Preparação Época 2025/2026

É aquela história da faca de dois gumes (ou legumes como dizia o Otávio Machado).

Se por um lado manténs o treinador, tens de formatar o plantel às sua ideias. Senão na altura devia-se ter optado por um treinador com uma tática semelhante à do Rúben.

Agora estamos numa fase em que nem somos carne, nem peixe.

Concordo com o que dizes. Mas por outro lado as rotinas do 3-4-3 que conhecemos também se irão desvanecer, pois o Borges treina diferente do Amorim e não está de todo familiarizado com a tática, eventualmente poderemos acabar a jogar mal e porcamente também neste sistema.

O melhor agora é termos esperança que o Borges tenha calo para meter a equipa a jogar bem no seu 4-2-3-1, senão estamos bem f…

Eu penso que a direção tem as mesmas dúvidas, e por isso ainda não venderam os jogadores incompatíveis com o novo sistema. Como bem salientou o @Akoshi parece haver algum receio em assumir a mudança tática.

Mas o problema é que para implementar o sistema 4231, é necessário fazer uma revolução no plantel. Não tens jogadores para terem rendimento neste sistema e tens outros em excesso para determinadas posições. Isso implica fazer inúmeras contratações e despachar meia equipa. isso jamais irá acontecer. Perante isto, acho que será de bom senso e minimamente inteligente não alterar.

Ontem fiquei com um grande melão. Não por ter perdido, não ligo a resultados de pré época ainda por cima com diferenças de tempo de preparação. Ontem vi novamente um grupo de jogadores,sem sentido,sem fio de jogo,sem ideias . 15 dias não vão chegar pra fazer nada . Os reforços, se vierem, vão precisar de tempo de adaptação . Acredito cada vez mais que o hjulmand vai sair … Fiquei mesmo desanimado .
Acho que nos falta gente do futebol na estrutura. Como alguém disse aí algures, tínhamos uma vantagem que estamos a perder que era tempo de preparação e estabilidade do plantel. Com esta ideia de novo sistema tático vamos andar pra trás uns meses…

Eu identifico três, Geny, Maxi e Quaresma. Poderá eventualmente haver mais algum, mas mesmo o Quaresma é possível adaptar ao 4-2-3-1. (Como lateral na minha opinião).

Agora faz falta jogadores para melhorar o plantel isso concordo, mas também fazia no 3-4-3. Faltam 5 jogadores para esta tática, mas não acredito que cheguem mais de dois ou três.

Entendo perfeitamente a tua ideia e concordo, mas teria que ser com outro treinador, tendo o Borges no comando acho difícil que voltemos ao 3-4-3, mais vale aceitarmos que vamos mudar o sistema e esperar que corra bem. O Borges fez um bom trabalho nas anteriores equipas onde esteve, mas mudar leva tempo.

Resta-nos aguardar.

Isso tudo é verdade, mas não me parece que aqui tenha tempo!

1 Curtiu

O problema do Sporting no mercado é o mesmo dos anos anteriores.

-O Sporting tem 2-3 alvos definidos.
-O mercado sabe que o Sporting tem 2-3 alvos definidos.

• O Sporting não se comporta de forma a mudar este padrão que permite a especulação fácil dos 2-3 alvos definidos, porque toda a gente no mercado sabe que o Sporting só quer esses e mais ninguém. Esta falta de poder de bluff faz com que depois os inimigos do Sporting - corjas ligadas às duas mafias rabolhas e dos porcos - ainda ajudem à festa.

O que é preciso é mudar o chip. Como é que se muda o chip? O Suarez já cá devia estar, ou outro avançado por 20-25 milhões. Ou o lateral-direito. Ou o avançado e o lateral-direito. Contratações relâmpago essenciais para o plantel e a lixar a cabeça a quem tenta lixar o Sporting.

O único drama disto se não vendermos o Gyokeres como é suposto: Tens uns milhões de deficit no relatório e contas. Paciência.

O que é importante é ter uma equipa competitiva, forte. Uma equipa competitiva, forte é que paga as contas todas. Mais cedo ou mais tarde.

2 Curtiram

se com gyokeres e harder precisamos de mais um ponta de lança, com a iminente saída do sueco, são necessárias 2 entradas para a frente de ataque.

5 Curtiram

Não vi o jogo de ontem, não tive possibilidade. Vou tentar ver hoje.

Sem isso, sabendo que pode-se arriscar e correr bem, penso que a nível de formulação do plantel:

Falta 1 GR para lutar pela titularidade e não 1 em que estamos sempre à espera que o titular não se lesione.

Lateral direito: não podemos ser um clube grande a testar um jogador a ver se serve ou não e na esperança que desenvolva mais cedo ou mais tarde.

Centrais: sem mexidas, a 2, Diomande e Inácio são titulares quase sem discussão.
Vendo as combinações possíveis, Quaresma-Inacio, Juste-Inacio, Debast-Inacio. Ou seja, provavelmente, um central esquerdino seria o ideal para concorrer com Inácio.

Meio-Campo: Kocho e Morten. Alternativas, deixam dúvidas. O Simões parece ter perdido o ascendente que estava a ter na época passada, mas dou desconto que ainda estamos numa fase física pouco definitiva.
Quanto ao Morita, parece-me que ainda estamos mais a lembrar-nos do que foi, do que aquilo que é. Algumas dúvidas em que esteja ao nível necessário para alternar entre alternativa e titular. Não vou pôr Bragança na equação porque em pouco tempo são duas lesões que acabam com a carreira de muito jogador.

Na frente, apesar de termos os nomes mais sonantes, acho que é o maior problema.
Harder ser titular é positivo, mas para já é só baseado na fé. Falta outro PL. Óbvio.
Pote, veremos como encaixa com 10 ou segundo avançado.
Nos extremos, estou preocupado. Penso que para o 4x2x3x1 são precisos extremos bastante resistentes, rápidos, com explosão e capacidade de jogar com os 2 pés. Trincão, tenho receio que seja prejudicado por este sistema, dado que é um jogador mais talhado para procurar movimentos para o interior do terreno.
Até ver, não temos extremo esquerdo. Os esquerdinos que temos, todos são melhores no lado direito.

Temos um plantel manco de algumas soluções e espero que, juntando à mudança tática, não esteja a existir um “encantamento” porque a moral está em alta pelas vitórias que vimos tendo.

É fácil verificar que um jogo menos bom, mal conseguido, uma derrota, é o suficiente para baixar o nível de confiança dos adeptos. Mas isso chegará também aos jogadores. Vivemos muito, também, por termos, quase sempre, grupos unidos e altruístas. Que se ajudam, que sabem enquadrar novos jogadores, uma boa família. É um dos elans que adoro no nosso clube.
Isso é simples nas vitórias. Quando forem postos à prova com dificuldades (e esta época não será só a falta do Gyo ou a mudança tática, mas também a pressão que irão fazer a todos os níveis para nos tirar da luta) aí se separarão os homens dos miúdos.

“ Burrice ou Teimosia? Um sistema que deu uma dobradinha e 3 campeonatos em 5 anos, um plantel claramente talhado para jogar nele, mas opta-se por mudar tudo…”

“Não é preciso ser um génio da tática para perceber que o atual plantel do Sporting está essencialmente potenciado para o 3-4-3. Ainda por cima foi esse sistema que deu uma dobradinha e 3 campeonatos em 5 anos. No entanto, Rui Borges começa esta época com a ideia de um 4-2-3-1 ou 4-1-4-1, mesmo não tendo laterais capazes de dar profundidade e desequilibrar (Fresneda não consegue fintar um cone, nem meter um cruzamento, Reis na esquerda idem), ou sabendo (pelo menos devia saber) que elementos como Geny e Quenda a extremos esquerdos não rendem 1/3 em relação a quando jogam a alas direitos, sendo que a zona central da defesa também tem essencialmente jogadores que querem ter liberdade com bola, além de que parecem perder referências sem bola por estarem habituados a ter um elemento ao meio.

Para complicar, ofensivamente (praticamente ainda não marcou nesta pré) esta ideia até limita mais e neste momento até se nota que a equipa nem tem grandes referências na construção e individualmente passar para este sistema também ia obrigar o campeão nacional a comprar vários elementos, como laterais e mais um médio e 2 extremos, sendo que já falta um extremo esquerdo de topo.”

Acho o mesmo.

Não acho que seja uma prioridade. Tornar-se-á uma prioridade com a saída do Franco Israel. Se ficar por cá o Franco, independentemente de gostar ou não do rapaz, acho que a questão acaba por ficar mais ou menos salvaguardada.

A questão do lateral-direito só é uma questão porque se pretende promover uma alteração táctica. Caso contrário, era premente despachar o Fresneda. Aliás, despachar o Fresneda deveria ser uma prioridade. O jogador continua a ter alguma cotação e não vai dar nada por cá. Mantém-se o Travassos.

Acho que o St. Juste está a mais. Se o objectivo for, de facto, alterar o sistema táctico, então, também acho que o Quaresma está a mais e acho que falta um central do lado esquerdo para concorrer com o Inácio.

Depende do jogador que chegue para a equipa B. Saindo o Morita é necessário acrescentar um jogador. Não saindo ninguém e dependendo do que mostre o Rayan Lucas, acho que a coisa pode estar fechada.

Saindo o Gyokeres, faltam 2. Não saindo, falta um. De preferência um jogador para fazer a ponte entre a equipa principal e a equipa B. Uma espécie de Fatawu. Um gajo que vai fazer uns jogos na 2.ª Liga e que aparece muitas vezes no banco da equipa principal e que vá somando uns minutos.

Falta um extremo esquerdo, independentemente do sistema táctico.

Dependendo do sistema táctico a utilizar, faltam, neste momento, 2 jogadores. Um extremo esquerdo e um PL. Se o Gyokeres sair, faltam 3 jogadores.

Faltam, depois, alguns jogadores para compor a equipa B e que dêem garantias na equipa principal.

Mudando o sistema para um que comporte 4 defesas, falta um LD e falta um DCE.

Depois, falta despachar alguns. O St. Juste tem de sair. O Fresneda também deveria sair, enquanto é tempo. O Biel deverá sair. O Esgaio tem de sair. Se for para evoluir para um sistema de 4 defesas, o Quaresma deveria sair também, idealmente, por empréstimo. Se for para evoluir para um sistema de 4 defesas, não faz sentido nenhum manter o Nuno Santos. Não me escandaliza a saída do Geny.

Qualquer pessoa que veja futebol há 2 dias sabe isso… Mas pelos vistos somos só nos .

O Problema é que não se sabe fechar ciclos, ficamos sempre agarrados a malta que nos deu muito mas cujo o teto maximo já foi atingido, a ambição não é a mesma, e cujo o potencial de venda já diminui drásticamente.

Diria que o caso do Pote é super preocupante, acho que não só perdeu intensidade como está com uma falta de acerto nas acções simples que me tira do sério, obvio que pode ser e é decisivo, mas era um jogador que já teria vendido, principalmente acima dos 40 milhões, falta-lhe dimensão fisica e isso é meio caminho para outros terem de correr por ele e levar a equipa para a frente, não é um problema, mas eu prefiria outro tipo de jogador, mais explosivo, e mesmo para substituir o Pote, um Ugalde que é semelhante mas mais forte/movel.

Juste, Fresneda, Israel, Matheus, Morita, Biel, na minha opinão seriam para vender, sendo que pouscos ou nenhum precisam de um substituto urgente, aplicaria-se o dinheiro das vendas e salários na compra de 2/3 verdadeiros reforços.

Não me opunha á venda de mais um central, excluindo o Diomande, e de um atacante entre Pote/Geny, na troca de um extremo explosivo de topo.

Bem sei que querem manter praticamente o mesmo plantel todos os anos, mas os jogadores ou evoluem, ou se mantém em alto nivel, e nao é que parece, neste plantel já há poucos cujo o nivel é claramente alto.

Sai o Gyokeres entra o Suarez
Sai o Hjulmand e entra o Tiago Silva

No mínimo da triplete
Excited Clown GIF by BuzzFeed

Circulam por aí notícias sobre o Morten e a Juventus…que o jogador quer sair. Alguém sabe se é fake ou existe algum fundo de verdade nisto?

Era só o que faltava agora..:person_facepalming:

Vieram porque se quer ver mais do Bruno Ramos e o Morita está lesionado, daí o Justo ter entrado na pré época

1 Curtiu

A mim preocupa-me que se desdenhe um jogador como o Pote que na temporada passada fez 1297 minutos e acumulou 6 golos e 6 assistências. Isto quando na anterior tinha feito 3607 minutos e tinha acumulado 18 golos e 17 assistências. Se formos mais para trás percebemos ainda melhor a importância do jogador. Que esteve lesionado, 2/3 da temporada, e que, naturalmente, está longe do seu melhor ritmo competitivo.

Acho que igualmente preocupante que se considere que podemos vender o Israel, o Matheus e o Morita e que nenhum deles precisa de substituto urgente. Efectivamente, o St. Juste e o Fresneda são vendas a fazer. O Biel idem, embora este precise de substituto. Agora, é evidente que saindo o Israel precisamos urgentemente de ir ao mercado. Saindo o Morita precisamos urgentemente de ir ao mercado. Saindo o Matheus Reis precisamos urgentemente de ir ao mercado contratar um substituto.

Não há troca a fazer no que diz respeito ao Pote ou ao Geny. O Sporting CP precisa de contratar um extremo esquerdo de topo, independentemente da saída de qualquer um desses jogadores. Se o Geny sair não precisamos de ir buscar extremo nenhum. Precisamos é de ir buscar um lateral-direito decente, uma vez que tal decisão significará uma defesa a 4. Se o Pote sair… Precisamos de ir buscar outro jogador para além do já mencionado extremo de topo.

Concordo com o encerramento do ciclo. Cada um é como cada qual. Para mim, o encerramento do ciclo do bicampeonato tinha culminado com a saída do RB. Mas isso é um “para mim”.

Eu não vendia o St. Juste, mesmo sabendo o histórico de lesões. É um defesa que tem a particularidade de ser muito rápido, pode ajudar a ter menos defesas quando procuramos recuperar um resultado, e é excelente também numa linha de três centrais. As suas características oferecem muita flexibilidade táctica.

As duas coisas :sad_but_relieved_face:

Não se trata só do histórico de lesões. Entre o histórico de lesões físicas e mentais e os constantes erros em campo… Não me deixam minimamente confortável em contar com um jogador assim. Faz parte dos casos típicos que são para deixar cair e partir para outra.

Já saíram 50 e entraram 100!

Só que não, nem o Sueco sai por este andar!