Preparação Época 2024/2025

MC é uma posição para a qual iniciamos a época com falta de jogadores, apenas 3 para 2 posições… o Pote já se percebeu que é um desperdício jogar ali.
Infelizmente nos últimos jogos apenas tivemos 1 dos 3 médios disponíveis.
Com a saída do Mateus e do Essugo deveríamos ter arranjado alguém para a posição, acho que é um setor que necessita urgentemente de um reforço de qualidade.

Com o novo sistema um LD também me parece algo importante, já na esquerda sem Nuno Santos e agora sem o M Reis (que sempre me pareceu curto para titular de um SCP) era bom arranjar alguém para lá até porque para este sistema já não me parece fazer tanto sentido jogar lá o Araujo.

EE com Quenda e Araujo (se viesse um LE) acho que não é de todo a posição onde precisamos mais de reforço.

Já colmatámos o problema da baliza (vamos ver).

Resta saber quanto dinheiro sobra para as restantes posições…

Dá pra melhorar? Dá. Mas só contratava um extremo esquerdo e um lateral direito titulares.

No próximo ano vamos ter o regresso do Essugo, e o Debast já vimos que dá pra desenrrascar ali.

GR: Rui Silva, Israel
DD: Fresneda, Quaresma
DC: Juste, Diomande, Inacio (Quaresma e Debast podem jogar aqui)
DE: Maxi, Matheus
6: Hjulmand, Debast
8: Morita, Simoes
10: Pote, Bragança
ED: Trincao, Geny
EE: Quenda
PL: Gyokeres, Harder

A prioridade continua a ser um extremo esquerdo. Tambem deviamos continuar a tentar trocar o Fresneda por um lateral com perfil mais ofensivo

Não tenho dúvidas que o Hjulmand na frente marcava golos, mas o nosso 2o PL é o Harder @Mordanda :sunglasses:

Posto isto acho que faltam medios / extremos á esquerda e á direita (recuar o Geny em jogos em que somos favoritos).

1 Curtiu

Visão avermelhada.

1 Curtiu

Extremo de pé direito para mim era a prioridade. Se for possível meter o Edwards num negócio melhor ainda.

2 Curtiram

E também regressa o Nuno Santos.

Sinto que o plantel com um ou dois retoques e poderia ficar muito interessante.

1 Curtiu

Eis o que devíamos fazer:

ED (de pé esquerdo):
Trocar Edwards por Morgan Whittaker:

No ano passado, na 2ªliga inglesa (de onde veio o Gyo), participou em 27 golos.

EE (de pé direito):
Contratar Borja Saiz:

A meio da época, na 2ªliga inglesa (de onde veio o Gyo), já vai com participação em 18 golos.
Aviso já que este gajo vai ser jogador de top!

Serão 2 extremos mágicos, com provas dadas na 2ªliga inglesa e jovens.
Perfeitos para transformar os nossos corredores em locomotivas e dar retorno financeiro no futuro.

Melhor época do Gyo na 2ªliga inglesa: participação em 31 golos
Melhor época do Morgan Whittaker na 2ªliga inglesa: participação em 27 golos
Borja Saiz a meio desta época na 2ªliga inglesa: participação em 18 golos
Mas o Gyo é PL e os outros são extremos!
É disto que estou a falar…

Com 20/25ME (no máximo), podíamos operar esta transformação nas nossas alas.
Nem quero pensar no que seria estes 2 meninos a receberem passes longos do Debast e a ficarem com espaço no último terço para explorar contra equipinhas do tugão…

Pena o Viana estar ocupado com o City e não ter tempo para resolver os problemas do clube que lhe está a pagar em Janeiro…

3 Curtiram

Lol

Mas também digo uma coisa:
Isto era o ideal.
Sacar um ED num negócio basicamente por troca com o Edwards.
Sacar um EE por compra.

Mas se não for possível usar o Edwards como moeda de troca, então mais vale focar mesmo apenas na contratação do EE.
Mais vale contratar um EE craque e investir uma nota nisso do que estar a contratar 2 extremos mais fracos com o mesmo dinheiro.
Tentemos respeitar a regra de só investir em gajos de qualidade acima de qualquer suspeita e valorizáveis.
Sempre defendi esta ideia e foi quando começámos a fazer isto que saímos da cepa torta…

5 Curtiram

Entendo perfeitamente a troca do Fresneda.

O que para mim n faz sentido é investir qq coisa como 10M por um lateral e depois emprestar o Fresneda e colocar OC de 10M por ele.
Para mim o Fresneda a ser emprestado não deve ter OC, ou tem os contratos da moda obrigatoridade de compra ou então não devemos dar OC

Ok.

Mas dos 4 jogadores da linha da.frente, tens 3 aceleradores de jogo:
Geny
Trincão
Quenda

Se incluires Nuno Santos, dos 5 da frente, tens 4 aceleradores de jogo.

Só tens 1 pensador de jogo. O que vier, tem de pensar mais do que os 4 que cá estão, tipo Pote, ou o Otavio que foi para o Al Nassr, ou tipo Bruno Fernandes…

1 Curtiu

e esses são todos esquerdinos. Tem de vir um destro tipo Pote mas pra extremo.

Nem o Trincão nem o Quenda são puramente aceleradores de jogo, no caso do Trincão então é mesmo zero.

Ou se o Gyokeres ficasse era um avançado como o Firmino e o Gyo a atacar a baliza a partir da esquerda para dentro que é o melhor movimento dele.

Contando todos os jogadores e as possíveis posições ondem podem jogar e excluíndo o Nuno Santos, que é o único jogador que está 100% de fora esta época, penso que estamos a um LD e a um EE titulares de caras de ter um plantel até bastante decente. O problema é que estes 2 jogadores, que eram essenciais, nunca mais chegam e possivelmente nem chegarão e acabam por hipotecar as nossas hipóteses de almejar outros voos, especialmente na europa. Teríamos de despachar o Edwards e o Fresneda (apesar do potencial, 10M é incrível para o que o jogador vale de momento) e mesmo assim não sei se conseguiríamos chegar ao calibre dos jogadores que precisávamos.
Algo como:
GR - Rui Silva
LD - (Contratação)
DC - Diomande
DC - Inácio
DE - Maxi Araujo
MC - Hjulmand
MC - Morita
ED - Quenda
MOC - Pote
EE - (Contratação)
PL - Gyokeres

Era muito bom. Mas estes 2 tinham de vir para ser claras mais-valias e não serem cópias dos Pontelos e dos Kobas doutros mercados de Inverno.

Isto a juntar a Quaresma, Debast, St Juste, Reis, Bragança, Trincão, Geny e Harder, permitiria não descer imenso o nível na rotação.

1 Curtiu

Continuo desconfiado que o resultado com o Bolonha ditará se o Sporting CP avança ou não com algumas contratações. Veremos é se essa espera não conduzirá a que o Sporting CP seja irremediavelmente afastado das competições europeias e coloque em risco o próprio campeonato.

O mercado de Janeiro não deveria servir para grandes alterações no plantel, mas a verdade é que se exigissem várias. A começar pelas saídas, é urgente tratar da saída do Israel ou do Kovacevic. É necessário encontrar uma solução para o Esgaio e para o Edwards. Era importante vender o St. Juste.

É absolutamente necessário encontrar uma alternativa para lateral direito. Essa alternativa não passa pela saída do Fresneda. É necessário contratar, pelo menos, um extremo de pé direito. Não me incomodava que o Sporting CP fosse ao mercado por mais um médio-centro e um outro extremo. O Sarabia por empréstimo seria uma boa adição ao plantel.

2 Curtiram

Só após 29Janeiro, porque senão vais com o Callai no banco.

Esgaio sai mais barato pagar para o levar do que o ter cá.
Edwards emprestar para ver se valoriza em algum lado na 2a metade da época. Vender agora é um mau negócio, não parece haver alguém de jeito queno queira.

Para sermos realmente competitivos era isso mesmo que devia acontecer.

Tenho a mesma ideia, na próxima quarta vamos decidir se avançamos para contratações ou não