Preparação da época 2012/2013 - Discussão e análise do plantel

Penso ke para lutarmos pelo titulo precisamos de um avancado e um central de valor inquestionavel, nao havendo saidas axo ke com estas 2 contratacoes ficariamos com um plantel equilibrado embora me pareca ke seja dificil segurar o patricio e tambem parece haver necessidade de obter algum encaixe financeiro.

Por mim, é vender o Rui Patrício e o João Pereira para (tentar) equilibrar as contas, e despachar o Rodríguez.
Polga acaba contrato, é para sair também. Ribas é para terminar empréstimo. Renato Neto para emprestar ou vender.
Caso não consigamos renovar o contrato ao Matías, é tentar vendê-lo por uma boa quantia (embora acredite na renovação).

De resto, manter o plantel desta temporada, apenas integrar Adrien, Cédric e Wilson Eduardo. Jéffren é dar-lhe uma última oportunidade durante a pré-época.

Contratar apenas um lateral-direito, um central e um ponta-de-lança.

SL

O Sá Pinto está a ‘fabricar’ reforços. Jogadores ‘mortos’ para o futebol como Carriço, Pereirinha, André Santos, Izmailov, mesmo Polga (apesar de ainda não querer ficar com ele) estão a sujeitar-se a ficarem para o ano e a serem menos uns reforços a contratar…

Aceitava manter o Polga mais um ano, se ele aceitasse uma redução salarial, na ordem de 30%. Este ano esteve bem, mas ganha demasiado…
Chuto no cú do Rodriguez, voltava o Reis, e tinhamos Reis/Xandão/Onyewu/Polga. Na época seguinte, temos Dier para o lugar do Polga.

no inicio desta epoca, devido a fraquissima qualidade do plantel existente, tivemos de operar uma verdadeira revoluçao. as bases estao lançadas. falta limar as arestas para montar uma candidatura solida ao titulo. eu limito-me a tentar corrigir os defeitos apontados ao plantel desta epoca: a falta de alternativas a rinaudo e a ausencia de alternativas a van wolfswinkel. dito isto, aqui vai o meu plantel para 2012/13:

Guarda Redes: Patricio, Boeck (Tiago vai reformar-se)

Lateral Direito: Joao Pereira, Pereirinha (Arias deve ser emprestado para jogar com regularidade)

Lateral Esquerdo: Insua, CONTRATAÇAO (Evaldo, que fazes no plantel do Sporting?)

Central: Onyewu, Xandao

Central: Carriço, Rodriguez (obrigado Polga, mas ja era tempo…)

Trinco: Rinaudo, CONTRATAÇAO (Renato Neto deve ser emprestado para jogar com regularidade)

Medio Centro: Andre Santos, Schaars, Elias (Andre Martins deve ser emprestado para jogar com regularidade)

Numero 10: Matias Fernandez, LABYAD (a sua contrataçao ja foi confirmada por Godinho e pelo proprio jogador)

Extremo Direito: Izmailov, Jeffren

Extremo Esquerdo: Capel, Carrillo

Avançado: Van Wolfswinkel, CONTRATAÇAO (Ribas nao se adaptou, Rubio tem de sair para jogar com regularidade)

RESUMINDO: saem 8 jogadores (4 por emprestimo; 4 a titulo definitivo: Tiago, Evaldo, Polga e Seba). entram 4 jogadores: Labyad, um lateral-esquerdo (pode ser uma aposta barata, preferencialmente um jogador jovem com larga margem de progressao para ser suplente do Insua), um trinco que funcione como alternativa valida ao Rinaudo (outra vez, pode ser uma aposta barata, um jovem com larga margem de progressao); e gastar a maioria do graveto num ponta-de-lança que seja sinonimo de GOLO e que ponha o Van Wolfswinkel em sentido.

nota: o plantel pode parecer curto, contudo 1) nao gosto de ter jogadores no plantel para jogarem tres jogos/epoca; e mesmo que nao sejam fas de planteis de 22/23 jogadores (eu sou) lembro que 2) e suposto termos a equipa “B” a funcionar para o ano.

SL

Caro @Stunner;

Desculpa lá a eternidade a responder-te. Mas não tem dado, não tenho tido o tempo necessário para tal, apesar de ter logo lido e concordado com alguns pontos. Outros são mais um esclarecimento das minhas opiniões que um contraponto ao que dizes. Porque o que dizes faz todo o sentido, mas há uma pequena coisa que não me leva a concordar a 100% com o tal futuro Sporting 2012/13. Não tem tanto a ver com a ideia de “8s” ou “10s”, mas mais com uma questão de adaptação a jogos “pequenos” e, não desminto, de preferências estéticas/artísticas (não encontro melhor palavra no momento) quanto ao que se passa no relvado .

Assim sendo, tento explicar melhor o meu devaneio:

Eu acho que, na maioria dos jogos, um único avançado, apoiado por extremos demasiado abertos e longe dele, apenas com um apoio central (mesmo de um virtuosos como Matías) é pouco. # avançados, apoiados nas alas pelos laterais e com mais apoio central (obrigando a subir mais um médio, fará a diferença.

Para continuar, tenho de ir buscar outro excerto:

Não tem a ver com ter dois “8” ou dois “10”. É mais não ter um 2X1, ou seja, permanentemente dois jogadores atrás do Matías e demasiado recuados. Claro que um poderia subir, o problema é que não vejo tal acontecer.

Recentemente li qualquer coisa escrita pelo LFL sobre isso, da forma como o Sporting joga melhor em 2X1 que com 1X2, coisa que tenta em jogos contra equipas mais fechadas e nos quais falha. Peço desculpa ao LFL se entendi mal, mas se percebi bem, não concordo muito com ele. Ou mesmo nada.

O Sporting marca mais e ganha mais em 2X1 porque tem mais espaço para contra-atacar (já sabem que sou dos antigos e ainda não me habituei às transições :mrgreen:). Já contra equipas pequenas falha exactamente porque pouco joga (realmente) com 1 trinco e dois homens à sua frente e pior, não circula a bola com rapidez e objectividade suficientes. Quando o fizer, acho que teremos maior facilidade em ganhar frente a autocarros. Senão, temos de arranjar forma de chamar os adversários mais para cima do nosso meio-campo e tramá-los com rapidez nas tais transições.

Eu percebo o que dizes sobre o Lippi. Percebo que defendas que, perante o actual plantel, um 442 (mais 4411) se ajeite melhor. E já jogámos assim e já ganhámos assim. Com um médio ala mais aberto, outro a compensar no meio a falta de um jogador no meio. E o apoio ao avançado, dado pelo “10”.

Mas deixo a pergunta: gostas do futebol do Sporting na maioria dos jogos? Outra (já gora): acreditas que furaremos o autocarro assim, sendo que desse modo os dois médios centro necessitam de se resguardar mais e como jogamos contra autocarros, o apoio (10) ao avançado centro fica preso numa teia defensiva (invariavelmente tem de procurar outros terrenos para ter bola)?

Eu não gosto. E se futebol é paixão por um Clube também é paixão pelo jogo. Eu ontem vi um bom jogo de futebol. Infelizmente fui vendo aos bocados, mas as obrigações são assim e ainda o hei-de ver completo, este fim de semana. Do que vi, poderia ter sido melhor jogado (técnica ou tacticamente), mas é-me irrelevante. Vi equipas a jogar para a frente, vi uma equipa entrar em cima do adversário, vi este responder (após algo surpreendido porque esperava outra coisa) jogando-se para cima de nós. E quando fomos surpreendidos, voltámos para cima deles. Mas os pedaços que vi na 2ª parte, entusiasmaram-me mais que na 2ª.

Para o que realmente interessa ao tópico, também vi que em momentos faltou algum apoio à esquerda do A. Martins (lembro-me de uma jogada em que o Wolfs baixa para rematar, em que não havia nenhum médio no centro esquerda).

Eu não gosto do Calcio. Respeitava Lippi, respeito Lippi, foi dos melhores do mundo, tem uma filosofia muito boa (no tirar rendimento de cada um), treinou a minha equipa italiana e lá teve sucesso. Mas gosto ainda mais do Pekerman, Rijkaard ou do Bielsa, sabendo eu que nunca terão uma sala de troféus como Lippi. Mas o futebol é mais bonito, faz-me saltar da cadeira, ver o jogo com a pulsação acelerada e… futebol é isso! Dormir nas bancadas não me faz sentido. A Juve tinha jogadores geniais, jogadores que nós não vamos ter para já. Talvez um dia. Esse jogadores geniais fizeram sucesso no Calcio, levaram a Juve a finais, por si faziam o futebol bonito… mas eram mais eles e a forma como Lippi escolhia os jogadores certos (fabulosa a forma como vendia alguns no pico e ia buscar substitutos à altura, vide a gestão Paulo Sousa, entre outros) e os colocava a jogar. Porque as outras equipas que jogavam da mesma forma… Deus, que tédio! Para mim, claro.

O Sporting 2012/13 que espero é mais à imagem dos nossos juniores até à saída do treinador para os seniores. E acho que o nosso plantel aguenta isso. Não sei se o Matías tem de defender mais, não sei se o Schaars, Elias ou André Santos terão de subir mais, acho que o Martins não serve para substituto do Matías mas também não acho que deva jogar a trinco. E gostaria que arranjassem uma forma de isto ser possível. No meu entender de adepto de bancada e sofá, de chico esperto ou treinador de bancada (no fundo é o adepto chico esperto que tem a mania de opinar) a melhor forma seria ter sempre 3 avançados, dois dos quais baixassem em tarefas defensivas (tornando a equipa num 4141), 3 médios, em que na maioria dos jogos jogassem em 1X2, porque na maioria dos jogos do nosso campeonato temos uma barreira de 10 homens junto à área adversária. Bola rápida entre jogadores, jogo apoiado, desmarcações e últimos passes a preceito. Depois de 4 ou 5 vitórias assim, eles deixam de se meter lá atrás que é um instante! Se continuarem a fazê-lo, sem problema: baixa o trinco quase até aos centrais, passa a ser apenas um ponto de referência na posse de bola e sobem-se os laterais quase ao estatuto de médios ala.

Desta forma, continuo a achar que é do melhor que se adapta ao nosso plantel, mesmo pensando que aqueles reforços noutras mensagens são essenciais. Se é para jogar em 4411, podemos pensar em vender alguns jogadores a meio-campo, nomeadamente Elias (na maioria dos jogos não será necessário, porque acho que é jogador de jogo mais curto) e A. Martins. Também não acredito que o A. Santos faça grande diferença nesse modelo. Não acho que o RInaudo sofra muito por ter alguém ao lado, acho é que é desnecessário. Da mesma forma, necessitaremos de outro Izmailov (será Labyad?). Sem dúvida, necessitaremos de outro Matías.

Quanto a outro assunto:

Bem, o Carrillo deu-te razão. Grandes falhanços na zona de finalização! Mas que bem que o miúdo se mexeu como avançado! Será que não o podemos ensinar a certar mais entre os postes? O jeito que me dava… :lol:

[b]Marcelo Boeck[/b]
                                                                [i]Contratação 1[/i]

[b][i] Contratação 2[/i] [/b]                          [b]Xandão[/b]                            

João Pereira Carriço Onyewu Insua
Arias/Cedric* Evaldo

[b] Rinaudo[/b]
                                                    Elias**                            [b] Schaars[/b]
                                                                                             Adrien

[b]Izmailov[/b]                                                                                                               [b]Diego Capel[/b]
        Labyad                                                                                                                     Carrillo    
                                                                                                                                Wilson Eduardo*

[b] Matias Fernandéz [/b]    
                                                           André Martins*

[b] Ricky Van Wolfwinkel[/b]
                                                                         [i] Contratação 3[/i]
                                                                               Rubio*
  • Elementos que quando não fossem convocados manteriam o ritmo e dariam uma preciosa ajuda nos jogos da equipa B. São 4 miúdos com enorme margem de progressão que têm mais que qualidade suficiente para estarem no plantel A, mas é preciso ter cuidado para não ficarem encostados na bancada.
    ** Aceitaria a sua venda por valores a rondar os 5.5M, penso que é um valor real dado que há 1 ano custou-nos quase 9M e é presença assídua na seleção canarinha. Caso saia contraria um trinco de construção mas ao mesmo tempo com uma certa cultura defensiva e agressividade ou então manteria o André Santos pois em último caso ainda poderíamos colocar o “novo” Carriço no meio-campo.

Plantel composto por 24 jogadores

Vendas:

• Rui Patrício;
  • Rodriguez;
  • Renato Neto;
  • Salomão;
  • Val10;
  • Jeffrén.

Dispensas:

• Polga, fim de contrato; (caso não consigamos contratar um bom central, renovaria-lhe o contrato em 1 ano, ou mesmo que sai o Elias contaria com o Carriço para médio e renovaria com o Polga);
  • Ribas. terminar empréstimo (tinha muitas esperanças neste moço mas quando perde o estatuto de 2º avançado para um júnio (Rubio) é porque definitavemente não tem qualidade para o Sporting).

Empréstimos:

• Arias/Cedric, um ficaria o outro seria emprestado a um clube de primeira divisão;
  • André Santos;

Dúvidas:

• Pereirinha (não sei o que fazer com este jogador, se ficar com ele no plantel, se emprestá-lo, se o vender) :inde:

Contratações:

• Renovar com o Matías Fernandéz e com o Carriço;
  • Accionar a clausula de compra do Xandão;
  • Contratação 1 - GK barato, Fabiano Freitas, Adriano (Gil Vicente), Peiser. Há muitos bons GK no mercado nacional.
  • Contratação 2 - Central rápido, forte tanto no ar como no chão, e aqueles características que só vimos em 2 ou 3 jogadores no futebol mundial (Thiago Silva, Pepe, Chiellini, etc), são extremamente raros e caros. Mas daria-nos um jeitão. :shifty:
  • Contratação 3 - PL diferente de Ricky, mais técnico, rápido, um rato de área. Também não conheço nenhum para os nossos bolsos.

[move]
RENOVAR COM O RICARDO CORAÇÃO DE LEÃO SÁ PINTO!
[/move]

Excelente análise, concordo em tudo :great:

Não acredito em grandes reforços, sendo que também não acredito que haja dinheiro para tais “brincadeiras”, como tal, há necessidade de fazer dinheiro.

Sinceramente, sendo eu a fazer o plantel optaria por uma equipa principal (sendo que há jogadores que poderiam jogar também na equipa B) perto disto:

Guarda-Redes:
Marcelo Boeck
Fabiano (Olhanense)

Defesa Direito:
Cedric Soares
Santiago Arias
Bruno Pereirinha

(um destes enviava por empréstimo para uma equipa da 1ª liga com garantias de titularidade!)

Defesa Esquerdo:
Insua
Turan

Defesa Central:
Daniel Carriço
Onyewu
Xandão
Mexer (se o Polga aceitasse uma renovação de contrato com valores MUITO reduzidos, ainda equacionaria tal hipótese)

Médio Centro:
Fabian Rinaudo
Elias
Matias Fernandez
André Santos
Adrien Silva
André Martins

Extremos:
Jeffren
Izmailov
Labyad
Carrillo
Capel

Avançados:
Wolfswinkel
S. Ribas (dependendo do que fizer na pré-época)
W. Eduardo
Rúbio

Vendas/dispensas:
Rui Patrício
S. Schaars
J. Pereira
A. Rodriguez
Evaldo
Grande parte de jogadores que estão emprestados e que o potencial é nulo (24 anos ou mais)

Justificações

Porquê da inclusão do Mexer?

[ul][li]Tem mostrado qualidade no Olhanense[/li]
[li]Tem um salário que é bastante baixo[/li]
[li]Cumpre nas laterais se for necessário[/li]
[li]Viria, sempre, como 4º central, portanto, há uma probabilidade reduzida de jogar[/li]
[li]A possibilidade de jogar na equipa A ainda é mais reduzida pela existência de uma equipa B, que se tiver jogadores decentes e jovens que precisem de ganha algum calo na 1ª liga, nalguns jogos mais “fáceis” seriam chamados ao invés do jogador[/li]
[li]Não descurava a sua utilização na equipa B, pois é um jogador com experiência de 1ª Liga e isso seria preponderante nos jogos da 2ª Liga. Há que atentar que é uma Liga difícil e que a equipa B é constituída por jogadores muito verdes, pelo que há necessidade de dar alguma experiência quando isso é possível[/li]
[li]Potencial valorização do jogador[/li][/ul]

Porquê da inclusão de Turan?

[ul][li]Jovem com necessidade de aprender e de se inteirar da realidade do Sporting CP[/li]
[li]Pode fazer jogos na equipa B para ganhar forma[/li]
[li]Contacto com jogadores mais maduros, identificação com os processos do treinador[/li]
[li]Jogador a quem tem sido reconhecido um enorme potencial embora esteja esta época emprestado (efeito A. Martins)[/li]
[li]Não acredito que seja inferior ao Evaldo, temos um defesa-esquerdo de grande qualidade (Insua) e há ainda o Mica Pinto com quem pode competir[/li][/ul]

Venda de Rui Patrício

[ul][li]Quando jogou, Boeck, mostrou qualidade suficiente para o substituir[/li]
[li]Valorização de um activo do Sporting CP e atrair, novamente, as atenções para a academia[/li]
[li]Razão principal: necessidade de fazer dinheiro[/li][/ul]

Venda de João Pereira:

[ul][li]Atingiu uma idade em que ou é vendido agora ou desvalorizará de forma brutal e há uma enorme necessidade de fazer dinheiro[/li]
[li]Arias, Pereirinha e Cedric têm mostrado, com as oportunidades que têm tido, que são bastante competentes, arrisco, inclusivamente, dizer que na maioria dos jogos não mostraram ser nada inferiores a J. Pereira.[/li][/ul]

Venda de S. Schaars:

[ul][li]É algo que me custa, contudo, há um excesso de jogadores nesta posição[/li]
[li]Elias, na minha opinião, parece-me ter maior utilidade do que o holandês[/li]
[li]Pela idade que tem o seu valor não subirá mais que isto[/li]
[li]A sua saída é facilmente colmatada[/li]
[li]Com a sua idade e qualidade, não sabemos até que ponto não quererá experimentar um campeonato com outra dimensão, sendo que esta seria a última oportunidade de o fazer[/li]
[li]Reunidos estes pressupostos, atendendo à necessidade de fazer dinheiro, parece-me um dos principais candidatos à saída[/li][/ul]

Penso que, no geral, isto permitiria alguns encaixes financeiros avultados. A equipa mantinha a sua espinha dorsal. O plantel sai daqui reforçado, pois já se conhece e as saídas são facilmente colmatadas. Permite potenciar alguns jogadores. As vendas, desde que bem feitas, também fariam aumentar o valor da marca Sporting CP. Vendiam-se os cancros da equipa. Preparava-se um futuro risonho (plantel jovem)

@Tsubasa,

bom post, mas discordo em relaçao aos medio-centro. entendo a tua estrategia: estas a tentar acomodar o facto de termos um grande numero de bons medios-centro no plantel. a verdade e que elias pode jogar a 6 mas ele e um 8. o andre martins pode jogar a 10, mas e um 8. o andre santos pode jogar a trinco, mas e um 8. e todos rendem infinitamente mais na posiçao 8. exemplo: o martins nao pode ser comparado com o matias fernandez e, jogando fora do seu ‘habitat’, vai deixar o ponta-de-lança isolado. esse e tambem o meu dilema: acomodar 5 excelentes nº8 para 2 lugares: elias, schaars, martins, andre santos e adrien silva. ja que precisamos de dinheiro, acho que um pode ser vendido (sobre o rui patricio, para mim so sai pela clausula de resciçao).

sobre o resto, o que nos separa sao detalhes: nao suporto ver o evaldo com a nossa camisola, e acho que rodriguez (se recuperado fisicamente) pode ser o nosso 4º central (dispensando assim a necessidade de uma contrataçao). a questao do nº8 leva-me a pedir a contrataçao de um trinco puro (alternativa a rinaudo). e claro, concordo contigo quanto a necessidade de vir um ponta-de-lança!

@CaptainCharisma,

discordo completamente contigo pq entendo que nao devemos ‘desmontar’ uma equipa ainda em consolidaçao (queremos lutar pelo titulo ou nao?). outra coisa e se vier alguem bater clausulas de rescisao… se necessitarmos mesmo de dinheiro, aceito a venda de um nº8 (preferencialmente schaars) e ou manter andre martins ou emprestar andre martins e fazer regressar adrien silva.

Para Ponta de Lança tava aqui a pensar no Ciro que era do Sport Recife ou no Kléber que o Porco quis mas voltou po Flu… São esse tipo de PL. Ou entao melhor seria Vagner Love ou um outro que ja foi associado ao Sporting no ultimo verao e nao me lembro o nome.

Quem eu desejaria: O UNICO LIEDSON

Edit: Outro que gostava mas deve ser altamente caro é o Doumbia.

Não consigo compreender como não contam o Carriço como Trinco mas sim como 3º/4º central. Neste momento é uma opção mais que válida ao Rinaudo.

Concordo completamente. Mas obviamente para jogar em 4-3-3 o Rinaudo é o homem. Carriço tem jogado muito bem com o Schaars ao lado. Sem ele não creio que se valorizasse e ajudasse tanto a equipa como o faz assim. Devia ir ao EURO como soluçao para trinco e para 4º central.

Para mim, depois de já ter lançado uma 1ª opinião à alguns dias atrás, penso que o plantel da próxima época deve conter no mínimo 80% do atual plantel, complementado depois com 1 ou 2 regressos dos nossos “putos” que estejam a mostrar-se a bom nível, 1 ou 2 jogadores que sejam oportunidades de negócio (Labyad foi um desses, se houver mais algum jogador interessante que esteja numa situação complicada no seu clube ou em final de contrato) e depois apenas mais 2/3 jogadores de qualidade para certas posições que estão desiquilibradas.

Portanto a meu ver deveríamos ter um plantel qualquer coisa deste género:

→ Rui Patrício (manter a todo o custo), Marcelo Boeck e Tiago

→ Cédric ou Arías e 1 contratação (gosto muito de ambos os putos, mas eles são isso mesmo, putos, nem um nem outro tem ainda estofo psicológico ou físico para aguentar 40 jogos a titular numa equipa com as nossas aspirações, deveríamos procurar encontrar um lateral-direito com no mínimo 23/24 anos e que seja, sobretudo, equilibrado, não saiba só atacar nem só defender, no que toca a laterais a palavra equilíbrio é chave.)

→ Insúa e Evaldo (não vejo grandes razões para dispensar Evaldo, Insúa será titularíssimo, jogador com poucas ou nenhumas lesões e o Evaldo tem-se provado importante quando é preciso segurar resultados, apesar de ser fraco tecnicamente é muito forte fisicamente e competente a defender.)

→ Onyewu, Xandão, Nuno Reis/Ilori ou Pedro Mendes e 1 contratação (aqui seria onde eu dispensaria mais dinheiro, o jogador a ser contratado aqui tem que ser uma clara mais-valia, um craque, um central com altura nunca inferior a 1.86/87, menos que isso não funciona nos centrais, e que tenha como principais características a sua velocidade, capacidade de antecipação e leitura dos lances)

→ Rinaudo e Carriço (renovar com Carriço, nunca fui adepto do rapaz, mas tem feito por merecer a minha confiança, com Rinaudo a 100% o argentino será sempre titular mas Carriço será um suplente competente e importante quando for necessário colocar “trancas à casa”.)

→ Schaars, Elias, André Martins e Adrien (estou completamente farto do André Santos, parece que anda a arrastar-se em campo, sem intensidade, sem raça, sem querer, um médio tem que ser muito mais que isso e o Adrien tem provado que merece mais o lugar no plantel da próxima época.)

→ Matías Fernandéz e Labyad (o Labyad é extremamente semelhante ao Izmailov, joga bem encostado numa ala, mas não é extremo e sabe jogar bem pelo meio, para esta posição mais criativa do meio-campo temos ainda o próprio Czar que pode faze-la bem e até Adrien que tem mostrado qualidades para jogar um pouco mais à frente.)

→ Capel, Izmailov, Carrillo e 1 contratação (Jeffrén para mim não conta, um jogador que passa a vida lesionado e que não se pode contar para mim não dá, um jogador que a rematar um simples livre se lesiona durante quase 3 meses)

→ Ricky Van Wolfswinkel, Rubio e 1 contratação (deveríamos procurar um PL de créditos mais firmados que o RvW, não necessita ser um trintão, mas um gajo com no mínimo 24/25 anos, com um bom histórico de golos, gosto particularmente dum jogador que tanto ele como o seu clube estão a passar por momentos complicados e podia ser extremamente bem sacado, Nilmar do Villareal)

E, claro, manter o grande Coração de Leão!

Vamos a eles Sporting!

A minha ideia para a próxima época, sendo que a bold estão as contratações eventuais.
Guarda-Redes

Patrício (se não se vender)
Marcelo
Golas
Caleb (case o Patrício saia)

Lateral Direito

Pereirinha
Cedric Soares
Arias

Lateral Esquerdo

Ínsua
Turan ou Evaldo, se não se conseguir vender este último.

Centrais

Onyewu
Xandão
Polga(renovação, reduzindo o salário substancialmente)
Yohan Tavares
Reis

Médios Defensivos
Rinaudo
Carriço
Neto (Este só fica se o Carriço for vendido)

Médios
Elias
André Santos
Adrien Silva

Médios Ofensivos
Matias Fernandéz
André Martins

Extremos
Labyad
Capel
Carrillo
Izmailov
Jeffren

Pontas-de-Lança
Wolfswinkel
Bas Dost
Carlos Vela

OUTROS:
Tiago: Acaba o contrato, pode ir para o staff ou algo do género.
Mexer: Vender, ou se não houver ofertas, manter no plantel como tapa-buracos
Dier: Equipa B
João Gonçalves: Equipa B
João Pereira: Vender. Uns 7M€ no mínimo. Dá para uma margem de manobra.
André Marques: Equipa B ou vender.
Schaars: Vender. Deve render no mínimo 6M€.
Valdés: Gosto do jogador. Fazia pré-época, ou vendia se houvesse uma oferta de jeito.
Salomão: Pré-época. Se o Depor oferecer mais de 5M€, vender. Integrar no plantel se o Jeffren ou o Capel sairem.
Rubio: Emprestar para uma equipa onde seja titular, ou equipa B. E perder peso.
Ribas: Pré-época. Se não demonstrar nada, chuto no cú.
Rodríguez: Real chuto na peida.

Pré época a começar cedo, pelo menos 10 jogos contra equipas de jeito

Mas está-se tudo a esquecer do Nuno Reis ou quê?

Schaars vender??
Joao gonçalves equipa b? Então mas ele era titular no olhanense e vinha para o Sporting b fazer o quê?
E o Caleb?? Mas ele nem no Atletico tem feito bons jogos…

Se vendermos o Patricio terá de vir um bom guarda redes com experiencia de 1ªliga, do genero Peiser ou Fabiano, o Caleb nem o Golas se enquadram nesse perfil(o Caleb principalmente).

Guarda-Redes
Rui Patrício
(* Como é muito provável a sua saída aposta no Marcelo como guarda-redes principal e contratação de um guarda-redes low-cost tipo Diego ou Fabiano)
Marcelo
Tiago

Lateral-Direito
J.Pereira (* Como é provável a sua venda, deixava o Pereirinha na equipa, é um verdadeiro jogador de plantel)
Arias

Central
Onyewu
Xandão
Contratação
(Jogador rápido, agressivo na bola, poder de antecipação com qualidade inquestionável)
Polga
(*caso renove com um salário muito menor, caso contrário é dispensável sendo que a integração do Nuno Reis ganhando minutos na equipa B não seria mal pensado)

Lateral-Esquerdo
Insúa
Evaldo

Médio Defensivo
Rinaudo
Carriço

Médio-Interior
Schaars
Elias
Adrien
A.Santos / R.Neto (Não sei até que ponto não seria mais util manter o R.Neto devido ao seu fisico)

Médio-Direito
Izmailov
Labyad

Médio-Ofensivo
Matias
A.Martins

Médio-Esquerdo
Capel
Carrillo

Avançado
Wolfs
Rubio
Contratação (Gostava de ver o Lima neste lote, está em final de contrato não sei qual será a dificuldade de o trazer, mas é um jogador com as suas características que queria. Obviamente que não diria que não a um goleador de créditos firmados de qualidade inquestionável, mas sei quão dificil é arranjar a preço de saldos um avançado assim)

Algo deste género para o assalto ao título.

Corrijam-me se estiver enganado mas tenho a ideia que o Nuno Reis tem enterrado na Bélgica tendo, inclusive, perdido a titularidade. Vi um jogo do Cercle contra o Genk e o Vossen fez dele o que queria.

Já agora aproveito para falar neste ponta-de-lança, Jelle Vossen. Joga no Genk e, claramente, aceitaria vir para o Sporting. É novo, barato e já é um jogador maduro (tem 22/23 anos).

Enganas-te. O Reis perdeu a titularidade quando se lesionou com alguma gravidade! :great: :great: :great:

Não é um portento e ainda não o promovia já na próxima época. No entanto não foi por se exibir mal que perdeu a titularidade. Os belgas adoram-no.