Preparação da época 2015/2016

Rui Patrício
Luís Ribeiro

Cédric - se renovar/Reforço
Geraldes

Paulo Oliveira
Ewerton
Tobias
Yohan

Jonathan
Jefferson

Rosell
Reforço

Adrien
Wallyson
João Mário

Gauld
Iuri

Carrillo - se renovar
Reforço
Esgaio
Mané

Montero
Reforço
Tanaka

[hr]

Para sair:

Marcelo - gosto muito dele mas prefiro que suba o Luís Ribeiro.
Saar
William - não queria, mas acho inevitável.
André Martins - até gosto dele a 8, mas com Wallyson, Adrien e João Mário não tem espaço no plantel.
Nani
Capel
Slimani - também acho que seja quase impossível mantê-lo.
Labyad, Wilson e Viola podem ir.
Fokobo, Enoh, Cissé.

Para emprestar a equipas da 1ª Liga:

Dramé
Podence
Chaby
Slavchev

O Miguel Lopes é para emprestar até ao final do contrato.

Prioridades:

1- Substituto do Nani.
2- Um ponta-de-lança que jogue sozinho à frente, tipo o Slimani.

Se o William sair temos de contratar um médio defensivo, mas não acho que seja uma prioridade. Encontrar um substituto para o William é impossível.

Gostava de ver um duplo pivot atrás de Gauld, um meio campo com Adrien, João Mário e Gauld ou, contra equipas muito fechadas, Wallyson, João Mário e Gauld. Um 6 para mim seria mais usado em jogos em que não somos favoritos.

Não vou sugerir nomes porque ultimamente não tenho ligado a nada para além do Sporting.

Edit: O Rubio se continuar a jogar bem também merece uma oportunidade.

Eu que até costumo ter o teu blog em conta a nivel de observação este Post ficou áquem a meu ver

Ainda acreditas nesse?

De resto, na mnha opinião, este exercício de planear a próxima época é demasiado académico pois estamos sempre extremamente sujeitos ao mercado e qualquer jogador tem que ser encarado como transferível.

A única certeza é de que precisamos indiscutivelmente de uma truta (>:D) para o lugar do Nani (ou de conseguir ficar com ele). Essa é a GRANDE prioridade no planeamento da próxima época.

Em termos de reforços, e porque não sou apologista de contratar para o banco, apostaria na contratação de jogadores para as posições onde temos jogadores bons mas para as quais não temos nenhum que faça verdadeiramente a diferença (ou seja, que eu veja com potencial de conseguir ser várias vezes o melhor em campo): Defesas Direito e Esquerdo, Médio Ofensivo (8/10) e Ala (caso não se encontre alternativa ao Nani).

Como deposito grandes esperanças quer no P.Oliveira quer no Tobias, prescindo de um Central de grande gabarito.

Ainda é preciso estar à coca de um Trinco melhor que o Rosell, um Central melhor que o Rabia (que pode ser o Ewerton se der certo), um Ala melhor que o Mané e um Ponta de Lança parecido com o Slimani (em qualidade e características).

Da equipa B, do que tenho visto até agora, só vejo mesmo como reforços o Gauld e o Wallyson. O resto são apenas “alternativas válidas”.

Desde já obrigado @Julio121 pelo feedback.
Apesar de o plantel ter sido feito a quente é normal não concordarmos com algumas coisas:
A questão do lateral direito, percebo até porque eu gosto do Geraldes e pelo que vi dele no Belenenses cheguei mesmo a ser gozado por na altura pedir minutos ao rapaz. No entanto, o jogo do Sporting depende muito da qualidade ofensiva dos laterais na profundidade, e a jogar 75% dos jogos contra autocarros gostava de ter como titular um lateral mais ofensivo que o André.

O Nuno Reis, possivelmente no inicio da época eu pensaria que não ia renovar, agora se tem jogado a época toda porque motivo não renova? Sendo isso verdade acho mau o Domingos Duarte no banco, para jogar um jogador que não interessa jogar até porque não recebemos nada por ele.

Quanto ao Danilo já tinha lido uns zunzuns, mas a ser verdade, mea culpa :great:

Apesar de não ter referido no caso do Laby e Viola, para ficarem é lógico que têm de descer o salário obviamente.
O Labyad apesar de não ser propriamente o melhor profissional, acho que as pessoas tem uma opinião generalizada de que seja um péssimo profissional, mas apesar disso por um lado percebo em parte algumas acções do miudo. Acredito também que possa ser moldado e amadurecendo, tal como tem acontecido com o Carrillo.
O Tanaka tem alguma qualidade e também é um excelente profissional e pessoa, no entanto acho que merece mais que o banco e por isso deixaria sair para outro clube.

Relativamente aos da B, acredito que o Chaby e o Semedo possam ser as 2 figuras da equipa e que joguem com regularidade que é o que precisam.
Outra opinião generalizada é que todos os jovens da B precisam de ir para a 1ª liga para voltarem já ao nivel de integrarem na A, na minha opinião se jogarem com regularidade num campeonato extremamente competitivo como a liga Orangina podem perfeitamente evoluir ainda com a possibilidade de ganharem rotinas na equipa A e no seu modelo.

O Rubio concordo com a tua opinião, e não me desagrada nada que fique como 3º avançado da A.

De nada :great:

Do pouco que vi Balliu não é nenhum tosco, mas acho que o Geraldes não fica a dever nada ao Balliu, principalmente em termos defensivos, Geraldes tem é de melhorar no nível ofensivo :great:

Pelo que tenho lido no tópico do Nuno foi dito que o clube já disse que não contavam renovar com o Nuno ^-^

http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/maritimo/interior.aspx?content_id=928501

Não quero nenhum desses 2, o Labyad é jogador para andar a arrastar-se em campo, tem zero de compromisso, zero de cabeça que arranje um clube na China, o Viola recebe muito e temos pouca % :great:
Tanaka é muito útil, eu deixava-o por cá

Secalhar realmente o melhor era ficarmos com o Ruben semedo depois do empréstimo (Fez bem ao Tobias), mas gostava de ver o Chaby num ritmo competitivo mais elevada

Os jovens precisam de jogar na liga onde o SCP joga e é na 1º, para além de ganharem experiência, ficam com outro ritmo competitivo e chegam melhor preparados :great:

Manter o núcleo duro, lucrando potencialmente apenas com Rui Patrício e Jefferson (não são impossíveis de substituir como William, por exemplo, e para a lateral, até já possuimos uma muito boa solução) e, claro, contratando cirugicamente!

Concordo, mas até pode ser que não seja preciso o tal central, até tenho alguma esperança no Ewerton.
Discordo do Labyad, caro para um suplente, mantendo JM, Mané, Iuri, Montero, temos alternativas suficientes para varios esquemas tacticos (alternativas àquele que será titular de caras, o Gauld).
Resumindo, reforços reforços é manter esta equipa TAL QUAL, mas com mais um ano de experiência no lombo, e subida dos melhores putos. Não cometer novamente o erro de desmantelar. Unico reforço necessário: um substituto para o Nani, esse infelizmente não temos como o segurar…

Dos nomes mais recentes que aí vi…

Yohan - Fui dos que mais defendeu a sua vinda no Verão passado. E em Janeiro. Para a próxima época… acho que já não vale a pena.

Ivan Bálliu - Presumo que o Cédric ficará e que, depois de uma sucessão de jogos a titular, o Esgaio voltará ao plantel. Pelo que não será preciso ninguém. Mas, não estando lá um deles, é para mim a melhor escolha possível. Ataca melhor que o Geraldes, sobretudo por ser melhor no passe e transporte de bola (é também mais atrevido). E não defende mal. O Geraldes tem potencial… mas tem de rodar.

Danilo Pereira - Pessoalmente passo… a dificuldade em substituir o William será em encontrar um tipo que tenha a sua capacidade de organização de jogo e de passe, e a sua força física. Não tenho dúvidas de qual será mais precisa…

Gudelj - É um belo nome, sim senhor. Já o equacionei. Mas, hoje, já não sei se terá mesmo o perfil certo (sobretudo por se calhar não ter “A” serenidade, “A” visão de jogo, a forma de o pensar) para a posição 6.

Elyounoussi - É interessante. Mas parece-me que só faz sentido se não conseguirmos renovar com o Carrillo (caso contrário há também Mané, a grande promessa Podence e um mais “batido” Iuri). Preferia direccionar os esforços financeiros à renovação com “La Culebra” que na contratação de um extremo para substituir o Nani.

Amido Baldé - Desculpem?

João Afonso - Nada mau. Mas será melhor que o Ewerton e o Tobias? Tenho dúvidas. E, não sendo, não vale a pena vir.

Ante Coric - Um miúdo com muito talento… que viria tapar o lugar aos médios com talento com quem já temos contrato.

Sobre a questão da renovação do Carrillo e do reforço das alas, acho que com a venda do William, não existe desculpas quer para a renovação do Carrillo, como na substituição do Nani com um jogador de qualidade elevada, coisa que os nossos miúdos são belos projectos, mas são projectos.

Percebo o que dizes, e não acho má política; mas de uma coisa não nos podemos esquecer: enquanto não apostarmos neles, serão sempre projectos. Eram quando eram juniores, eram agora que são seniores e hão-de ser aos 25/26/27, até aos 30, se não apostarmos neles…

Se vier para jogar à bola e respeitar colegas, treinadores e dirigentes porque não?
O mesmo serve para o Viola de quem me esqueci…

O Anderlecht pede mais de 15M€ pelo homem. Esse comboio já passou há muito tempo.

O Nemanja Gudelj era muito bem sacado para compensar uma eventual saída do William, acredito que por uma verba entre 5-7 milhões + empréstimo de Rabia poderia chegar… e dessa forma o Rabia ganhava minutos num campeonato Europeu.

Era bom , mas já não é para o nosso bolso…

SL

Sugeri este jogador, após a venda do William carvalho, mas apesar de ter um valor de mercado alto e exigir um bom ordenado…era uma excelente contratação não só a nível desportivo bem como financeiro (pois futuramente ia ser vendido por bem mais dinheiro do que se gastava na contratação e ordenado).
Este ano espero o inverso, poucas contratações, mas reforços na verdadeira ascensão da palavra.

Outro jogador interessante é o Arijan Ademi do Dínamo Zagreb, curiosamente é primo do Ibrahim do Maribor. Mas preferia o Gudelj, pois já tem experiência num campeonato superior. Por falar no Dínamo, joga lá por empréstimo um avançado muito promissor, o Ángelo Henríquez… caso o Manchester estivesse interessado no William poderíamos o envolver no negócio. Confesso que desconheço quanto ele recebe no Manchester…

Edit: Acabei de ver que o Dínamo já o comprou em definitivo por pouco mais de 1M€ :o. Nesse caso era contratá-lo ao Dínamo.

Antes de começar quero defender que tenho uma ideia diferente de muita gente aqui no fórum em relação à próxima época, especialmente no que toca à venda dos nossos jogadores. Sou da opinião que um clube como o nosso precisa de vender os jogadores no ponto em que se encontrarem mais valorizados de forma a crescermos financeiramente e ficarmos um pouco mais desafogados do que estamos agora.

GR:
Rui Patrício
Marcelo Boeck *1

Laterais
Cédric *2
Geraldes

Jonathan
Jefferson *3

Centrais
Paulo Oliveira
Tobias
Ewerton *4
Rabia/Rosell

Médios Centro
Rosell
Wallyson
João Mário
*5
Gauld
Zezinho (pelo menos a pré-época)
Slavchev

Extremos
Mané
Esgaio
Carrillo (se renovar)
*6

Avançados
Montero
Tanaka
*7

*1 - Ser novamente suplente não é fácil. Caso o jogador mostre vontade em sair acho que deviamos deixar. É um excelente profissional que sempre respeitou o clube mesmo que raramente tenha jogado. Para o seu lugar ficava com o Luis Ribeiro e ia buscar o João Pinho ao Oliveirense para a B. Caso não se queira deixar o Luis Ribeiro no banco durante maior parte da época tentava contratar um GR que já tenho passado pela nossa Liga ou alguém de baixo custo/final de contrato. Ex: José Sá, Daniel Fernandes, Adriano, Kawashima, Mouez Hassen, Lindner

*2 - Tem que se renovar com ele. Se não renovar tem que ser vendido pelo melhor que se conseguir, não se pode andar a jogar com um jogador que acaba contrato no final da época. Mas acredito que renove. Caso não renove: Marko Petkovic, Martin Linnes, Pavel Kaderábek, Hedenstad, Maxime Colin, Dennis Appiah, Jean-Philippe Gbamin.

*3 - Pessoalmente se surgisse uma proposta que se aproximasse dos 10M€ vendia. Temos o Jonathan que tem muito potencial. Para o seu lugar: Carles Planas, Antonio Milic, Ismaily, Emanuel Insúa, Tagliafico.

*4 - Se o Ewerton mostrar que é opção e que pode voltar aos tempos do que fez no Braga, e caso seja contratado, muito bem. Até final da época também é importante ver o que Tobias continua a fazer. Se ambos mostrarem que contam, não ia buscar ninguém (a menos que Rabia não conte para central ou seja emprestado, por outro lado acho que se devia ponderar o Uri nessa posição). Se o Ewerton não for contratado e/ou o Tobias mostrar que ainda precisa de crescer mais tentaria contratar um central, mas um central que tivesse elevada probabilidade de vir para titular: Pablo Insúa, Kaminski, Engels, Jeffrey Gouweleeuw, Fontás, Bram Nuytinck, Francesco Acerbi, Yohan Tavares, Kongolo, Florentin Pogba, Samir.

*5 - Gostava de ver o Slavchev a fixar-se a 6. E que fosse dada uma oportunidade ao Zezinho que sempre me pareceu interessante. Há ainda Rosell e/ou Rabia. Mas com a venda do William é obrigatório a contratação de alguém para o seu lugar. E provavelmente será preciso investir: Gudelj, Romero, Rene Krhin, Filipe Augusto, Matías Kranevitter, Bruno Zuculini, Nir Biton, Jorge Enríquez, Sergi Samper, Claudio Yacob.

*6 - Se Carrillo não renovar, tal como Cédric, tem que se vender. Dependente disso precisamos de 1 ou 2 extremos: Ladislav Krejcí, Borek Dockal, Nabil Bahoui, Vadillo, Usami, Elyounoussi, Mpoku, Sisto, Rebic (caso o RB Leipzig não o compre), Rybus, Alexe, Kakitani, Jano, Rotariu, Diego Lopes, Kosecki, Zyro, Bueno, Knockaert, N’Gbakoto, Torje, Pjaca, Kusk, Schmid.

*7 - Budimir, Sergio Araujo, Jóhansson, Santini, Uth, Vossen, Teodorczyk , Guidetti, Unal, Pukki, Pulido, Makienok, Hemed, Vazquez, Kjartansson, Evouna.

Vender
Fokobo - Pessoalmente acho que nunca nos irá ser útil.
William - Qualquer coisa por volta dos 30M€. É importante para a equipa, sem dúvida. Mas não podemos desperdiçar oportunidades de fazer encaixes destes. Como a sair certamente será para um colosso podia ser interessante a inclusão de jogadores, mas nunca para baixar consideravelmente o valor pago.
André Martins - Caso surja uma proposta à volta de 3/4M€ acho que seria de aproveitar. Há muito talento no meio-campo e o André não iria passar de eterno suplente.
Adrien - Este é um caso complicado. Tem qualidade, mas não vejo ninguém a dar perto de 10M€ por ele. E por menos que isso parece que é mal vendido. Se por um lado gostava que ficasse, por outro Wallyson, Gauld e João Mário entusiasmam-me muito mais. Espero que se seja possível fazer um bom encaixe, se não lá terá de ficar e certamente será titular.
Labyad - Já desisti dele. Não tem cabeça, até tenho medo do que um jogador destes possa fazer num balneário cheio de gente nova. Era óptimo vendê-lo ou emprestar a ver se fazia uma boa época.
Capel - Já é altura. Começou bem, mas já se arrasta e acho que toda a gente está cansada. De certeza que terá algum mercado e dará sempre uns 4M€.
Wilson Eduardo - Gosto dele e não me importo que fique no plantel caso não se consiga colocar. No entanto acredito que se arranja clube onde jogue a titular. Se alguém oferecer 1/2M€ era de aproveitar.
Salomão - Vender.
Héldon - Deve ter algum mercado, espero que estes meses em Espanha corram bem. Recuperar o que pagámos.
Viola - Não tem lugar, nem sei se há quem pague por ele. Se não se conseguir vender é emprestar novamente. Se aceitasse baixar o salário gostava de o ver na pré-época.
Slimani - Acho que é inevitável, pena já ter perdido um pouco o balanço do Mundial. Espero que se consiga chegar aos 10M€.
Cissé - Vender.

Emprestar
Miguel Lopes - Inevitável. Não é melhor que Cédric e não se pode vender. Mesmo caso Cédric saia prefiro contratar alguém.
Ruben Semedo, Mica e Sarr - De preferência a uma equipa da Primeira Liga.
Chaby - Para emprestar novamente, acredito que se afirmasse como titular em muitas equipas da Primeira Liga.
Dramé - Gostava de o ver a jogar na Primeira Liga. Para já não chega para o plantel principal e na B há miúdos com talento na sua posição.
Iuri - Emprestado a uma equipa que não o Arouca, onde possa fazer uma época completa para voltar ao Sporting para a equipa principal.
Betinho - A um clube da Primeira Liga.
Rubio - Apesar de gostar dele não o vejo com capacidade para substituir o Slimani, nem o acho superior a Montero ou Tanaka. A equipa B também já não serve. Terá que ser emprestado, de preferência a um clube que não o ponha “fora do mapa”.
Sacko - Emprestar. Onde possa jogar a avançado, porque extremo nunca será.

Acho que não me esqueci de ninguém. É essencial reduzir o número de jogadores que temos, para dar minutos a quem merece e espaço para os jogadores crescerem e aparecerem.

Não sei… Diz-me lá tu quantos meses são. Eu não sei, mas tenho quase a certeza que os dirigentes do Sporting sabem muito mais disso do que tu.

Antecipar em quê? Ainda agora se iniciou a 2ª volta, metade dos que mandam palpites aqui não têm a menor ideia quem vai ficar ou sair do Sporting (basta haver uma lesão para mudar tudo) e outra metade daqui a dois três meses muda logo metade dos planteis outra vez, com brinquedos novos…

Concordo com isso só que, não acho sensato apostar em 3 projectos de jogador para fazer um plantel. Nestas coisas sermos equilibrados parece-me o mais razoável, algo como 2 jogadores mais efectivos e outros 2 com o perfil de wonderkids, estilo Medeiros ou Mané. Afinal, o nosso objectivo é sermos campeões e não, meramente rentabilizar jogadores.

Valada e Reilagarto, eu não escondo que as opções escolhidas são caras, mas de elevadíssima qualidade e com vendas que permitem gerar receita suficiente para fazer face a uma posição que eu entendo como fundamental.

Será sempre subjectivo e polémico injectar tantos recursos num jogador, mas quantos pontos já valeu Jackson? Quantos custou Montero ou Slimani? Já não temos um PL de qualidade desde Liedson e precisamos de gastar uns bons euros para resolver a situação de uma vez. E recordo que tenho inúmeras saidas que permitem ao clube encaixar valores elevados de receita. :great:

Estas 3 opções (Guido Carrillo/Aleksander Mitrovic / Arkadiusz Milik) têm qualidade para fazer a diferença, cá. Não sei se existem outras com qualidade semelhante a preço baixo, mas é um jogador desta dimensão que nos faz falta.

Percebo… mas iremos sempre contratar projectos de jogadores. E não considero o Mané um projecto, já teve vários períodos em que foi titular e estará na segunda terceira época de sénior…

Quanto a pontas-de-lança, se o Slimani sair (coisa que não faço questão que aconteça…), vejo como boas opções o Jhon Córdoba e o Muriel. Caros, mas… compensam. Para contratar alguém com pouca qualidade sobe-se o Rubio, ou não se vende o Slimani