Preciso de uma imagem e pago por isso!

Olá boa tarde. Para quem ainda não me conhece, o meu nome é André Pereira e tenho 22 anos. Desde os 16 que escrevi vários livros, mas até agora ainda não tenho nada publicado, porque nos últimos 5 anos as editoras têm adiado a publicação devido a vários pormenores. Até que há cerca de 4 meses me deram a confirmação que não tinham fundos suficientes para investir num jovem escritor desconhecido. Todas aquelas a quem apresentei o meu trabalho gostaram e fizeram críticas positivas, mas para além do apoio da câmara municipal e os fundos da própria editora pediam pelo menos mais 2 apoios para uma primeira edição que não excedia os… 1.000 exemplares. Sinceramente não sei qual o custo que têm numa edição comum, a verdade é que para além de todos estes obstáculos a minha percentagem de direitos de autor era humilhante.

Agora estou a tratar do projecto sozinho e preciso de capa para o meu primeiro livro. Pago 20€ (na mão ou por transferência bancária) pela imagem/desenho selecionado ou coloco um agradecimento especial no livro com o nome da pessoa em questão (deixo ao critério do vencedor). Aceito um número ilimitado de propostas da mesma pessoa. Para mais informações (nomeadamente pequenos pormenores acerca daquilo que procuro na imagem) é favor contactar: contact.andrepereira@gmail.com

Coloquei igualmente um anúncio no facebook e a quem estiver disponível para ajudar agradecia que compartilhassem o anúncio que fiz pelos respectivos contactos, seria uma forma de divulgar a mensagem. Isto é realmente importante para mim, de outra forma não faria pedidos públicos.
Aqui deixo: [url]Redirecting...

Neste momento o texto do pedido foi a minha penúltima publicação.

Obrigado desde já pelo tempo e atenção.
André Pereira.

[glow=greenyellow,2,300]SL[/glow]

Não leves a mal, mas por 20€ ninguém se deve dar ao trabalho :mrgreen:

btw, que tipo de livros escreves?

Tou a ver que temos um fórum muito prolífico no que toca a produzir aspirantes a autores.

A não ser que procure uma montra. :inde:

:arrow:

20€ é pouco, pessoalmente gostaria de dar mais. Agora o que é certo é que é o primeiro livro, ainda não sei o valor do mesmo quando sair e a minha percentagem de direitos de autor, apesar de ser o dobro que me ofereceram no passado continua a não ser nada de especial. Não quero colocar a fasquia demasiado alta para depois ser eu o prejudicado. Se correr bem, da próxima colocarei um valor mais cativante. Mas para já não me posso estender mais do que isso, até porque tenho que pagar outras coisas do meu próprio bolso para além disso…

Eu já escrevi vários, incluindo contos e romances. Este é de fantasia, do género Harry Potter. :slight_smile:

Acredito que o dinheiro não abunde. Mas, muito sinceramente, para dar só 20€ mais vale pedir por favor a alguém e meter só dedicatória no livro. É que até parece mal estar a pagar só 20€ por uma imagem capa de livro ::slight_smile:

Podes, por exemplo, oferecer uma % qq dos teus lucros ou algo do género. Sempre é mais atrativo…

edit: ah, e quando sair o livro avisa aqui a malta :great:

Póvoa, sem saber ao certo o que pretendes fica difícil, mas podes ver se existe algo que te sirva aqui:
[url]http://s892.photobucket.com/albums/ac128/JanglinJack/[/url]

se quiseres usar alguma coisa, podes usar à vontade. só te peço que me avises caso o faças, de resto não quero dinheiro nenhum.

agora, o ideal seria indicares bem que tipo de imagem pretendes. assim fica mais fácil ao pessoal saber se pode ou não participar com algo que até já tenha feito, ou pensar em fazer algo «à medida».

já agora, dou-te os parabéns por ires editar um livro. não deve ser mesmo nada fácil para um tipo da tua idade conseguir tal feito. é um sinal muito forte de que tens realmente talento.

:arrow:

True story :great:

Desejo-te toda a sorte do mundo , que o teu sonhe se realize :great:
Depois diz qualquer coisa :great:

Por certo não estarás à procura de um trabalho muito profissional para a capa… Senão terias que pagar 50 vezes mais (e já estou a ser generoso).

Que tipo de imagem pretendes? Uma foto? Ou algo desenhado? E qual o tema da imagem?

PS:

:arrow: :clap:

Agradeço-te a disponibilidade, no entanto pelo que vejo não há nada que possa usar porque as paisagens não se assemelham às do livro. A minha ideia seria mais photoshop ou até mesmo desenho, para dar outro ar ao livro, dado que é um livro de fantasia e não uma história real…

Deixo aqui pontos mais relevantes da história que poderiam dar uma bela capa:

  • Um ou mais ceptros. (um cabo de madeira com ± 50 centímetros com uma bola de cristal que emita um brilho verde ou azul no topo);
  • Globlins;
  • Um feiticeiro negro;
  • Dragões;
  • Dois adolescentes (caso se escolha esta opção terão que ser personagens fictícias, não fotos. Um loiro e outro moreno. Ambos de cabelo encaracolado ou ondulado. Convinha igualmente acrescentar algum dos outros pontos para que seja cativante).

Então é assim… esses dois adolescentes são os protagonistas nesta história de magia onde os ceptros são as suas “armas”. Os Goblins e os Dragões são algumas das criaturas usadas pelo Feiticeiro negro para espalhar o terror. Se houver interessados que desejem acrescentar uma paisagem de fundo à imagem há duas significativas: um terreno montanhoso com aspecto digno de filme ou uma floresta espectacular com um rio límpido e/ou casas de madeira por todo o lado.

É vago mas uma forma de não limitar o trabalho dos designers. Só dar largas à imaginação.

Alguém que saiba mexer no photoshop é capaz de fazer uma imagem em poucas horas. O livro não leva tão pouco tempo assim e o dinheiro não será garantido, ao contrário da imagem. Se vender ganho, se não ganho.
A minha ideia não é dar apenas os 20€ iniciais, mas também não será por %. Consoante a qualidade da imagem e o número de vendas do livro pode ser que se acrescente algo mais.

Volto a dizer, percebe-se perfeitamente que não tenhas mais para dar. No entanto, por 20€ mais vale não dar nada e pedir só o favor…

É o mesmo que ires a um restaurante, pagares 15€ pelo almoço e deixares uma grojeta de 10 centimos. É tão pouco que mais vale estar quieto :great:

De qualquer das formas, tenho um amigo que é impecável a fazer cenas destas. O gajo agora trabalha e anda com menos tempo livre, portanto não sei se está interessado no teu “trabalho” ou não. Mas fica aqui o site dele, caso estejas interessado (aproveito e faço publicidade ao rapaz :mrgreen: ): [url]http://ricardocorreia.objectivemac.com/[/url]

para design não tenho jeito, mas, uma coisa, o normal em direitos de autor é entre 5% e 10%, estavam a oferecer-te menos que isso?

1000 cópias para 1ª edição de um autor novo é normal. Para autor consagrado em geral pode ir a 5000, só se fores o Saramago depois do Nobel é que arriscam mais!

Ou seja, pensa bem se não te estariam a oferecer algo de normal! Duvido que alguém te fizess elogios e te quisesse humilhar, antes pelo contrário! Não têm necessidade nenhuma de dizer que és talentoso, como tal se o fazem é porque é isso que acham, e se acham não vão tentar mandar-te abaixo! As dificuldades de que falas, infelizmente o mundo está assim mesmo para toda a gente e em todos os ramos.

Não, a primeira oferta foi de 10% se a memória não me falha. Eu quando disse que era uma percentagem humilhante não digo que fosse intenção deles o fazerem, é o que eu penso porque o autor é que tem o trabalho todo para receber 1/10 do valor do livro? Acho incorrecto, mas isso é apenas uma opinião, não era minha intenção dar a entender que tentaram algo de ilegal comigo, porque sei que não o fizeram. Estes anos todos fui acompanhado por um escritor que já publicou N obras e ganhou prémios literários, quer em Portugal quer no estrangeiro. Vejo esse senhor como um amigo e dado que foi ele que me colocou em contacto com todas essas editoras, dizendo que estava a ser enganado não estaria a pôr apenas a editora em causa como deves compreender.
Em relação ao número de exemplares na primeira edição começou por se falar em 1500 e foi baixando até aos 500. Da última vez penso que até falaram em 350…

Sou designer, ilustrador e paginador. Por isso permite-me dar uns conselhos.

  • Não ofereças quantias tão baixas como fizeste. Tal como disseram e bem, trata-se de um trabalho muito mais valioso do que meros 20 euros, que no meio disto tudo acaba quase por “saber” a esmola. Seria preferível apelares por uma ajuda sem custos sendo que depois poderias considerar em dar algo.

  • Tens de ter em atenção que são poucas as pessoas capazes de satisfazer o teu pedido. Uma coisa é alguém ter uma noção mínima de photoshop, tendo habilitações para fazer umas montagens, avatar, signatures, etc, outra é haver pessoal habilitado para fazer uma capa.

É preciso ter noção de qualidade de imagem, cores, impressão e muitos outros requisitos técnicos (como o corte, medidas, etc), sem esquecer da forte possibilidade de haver necessidade de recorrer a bancos de imagem, porque nem todas as imagens com qualidade são gratuitas ou estão disponíveis para serem comercializadas por terceiros.

E ainda terão que ter noção mínima de como preparar uma imagem que leve texto, sendo que a introdução do mesmo não é feito a “gosto”, pois requer certas normas específicas.

Com isto recomendo-te outro caminho do que vires propriamente a um fórum generalista. Tenta fóruns de design, escolas profissionais de design, quiçá uma ou outra universidade.

É que aí poderás encontrar pessoal habilitado mas sem experiência, que procure iniciar ou reforçar o seu portfólio. O trabalho é árduo, mas sempre enriquece o cv de quem só agora se inicia na área.

Espero ter ajudado.

Tenho a ideia de o fazer nos próximos dias assim que conseguir um tempo para me organizar. Em relação ao valor já se falou nisso… A minha ideia até era mais o reconhecimento no livro pela capa, o que, independentemente do valor do livro, pode ajudar a dar nome ao designer. Quem estiver em contacto com o livro basta abrir a primeira página e vê o agradecimento especial (tal como a nota de edição).

vê bem que te ofereceram algo de normalíssimo… uma conhecida minha com provas dadas, e apoio do Programa Ler Mais, deram-lhe 8%.

Podes argumentar como quiseres em relação ao “trabalho todo”, mas não vais mudar o mundo. Para além disso, sem patrocínios e apoios, o risco todo é do lado da editora: tem que investir tempo das suas pessoas, que é dinheiro, e mais dinheiro para produzir, imprimir, e distribuir o livro. Para autores novos, o risco é muito elevado porque a maioria não vende. E tens ainda o lucro dos livreiros.

Quando conseguires editar um primeiro livro, e tendo sucesso, no seguinte consegues melhores condições! Portanto, o meu conselho é que, se não tiveres um patrocínio que pague parte das despesas decorrentes da edição, tudo o que seja acima de 5% é de aceitar, e deixa os pruridos de lado. O que queres é que as pessoas te leiam, e o mais difícil é começar. Sendo bom e tendo sucesso, é aí o teu começo!!!

Muito importante, muito mais do que os 5 ou 10%, é o apoio que a editora te pode dar. A minha conhecida tem sessões organizadas nas FNACs de norte a sul, sessões em bibliotecas, está a correr o país, tudo com apoio da editora. Sem esse trabalho, o livro seria mais um nos escaparates. Se tiveres 50% e o livro vender zero, ganhaste zero, e ninguém te publica um segundo. Se tiveres 10% e venderes uma edição de 500 livros a €10 cada, ganhaste €500, fazem-te uma segunda edição, e publicam-te o volume 2 da série.

:arrow: :arrow:

Apenas uma nota adicional: a maior parte das editoras está como o país… com a corda na garganta.

Nunoni em relação à promoção do livro eu tenho uma ideia de como isso funciona, chegaram a propor-me isso na altura mas eu rejeitei a proposta nessa primeira abordagem por motivos pessoais. Agora não diria que não. Depende dos casos, desde que ajude a vender e não haja nada impeditivo porque não?
O equilíbrio financeiro no que toca às editoras não estava tão mal distribuído. Desde que houve aquela fusão ou lá o que foi com o grupo Leya que envolveu as maiores editoras estragaram tudo.

Como já fiz o pedido há muito tempo e as propostas não me agradaram muito vou voltar a fazê-lo, só que desta vez a oferta será melhor.
Ofereço 50€ à imagem escolhida e 10€ à pessoa que compartilhou este anúncio! Preciso de uma boa imagem, uma imagem cativante!

Procuro a imagem de um dragão (ou mais) a lançar um jorro de chamas. Caso coloquem mais do que um dragão não têm que estar necessariamente a cuspir fogo. Pode ser colorida, a preto e branco ou, para os mais imaginativos, conjugada.
O título que desejo ver colocado é: Os Feiticeiros de Atlantez; o subtítulo: em território hóstil. Deixo a imagem de fundo à escolha do candidato.

Aconselho os candidatos a guardar a imagem original antes de colocar o título pois caso me agrade posso ter que pedir alguma alteração no sentido dos títulos.

O pagamento é feito por transferência bancária ou pessoalmente, a dinheiro (pessoalmente só nos concelhos de Vila Franca de Xira e Lisboa).
Todas as propostas devem ser enviadas para: contact.andrepereira@gmail.com (se desejarem podem colocar o vosso nome na imagem como medida de segurança). Caso utilizem photoshop quero ver todas as imagens que foram utilizadas para se conseguir o resultado final.
Os candidatos podem apresentar um número ilimitado de propostas. É bastante importante, agradecia a divulgação, até porque pago a quem compartilhar com sucesso.

ps: Agradeço igualmente a quem me puder dar contactos de bons designers com mostras dadas de valor. Nesse caso eu próprio entrarei pessoalmente em contacto com eles.