Preparação Época 2025/2026

Não sei se vão ter grande vantagem. Foi uma época desgastante e os lampiões não ver ter grande descanso. Entre o final da participação deles no mundial e o primeiro jogo oficial (supertaça), são 4 semanas onde tem que haver descanso e preparação rigorosa para o ano longo, vão ter um mês de agosto infernal com possivelmente 9 jogos.

1 Curtiu

Verdade, não irmos ao mundial é uma bênção.

Enquanto no plantel tivermos jogadores com a qualidade de Nuno Santos, Maxi, Catamo, Quaresma, Debast, St. Juste… sou contra a alteração do sistema de jogo…

Preparar o inicio da época na base do 3-4-3 com uma nuance tactica para o 3-5-2 nos jogos Champions…

era mais um 4-5-1…

Eu não sou contra a alteração do sistema de jogo se dermos as armas (jogadores) que o mister precisa. E mesmo para preparar o futuro, já se percebeu que esta táctica é extremamente difícil de olear, e existem muito poucos treinadores a conseguir usá-la com sucesso. Se continuarmos com esta senda do 3x4x3, quando o Rui Borges sair, terá de vir outro e adaptar-se? Não acho que seja o melhor a seguir. Acho sim que temos de fazer ajustes ao plantel, que nem acho que sejam assim tantos, para jogarmos em 4x4x2 - 4x2x3x1.

1 Curtiu

Começar por dizer que parte do sucesso da próxima época, é claramente ter mais do que um “craque” por posição, não depender apenas de 1 jogador chave nem sequer entregar todo esse peso a 1 só jogador.

Nesse sentido, o Igor Paixão era uma bomba daquelas, não sei é se custará menos de 25M, mas que era top era e era já um excelente passo para amenizar a saida do Gyokeres apesar de diferentes posições.

Ainda traria para além do EE, + 2PL sendo ambos capazes de jogar nas alas, Mikautadze, Rómulo, Kristovic, Ivanovic são opções que gosto, talvez por esta mesma ordem.

Espero que se carregue bem na frente, e depois no miolo, Mateus Fernandes era a minha escolha, sendo que faltará no futuro um outro médio, penso que Bragança dificilmente volta em condições, e acredito muito no Simões mas seriam na mesma, apenas 4 médios.

De resto estou descansado, apesar da conversa do ala direito que percebo e aceito, no entanto falta também uma alternativa ao Maxi de topo.

Gostaria de ver Rodrigo Dias, Muniz no plantel, Nel, Moreira entre outros na pré época.

1 Curtiu

Concordo, aliais o sucesso de um 11 para além do bom ambiente de balneário como o nosso, temos que ter qualidade. E qualidade temos tido nestes últimos anos..

Mas não podemos esquecer do banco, e esta época vi os como foi quando tivemos lesionados.. e claro lá está, toda a equipa tem que ter um craque no 11, o gajo que vai fazer a diferença, tirar um coelho da cartola.. é claramente o Igor Peixão era o tal.. 25 Milhões ? Sim por aí, mas ia valer cada cêntimo no final da época.

1 Curtiu

Sim o perfil humano é importantíssimo, logo por aí partimos com um grupo incrível.

Sim é exatamente o tipo de jogador que precisamos, e que sim vale á vontade os 25M, não sei é se ficaria por esses valores.

Declarações interessantes do Pep sobre o tamanho do plantel, mesmo após uma temporada com muitas lesões.

Os planteis não têm necessariamente de ser longos, os jogadores têm é todos de ter qualidade para jogar. Este ano colocámos quatro diferentes alas no lado direito (quenda/geny/ivan/esgaio), e depois não tínhamos um quarto médio (para duas posições!) ou uma alternativa ao pote. Se o plantel só tem 20 jogadores, temos de ser muito mais rigorosos na construção.

3 Curtiram

Malta, duas notas

A primeira e’ que Joao Muniz fara’ a pre-epoca. Dito pelo Pedro Sousa um destes dias.

A segunda diz respeito ao numero de aquisicoes e aqui e’ apenas aquilo que penso em funcao do que se tem passado nos ultimos 2 anos. Percebo que se queiram “planteis ideais”, mas tirem o sentido de adquirir 6 jogadores “de primeira linha”. Excluindo os dois ja’ conhecidos, Kocho e Allison, contem com apenas mais 3, substituto do Gyo incluido. Estes 3 jogadores deverao ter um custo aproximado de 50 a 60 milhoes e a loja fecha. Mais um ou dois da actual B, algum negocio de ocasiao, mas nao mais. A menos que saia mais algum “titular”. Ai, sim, havera uim substituto directo. Por isso, sugiro que distribuam bem as vossas apostas.

2 Curtiram

Também acho que vai ser mais nessa onda, mas aposto talvez até 4 reforços cirúrgicos e depois só negócios de ocasião/vendas extra

Pena se assim for.
Se queremos os tri, temos que ter mais ambicao que isto.
Para ja, tambem penso que para substituir Gyokeres vamos precisar de dois boms jogadores.
nao deixa muito lugar para reenforcar as posicaos mais debilitadas.

Dizendo isto, tambem sou contra contratar para contratar. os jogadores que vierem teem que ter uma qualidade indiscutivel.

O ponto principal é ver que táctica o Borges quer jogar.
Os jogadores que vão sair.

Eu vendo a adaptação que os jogadores já têm a este 3 4 3, e até ao que o Borges já viu da equipa, era continuar igual.

Ajustar as saídas, principalmente do viktor que vai ser difícil substituir, do que mudar tudo.

Uma opção para ir rodando com Trincão, e mais um médio.

Manter a espinha dorsal, Rui Silva, diomande, morten.

E a sair viktor, buscar um avançado que garanta 20 golos na liga.

O Sporting jamais pode repetir a gracinha das ultimas épocas, os planteis curtos… Repetir isto, significa que nada se aprendeu com esta época, é que nem sempre vai correr bem…

1 Curtiu

Para mim o plantel seria construído na base de um 3-4-3, e seria com base nesta linha:

Gr: Rui Silva, Israel e Calai.

AD: Quenda e Catamo

Centrais: Inácio, Reis, Diomandé, Muniz, Quaresma e Debast.

AE: Nuno Santos e Maxi

MC: Hjulmand, Kocho, Simões e contratação.

Extremos: Pote, Trincão, Alisson, contratação (deixava esta contratação dependente da pré-época, deveríamos testar o Paulo, Afonso e Flávio antes de fazer o investimento)

Avançados: Harder e duas contratações.

No fundo mais três a quatro contratações.

Nota: Faria investimento na equipa B em jogadores na linha do Fatawu e Plata, para serem alternativas na equipa A ou então vender mais tarde.

Isso na minha opinião seria insuficiente, tendo em conta que se tudo correr bem ao Sporting, como desejamos, a equipa vai fazer cerca de 60 jogos oficiais, mais 5/6 de preparação e os jogadores internacionais mais uns 8/10…

O Sporting em média, das ultimas épocas, tem tido no máximo 14/16 jogadores com qualidade para serem titulares, com este quadro competitivo, esse numero tem que passar para 18/20 no minimo e ter um plantel ali muito perto dos 30 jogadores…e mesmo assim não seria imune a um onda de lesões como tivemos esta temporada.

Passamos mal com a lesões mas, mesmo assim, aquilo que aprendemos de mais importante foi que, tudo junto, fomos bicampeões 70 anos depois.
É a nossa melhor fase em 70 anos e aconteceu porque fizemos poucas contratações mas muito bem feitas de jogadores muito caros e valorizáveis.

É impossível fazer 7 ou 8 grandes contratações por ano.
Não temos dinheiro e/ou scouting para isso.
E nem devemos querer fazer grandes revoluções no plantel.

A pior coisa que podemos fazer é ser irrealistas e acreditar que com pouco dinheiro podemos contratar 7 ou 8 craques.
Essa foi a lógica dos incompetentes que durante 40 anos ganharam zero.

1 Curtiu

Tudo certo…mas agora até o Guardiola, a fonte de inspiração do Amorim para ter planteis curtos, já veio avisar que não pode continuar asim…

Ele que faça o que ele quiser no clube rico onde está.
Eu mudei a minha política e comecei a ganhar Campeonatos uns atrás dos outros.
Vou voltar à merda irrealista do passado onde contratava 8 ou 9 gajos fracos por ano e não ganhava nada?

Temos acertado em contrações de valores mais elevados, e falhado em muitas de valores mais baixos.
O Sporting já vendeu quenda, essugo mais entrada na liga campeões, não estamos assim tão aflitos de dinheiro para vender mais jogadores.

Acertar num viktor ou morten para esta época é gastar 20 milhões, ou seja o valor do essugo mais coisa menos coisa.

Tenho confiança em quem descobriu estes dois Tire mais um coelho da cartola.