Porto suplanta Sporting em número de adeptos?

Nao sao numeros oficiais, fui mesmo eu que fiz uma conta de ‘3 simples’ a partir do numero de 2005 (que era entao superior a 40 000). Mas pode ser que alguém me encontre esse post…

Como vivo no estrangeiro e na ha aqui portugueses, nao me apercebi da dimensao da festa portista, e voces onde estao deu para ver a diferenca entre uma festa sportinguista e a portista, a nivel nacional, ou nem por isso?

Aqui na Margem sul nada…pelo menos na minha zona

na minha terra sao aos montes, n me surpreende nada, conheço 5 ou 6 casais, que sao sportinguistas e os filhos portistas.
desde o primeiro ano que sou o unico sportinguista na minha turma, foi preciso chegar à faculdade para encontar alguem que fosse da mesma cor que eu, mas ainda assim uma minoria insignificativa. E isso com os anos tende a piorar. n conheço ninguem na terra onde vivo, da minha faixa etaria, que seja sportinguista.

Continuem assim sem ganhar, qualquer dia ficamos conhecido como o clube dos velhos depois os velhos morrem e pronto acaba-se! Não ganhem não!

Cerca de 500 juntaram-se ali na casa do porto na Av.da Republica, os mesmo 25 carros entretiveram-se durante 1 ou 2 horas em descer a Fontes Pereira de Melo, dar a volta ao Marquês Pombal e voltar a subir a rua buzinando, à 1 da manhã começaram a dispersar…

Estes gajos nem mais adeptos que o Belém têm na Capital, muito menos estão ao nivel do Sporting…

Aqui nem piu e é só a cidade mais portuguesa do Luxemburgo…é que nem um apito, a não ser o já habitual, dourado.

Eu pelo que vejo as novas gerações estão a ir muito na onda do FCP…mas muito naquela de…são de quem ganha…é o adepto tipico do benfica…

Ser do Sporting é um pouco diferente…

Faz parte do processo de belenização, meu caro. :inde:

Eu moro muito perto do centro da cidade. Estava a jantar quando ouvi umas buzinadelas, nem me lembrei do que seria até porque depressa se calaram. O FCP continua a ser um clube regional com dois ou três adeptos espalhados pelo resto do país

Olha, só em Coimbra conheço 4 ou 5… ;D

acho piada ao vosso objectivo wishful thinking… “duas buzinadelas”, “dois ou três adeptos no país inteiro”, “menores que o belém”. :slight_smile:

Não há pior cego que o que não quer ver. Eu não sei se o Porto tem mais ou menos adeptos que o Sporting mas de uma coisa tenho certeza: mais sócios pagantes tem certamente, assim como tem mais receitas de merchandizing logo é de crer que das duas uma: ou tem mais adeptos ou estes são mais abastados e investem mais no clube. Nenhum dos cenários é de afastar.

Além disso, eu também não buzino taças de portugal e outros troféus de merda. Contarei eu como um adepto do Sporting a menos? Já pararam para pensar no que é a vida de um tripeiro? Eu provavelmente, se o Sporting vencesse um título como este, a não sei quantas jornadas do fim, sem qualquer concorrência o ano inteiro, e no decurso do histórico que o clube teria acho qeu ficava muito feliz, mas não iria para a rua buzinar como já fui. É que vocês medem-se pelo esfusiante festejar dos desesperados, que foi o que viram das 3 vezes que os miseráveis de Lx foram campeões. Ora para os tripeiros qual é a novidade? Será que têm todos pica de vir para a rua buzinar? Buzinar o quê? Vencer um título que lhes pinga todos os anos e para o qual já não têm sequer concorrência respeitável? Eu coloco-me no lugar e digo sinceramente o que já disse: ficava mto feliz e tal, mas não me dava ao trabalho de vir para a rua. Não haveria pica.

Tenham juizo… eu a mim mete-me é VERGONHA dias como o de ontem, em que um clube que há 25 anos ao pé de nós era zero em termos de títulos já nos pulverizou completamente. E agora venham-me dizer que este foi mais um ganho à força do apito, para eu me rir. Percam ao menos com dignidade, não arranjem desculpas da treta.

Qual festa portista? Aqui na zona saloia devem contar-se portistas pelas mãos. Além disso, eles já sabem que vão perder seis pontos, por isso não podem ostentar as faixas para já. E vão perder seis pontos porque se vão dar como culpados em casos de CORRUPÇÃO, que mesmo assim não passam da pontinha do icebergue. Os gajos para mim nunca hão-de passar de um ranho, por tudo o que está por detrás dessas vitórias, bem como pelo o que Pinto da Costa representa. Um chulo será sempre um chulo. Não gosto da direcção do Sporting, mas ainda gosto menos de tripeiros e lampiões.

Caro Mauras, concordo globalmente com o que dizes, mas no que ao Apito Dourado diz respeito, o FC Porto até podia vencer todos os jogos por 6-0 e chegar ao fim do campeonato com 40 pontos de avanço… mas se ficasse provado que tinha havido corrupção num jogo, já era motivo mais que suficiente para colocarmos em causa a justiça do título!

O FC Porto tem ganho tantos campeonatos à custa de muitos factores, entre os quais estão os benefícios da arbitragem. Se um clube vai coleccionando títulos servindo-se de corrupção, vai ficando cada vez mais forte (os títulos fortalecem um clube) e, consequentemente, cada vez será mais fácil serem novamente campeões.

E até dou um exemplo óbvio para perceberem a magnitude desses benefícios. O Sporting está a cerca de 20 pontos do FC Porto, certo? Ora, nas últimas 5 jornadas passou-se o seguinte:

Leixões 1 FC Porto 2 (golo da vitória em fora de jogo)

Belenenses 1 FC Porto 2 (golo da vitória nasceu de um penalti hilariante marcado aos 94 minutos, num lance em que o Quaresma se lança ao chão ao ver-se rodeado de 3 jogadores do Belenenses)

Setúbal 1 Sporting 0 (golo limpo mal anulado ao Sporting aos 5 minutos de jogo)

Guimarães 2 Sporting 0 (primeiro golo do Guimarães em fora de jogo, o segundo marcado já mesmo no fim do jogo, quando o Sporting já estava “em desespero”)

Sporting 1 Benfica 1 (a arbitragem que todos vimos, penso que não é necessário falar dela)

Vê bem a quantidade monstruosa de pontos que o Sporting perdeu relativamente ao FC Porto só nestas jornadas!! Posso dizer com alguma segurança que seria possível ao Sporting estar hoje a 10 pontos do FC Porto (em vez de 20) só à custa das arbitragens das últimas 5 jornadas!

É claro que ninguém fala disso, porque o Sporting já estava afastado da luta pelo título e não seria por estar a 10 pontos que ainda iria lutar pelo título. Mas com certeza estariamos em segundo e o FC Porto teria menos pontos. Se tirares os eventuais 6 pontos da CORRUPÇÃO, ficariam 4 pontos de distância!

De VINTE para QUATRO!

Dá para rir…

(e nem sequer estou a considerar os jogos FC Porto - Sporting e Benfica - Sporting, em que o Sporting foi prejudicado; ou o jogo FC Porto - Belenenses, em que o Postiga marcou um golo precedido do fora de jogo mais escandaloso que eu vi nos últimos anos)

Por aqui, festejos = 0. Na TV deu para ver cerca de 200 pessoas em Lisboa, mais umas quantas no Funchal e algumas numa casa em Ponta Delgada(só pra dizer que lá também têm adeptos ::)). Acho que responde à questão inicialmente levantada neste tópico…

Um pequeno pormenor à parte, para mim é incompreensível ver um gajo com o cachecol do Sporting a agitar uma bandeira da tripeiragem nos festejos em Lisboa ::slight_smile: :wall: :wall:

opa para mim a confirmar-se a sentença, era posta em causa todos os titulos desde 85 que o Pinto da Costa lá está.

A justaça em Portugal é uma Merda, tá sempre do lado dos ladroes, o gil vicente por uma questão laboral desceu de divisão.
estes gajos ainda dizem, que nunca presiaram dos arbitros, pra que então esses aliciamentos? pois… era só fruta e cafe com leite.

Infelizmente n vivemos em Italia, vivemos num pais, onde reina a anarquia, o ensino é fraco, a saúde é fraca, n há emprego, a inflação é incomportavel para os que ca vivem, e a justiça é isto meus amigos.

Eu se fosse presidente do Sporting, apressava rapidamente a criação duma Liga Europeia, com 20 equipas a jogarem entre si, duas voltas, com playoff para apuramento de campeao, e liguilha de despromoção, e evitar ao maximo jogar em solo sujo, que é o de Portugal.

Espero conseguir acabar o meu curso, para poder emigrar e figir deste esterco social.

Lamento se ofendi alguns patriotas, mas é a dura realidade.

O meu avo tem dois apartementos no Porto, alugou a uma inquelina, que não paga renda há nove meses, o meu avo naturalmente avançou para tribunal, mas o processo vai demorar entre 8 a 13 meses, e o meu avo tem de ficar de maos atadas, ver alguem a usufruir do seu apartamento a destrui-lo e a gozar com a cara dele. o meu avo tem problemas cardiacos, e já teve que ser internado duas 2x pq se sentiu mal de noite, e a razão foi sistema nervoso.

Esta semana um cafe foi assaltado 3x o proprietario tentou fazer justiça pelas proprias maos, e ao apanha-lo em flagrante no 3º assalto, deu-lhe uma carga de porrada, o que aconteceu? vai a tribunal por agressão e o ladrão fica ca fora.

Um vizinho meu, apanhou um ladrao em sua casa a meio da noite, deu-lhe um tiro na perna e chamou a gnr, hoje está a pagar uma pensao por invalidez ao assaltante.

Os restantes sectores ja nem comento.

Também sou da Margem Sul e andei pela Costa, Sesimbra e não vi nem uma pessoa que fosse a festejar.

Mas também se tivesse o meu clube indiciado em casos de corrupção a vontade de festejar não era muita.

:lol: foi patético… os gajos sao mesmo muito poucos ca’, no PJ conheco uns 5 portistas, mas dois deles ja foram do SCP :mrgreen:

Concordo. Apenas discordo que neste ano, e alguns dos anteriores, os títulos tenham chegado por outra coisa que nao seja a superior organização, capacidade de trabalho e dedicação dos que lá trabalham.

Obviamente que logo a seguir chega o discurso do “ah, mas isso só surgiu depois do que fizeram durante anos”. Verdade.
Mas diz-me uma coisa: o pinto da costa, no início de 80s, quando lá chegou, tomou conta de tudo o que é poder pq lhe apeteceu? Não. Fez por isso. E se o conseguiu foi pq os rivais deixaram.
Não somos nós o clube que se associou duas vezes nos últimos 15 anos a esta corja agora indiciada? Somos, de forma despodurada, vergonhosa, prostituta. Fomos a prostituta gozada do FCP, algo que cada vez que recordo dá-me vómitos.

É verdade portanto que existe um contexto corrupto na base da afrimação do Porto nos últimos 25 anos, mas penso que existe também muita coisa que devia ser lição para os outros: a organização, a dedicação, o profissionalismo, o assumir o clube como algo sério e não como um passatempo de doutores com coisas mais importantes a gerir que o futebol. O Porto também caiu durante estes 25 anos, esteve 3 anos sem ver o título… e o que fez? Roubou? Roubou… roubou o melhor treinador português de todos os tempos, acreditou nele, tomou-o quando estava ao alcance de qualquer dos rivais e assumiu-se como o maior clube português da actualidade. Depois caiu novamente na vertigem do excesso de sucesso e dinheiro, voltando a erguer-se, embora desta feita já com menos esforço, tal a miséria concorrêncial, conseguindo títulos em série com treinadores como Jesualdo.

Portanto, enquanto uns se entretêm contando quantas buzinas ouviram ou deixaram de ouvir, eu não consigo deixar de pensar nas razões que fazem deles o gigante que são, as lições que gostava de ver aplicadas no clube que sigo e no sonho de um dia ver os sportinguistas já pouco disponíveis para irem buzinar, tal a sucessão de títulos e hegemonia atingida. Seria como se diz, um excelente problema.

Já foram do Sporting? ninguém muda de clube meu caro.