Eu acho que nao se pode dar grande credibilidade a este estudo, porque ha clubes mencionados que nem de perto nem de longe o seu numero de adeptos corresponde a realidade, e estou me a referir propriamente ao Manchester United!!
O Manchester United ja alguns anos e considerado o clube no mundo com mais adeptos, e entao nos Estados Unidos serao milhoes, por isso nao concordo com este estudo!!
Em relacao ao Sporting vs Porto , e eu ja aqui tinha dito isso , o sporting ja tera menos adeptos que o Porto, estao admirados? Eu nao!!
Nao e preciso ser muito inteligente para reconhecer esse facto, basta olhar para os estadios onde vai o Sporting e o Porto!!
Ainda agora no restelo eu tive a reparar neste promaior, nem o Sporting sendo de Lisboa consegue levar la tantos adeptos, mas se querem tirar mais conclusoes, reparem no numeros de adeptos quando o Sporting joga no norte, e quando o Porto joga no sul!!
Aqui nos estados unidos, mais precisamente nos arredores de philadelphia ja sao muito mais os portistas, nao ha juventude do sporting, a nao ser influenciados pelos pais como no meu caso!!
No verao passado fui ao dia de Portugal a Newark NJ e quando passou a representacao do lar dos leoes , quase que passou despercebida, e a do Porto ja nao, e para nao falar da do Benfica, que e de longe a mais aplaudida!!
Estao surpreendidos com estes numeros, eu nao!!
Mas ha mais provas que evidenciam este facto, as casas do Sporting fecharem , nao ha abertura de novos nucleos , e ao contrario do porto cada vez abre mais por todo o pais!!
Ja sei que vou ser criticado por falar no Sousa Cintra o(analfabeto) para muitos, mas o que e certo no seu tempo de presidencia, ele ajudava a abrir muitos nucleos e aparecia por la de quando em vez, ou marcava presenca nas inauguracoes!!
Agora pergunto a quantos nucleos este presidente fez marcar a sua presenca, e depois queremos ver o sporting crescer!!
E claro que em termos de gestao nao tenho categoria para dar exemplos a ninguem, mas neste aspecto da gestao humana, o sporting neste momento e um nulidade, os nucleos estao a deriva, nao ha um trabalho que tenha como objectivo unir e angariar mais adeptos!!
Para mim Estes numeros ate poderao estar aquem da realidade, porque efectivamente o Porto ja tem mais adeptos que o Sporting, em Portugal e no estrangeiro!!
Tenho muita pena que assim seja, mas infelizmente o sporting esta em decadencia em todos os aspectos!!