[Pre-Época]Braga 1 - 1 Sporting

Vou pegar no comentário do Always e juntar-lhe as declarações de PB sobre a sua “satisfação” pelo plantel que tem para analisar este jogo.
Algumas notas, então:

1 - PB disse que estava satisfeito com o plantel que tem e que não haverá mais contratações. Pois fez mal. Por um lado expôs-se demasiadamente ao assumir uma qualidade que o plantel manifestamente não tem, e esqueceu-se de introduzir a ressalva mágica do “atendendo às nossas capacidades financeiras”, que o contextualizaria convenientemente. Em segundo lugar, teria uma forte hipótese de, fazendo uma análise ao jogo de ontem, reconsiderar sobre os jogadores que possui e pressionar para mais uma ou duas aquisições que toda a gente vê como necessárias.

2 - Sabemos que nestes jogos de pré-época as equipas têm oscilações exibicionais extremas e por isso não devemos tirar conclusões muito definitivas. Contudo, é preocupante vermos como da noite para o dia o Sporting desce do sublime em algumas partes do Torneio Guadiana ao inferno da miserável, não há outro termo, da 2ª parte contra os orcs do norte. Que Sporting iremos ter na época é, pois, uma questão ainda em aberto e sujeita a correcções de trajectória opinativa.

3 - Esta nota vai claramente para o nível de exigência das competições onde vamos entrar. O Sporting não pode, por questões de prestígio, passear esta forma de jogar nas competições europeias nem apresentar jogadores da qualidade de um Deivid ou dos centrais de ontem, para já não falar do gr Tiago que mostrou pq nunca será um bom gr, alternando o bom com o inconcebível.
É óbvio que só um tosco acredita no discurso do Jameson Franco mas o Sporting teria de se reforçar de modo convincente para poder atacar a CL com mais hipóteses de fazer um brilharete. Voltando aquela dupla de centrais, por exemplo, num jogo a sério e com um adversário de respeito teria afundado o barco até à humilhação. Fiquei apreensivo mesmo dando de barato que se trata do princípio de época. Polga deu casas atrás de casas, o que faz renascer o fantasma da teoria da revalidação do contrato e justifica plenamente a aquisição de um central (no mínimo)com estatuto internacional que cubra estas “ausências” exibicionais. Tonel fez seguramente o pior jogo que lhe vi. E os laterais - mesmo assim os melhores, quer Ronny quer Abel - tiveram uma exibição afectada pelo papel de bombeiros de serviço que foram obrigados a ter.

4 - Disse aqui há uns meses que o primeiro reforço que teríamos a fazer era a aquisição de um preparador físico pq Aroso nunca me chegou a convencer. Fico com a idéia de que há algo de insuficiente na preparação física do Sporting qd em épocas sucessivas sempre demonstrámos na fase mais adiantada da época maior desgaste que as restantes equipas. Ontem, o estouro da 2ª parte não consegue resistir à teoria de que eles têm mais uma semana de preparação. Parece-me mais do que isso, algo que oscila entre a razão pela qual Rochemback em Portugal nunca conseguiu perder peso no Sporting (apresentando aquela imagem vergonhosa e pouco cuidada do seu físico) e qd chegou a Inglaterra “limpou”, de imediato, 6 Kgs em 3 semanas, ou o trabalho de complemento físico que parece não existir em Portugal e que levou C.Ronaldo a adquirir mais 5 Kgs de massa muscular e fazer um body building de fazer as inglesas desmaiar de excitação.
Este ano vai ser de arromba especialmente na 1ª fase da época e estou convencidíssimo que as sobrecargas e as lesões obrigarão a uma rodagem do plantel.
Complementando com este deficit (na minha opinião) o que se pôde ver é que com este meio campo, especialmente o do 2º tempo de Braga, não há hipóteses sequer de marcar um golo pq simplesmente a bola não chega lá à frente. É giro ter jogadores habilidosos e que tocam umas pívias à bola mas que nos duelos físicos com os monstros Europeus - ou mesmo alguns nacionais, veja-se ontem Madrid e Vandinho - não ganham um lance de bola dividida. Um Moutinho ou um Romagnoli de 60 e poucos Kgs não pode ombrear com jogadores de mais uns 15 ou 20 Kgs durante 90 minutos. Em termos de desgaste é um “killing event”.

5 - Volto, portanto, ao princípio. PB, no auge da época qd lesões, castigos e sobrecarga física apertar vai engolir as palavras de satisfação pelo plantel e o Sporting em Janeiro irá inevitavelmente às compras ou recorrer à “cantera”, gastando mais ou menos $$$ consoante tenha ou não sido eliminado da CL, como forma de colmatar lacunas que se irão abrir.

Uma equipa com ambições não pode ter apenas um lateral direito de jeito e apenas dois centrais com alguma irregularidade exibicional. Uma equipa com ambições não pode ter Deivids e Doualas como hipóteses credíveis para avançados e ir buscar Buenos que ninguém quer para gritar Bingo!

Como apreciação individual ao jogo de ontem ressalto:

• a tradicional paragem cerebral de Tiago no golo encaixado, juntamente com a grande elevação e poder físico de 2 centrais comidos por um gajo com menos 6 ou 7 cms. Como será qd for com gajos com mais 10cms e 20Kgs ?

• Um meio campo sem líder, possivelmente devido à continuada deficiente forma de Moutinho e à surpreendente vulgaridade exibicional de Paredes. Vai ter que mostrar mais para remeter o “capitão-delfim” para o banco. Martins ainda foi o mais consistente mas precisa de maior resistência física (excelente passe a isolar Liedson ficou na retina) e Romagnoli já teve mais lampejos do que foi considerado como uma das grandes prromessas do futebol argentino. Falta-lhe cabedal e poderio físico, mas ainda vai a tempo de o ganhar com um bom programa de musculação.
    Preocupante o estouro do meio campo na 2ª parte em que mais parecíamos uma equipa da 2ªB acantonada nas imediações da área.
    Um ataque que simplesmente não existiu. Liedson NÃO É um matador, na acepção da palavra, conforme já ficou provado dezenas de vezes (e continuo a dizer que precisamos de uma avançado com características diferentes) mas sem ele não somos nada. Bueno, ontem, sim o homem andou para ali mas pelo menos correu. O grande Deivid nem isso. É um completo zero e não consigo perceber como é que PB, que tem tanto olho para umas coisas (para mandar embora Edsons e outros a quem não deu verdadeiramente uma oportunidade) parece ser cego para outras (como é possível manter um gajo com esta atitude na equipa?)!! Do resto nem me apetece falar.

6- Finalmente uma palavra para o adversário de ontem. Pareceu-me ter uma grande equipa e aquele meio campo com Madrid e especialmente Vandinho, com o “velho” J.Pinto, faz sonhar qq treinador. Na 2ª parte só deu braga.
Tristemente!

1 - PB disse que estava satisfeito com o plantel que tem e que não haverá mais contratações. Pois fez mal. Por um lado expôs-se demasiadamente ao assumir uma qualidade que o plantel manifestamente não tem, e esqueceu-se de introduzir a ressalva mágica do "atendendo às nossas capacidades financeiras", que o contextualizaria convenientemente. Em segundo lugar, teria uma forte hipótese de, fazendo uma análise ao jogo de ontem, reconsiderar sobre os jogadores que possui e pressionar para mais uma ou duas aquisições que toda a gente vê como necessárias.

Não te podes esquecer no capital de confiança que ele está a dar ao seu grupo de trabalho. Essa ressalva de que falas seria estar publicamente a diminuir o plantel, catalogando-os como os “possíveis”. Mesmo que assim seja, o líder do grupo não o pode dizer, mesmo que não o fazendo esteja a prejudicar-se a si mesmo, expondo-se muito mais.

Se realmente achar que faltam jogadores para esta ou aquela posição, pois que o diga internamente a quem de direito. Não adianta fazer a tal pressão na praça pública, algo que se poderá virar contra si dentro do grupo.

Depois de uma primeira parte assim-assim, uma segunda parte muito abaixo do que o SCP pode e deve fazer, mesmo tendo em conta que estamos em pré-temporada.

Algumas notas soltas:

Em relação aos novos elementos do plantel, estou a gostar das exibições de Ronny assim como também gostei do Paredes do 1º tempo. Bueno esteve pouco em jogo, mas não vou avaliar um jogador por 45 minutos.

Em relação aos muitos foristas fãs da dupla Polga-Tonel, espero que tenham visto o golo do Braga, as muitas casas do FDPolga bem como a porrada que ele distribuiu. Há uma grande tendência por aqui para catalogar esta dupla como fundamental e insubstituível. Cada um terá os seus patamares de exigência, isso é humano…

Finalmente, Deivid. Infelizmente, tenho a sensação que a dupla atacante com que Paulo Bento vai contar para as primeiras 5 ou 6 jornadas será Liedson e esta ameba. Espero que ao fim desse tempo, Paulo Bento perceba…

1 - PB disse que estava satisfeito com o plantel que tem e que não haverá mais contratações. Pois fez mal. Por um lado expôs-se demasiadamente ao assumir uma qualidade que o plantel manifestamente não tem, e esqueceu-se de introduzir a ressalva mágica do "atendendo às nossas capacidades financeiras", que o contextualizaria convenientemente. Em segundo lugar, teria uma forte hipótese de, fazendo uma análise ao jogo de ontem, reconsiderar sobre os jogadores que possui e pressionar para mais uma ou duas aquisições que toda a gente vê como necessárias.

Não te podes esquecer no capital de confiança que ele está a dar ao seu grupo de trabalho. Essa ressalva de que falas seria estar publicamente a diminuir o plantel, catalogando-os como os “possíveis”. Mesmo que assim seja, o líder do grupo não o pode dizer, mesmo que não o fazendo esteja a prejudicar-se a si mesmo, expondo-se muito mais.

Se realmente achar que faltam jogadores para esta ou aquela posição, pois que o diga internamente a quem de direito. Não adianta fazer a tal pressão na praça pública, algo que se poderá virar contra si dentro do grupo.

Meu caro,

só em Portugal é que parece haver estes enormes pruridos de não “magoar” nem ferir as susceptibilidades das amélias. Os grandes clubes funcionam de modo “empresarial” e não deve nenhum dos seus líderes vir dizer que não necessita de mais contratações (chama-se ambição e ninguém deve ter a veleidade de se considerar insubstituível) senão, contraponho eu, até pode parecer que não há melhor que eles e que se se ajeitarem um bocadinho têm ali emprego para toda a vida. Ainda assim, mesmo que na tua lógica o PB quisesse dar injecção de moral no grupo bastava-lhe ficar-se pelo “estou contente com o grupo que tenho” e dispensar a segunda frase que, mais cedo ou mais tarde, vai ter de renegar.

Depois de uma primeira parte assim-assim, uma segunda parte muito abaixo do que o SCP pode e deve fazer, mesmo tendo em conta que estamos em pré-temporada.

Algumas notas soltas:

Em relação aos novos elementos do plantel, estou a gostar das exibições de Ronny assim como também gostei do Paredes do 1º tempo. Bueno esteve pouco em jogo, mas não vou avaliar um jogador por 45 minutos.

Em relação aos muitos foristas fãs da dupla Polga-Tonel, espero que tenham visto o golo do Braga, as muitas casas do FDPolga bem como a porrada que ele distribuiu. Há uma grande tendência por aqui para catalogar esta dupla como fundamental e insubstituível. Cada um terá os seus patamares de exigência, isso é humano…

Finalmente, Deivid. Infelizmente, tenho a sensação que a dupla atacante com que Paulo Bento vai contar para as primeiras 5 ou 6 jornadas será Liedson e esta ameba. Espero que ao fim desse tempo, Paulo Bento perceba…

Também estou a gostar do Ronny, bem melhor que muita trampa que vem rotulada de craque e precisa de trazer a mãezinha para lhe fazer a comidinha e a mãe e os pais, tios e periquito para que a adaptação se dê de forma harmoniosa e trinta por uma linha. Este, ao menos chegou pega na bola, joga sem medos e vai à luta. Para mim tem sido o melhor jogador do Sporting até à data.
Em relação ao que dizes do Deivid também partilho dos teus receios sobre a miopia do PB…

Juba,

Tomei a liberdade de publicar a tua cronica em http://bnrb.blogspot.com/2006/08/sporting-de-braga-sporting-doer.html

Logicamente os creditos estão atribuidos, se por acaso tiveres alguma objecção basta que avises e será retirada-

:wink:

Edit:

Objecção e não “obejecção”, foi gralha, é que desde que o Ao Leo me acusou de dar os mesmos erros do Mata & Esfola que fiquei a saber que dou erros ortográficos e isso para um gajo cujo sonho é ser escritor, incomoda a sério, por isso ando um bocado “apanhado” com a situação.

Ao Leo, o último paragrafo não pretende de forma alguma ser “boca” ou " provocação, é a verdade nua e crua… :cry:

Juba,

Tomei a liberdade de publicar a tua cronica em http://bnrb.blogspot.com/2006/08/sporting-de-braga-sporting-doer.html

Logicamente os creditos estão atribuidos, se por acaso tiveres alguma obejecção basta que avises e será retirada-

My pleasure :wink:

Ja agora lês os comments, e percebes a carneirada toda que existe e o pq de Pipinho Jameson ter ganho, :o

Incitatus és o pitons de aluminio? Se sim só te quero agradecer um post que fizeste, que até o tenho guardado em word sobre as ligações OPCA, FSF, BES que fizeste em Abril. Muito bom! :smiley:

Sou sim meu caro…

Um dos lagartos mais odiados da blogoesfera, nao so pelos adversarios mas tb pelos nossos como podes la verificar…

No entanto os creditos que me dás por esses posts, esgotam-se na publicaçao, o obreiro de TUDO foi o nosso FLL, eu apenas compilei e publiquei, uma batalha perdida que nem eu nem ele gostamos de recordar, mas pelo menos temos a consciencia tranquila…

Olha fica sabendo que tens um admirador aqui! Tu e o Sarrafeiro são os que mais gosto de ler! A Streaker tambem não desgosto… :lol:

Bom então os meus parabens ao FLL e a ti por desenvolverem tamanha investigação. Sei que houve lá uns problemas de um súbito ataque ao blog. Não me digas que tem a ver com isso… :?

Não o podemos provar, mas que aconteceu em altura primordial aconteceu, mas se lanço essa hipotese ainda me acusam de mais paranoico que o Mauras :wink: :lol: :lol: :lol:

O Sarrafas tb é elemento deste forum… Descubram-no hehe…

Quanto à Streaker é apenas o sonho de qq homem tornado realidade… :twisted:

Ja agora lês os comments, e percebes a carneirada toda que existe e o pq de Pipinho Jameson ter ganho, :o

Mas, caramba, a argumentação é muito básica. Há por ali muita miopia e falta de poder de análise. Facilmente “comestíveis” :shock:

Abre uma conta no blogger e malha neles :lol: :lol: :lol:

Então espera para veres quando são os lampiões a responder. É só rir com as hetero análises de alguns. :lol:

É evidente que nã ose pdoe comparar um Braga com um enfique…

Foi o jogo menos conseguido dos que realizou, e tivemos muita sorte em não sermos goleados (o Bragra desperdiçou 4 oportunidades flagrantes).

Pontos positivos:

• Romagnoli: está ser muito motivador ver as suas exbições. Desde a saída do Barbosa que não existia alguém que fosse capaz de tirar jogadas da cartola

• Ronny: um bom defesa, com boa colocação. Contudo, o “futuro” Roberto Carlos tarde em mostrar ponapés colocados e forets. Têm saído apenas “espirros”…

• Tiago: apesar de ter facilitado no golo, foi fundamental no resultado. Contudo, continua longe de me oferecer segurança…

Pontos positivos:

• Moutinho: o que se passa?! Está longe daquilo que mostrava nos tempos de Peseiro. Consado?! Lesionado!?

• Polga: regresso ao Polga dos rabo de cavalo, ou seja, inconsequente e totalmente desastrado.

• Tonel: será que pretende imitar o pior Polga?!

• Deivid: o tempo de condescendência terminou. Parece fazer questão de nada fazer em campo;

• Tello: alguém sabe se o chileno engravidou!? É que parece… :wink:

Este jogo deixou-me algo preocupado…
Pareceu-me faltar alguma atitude, e isso não pode falhar mesmo que joguem alguns coxos…
Perderam as divididas quase todas, Braga com mto mais garra, mais querer…

Ok, pode ser a condição física uma vez que o Braga trocou tudo ao intervalo, mas não sei…

Não gostei que não soubessem o que fazer qdo estão sobre pressão alta, falta de dinâmica para abrir linhas de passe, enfim…

Individualmente:

Tiago: o normal, bomzinho, fez um par de boas defesas, mas dá meia casa no golo…

Abel: regular, a defender não comprometeu no seu lado

Tonel: sem querer começar já a ser derrotista, nunca me pareceu mto acima da média, acho q é um central normalíssimo que tem uma boa marcação e bom jogo de cabeça. Culpas divididas no golo.
Mas tenho mta pena que não saiba sair a jogar, é sempre batatada para a frente… Falta de classe

Polga: também tem culpas no golo e distribuiu fruta a mais, pareceu nervoso. Mas que tem mais classe que o Tonel, sem dúvida. Se em forma e moralizado, confio nele.

Ronny: gostei bastante do puto, personalizado, arriscando pouco mas cumprindo, forte presença fisica, sabe o q fazer à bola, sim sr.

Paredes: desiludiu-me, parecia o custódio, passe p o lado e p trás só!! ok, dou o beneficio da condição fisica, mas assim é pouco…

C. Martins: 2º melhor leão, raça, procura desiquilibrios, sempre q pode aplica o pontapé. Bom.

Moutinho: razoável. Correndo o risco de levar aqui alguma “porrada”, não lhe peçam mundos e fundos. Concordo que é um grande jogador, útil à equipa, com classe, raça e determinação; mas não é (ainda) nenhum fora de série, não podemos querer que decida os jogos, (vide golos e assistências no seu nº de jogos total). Acho q sim, que é titular, que tem mta maturidade para a idade, que é mais valia sim sr.; mas… não é nenhum Deco ou Pirlo atenção…

Romagnoli: Bom jogo, acho que a primeira vez que gostei dele. Espero que mantenha.

Liedson: Esforçado como sempre e muito útil, mas PB tem q ver que para ele participar tanto na construção e até roubar bolas, não vai lá estar no momento certo…

Bueno: Não vou tirar ilações com 45 min, ainda por cima uma estreia em q se quer dar nas vistas. Pelo menos não tem problemas em correr e vir ajudar, mas lá na frente teve mto perdido…

Veloso e Djaló: entraram bem, são reforços claramente.

Tello e Douala: palavras para quê…

Deivid: tão mole q até enerva, tenha pena q tenha esta atitude, porque tenho para mim que podia estar ali um bom jogador, tem classe e alguns pormenores, mas a atitude…

Ontem ao ver uma repetição do golo do Braga, fiquei com a impressão que o Polga é impedido de saltar pelo avançado bracarense. Alguem confirma?

Confirmo, o gajo mete o braço…

mas n serve de desculpa… :roll:

Confirmo, o gajo mete o braço...

mas n serve de desculpa… :roll:

Não serve de desculpa para o Tiago, mas para o Polga é uma atenuante. :wink: