Aparentemente, nem nesses jogadores, nem em mercado nenhum…
O Real Madrid e Liverpool, por exemplo,tem jogadores competentes nas 3 posições da frente, o que permite ter um plantel curto em rotação média/alta constante.
Mas sem esse tipo de jogadores, não se pode ter essas ilusões (ainda que tenhamos projetos que podem la chegar mas ainda estão a 1 época ou mais de lá chegar).
Por ultimo eu gosto do mercado italiano. Lá defendem muito e bem, por isso os blocos baixos e taticos do tugao não assustam, não sei como não vêem vantagem nisso…
Em mercado nenhum não será assim. O Sporting já meteu mais de 20 milhões em transferências. Na época passada foi buscar a Inglaterra, Espanha e Itália, nesta até agora apostou noutros.
Em termos de jogadores com diferentes dinâmicas, já estivemos mais longe. Com esses, a coisa compunha-se.
Talvez aqui fique melhor enquadrado.
Tudo isso é óbvio. Por isso é que o resultado depende muito do que o jogador faz. Nenhum dos extremos é realmente um extremo. Eu até não gosto nada de usar esse termo, exactamente porque remete para um conceito de jogador de linha. Lá na frente não o são.
Exactamente por isso preferia jogadores como o Nuno Santos na ala. Aqui mais acima até tens dois que são (na ala), 2 em 1, já que sobrem pela linha, mas também o fazem por dentro, permitindo variabilidade de movimentos com os pontas direito e esquerdo. Na defesa, mais jogadores no centro, seja com 2 avançados, seja com 1 e 2 médios ofensivos/pontas ligeiramente atrás (a forma de pressionar depois ajusta-se às ideias do treinador e posicionamentos dos elementos atrás.). E também nunca implica que se deixe de ver o defesa desse lado subir, como vimos na época passada.
No fundo, acho que (que percebo pouco disto) que aumentam as opções.
As diferenças entre extremo, ala e lateral são os treinadores que as criam, mas são os jogadores que as interpretam. E alguns são capazes de serem alas ou laterais, outros não. O Porro nunca foi um lateral. Sempre que o teve de ser, falhou. E ninguém é mais fã do tipo que eu. Mas não é lateral.
Aqui acima tens dois gajos, um sugerido por mim, outro pelo @Leão_Dias, que são capazes de desempenhar diversos papéis em campo. Não teoricamente, já o demonstraram. O Saelemaekers ao longo da carreira já foi um ala direito de linha, um ala direito interior, um extremo esquerdo a quem era pedido que atacasse muito ou outras vezes que defendesse muito. Já nesta pré-época passou por 3 posições diferentes (extremo esquerdo, extremo direito e lateral direito) e deu muito boa conta de si em todas. O Zalewski é um medio ofensivo de formação, pé direito, que resolveu a ala esquerda da Roma de Mourinho. Pé esquerdo nada cego, na ala é rapidíssimo, é muito vertical, não tem problema em jogar por dentro e facilmente pode também jogar na posição atual do Pote, porque de base é o que ele é: um médio ofensivo de pé direito.
Mais do que o que lhes chamamos, olhamos ao que podem fazer. Não na onda do JJ, de transformar um jogador (que na maioria das vezes falhava), ou como o Amorim já tentou com alguns contratados, mas sim olhando ao que já fazem.
Esses 2 jogadores eram importantes para aquilo que o Sporting deseja, ou para o nível que pretende alcançar. Equipas que jogam assim têm precisamente nas alas bons jogadores nesse papel o.que faz o sistema funcionar.
No nosso caso acho também que apenas N.Santos desempenha o papel à “altura” do que é preciso para funcionar.
Com estes “problemas fisicos e dos acontecimentos de Aveiro com a adepta” não sei se vamos ter N.Santos tão cedo ao seu melhor nivel.
Assim, serão as alas o mais fraco sector em comparação com os restantes, num “novo” modelo que exige ainda mais das mesmas.
Com a redução de.alguma massa.salarial que houve, a saida de Fresneda, Esgaio e abdicando de um jogador da frenre.do lado direito, podiamos conseguir com.algum esforço aterrar estes 2.jogadores, nem que um deles fosse emprestimo com opção de compra (o do Milan avaliam-no agora em 20M€. Eu oferecia 4M€ emprestimo com opção de compra + 16 ou 17M€). O da Roma sai por 12 a 15 M€, é vender Fresneda e Esgaio e meter mais uns trocos.
Ficava uma Senhora Equipa.
Com 1 PL:
Gyo/Fotis/RR
MOfesq: Pote/Edwards
MOfdir: Trincão/Quenda
Com 2 Avançados:
AV1: GYO/RR
AV2: Fotis/Quenda
MO. Pote/Trincão
Ala Direita: Saelemaekers/Geny
Ala Esquerd: Zalewski/N. Santos
(Possibilidade venda Edwards dada versatilidade dos alas)
neste momento e ainda faltam 3 semanas para o fecho do mercado, ou realmente vamos buscar mais 2 /3 reforços, e pelo andar da carruagem duvido e vamos andar a penar mais para a frente ate chegar o mercado de inverno e a direcçao e mesmo o RA perceber que a equipa é realmente curta, ou entao, temos a sorte / milagre de ninguem se lesionar e o RA “calar” todos e os miudos virarem super craques , o nel , travassos, RR, e ainda incluo o quenda mesmo ja o acompanhando ao tempo e sabendo o que vale , mas que a certos niveis tacticos precisa de melhorar bastante e vai o fazer, agora é esperar para ver
aguenta coração, hoje la estarei a dar o meu apoio, siga
Não sei. Com a entrada do Emerson, começa a ser concorrência em demasia. Como extremo esquerdo não me cheira que tenha lugar, na lateral deixa de ter espaço… Ele tem estado bem, mas só o vejo na direita do ataque e vamos ver se as entradas para o meio-campo não empurram concorrência para esse lado.
Aqui no final deste vídeo é interessante como as opções para o ataque são influenciadas pelo modelo adoptado desde tras.
Bem sabemos que ao dia de hoje e até ao fecho do mercado na teoria até podem chegar seis ou sete reforços (não vai acontecer obviamente).
Mas honestamente sabendo o que sei hoje nesta altura já me dava por satisfeito se Coates e Paulinho tivessem permanecido e o único reforço de mercado tivesse sido uma aposta forte num bom guarda-redes.
A isso juntávamos a juventude da formação (Quenda, Ribeiro e Fernandes) que daria pelo menos uma maior profundidade de opções no plantel.
Não sendo isso suficiente para uma época onde existe Champions é certo, mas trocava de bom grado esse cenário pelo mercado que fizemos até ao momento. Mas trocava fácil mesmo.
Sentia-me mais seguro nesta altura sem duvida.
Mas se calhar adiavamos o problema 1 ano.
Acho que lá para Setembro todos teremos mais clarividência nesta análise.
Eu gostei muito do Diomande ontem no centro da defesa.
Sei também que se Ioannidis vier e resultar ou não resultar (é grego não se esqueça), fará muita diferença na análise que vamos fazer a isto tudo.
O Saelemaekers era bem sacado ou emprestado. Ainda por cima, podendo amortizar a dívida do rato Leão, era uma questão da direcção se empenhar nisso.
Isto foi o ano passado:
Saelemaekers/N. Santos na Ala Esquerda.
Quenda e Geny na Ala Direita.
Sendo que Saelemaekers tem uma polivalência muito boa para quem quer um plantel curto…
Acho que não vem ninguém para a ala se não vier o Chiquinho ou alguém semelhante. O Saelemaekers quererá ser titular e não nos vejo a jogar com 2 alas interiores, sendo que na direita não temos um Nuno Santos e o Quenda e o Geny têm dado bem conta do recado.
Em adição a isto o Amorim, e bem, vai sempre querer alguém como o Matheus Reis e o Fresneda/Esgaio no plantel, ou seja, alguém que consiga ser LE a defender a 4. O Inácio não tem a capacidade que o Quaresma e o St Juste já demonstraram neste aspeto portanto vamos precisar ou do Matheus Reis ou de alguém semelhante na esquerda.
O Chiquinho parece-me ter o perfil que precisamos e vontade de integrar o plantel tanto a fazer esse papel de ala direito interior como a jogar no lugar do Pote, sendo que se chegar outro avançado vão haver muitos jogos em que entre Pote, Trincão e Edwards só jogará um de início.
Tendo isto em conta, ou vem alguém relativamente low profile para essa posição ou não vem ninguém, e não acho mal. No passado recente, entre Arthur, Pontelo, Koba e Slimani nenhum jogador dos que veio para “compor o plantel” conseguiu vingar e acho que o Amorim tem isto presente.
A meu ver, só falta um PL que tenha qualidade para substituir o Gyokeres ou para jogar com ele, se vier o Ioannidis, excelente. Caso contrário traria na mesma alguém, porque o plantel atual é de facto curto, mas não nos vejo mesmo a trazer 3/4 jogadores. Há sempre o Rodrigo Ribeiro, no qual acredito, mas não sei se será suficiente, e não quero correr o risco de chegar a Março ou Abril com o Pote e o Gyokeres rebentados.
A chamada “janela do mercado” ainda vai estar aberta até fim de Agosto, e é bem expectável alguma(s) “mexida(s)” no plantel ainda vir(em) a acontecer, mas para já o plantel que temos deixa algumas certezas e algumas dúvidas.
A principal certeza é que enquanto o Gyokeres equipar, jogaremos pela vitória em todos os jogos do campeonato português. O seu impacto no plantel é dessa dimensão.
Na “defesa” (que na época anterior já não era muito famosa, sendo a mais batida dos 3 grandes e a anos-luz da defesa do primeiro campeonato da Era Amorim), a coisa está interessante e com bastantes interrogações.
GR: saiu Adan e contratamos o Kovacevic. Este AINDA não convenceu. O Israel também não foi lá essas coisas o ano passado…
A saída de Coates é complicada. O Diomande (jogador mais “talhado” para o substituir no centro da “defesa a três”) não está a evoluir como previsto. O Inacio é bom jogador, mas parece-me que não chegará a ser um GRANDE jogador. Mas é um valor seguro. O St. Juste, mais uma vez, anda com problemas de lesões. O Quaresma tem cumprido. O Debast, ainda é cedo para avaliar (mas até agora, nada de especial).
Teremos assim um “trio” de Inácio/Diomande/Debast ou Inácio/Diomande/Quaresma. Nada de muito especial.
Na ala direita, temos um novo “caso Vinagre”. Fresneda não ganhou o lugar ao Geny o ano passado e a esta data parece que estará também atrás do Quenda como opção para o lugar.
Pensar em Geny/Quenda como ala direita não dá grandes garantias defensivas. Mas ofensivamente poderão ter bom impacto. Será esta dupla que vai ser a aposta de Amorim? Se assim for, quer Fresneda quer (obviamente!) o Esgaio não têm lugar no plantel…
Na ala esquerda, novamente Nuno Santos/Matheus Reis. Serve.
No meio campo a coisa está composta. Mortem, Morita, Bragança e Mateus Fernandes para dois lugares. E Pote pode ainda jogar no meio campo. Gostaria que tivéssemos um médio defensivo mais “puro” como suplente do Mortem, para entrar quando fose necessário “fechar” o meio do terreno, mas admito não ser uma prioridade.
À frente, na esquerda Pote (sei que não é jogador consensual, mas para mim é o nosso segundo melhor jogador e um perfeito “escudeiro” do Gyokeres), sem alternativa que se veja, e na direita, Trincão e Edwards. Já não vejo o Nuno Santos a ser alternativa ao Pote para o lugar, pelo que faltará ali alguma coisa - poderá o Afonso Moreira “chegar-se à frente”?
O nosso banco é fraco em alternativas ofensivas. Precisamos, obviamente, de alguém para compensar a saída do Paulinho. E o Rodrigo Ribeiro, que no máximo deveria ser o TERCEIRO avançado, ainda não provou nada. Ficaria muito mais confortável em ver no banco dois avançados do que dois GR (como aconteceu várias vezes no ano passado) ou dois DD/AD (como aconteceu nos dois jogos oficiais desta época).
O ano passado tinhamos Bragança, Edwards e Paulinho no banco para mexer ofensivamente na equipe/no jogo. E já me parecia pouco. Este ano temos Bragança (ou Morita) e Edwards. E não temos o Coates para as bolas paradas ofensivas…
Os próximos tempos vão ser interessantes…
SL
Salaam Aleikum precisam vocês…
Nunca mais é Novembro para sair o FM…
Mas o leão não foi já pago?
Boas gostava de ir com o meu irmao à porta da Academia pedir autografos e fotografias com os jogadores.
Alguem sabe a que horas sao os treinos?
Eu fui lá a primeira vez quando começou esta época. Era meio dia e apanhei o N.Santos Gyo na saída a dar autografos dentro dos carros.
Pareciam muito simpáticos, não fui lá que estava em trabalho e não estava sozinho, mas parecia tranquilo estavam lá muitos miúdos…
A ser perfeito ainda vendia o Edwards para arranjar uma alterativa para extremo esquerdo que só temos o Pote e trazia o Youssouf.
De resto o Ala esquerdo e o Avançado parecem vir mesmo.