Porto suplanta Sporting em número de adeptos?

Segundo uma pesquisa da Futebol Finance acerca dos adeptos dos variados clubes, datada de 2007 (recente portanto), o Benfica continua destacado como o clube com mais adeptos. Supreendente é o facto de o Porto ter já mais adeptos que o Sporting! Isto terá algum fundo de verdade?

Deparei-me com um estudo efectuado muito recentemente que dava conta de que o Benfica estaria destacado em Portugal em termos de adeptos, com 4,1 milhões de aficionados (cerca de 38,8 por cento da população residente em Portugal). Surpresa das surpresas, logo a seguir vinha o Porto como clube mais representativo com 2,6 milhões de aficionados (cerca de 24,4 por cento da população nacional)! Só em terceiro aparecia o Sporting com somente 2,1 milhões de aficionados (apenas 20,2 por cento da população nacional)

Se isto reflecte a realidade, então a situação é de facto muito grave…

Números normais tendo em conta os ultimos 30 anos. Não estou surpreendido!

Os putos por mais lavagem que os pais possam dar, por tendência natural são de quem ganha. Só para terem a noção, na região do Porto a percentagem de Sportinguistas é tão baixa que para efeitos de representatividade podem ignorar-se. Uma colega minha é professora primária numa escola do centro do Porto. Assegurou-me que nas 4 turmas [1ª, 2ª, 3ª e 4ª classe] que a escola tem, nenhum miúdo é do Sporting.

Não me surpreende nada mesmo.
A tendência é para ser pior ainda. Porque será ? :whistle:

Só vai ficar surpreendido quem andar a dormir…há muitos anos. Certo, certo é que após o entusiasmo dos 2 campeonatos conquistados após a “grande travessia do deserto”, a crise tem vindo a agravar-se em cada ano que passa. Como o Sporting me habituou a ser pessimista e a esperar sempre o pior, aguardo com grande ansiedade o fim desta época. Se tudo se passar como é natural (tendo em conta a matéria prima que existe), nada iremos ganhar e poderemos fazer o pior lugar de sempre no campeonato. Quanto a mim o pior virá logo a seguir: treinador desacreditado, jogadores desmotivados a procurarem novos rumos, e uma “direcção” ainda mais impotente e incapaz de encontrar soluções para os problemas. Antevejo uma nova cooptação (o Franco vai deitar a toalha ao chão), com “eleições” lá para o fim do ano. Mais um profeta da desgraça, dirão alguns na senda das palavras do Ribeiro Teles. Lamentavelmente os chamados profetas da desgraça vão tendo razão ano após ano. É que há os profetas da desgraça e há os construtores da dita!

Esses números sempre me pareceram exagerados, somando os adeptos dos 3 grandes, dá 8,9 milhões. Isto é em cada 10 habitantes portugueses, 9 tem preferência clubistica por um dos clubes grandes. Não acredito que seja essa a realidade, uma amostra das pessoas que eu conheço, só cerca de 60% têm preferência por um dos grandes (há muita gente que não tem sequer clube preferido e há os factores regionais como Maritimo, Guimarães, etc). Quanto ao Porto ter mais adeptos que o Sporting … não acredito … mas não tenho dados concretos para avalizar a minha crença. Em relação à cidade de Porto e arredores, o Sporting teve sempre uma presença pequena. Sem dúvida que o Porto está a monopolizar os adeptos desta zona mas mais à custa do Benfica do que qualquer outro. Há factos curiosos, a zona da Sé (Ribeira incluida) a zona talvez mais tradicional do Porto era um grande polo benfiquista, hoje já não será tanto assim mas ainda se encontram muitos por lá. Matosinhos é (ou pelo menos era) um concelho de maioria benfiquista. Neste concelho existe uma grande antipatia pelo Porto e provavelmente é uma das causas para serem benfiquistas alem de leixonenses (falta saber qual o coração coloca em 1º lugar em cada caso). Aqui na zona do Porto (região), quem tem antipatia pelo Porto (clube), tem uma certa tendência benfiquista.

O termo adepto, tambem é muito subjectivo, conheço algumas pessoas que se dizem adeptas de um determinado clube e nunca vêem um jogo desse mesmo clube, nem sabem quando joga, nem qual foi o ultimo resultado … para mim esses não são não são adeptos.

Só para completar um pouco a informação (depois de alguma investigação da minha parte), parece que os numeros publicados pela tal “Futebol Finance” foram fornecidos pela…Liga Portuguesa de Clubes!!! :xock:

:o Então não eram seis milhões? Tchiiiiii! Isto deve estar errado com certeza!

Também concordo que poderá ser exagerado, pois dos 10 milhões ainda tens que tirar os bebés de colo, pessoas que não se interessam pelo desporto, pessoas que têm outro clube, etc.

Matosinhos foi uma das poucas terras em que vi cachecóis, galhardetes, etc. do clube local em quantidade igual ou mesmo superior aos dos três grandes.

Segundo já li, o Salgueiros tem (sim, que o clube ainda existe) as cores e o emblema que tem para “homenagear” os ex-6.000.000 e “chatear” o FCP.

Nem mais. Será que estão a contar com as criançinhas, que são do que lhes dizem para ser? Será que estão a contar com as senhoras, que hoje são do Porto por causa do Fernando Gomes, amanhã são do Sporting por causa do Paulo Sousa, ou daqueles de quem não se deve dizer o nome, por causa do Reinaldo? Isso das sondagens tem muito que se lhe diga… Merecem-me a mesma credibilidade que a falácia dos 6 milhões 14 milhões.

Mas duma coisa estou convicto: a base social de apoio do nosso Clube está em franca decadência, apesar dos dois títulos nacionais de futebol conquistados nesta década. Porque será? :inde:

Não acredito NADA nesses números. Uma coisa é ter a consciência que o Sporting não pode continuar a perder, senão vai perdendo adeptos. Outra coisa é dizer que somos “pequenos”. Em seis anos o Porto não nos ultrapassou, tenham paciência! :naughty: :naughty: :naughty: Então porque é que o Sporting tem mais sócios que o Porto? Não ganhamos o campeonato há seis anos, no mesmo espaço de tempo eles ganharam tudo o que havia para ganhar e isso não se traduzia em associados também? Uma das poucas coisas boas que o Roquette mandou fazer foi o estudo de popularidade dos três grandes. Um dos estudos mais completos que se fizeram sobre a matéria, que incidia sobre a implantação nacional dos clubes, bem como a distribuição de adeptos nas respectivas classes socais. Esse estudo apontava o Sporting como tendo mais adeptos que o Benfica no distrito de Lisboa, por exemplo.

Acho que o Sporting devia repetir o estudo, para contrapôr à propaganda dos seis milhões dos lampiões e à desinformação da Liga. E actuar conforme os resultados, porque é óbvio que não estamos a crescer como precisamos. E isso só se consegue com vitórias, bem como com uma direcção proactiva nas relações com adeptos, sócios, núcleos e na promoção do sportinguismo junto da população em geral.

Pois, as contas são capaz de estar certas, pois além dos 3 grandes só o Vitória de Guimarães é que tem um número razoável de adeptos que não têm outra preferência clubística além do Vitória.

Espero bem que a direcção comece a fazer alguma coisa para voltarmos a crescer em adeptos. Uma das boas medidas é mudar os jogos dos juniores para o Estádio José de Alvalade.

Não me admira! O Belenenses também já teve mais adeptos que o Porto…

Continuem a “fazer amor” com o clube como o fizeram nos últimos 20 anos que Guimarães é já ali!

A tabela do Futebol Finance é a seguinte:

1º - Flamengo - 32,6 milhões 2º - Chivas (MEX) - 30,8 milhões 3º - América (MEX) - 26,4 milhões 4º - Corinthians - 23 milhões 5º - Boca Juniors (ARG) - 16,4 milhões 6º - Juventus (ITA) - 16,3 milhões 7º - São Paulo - 15,3 milhões 8º - Milan (ITA) - 13,4 milhões 9º - Cruz Azul (MEX) - 13,2 milhões 10º - River Plate (ARG) - 13,2 milhões 11º - Real Madrid (ESP) - 13,2 milhões 12º - Kashima Antlers (JAP) - 12,3 milhões 13º - Gamba Osaka (JAP) - 11,9 milhões 14º - Jubilo Iwata (JAP) - 11,7 milhões 15º - Bayern de Munique (ALE) - 10,5 milhões 16º - Barcelona (ESP) - 10,4 milhões 17º - Olympique de Marselha (FRA) - 10,2 milhões 18º - Lyon (FRA) - 9,6 milhões 19º - Internazionale (ITA) - 9,3 milhões 20º - Werder Bremen (ALE) - 5,7 milhões 21º - Schalke 04 (ALE) - 4,3 milhões 22º - Ajax (HOL) - 4,3 milhões 23º - Manchester United (ING) - 4,2 milhões 24º - Benfica (POR) - 4,1 milhões 25º - Feyenoord (HOL) - 3,8 milhões 26º - PSG (FRA) - 3,2 milhões 27º - Liverpool (ING) - 3,1 milhões 28º - Arsenal (ING) - 2,6 milhões 29º - Porto (POR) - 2,6 milhões 30º - Independiente (ARG) - 2,2 milhões 31º - PSV Eindhoven (HOL) - 2,1 milhões [b]32º - Sporting (POR) - 2,1 milhões[/b]

NOTA: Nestes estudos não foram considerados o número de adeptos de cada clube, fora do seus país de origem.

ah! eu bem me queria parecer que faltam aí os 16 milhões que o benfica tem na polinésia francesa, indonésia e outros locais.

Quanto a nós… admira-me é se a diferença não for já maior. Cada vez vejo mais putos serem do Porto. É o natural, assim como vi alguns putos virarem para o Sporting no ano do Jardel, coisa à qual não demos continuidade. A renovação do sportinguismo não me parece brutalmente ameaçada, mas a dimensão do fenómeno como o conhecemos hoje sim, obviamente o Sporting terá hoje muito menos adeptos que tinha nos anos 70 e mesmo 80, pelo menos na parte militante e não apenas declarada, daqueles que vão aos jogos, que compram produtos e que vivem o clube. São anos a trabalhar para isso, há que dar valor a quem tem feito por isso porque estão a fazer um bom trabalho.

Nada que não estivesse já espera, as vitórias e os campeonatos conquistados são a resposta mais do que óbvia.

É importante que percebam que o estudo data de 2003 e aparentemente foi publicado por uma revista brasileira. Não me parece que tenha grande credibilidade.

http://www.futebolfinance.com/adeptos-o-verdadeiro-activo-dos-clubes/

De qualquer maneira, a ser verdade é algo natural tendo em conta a realidade desportiva do nosso clube, que é cada vez mais deprimente.

Errado! O Fcp ja passou os 100.000 socios ha bastante tempo. O Sporting vai começar a fazer brevemente uma campanha para lá chegar. Outra coisa curiosa, é que os adeptos do fcp, sao verdadeiros fãs que invariavelmente enchem o estádio, enquanto o Sporting tem muitos simpatizantes. São números que nada surpreendem, e basta ver na hora das vitórias e na afluência ao estádio, o reflexo desse mesmos numeros.

Sem rigor científico, direi que deverá haver 2 lampiões por 1 tripeiro + 1 lagarto. E que acredito que hoje em dia haja mais tripeiros que leões.

Eu acho que nao se pode dar grande credibilidade a este estudo, porque ha clubes mencionados que nem de perto nem de longe o seu numero de adeptos corresponde a realidade, e estou me a referir propriamente ao Manchester United!!

O Manchester United ja alguns anos e considerado o clube no mundo com mais adeptos, e entao nos Estados Unidos serao milhoes, por isso nao concordo com este estudo!!

Em relacao ao Sporting vs Porto , e eu ja aqui tinha dito isso , o sporting ja tera menos adeptos que o Porto, estao admirados? Eu nao!!

Nao e preciso ser muito inteligente para reconhecer esse facto, basta olhar para os estadios onde vai o Sporting e o Porto!!

Ainda agora no restelo eu tive a reparar neste promaior, nem o Sporting sendo de Lisboa consegue levar la tantos adeptos, mas se querem tirar mais conclusoes, reparem no numeros de adeptos quando o Sporting joga no norte, e quando o Porto joga no sul!!

Aqui nos estados unidos, mais precisamente nos arredores de philadelphia ja sao muito mais os portistas, nao ha juventude do sporting, a nao ser influenciados pelos pais como no meu caso!!

No verao passado fui ao dia de Portugal a Newark NJ e quando passou a representacao do lar dos leoes , quase que passou despercebida, e a do Porto ja nao, e para nao falar da do Benfica, que e de longe a mais aplaudida!!
Estao surpreendidos com estes numeros, eu nao!!

Mas ha mais provas que evidenciam este facto, as casas do Sporting fecharem , nao ha abertura de novos nucleos , e ao contrario do porto cada vez abre mais por todo o pais!!

Ja sei que vou ser criticado por falar no Sousa Cintra o(analfabeto) para muitos, mas o que e certo no seu tempo de presidencia, ele ajudava a abrir muitos nucleos e aparecia por la de quando em vez, ou marcava presenca nas inauguracoes!!

Agora pergunto a quantos nucleos este presidente fez marcar a sua presenca, e depois queremos ver o sporting crescer!!

E claro que em termos de gestao nao tenho categoria para dar exemplos a ninguem, mas neste aspecto da gestao humana, o sporting neste momento e um nulidade, os nucleos estao a deriva, nao ha um trabalho que tenha como objectivo unir e angariar mais adeptos!!

Para mim Estes numeros ate poderao estar aquem da realidade, porque efectivamente o Porto ja tem mais adeptos que o Sporting, em Portugal e no estrangeiro!!

Tenho muita pena que assim seja, mas infelizmente o sporting esta em decadencia em todos os aspectos!!

Ou és um infiltrado, ou és masoquista. O Porto em Outubro do ano passado tinha 84 mil sócios (notícia Record a dar conta da preocupação dos dirigentes portistas pela perda de mais de 2 mil sócios num ano, apesar do Porto ser bicampeão nacional) com a agravante do cartão de sócio do Porto já dar benefícios comerciais. Coisa que nós só vamos poder ter a partir de agora. O Sporting neste momento tem quase 93 mil sócios, não ganha o campeonato há seis anos e ainda não lançou o pack novo sócio. Queria só esclarecer para quem não me “conhecer”, que não sou apoiante desta direcção, nem do projecto, mas começo a ficar farto de algum niilismo que se traduz até em falta de respeito pelo Sporting Clube de Portugal.

Em relação às assistência no Dragão, neste campeonato que eles ganharam com uma perna às costas, as assistências nesse estádio em jogos para o campeonato sem ser com Sporting e Benfica, situaram-se sempre entre os 30 e os 35 mil espectadores. O mesmo que nós o ano passado. Se isso é encher invariavelmente o estádio, vou ali e já venho. Arrisco dizer que se o Sporting estivesse no lugar do Porto, Alvalade tinha sempre casa cheia. A conversa de que somos poucos é sempre a mesma porque poucas vezes os Leões têm podido pôr a juba ao sol nos últimos anos. Mas quando podem é que se vê que somos muitos. Toda a gente ficou espantada com a implantação nacional do clube em 2000. Essa gente não fugiu. Dêem-lhe motivo para se manifestar, e logo vêem a força da nossa gente. O mal é começar a acreditar na propaganda dos outros, porque já bastam os nossos problemas.

http://www.record.pt/noticia.asp?id=761913&idCanal=17