Portugal o novo deserto do Saara

O que falta a Portugal é uma revolução tecnocrática.

A vida política portuguesa é um cói de patetas de humanidades e direito que obedecem a partidos, ideologias, religião e fraternidades.

E também de compadres com licenciaturas por correspondência ou de intrujões como Sócrates e Relvas que nem as têm.

Só sairão de lá à força.

Já houve algumas revisões, penso eu, a minha cópia já não é a original.

Eu sou da opinião que o acordo não tinha pernas. Num acordo em que o principal membro se afasta - independente ou não de mudança no governo. Dá para ver que tipo de acordo é.

Mas há outros factores, a população da China e da India cresceu muito nos últimos 50 anos, com uma economia emergente e o aparecimento de uma classe média - Estes países terão um enorme problema em reduzir emissões mesmo com a aposta em energias renováveis.

É um assunto muito bicudo mesmo, principalmente agora que a posição oficial Americana é de denial.

A China (só pra falar neste exemplo) não tem outra alternativa que não apostar na tecnologia que possa gerar ou aproveitar energias limpas, o estado a que chegaram algumas cidades chinesas (na qualidade do ar) é demasiado dramático. Por isso não tenho dúvidas que com ou sem USA o caminho dificilmente será alterado.

E mesmo que os USA do Trump não permitam uma evolucão das renováveis tão acelerada nos países em desenvolvimento no momento imediato, existirá um ponto num futuro mais ou menos próximo em que a tecnologia de energia limpa/renovável se torna mais barata que a outra (sem se recorrer a subsídios/subvenções) e nessa altura os países em desenvolvimento não terão razões objectivas para não escolher essa via como a mais rentável sob o ponto de vista económico a curto e longo prazo.

Agora o problema da água também tem que ver com os eucaliptos? :inde:

Vamos lá a ver, longe de mim ser um defensor dos eucaliptos, mas não me parece que seja por eles que tenhamos problemas de seca ou escassez de água… vejamos, de todos quantos apontam aqui o dedo ao eucalipto, de onde “nos teclam”? De onde vem a vossa água para consumo? Que tipo de estruturas massivas tem que ser criadas, desde a captação, à condução e fornecimento na torneira do consumidor?

Quantos de vós já ajustaram comportamentos para diminuir o consumo nesta altura? Que tipo de dispositivos usam para diminuir o consumo? Quanta água desperdiçam em autoclismos, em duches e em lavagens? Com que regam os jardins na grande metrópole? Com que lavam os carros?

Que tipo de pressão coloca isso nos ecossistemas e qual o custo da potabilidade da água, que só é necessária para ingestão/consumo humano?

Há muita coisa que poderia ser feita, alguma até já se faz lá fora, que podia contribuir para uma maior (habituem-se ao termo) “eficiência hídrica” na sociedade, mas ninguém está para aí virado, porque a água, para o bem e para o mal, ainda é barata. E para o bem e para o mal, basta abrir a torneira e ela corre.

A próxima revolução, depois da eficiência energética, será a eficiência hídrica. Aproveitar, utilizar água não potável (chuva) para fins não potáveis (regas, lavagens, autoclismos, máquinas de lavar), aparelhos com menor consumo, recirculação nas águas quentes para evitar desperdícios, promoção da infiltração de água nos solos em detrimento de nas redes de drenagem públicas, etc etc etc

Este assunto é muito mais sério do que tem sido tratado, mesmo ultimamente. E ainda hoje não se sabe, ao certo, quanta água se perde desde a captação até ao fornecimento, porque as redes públicas são autênticas redes de pesca, aquilo tem buracos por todo o lado.

https://twitter.com/ScienceDaily1/status/933679174509772800

Quando precisarem de chuva é só avisar…eu lavo o meu carro e no dia seguir chove de certeza.
100% garantido.

Usamos eucaliptos para secar pantanos na Europa, por isso têm o seu efeito menos positivo nos solos.

Temos que apostar seriamente em replantar árvores autócones, proteger a floresta de modo sério, inclusivamente pensar numa barreia natural por meio de floresta como se está a fazer em África para conter a expansão do Saara e como existia na China, que explica em parte as tempestades de areia em Pequim agora que a destruíram. Reduzir a quantidade idiota de campos de golfe e reduzir a produção animal em grande escala.

Um exemplo de modulação ambiental efectuada em Portugal em grande escala é o Alqueva. Diz quem mora em Beja (note-se a distância ao Alqueva) que foi a partir dessa altura que começaram a existir algumas manhãs com neblina (e humidade daí decorrente). :wink:

E foi a partir dessa altura que os vinhos do Alentejo perderam (alguma d)a qualidade que o clima seco lhes conferia.

Estou contigo…

Metes isto a seguir à lavagem:

E deixas de te preocupar com a chuva. ;D

Vamos ser uma praia gigante, muito bom para o turismo!
Enquanto isso o nosso amigo paulo tortas compra mais uns submarinos