Power balance - Mito ou realidade?

O Cristiano também pinta as unhas dos pés de preto e nem por isso eu vou fazer o mesmo. Os futebolistas actualmente não são mais do que um veículo da moda que alguém pretende impingir, são vaidosos e em 90% dos casos são do mais parolo que existe porque não sabem o que fazer ao dinheiro e então submetem-se a tudo, às maiores aberrações de vestuário, para serem fashion, para dar nas vistas…

Quanto ao Power Balance, apresentem-me provas científicas e eu depois prometo rever a minha posição. Até lá não dou nem 1, nem 2 e muito menos 40 euros por uma porcaria de uma pulseira de enfeitar…

:lol: :lol: :lol:

É mais ou menos isso que eu penso.

Quem deve estar muito bem balanceado com esta estória toda é o homenzito que se lembrou de criar uma pulseira e publicitá-la como ajuda ao equilíbrio físico. Se fosse o professor Karamba a impingir uma pulseira mágica para a saúde nas manhãs do Goucha o pessoal gozava. Assim, utilizando a máscara da ciência/medicina, gera-se um hype que conquista gente em demasia.

Por 40€ janto com a miúda no Capricciosa, junto à praia de Carcavelos e ainda me sobra para o café num bar na praia e para o gasóleo, ficando a minha vida muito mais equilibrada 8)

Pois não: tem menos 30€ no preço e valem 39.5€ a mais do que aquilo que valem (assumo que uma pulseira de enfeitar valha 50 cêntimos).

Para que, cientificamente, a pulseira tivesse alguma validade, teria de passar no teste mais básico: um ensaio duplamente cego. E o que é um ensaio duplamente cego? É um estudo para comprovar a validade de algo em que nem a pessoa que faz o teste nem a pessoa que está a ser estudada sabe os detalhes daquele ensaio. No caso das pulseiras, isso traduz-se em fazer um “teste de equilíbrio” em que algumas pessoas usam uma pulseira power-balance e outras um placebo - imaginemos, em 6 pessoas há apenas 1 que tem a pulseira verdadeira.
Nem quem tem a pulseira nem quem faz o “teste” sabe quem tem a pulseira verdadeira nem quem tem. Se ela tiver realmente algum efeito, então tanto o operador do teste como a pessoa conseguirá dizer “era o número 2 que tinha a pulseira power balance”, certo?

Vejam o resultado, no minuto 2:36
[youtube=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=CoxTjyiqh-I#t=1m27s[/youtube]

A questão que me coloco é: este pensamento crítico não faz sentido para quem acha que “a pulseira faz mesmo efeito”? Não parece um raciocínio perfeitamente lógico, coerente e, sobretudo, necessário para se mostrar que há algum efeito da pulseira (e não de outros factores)? É que existe uma diferença fundamental entre “vamos ver se algo resulta. Tu não sabes o que tens, sentes algum efeito” e “isto faz este efeito. Toma. Vês, não notas logo a diferença?” e faz-me confusão que não se consiga perceber essa diferença imediatamente!

:lol: :lol: :lol:

Boa reportagem.

Isto é uma treta daquelas. Mas o efeito Placebo está lá, o que é bom - para quem acredita.

Pulseiras Power Balance multadas por “publicidade enganosa”

A empresa que comercializa as pulseiras Power Balance, que prometem melhor equilíbrio, força e flexibilidade, foi processada pela Câmara de Andaluzia por publicidade enganosa, de acordo com um comunicado da delegada de Saúde do Concelho de Málaga, María Antigua Escalera.

A sociedade de consumo, Facua, informou esta quarta-feira a decisão da Câmara de processar a empresa Power Balance S.L, que já vendeu cerca de 300 mil pulseiras em Espanha, facturando um total de 10 milhões de euros.

Vários atletas, celebridades e políticos, entre os quais o jogador português, Cristiano Ronaldo, têm usado estas pulseiras, que segundo a Facua são uma “fraude” pois a empresa que as vende atribui soluções “milagrosas”, que “obviamente” não se tem realizado.

A sociedade de consumo ainda protestou quanto à sanção atribuída, porque o dinheiro que a Power Balance S.L faz em algumas horas, seria o suficiente para pagar mais do que 15 mil euros.

A Andaluzia, após retirar do mercado todas as pulseiras, multa agora quem ainda as vende, considerando “uma fraude em detrimento de outra. A multa pode chegar ao 400 mil euros se alguém infringir a lei”.

No final de Abril a Facua denunciou o caso ao Ministério da Saúde, que encaminhou a reclamação para a Delegação Provincial da Saúde de Málaga, realizando assim a sanção de 15 mil euros à empresa que vende as pulseiras."

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/pulseiras-power-balance-multadas-por-publicidade-enganosa

:mrgreen: :mrgreen: aproveitem para ganhar uns trocos

A questão é: Só agora é que descobriram que é uma fraude ? ^-^

Agora que facturaram à brava dá para sacar mais dinheiro

O quê? Mas então colocar uma pulseira de plástico com um autocolante não melhora a minha condição física?? Não pode!

também estou estupfacto!! :o

Agarrem numa verga de salgueiro e façam uma pulseira. Faz o mesmo que a PB…

Claramente, efeito Placebo…

:lol: Boa, perdeste 38 euros! Por esse dinheiro já compravas meia peça espectacular da Billa…

Leu este tópico e deixou de usar recentemente! ;D

:arrow: :arrow::arrow: :arrow:

http://diario.iol.pt/tecnologia/power-balance-pulseiras-publicidade-enganosa-multa-cristiano-ronaldo-tvi24/1223154-4069.html

Prometem equilíbrio, resistência, flexibilidade e são usadas por anónimos e famosos em todo o mundo, mas afinal os poderes das pulseiras Power Balance estão a ser postos em causa e a empresa admite mesmo que as pulseiras podem não ter o efeito anunciado.

Segundo a empresa, a pulseira, desenvolvida por um cientista da NASA, consiste num holograma quântico que ajuda no equilíbrio do corpo e da mente, reduz o stress, aumenta a resistência e o sistema imunológico.

Em Espanha, a associação dos consumidores da Facua, da Andaluzia classificou-as de «fraude», conseguiu que a Junta da Andaluzia sancionasse a companhia, por uma «falta grave de publicidade enganosa», pela qual tem de pagar 15 mil euros.

A autoridade que regula o mercado em Itália (AGCM) multou em 350 mil euros as empresas que vendem no país as pulseiras Power Balance e outras do género. As empresas Power Balance Italy e Sport Town foram multadas em 300 mil e 50 mil euros respectivamente, depois de uma investigação que prova que não são verdadeiros os benefícios para o equilíbrio, flexibilidade, resistência física e força que são anunciados na publicidade ao produto.

Agora foi a vez de as autoridades australianas obrigarem a empresa que opera no país a fazer a devolução do dinheiro gasto, caso os consumidores se tenham se sentido enganados pela publicidade da pulseira.

A Power Balance Austrália admitiu, numa nota publicada no site, que «não há provas científicas de que as pulseiras funcionem», de que haja uma melhoria de desempenho de quem as pulseira.

As pulseiras de silicone e os pendentes Power Balance têm feito sucesso entre vários atletas, incluindo Cristiano Ronaldo, Rubens Barrichello, Shaquille O’Neal e David Beckham.

Acho isso uma estupidez, quem dá 40€ por uma pulseira do género sabe perfeitamente o que está a comprar a não ser que se seja muito ingénuo.

É ridiculo. É um claro mito.

É que uma pulseira ia mesmo fazer grande diferença na condição fisica…nem me passa pela cabeça uma coisa dessas.

Ainda mais por valores que se falam por ai… :o

Na Austrália (?), a empresa foi obrigada a admitir que isto é uma fraude, que não têm bases científicas para isso e vão indemnizar (dizem eles) todos os compradores da pulseira.

Epá e eu a pensar que o rendimento do Ronaldo devia-se ao famoso pedaço de borracha :inde:

Muitos amigos meus compraram-na apenas por ser moda… :wall:

Eu parece que tenho uma mas foi comprada com a intenção de ser relógio e nem fazia ideia disso do PB na altura…
E como óbvio não custou 40 euros, praí uns 2 ou 3…

Igual a esta:

Por moda é compreensível, por achar que isso tem reflexos na condição física é ridículo.

Segundo o que ouvi hoje dizer vão reembolsar toda a gente que comprou a pulseira. Mas isto foi o que me disseram, se é verdade ou não não sei. Muito provavelmente a empresa vai fazer uma espécie de formulário chato que se tem de preencher e muitos pobres enganados nem se vão querer dar ao trabalho de o preencher para receber o dinheiro de volta…

Por moda eu ainda acho mais incompreensível… dar 40 euros só pra andar com um pedaço de borracha sem nenhuma utilidade no pulso?