Sapinho bom → Saleiro. Nunca acreditei muito no seu sucesso, a verdade é que me surpreendeu, e muito. Tem grande potencial, apenas precisa de amadurecer.
Sapinho ruim → JEBardo. Admito que fui parte dos 90%, e que acreditava bastante no projecto, mas foi uma desilusão tremenda, a todos os níveis. Relação com os adeptos, com a CS, com um leque interminável de declarações estapafúrdias, que mais não fizeram que levar esta equipa para dentro de um ciclo depressivo que parece não ter fim. Espero que tal não aconteça na próxima época, seja ele ou não o presidente.
O prémio “Engoli um Sapo” sempre foi (acho eu) para aqueles que surpreenderam positivamente. Pelo menos vi dessa forma quando foram vencedores Tíui (final da Taça de Portugal) e Pedro Silva (final da Taça da Liga).
Votei Saleiro porque sempre achei que não tinha qualidade para fazer parte do plantel, mas enganei-me.
Se fosse a versão negativa diria Postiga ou Sá Pinto porque foram os dois que mais me desiludiram esta temporada.
O único sapo que tive de engolir este ano, e nem lhe chamo sapo, chamo-lhe elefante, foi o defesa-direito ex-braga ter vestido a nossa camisola. Há ódios que são para sempre.
Quantos ao outros, nada de novo, ninguém me surpreendeu verdadeiramente. Já estava mais ou menos à espera disto, excepto no caso do M. Fernandez, do qual remeto avaliação para mais tarde, porque ainda não jogou o suficiente para tal.
Sapo negativo - Votei em JEB, uma desilusão a todos os níveis!
Sapo positivo - Pedro Mendes, não gostava muito do jogador e em tempos teci alguns comentários pouco abonatórios em relação a ele, hoje estou rendido à sua classe, batráquio dos grandes (é destes que eu gosto!).
Também tinha a ideia que o prémio era para aqueles que surpreendiam pela positiva. Nesse caso, o único que minimamente se qualifica é o Saleiro. Não foi nada de especial, mas fez jogos interessantes, marcou e deu a marcar alguns golos importantes - em suma foi bem melhor do que a irrelevância que eu esperava. É este o meu voto
Mendes foi, a anos-luz, a melhor contratação do Sporting dos últimos anos - mas a sua qualidade não me surpreendeu nada.
Pela negativa, há muitos. Ainda que ache que há ali muita falta de capacidade para extrair o melhor dos jogadores - fruto da fraca competência de treinadores e dos dirigentes - há jogadores que não podem render tão pouco durante tanto tempo. Falo de Vukcevic e Postiga. Foram dois jogadores em que acreditei e que defendi, mas tenho de me render às evidências. Do primeiro, apesar do seu potencial e de alguns fogachos, não podemos estar eternamente à espera que ganhe um mínimo de consistência. O segundo é um ponta-de-lança que tem um palmarés de 1 golo em 35 jogos - está tudo dito.
JEB tem sido um forte candidato ao “razzie” de Pior Presidente da História do Sporting, mas não foi muito diferente do que eu estava à espera depois da campanha eleitoral deplorável que fez. Sá Pinto foi um dos raros casos em que acertei logo na (curta) duração do seu consulado e nos motivos por que sairia (só falhei na previsão de que ele voltaria em Junho). Apesar do seu sportinguismo, não tinha o mínimo perfil para o cargo.
Sinceramente não tenho nenhum sapo positivo. Este ano foi demasiado degradante, para pensar que alguém jogou bem.
O negativo vai para Postiga. Nunca o achei, já quando jogava nos corruptos, que tivesse a qualidade suficiente para ser um avançado muito bom. Mas sei ver que ele tem boa técnica e quando engata, tem bons remates. Mas passar tantos jogos sem marcar e não ganhar a titularidade ao lado de Liedson, (quando já não há Derlei, Caicedo não via uma bola há anos na sua frente, Djaló lesionado e a jogar mal, Saleiro a evoluir mas sem qualidade para um SCP, Pongolle com todos os problemas que conhecemos e Vuk “afastado” do 11) é demasiado mau para ser verdade. E aquele ordenado deixa chocado qualquer pessoa. Mas isso ele não tem culpa claro.
Era um exemplo de profissionalismo e servia de (boa) excepção à (má) regra. Actualmente, e apesar de nada ter para apontar à massa associativa, parece estar a forçar a saída do Sporting. A balda aos treinos, hoje de manhã, é a derradeira confirmação de que a sua dedicação e profissionalismo é coisa do Passado.
Por tê-lo em tão boa conta, foi o maior sapo que engoli esta época.
Apesar de profunda e convictamente omnívoro, tal animal não faz parte da minha dieta!
Faço por não elaborar em cenários demasiado afastados da realidade que me é dada para análise nem formar expectativas extremas, para o mal e para o bem, do que virá a ser.
Apesar de tudo JEB surpreendeu-me. Não pela inabilidade (chamemos-lhe assim, englobando toda a sua acção, a bem da minha sanidade mental na procura de adjectivos) mas pela longevidade. Na noite de eleições vaticinei que “a coisa” iria cair de madura. Enganei-me!
Numa epoca destas é muito dificil escolher apenas 1.
Acabei por escolher o matias, porque quando veio pensei que ia ser destaque na nossa liga, mas rapidamente percebi que não ia ser assim ao ponto de questionar a obcessão de alguns pelo matias quando este pouco ou nada fez.
Também pela negativa, se pudesse escolher mais opçoes, escolheria Jeb, que epoca terrivel e tem estado mal em quase tudo, bem como vuk, que parece que desaprendeu a jogar futebol duma epoca para a outra.
Pela positiva:
Saleiro- Também o achava cepo, mas foi uma das poucas boas surpresas esta epoca.
Pedro Mendes - Não parecia um nome de grande relevo, alias é um daqueles jogadores discretos mas que faz muito em campo.
Recentemente engoli um “mini” sapo, porque era daqueles que dizia que o Postiga so iria marcar um golo para ai em 2015 ou 2020…mas acabou por marcar um esta epoca :
Eu sempre pensei que este prémio era para quem nos surpreendesse pela positiva, ora como a época foi longa e o calvário nunca mais finda é difícil escolher um.
O meu escolhido foi o Saleiro, porque demonstrou durante uma série de jogos a garra e vontade de vençer que todos os outros colegas de equipa deveriam ter.
Já que também podemos escolher um sapo venenoso, a minha escolha vai para o Marat Izmailov. Pelos vistos pensava que era um jogador à antiga com dedicação,devoção e sobretudo respeito pela camisola que enverga, mas enganei-me.
Foi a maior desilusão desta época.
Sobre o JEBardo não lhe vou atribuir o sapinho, porque sempre soube que era mau e com as declarações dignas de uma peixeira do mercado nem esta distinção merece.
Saleiro, simplesmente porque de 5º avançado de apenas “+1” e um falhado, passou a titular indiscutível, marcou alguns golos e mostrou detalhes muito interessantes para 1 avançado de área!!!
Votei pela positiva penso que é somente isso que se vota aqui!
Sinceramente não tenho nenhum sapo positivo. Este ano foi demasiado degradante, para pensar que alguém jogou bem.
Este ano teve de ser diferente, tal como disse no post inicial os sapos positivos teria muito poucos nomeados, talvez só mesmo Saleiro é que se destacou nesta época. Assim esta edição fica ao critério, se engoliram tanto um positivo como um negativo, escolham o maior deles e votem. :mrgreen: