Preparação Época 2026/2027

Se ha coisa que não sou é apoiante do Bruno de Carvalho, como já puderam constatar em diversos posts meus.

Dito isto, não podem acusar esse Presidente de não ter tido estratégia.

Em primeira instância estratégia financeira com a renegociação da dívida e a posteriori com a negociação dos direitos televisivos.

Estratégia de recuperação de património, com o Pavilhão à cabeça.

E depois estratégia desportiva. É certo que nos primeiros anos as contratações não entusiasmaram ninguém, mas também não era possível mais tendo em conta a precária situação financeira em que o clube se encontrava. Compensou as debilidades de plantel com a contratação de bons treinadores como o Leonardo Jardim.

O problema do Bruno de Carvalho é que nos últimos dois anos estragou tudo o que de bom tinha vindo a ser conquistado até 2016, com uma postura errática de comunicação e uma política de terra queimada.

Ausência completa de estratégia foram os tempos de Godinho Lopes, cujo único mote era ter Luís Duque e Carlos Freitas na estrutura e contratações sem nexo absolutamente nenhum.

2 Curtiram

Então esse CArlos Freitas…

Um gajo que ainda hoje nos programas dos “Paineleiros da Bola” defende que gosta que uma equipa compre 10 jogadores a 5 milhoes cada , pois se um der jogador, está recuperado o investimento e ainda lucro…

Vomito !!!1

E por aí se explica o motivo para termos andado anos a seco, com planteis cheios de caruncho.

A única coisa que nos safava era a formação.

Óbvio que se contratares jogadores por valores mais elevados a probabilidade de serem mais valias é muito maior.

Até ver o único jogador comprado acima de 20 milhões pelo Sporting que ainda (e sublinho o ainda) não correspondeu foi o Ioannidis. E mesmo assim é um jogador de qualidade, vamos ver é se esta época pega de estaca ou se chegamos definitivamente a conclusão que é outro St Juste.

1 Curtiu

Um Gr brasileiro, sugerido por vários foristas (Pedro Mourisco), regressou agora de lesão - foi operado ao ombro. (vi vários vídeos dele, e gostei…). Pode ser o Timing certo para o negociar a baixo preço… Tem 22 anos, e já era pretendido por vários clubes grandes da Europa (chegou-se a falar do Real…)

1 Curtiu

Tem perfil

2 Curtiram

O Pedro Morisco tem muito potencial . Seria uma contratação muito boa

Estava unicamente a falar de estratégia desportiva(futebol), e claramente não havia nenhuma.
Tivemos o Inácio e o Octávio Machado como diretores desportivos e as contratações eram claramente feitas à la Sousa Cintra, por um “amigo que percebe muito disto” ou por um empresário. Depois veio o JJ e passou a ser o JJ a mandar.

O clube foi melhorando e o dinheiro começou a entrar por isso em vez do Naby Sarr tinhas o Douglas e em vez do Tanaka tinhas o Castaignos mas nunca se puxou muito pela cabeça ali dentro.
A gestão do Gauld então é completamente inenarrável.

Mas existe alguma indicaçao que estejamos a procura de um GK no mercado? Tambem acho que precisamos de um GK titular ou que de concorrencia ao Rui mas nao sei se o Sporting entende da mesma forma.

Tambem acho que é amador iniciar a epoca sem 1 suplente decente para o Fresneda mas duvido que se venda o grego.

Tambem acho amador nao haver um LE de qualidade para concorrer com o Maxi (do mesmo nivel era impossivel).

Nem falo no caso do Dio sair mesmo, termos ido buscar um gajo no estaleiro e que precisa de recuperar..espero que seja pela Inacio, seria menos mal.

Faz falta um EE, saindo Trincao vamos jogar com um jogador inferior ao ano passado tambem a ED (tanto Geny como Guilherme sao muito inferiores).

Entao realmente, apesar do meio campo estar com MUITO mais solucoes de qualidade, acho que o plantel continua muito desiquilibrado.

Ja nem falo no substituto do Suarez porque vou assumir que o Fotis esta recuperado.

O 11 atual mais forte seria:

Rui Silva, Fresneda, Diomande, Ba, Maxi, Silas, Altimira, Doumbia, Zalazar, Geny, Suarez.

Nao sei se esta mais forte que o ano passado sinceramente. Vejo sim um meio campo que me agrada bastante mais. Mas espero que o mercado com a saida do Pote, ainda seja ativo para compras.

GK, LE, LD, EE, ED.

Entrando o Irankunda, uma truta para EE, o Moussa para ED e um LE esquerdo jovem com potencial ja ficava minimamente satisfeito.

Saindo Inacio, Vagiannadis, Simoes, Virginia e Pote..que se ataque bem neste proximo mes.

GK (Contratacao e Rui Silva)

LE ( Maxi e contrataçao/ Nuno)

LD (Fresneda e Quaresma/Blopa).

DC (Diomande, Debast, Ba, Quaresma)

6 (Silas e Altimira)

8 (Altimira, Bragança, Doumbia)

10 (Zalazar, Braganca, Luis Guilherme, Flavio G.)

EE ( Derry, contrataçao, Zalazar)

ED ( Geny, Luis Guilherme, Moussa, Irankunda).

PL (Suarez, Fotis, Nel).

26 jogadores de plantel. Alguma polivalencia nas 3 posicoes do meio campo. Ou seja assumindo que o cepo do Vagi fica, faltam 5 jogadores. GK, LE suplente, EE titular, Moussa e Irankunda.

Era isto o cenario ideal imo. Altimira, Doumbia, Zalazar, Moussa, Yeremay, Suarez. Isto sim era top e com otima profundidade em todos os sectores.

Acho que o melhor jogador da epoca vai ser o Zalazar e a 10. Ja fica aqui escrito.

1 Curtiu

Acho que não me expliquei bem, até porque eu concordo com tudo o que estás a dizer. Eu só critiquei o aspecto estatístico, de por valores, taxas e probabilidades em algo que não é uma ciência exacta por ter inúmeros intervenientes e variáveis.

Mas sim, este nosso recente modelo de negócio é insustentável para crl, parece o Doc Fred a jogar modo carreira.

Se o objetivo era mudar mentalidades e ciclos no futebol, então esta revolução em curso é sinónimo dessa mudança. Se vai resultar ou não, depende em muito do treinador. Diria que este ano, RB está a planear a sua primeira época, com o seu estilo de jogo.

Quanto às saídas, são negócios lesivos para o clube. Para se comparar, o FCP vendeu para a Arábia o Galeno, aos 27 anos, por 50 milhões!! Nós não conseguimos vender Trincao por esse valor e Pote vai pelo mesmo caminho… Hulmand foi outro que cedemos os nossos interesses. Morita sem comentários, uma incompetência. Enfim, desde que haja aumento na folha salarial dos gestores, o resto não interessa… Até quando abrimos as pernas a tudo. Mas ainda vejo quem defenda que são boas vendas…

1 Curtiu

Enquanto se vender por 40 o que custou 10 ou 20, depois de retorno desportivo, e sempre boa venda.

Quando se tem de deixar sair a custo zero quem custou 10 ou 20 e que a venda nao e boa.

A trafulhice do Pinto da Costa e do herdeiro, com o Galeno, Octavio e cpia nao serve de exemplo.

2 Curtiram

Posteriormente à venda do Galeno, compraram o Varela, acho e, além do que pagaram, perdoaram vários milhões da dívida.

No final, quanto foi a venda do Galeno? Não sei mesmo

1 Curtiu

Nem mais

A única coisa que talvez me meta de pé atrás é ouvir o Varandas hoje: “vai sair mais e entrar mais” … e eu fico com a sensação que vamos mudar o plantel praticamente todo, para não dizer mesmo todo. Eu não sou fã de extremos, e acho que aqui ou ali devemos manter algumas referências. Mas suponho que isso também esteja minimamente alinhavado.

Não me parece que Maxi, Suarez e Fresneda saiam.

Já não meto as mãos no fogo pelo Inácio, Rui Silva e Geny.

3 Curtiram

Diria que também manter Nuno Santos (mesmo que acabe por ser mais um Neto), Quaresma, Bragança seria importante.

2 Curtiram

Exato, as declarações do Varandas confirmam que o plantel vai ser para mudar praticamente todo, não consigo ver sentido nisto.

Se me disserem que o Pote e o Trincão não são líderes e que havia malta acomodada aceito, a necessidade desta limpeza toda é que tenho mais dificuldades em compreender.

Neste momento temos um porradão de estrangeiros e o lote de capitães consiste no Inácio, Bragança e Quaresma, dois destes não são titulares, um deles no último ano de contrato e o Inácio nunca na vida tem perfil para capitão. Nem sei se o melhor capitão neste momento não seria o Fresneda, mas adiante.

Preocupa-me que o core de jogadores portugueses/ da formação diminua a cada ano e não vejo assim tanta malta da B a aparecer/ ser aposta, gostava de ver o Flávio e o Nel a ter minutos a sério, até porque o Ioannidis não é garantia de nada em termos físicos.

Outra questão é que gostemos ou não da “revolução”, o plantel até esta época ainda era muito o plantel do Amorim e isso não há volta a dar. O Amorim foi o pai desta equipa e marcou a vida e carreira de muitos deles e ninguém gosta da mesma maneira do padrasto… Prova disso também se viu que nas férias vários jogadores foram vistos com o Amorim, não que seja um problema por si só, mas demonstra a afinidade que existia e que é impossível de substituir, principalmente quando aparentam ser treinadores/pessoas muito diferentes.

Agora, temos uma cisão com esse passado e um plantel a ser construído para a tática do RB e, esperemos, com o dedo deste treinador

2 Curtiram

O ngp é estúpido mas não é burro e quer evitar um evento semelhante ao que o permitiu ser presidente do clube. Teres gajos contrariados e sem vontade no balneário, eventualmente dá merda e atenção que eu não concordo com a parvoíce de vender toda a gente por apenas 40 milhões.

2 Curtiram

Pelo que vi de algumas entradas, até digo que o Varandas até agora vendeu foi poucos…

2 Curtiram

Não apanhei as entradas dos jogadores, alguma novidade ?