Bem, como comentário único aos resultados, vou ser chato e apresentar uma visão dissidente. Relativamente à categoria “Por onde andas?”, não acho que o jubaverde tenha sido um justo vencedor. Não só pelo facto de o seu afastamento do fórum não ser de longa data, como precisamente por esse facto os seus escritos serem (re)conhecidos de (por) vários foristas que não leram / não se lembram / não se querem lembrar dos do miguel. Obviamente não estou a por em causa o voto da maioria, e se esta votação de algum modo contribuir para uma reaproximação do jubaverde ao fórum, ficarei feliz.
Relativamente a todo o processo, mau grado os parabéns já endereçados por alguns foristas, tenho de me confessar algo desiludido com a forma como ele decorreu. Relativamente à participação, ela não atingiu em nenhuma das fases o número mínimo por mim antecipado de foristas de 30. E no final da 1ª fase já se tornava claro para mim porque tal estava a acontecer. Isso foi captado também de forma aguda pelo Bileão, numa frase postada recentemente:
“É impressão minha ou o pessoal tem medo ou vergonha de expor o seu voto publicamente?”
Tendo estado comigo no outro fórum onde uma votação deste tipo ocorria anualmente, mais fácil se torna ver as diferenças. O outro fórum é multicolor, na altura das últimas votações ocorriam grandes traulitadas com indesejável frequência, e muitos membros nem se podiam ver uns aos outros. Contudo a votação foi nesse ano (não sei como foi nos outros) encarada não no espírito de “É importantíssimo eleger os foristas mais adequados”, mas num espírito de brincadeira, sem sacrificar totalmente a seriedade.
Aqui desde cedo começaram as discussões sobre a definição e a oportunidade das categorias. Nada de errado, aliás as categorias finalmente utilizadas tinham diferenças substanciais em relação às inicialmente propostas graças ao “input” dos foristas. Mas isso foi apenas um sintoma de que isto estava a ser levado demasiado a sério. O sintoma mais preocupante contudo, e que se reflectiu na escassez de votantes, nas abstenções e em certas categorias e (como será sempre de esperar em contexto social) nas próprias votações é que foi para mim evidente que em vários foristas houve muita preocupação com o politicamente correcto, com o que os outros (particularmente os mais próximos) poderiam pensar, e preocupação em não ferir susceptibilidades de outros membros. O que me leva a relembrar novamente um ponto antigo: há vários foristas que levam este fórum e sobretudo se levam a eles próprios demasiado a sério. Isso para mim subverteu um tanto a intenção primordial, que era ver através das votações e dos comentários nela incluídos a forma como foristas, recentes ou com muitos anos de fórum, olhavam a comunidade e os seus membros componentes. Os resultados primaram sobre os processos.
Isto dito, estes são os prémios Fórum SCP e não os Prémios Angel Lion. Assim sendo, estando a maioria contente com este formato e seus resultados, não vejo qualquer razão para mudar. Simplesmente, não me revendo em grande medida na forma como o formato actual é utilizado, solicito que, para o próximo ano (caso haja de facto interesse em que estes prémios tenham periodicidade anual), alguém pegue na pasta e se encarregue da organização.
Obrigado por lerem. Bem-hajam todos.