Antes de começar quero defender que tenho uma ideia diferente de muita gente aqui no fórum em relação à próxima época, especialmente no que toca à venda dos nossos jogadores. Sou da opinião que um clube como o nosso precisa de vender os jogadores no ponto em que se encontrarem mais valorizados de forma a crescermos financeiramente e ficarmos um pouco mais desafogados do que estamos agora.
GR:
Rui Patrício
Marcelo Boeck *1
Laterais
Cédric *2
Geraldes
Jonathan
Jefferson *3
Centrais
Paulo Oliveira
Tobias
Ewerton *4
Rabia/Rosell
Médios Centro
Rosell
Wallyson
João Mário
*5
Gauld
Zezinho (pelo menos a pré-época)
Slavchev
Extremos
Mané
Esgaio
Carrillo (se renovar)
*6
Avançados
Montero
Tanaka
*7
*1 - Ser novamente suplente não é fácil. Caso o jogador mostre vontade em sair acho que deviamos deixar. É um excelente profissional que sempre respeitou o clube mesmo que raramente tenha jogado. Para o seu lugar ficava com o Luis Ribeiro e ia buscar o João Pinho ao Oliveirense para a B. Caso não se queira deixar o Luis Ribeiro no banco durante maior parte da época tentava contratar um GR que já tenho passado pela nossa Liga ou alguém de baixo custo/final de contrato. Ex: José Sá, Daniel Fernandes, Adriano, Kawashima, Mouez Hassen, Lindner
*2 - Tem que se renovar com ele. Se não renovar tem que ser vendido pelo melhor que se conseguir, não se pode andar a jogar com um jogador que acaba contrato no final da época. Mas acredito que renove. Caso não renove: Marko Petkovic, Martin Linnes, Pavel Kaderábek, Hedenstad, Maxime Colin, Dennis Appiah, Jean-Philippe Gbamin.
*3 - Pessoalmente se surgisse uma proposta que se aproximasse dos 10M€ vendia. Temos o Jonathan que tem muito potencial. Para o seu lugar: Carles Planas, Antonio Milic, Ismaily, Emanuel Insúa, Tagliafico.
*4 - Se o Ewerton mostrar que é opção e que pode voltar aos tempos do que fez no Braga, e caso seja contratado, muito bem. Até final da época também é importante ver o que Tobias continua a fazer. Se ambos mostrarem que contam, não ia buscar ninguém (a menos que Rabia não conte para central ou seja emprestado, por outro lado acho que se devia ponderar o Uri nessa posição). Se o Ewerton não for contratado e/ou o Tobias mostrar que ainda precisa de crescer mais tentaria contratar um central, mas um central que tivesse elevada probabilidade de vir para titular: Pablo Insúa, Kaminski, Engels, Jeffrey Gouweleeuw, Fontás, Bram Nuytinck, Francesco Acerbi, Yohan Tavares, Kongolo, Florentin Pogba, Samir.
*5 - Gostava de ver o Slavchev a fixar-se a 6. E que fosse dada uma oportunidade ao Zezinho que sempre me pareceu interessante. Há ainda Rosell e/ou Rabia. Mas com a venda do William é obrigatório a contratação de alguém para o seu lugar. E provavelmente será preciso investir: Gudelj, Romero, Rene Krhin, Filipe Augusto, Matías Kranevitter, Bruno Zuculini, Nir Biton, Jorge Enríquez, Sergi Samper, Claudio Yacob.
*6 - Se Carrillo não renovar, tal como Cédric, tem que se vender. Dependente disso precisamos de 1 ou 2 extremos: Ladislav Krejcí, Borek Dockal, Nabil Bahoui, Vadillo, Usami, Elyounoussi, Mpoku, Sisto, Rebic (caso o RB Leipzig não o compre), Rybus, Alexe, Kakitani, Jano, Rotariu, Diego Lopes, Kosecki, Zyro, Bueno, Knockaert, N’Gbakoto, Torje, Pjaca, Kusk, Schmid.
*7 - Budimir, Sergio Araujo, Jóhansson, Santini, Uth, Vossen, Teodorczyk , Guidetti, Unal, Pukki, Pulido, Makienok, Hemed, Vazquez, Kjartansson, Evouna.
Vender
Fokobo - Pessoalmente acho que nunca nos irá ser útil.
William - Qualquer coisa por volta dos 30M€. É importante para a equipa, sem dúvida. Mas não podemos desperdiçar oportunidades de fazer encaixes destes. Como a sair certamente será para um colosso podia ser interessante a inclusão de jogadores, mas nunca para baixar consideravelmente o valor pago.
André Martins - Caso surja uma proposta à volta de 3/4M€ acho que seria de aproveitar. Há muito talento no meio-campo e o André não iria passar de eterno suplente.
Adrien - Este é um caso complicado. Tem qualidade, mas não vejo ninguém a dar perto de 10M€ por ele. E por menos que isso parece que é mal vendido. Se por um lado gostava que ficasse, por outro Wallyson, Gauld e João Mário entusiasmam-me muito mais. Espero que se seja possível fazer um bom encaixe, se não lá terá de ficar e certamente será titular.
Labyad - Já desisti dele. Não tem cabeça, até tenho medo do que um jogador destes possa fazer num balneário cheio de gente nova. Era óptimo vendê-lo ou emprestar a ver se fazia uma boa época.
Capel - Já é altura. Começou bem, mas já se arrasta e acho que toda a gente está cansada. De certeza que terá algum mercado e dará sempre uns 4M€.
Wilson Eduardo - Gosto dele e não me importo que fique no plantel caso não se consiga colocar. No entanto acredito que se arranja clube onde jogue a titular. Se alguém oferecer 1/2M€ era de aproveitar.
Salomão - Vender.
Héldon - Deve ter algum mercado, espero que estes meses em Espanha corram bem. Recuperar o que pagámos.
Viola - Não tem lugar, nem sei se há quem pague por ele. Se não se conseguir vender é emprestar novamente. Se aceitasse baixar o salário gostava de o ver na pré-época.
Slimani - Acho que é inevitável, pena já ter perdido um pouco o balanço do Mundial. Espero que se consiga chegar aos 10M€.
Cissé - Vender.
Emprestar
Miguel Lopes - Inevitável. Não é melhor que Cédric e não se pode vender. Mesmo caso Cédric saia prefiro contratar alguém.
Ruben Semedo, Mica e Sarr - De preferência a uma equipa da Primeira Liga.
Chaby - Para emprestar novamente, acredito que se afirmasse como titular em muitas equipas da Primeira Liga.
Dramé - Gostava de o ver a jogar na Primeira Liga. Para já não chega para o plantel principal e na B há miúdos com talento na sua posição.
Iuri - Emprestado a uma equipa que não o Arouca, onde possa fazer uma época completa para voltar ao Sporting para a equipa principal.
Betinho - A um clube da Primeira Liga.
Rubio - Apesar de gostar dele não o vejo com capacidade para substituir o Slimani, nem o acho superior a Montero ou Tanaka. A equipa B também já não serve. Terá que ser emprestado, de preferência a um clube que não o ponha “fora do mapa”.
Sacko - Emprestar. Onde possa jogar a avançado, porque extremo nunca será.
Acho que não me esqueci de ninguém. É essencial reduzir o número de jogadores que temos, para dar minutos a quem merece e espaço para os jogadores crescerem e aparecerem.