conheço mais avançados de top fortes tecnicamente e baixos, que avançados de top altos mas com “pés cegos”. E, epá, se me arranjares um tipo no CNS ou um tipo com 22 anos ou menos perdido numa II Liga (Portuguesa, Espanhola, Inglesa, Alemã, Holandesa, whatever) que reúna esses atributos todos e seja completo… por mim avanço na boa. Se não, prefiro apostar no Ponde. Se se tornasse um Montero já era excelente (evidentemente não vou pôr a fasquia nos Lacazette’s, Messi’s, Aguero’s, etc). E, apesar do estilo diferente, eu vejo-lhe potencial como avançado-centro (até acho que tem potencial para ser mais forte nas movimentações diagonais, a explorar a profundidade/costas da defesa, a desmarcar-se rápido para a área, etc; porque o puto é “rato”…)

O polaco que referi parece ser mesmo muito bom. Com 17 anos já é titular na 1ª liga e com alguns videos que vi dele ( deixo aqui um) era agora ou nunca (acho que já vi o paraver referi-lo também). E vinha junto com o outro polaco :smiley: o avançado Kownacki que também já fez muitos jogos na equipa do Lech Poznan, também com 17 anos. Acho que eram duas apostas seguras e para agora. :great:
http://www.youtube.com/watch?v=jkR34eWB6nM

Não digo que não. Pode-se na mesma contratar alguém para espicaçar o Mané, se ele for melhor que a contratação e merecer a titularidade ainda bem. Mas e se ele não mostrar essa regularidade? Acho que devemos estar preparados para isso e acho que não é com Podence e Iuri que devemos atacar.

Ehrmantraut, faz-me alguma confusão atacar a época com o André Martins em detrimento do Adrien, com esse lote de extremos e com os 3 avançados. Aliás, atacar com esses 4 extremos faz-me mesmo muita confusão…

Carrillo e Nani vão sair, a não ser que aconteça um milagre, e precisamos de ir buscar 2 jogadores acima da média para a posição. Sugeres alguns nomes interessantes.
Gostava de atacar a próxima época com o Slimani e outro PL. E depois ainda ter Montero e Tanaka como avançados.

Quanto quer receber o Carrillo?

Não me parece que se consiga arranjar melhor ou igual com um salário muito inferior. E a venda também não dá para ganhar muito devido à % do passe que temos.