Porto suplanta Sporting em número de adeptos?

Meu caro Lionheart o numero de socios pouco ou nada tem a ver com o numero de adeptos!!

Posso te dar um exemplo do Sporting bastante significativo, no tempo da presidencia do Joao Rocha o sporting chegou a ter perto de 100 mil socios, sera que tinha mais adeptos que o Benfica?

Fica aqui esta questao!!

E pena termos de admitir os factos, e como sportinguista que sou e com muito orgulho, nao duvides que tenho pena, muita pena que estes factos sejam realmente verdadeiros!!

E tu, desculpa lá, mas estás a extrapolar uma época realmente má do Sporting para a grandeza do clube e massa adepta. Não é de admirar que o apoio nas bancadas este ano seja mais escasso, por contraponto com o Porto. Mas uma árvore não faz a floresta e se calhar numa próxima serão outros a ter dúvidas existênciais. Ainda havemos de ver os Super Dragões a atirar o Pinto da Costa pela Ribeira abaixo, acredita. :twisted:

Relativamente ao q tem sido escrito, gostava de fazer os seguintes comentários:

  • A região metropolitana de Lisboa tem cerca de 40% a 45% da População Nacional. Nesta região a implantação do Porto ainda é bastante reduzida. Tenho 27 anos e por onde ando, ainda existem mais adeptos do Belenenses do que do Porto. E a implantação de Sportiguistas nesta região do país é extremamente elevada, - mesmo entre os jovens - com particular destaque para os concelhos de Cascais, Lisboa, Sintra e alguns da Margem Sul.

  • Para além do acima exposto, o Sporting é um clube com mta gente adepta em regiões como a Zona Oeste (Tores Vedras, Caldas, etc), Distrito de Viseu e Distrito de Leiria e alguns concelhos dos distritos da Guarda, Castelo Branco, Viana do Castelo, Coimbra e Vila Real. O meu trabalho “obriga-me” a viajar mt pelo país, e é com frequência que vos confirmo o que escrevo;

  • Relativamente à região do Grande Porto, é um facto que a massa adepta do Sporting é mto reduzida. Mas sempre tive a noção de q concelhos como Matosinhos, Penafiel e Paços de Ferreira tinha alguma massa adepta do Sporting… algum me pode confirmar isso?

  • Onde fiquei surpreendido com o número de Portistas foi na Madeira!!! Parecem ser mais que os adeptos dos lampiões;

  • Resumindo e concluindo, e salvaguardando as diferenças entre simpatia por um clube, simples adepto e adepto ferrenho, creio q o Porto ainda se encontra bastante atrás do Sporting!

Este estudo não está correcto, pois juntaram (no meu ponto de vista, de forma injusta) todo o p*tedo Brasileiro e de leste que entrou nestes últimos anos em Portugal (e são muitas) como Adeptos do Fcporco quando na realidade são apenas parceiros institucionais ou no máximo Prestadores de Serviços.

É como todos os analfabetos que assinam de cruz, serem do slbenfica…

:cartao:

Sabes porquê? Contaram-me que foi para lá muita gente do Norte trabalhar nas obras públicas (os grandes construtores levam pessoal do Continente) e esses são em maior número do FC Porto. Por isso se via tantos portistas a festejar o último título do Porto no Funchal.

Rapazinho dá uma olhadela!

http://www.record.pt/noticia.asp?id=716452&idCanal=17

A diferença é que anualmente há a chamada limpeza de sócios falecidos, coisa que o benfica ha prai 20 anos não faz!
E vê as limitações impostas para ser sócio.
Quando quiseres chamar infiltrado, brincas com os amiguinhos da escolinha, que não tenho que levar com a tua falta de respeito e imaturidade.

Já agora aqui fica a noticia da nossa campanha, que só nao avançou devido à péssima época que temos feito.

http://www.record.pt/noticia.asp?id=776564&idCanal=24

  1. O Porto não tem 100 mil sócios e tem até menos que nós. Há mais de dez anos que eles falam nisso e nunca mais lá chegam, é tudo treta. Como é que em 2006 “estavam” quase lá e há seis meses só tinham 83 mil associados? Cum caneco, a “limpeza” de sócios falecidos fazia assim uma diferença tão grande em apenas um ano? :lol: E só aceitavam inscrições de familiares de sócios! Boa, ainda por cima eram esquisitos. :liar:

  2. A última renumeração do Benfica ocorreu em 2005, imediatamente antes do lançamento do kit novo sócio. Mas não te preocupes que quando fizerem a próxima, vão ficar bem longe do número que têm agora.

http://www.fcporto.pt/Servicos/Socios/InscricaoSocios/Servicos_Socios_Inscricao_popup.asp

http://www.sporting.pt/Servicos/InscricaoSocios/Servicos_InscricaoSocios.asp

...Apenas 2 passos são necessários para que se torne possível...
Igualzinho ^-^ :inde:

As nossas quotas é que são caras como o diabo!!! Não seria muito mais proveitoso as quotas custarem tipo 7€ e ter mais do dobro dos sócios que temos actualmente, é que 12 €€ é um bocado para o que se recebe em troca (e não estou a falar de prémios e afins, é mesmo do retorno desportivo) :think:

PS. Peço desculpa esqueci-me que o objectivo desta direcção é ter um clube sem sócios melgas que chateiam, e querem saber tudo.

No entanto em Lisboa vejo um crescendo de aficionados do Sporting em relação às galinhas…

Quando entrei para a faculdade há uns anos, comecei a trabalhar num ATL como monitor, durante dois anos tive ao meu cargo uma turma da 2ª classe que no ano seguinte transitou naturalmente para a 3ª… Nessa turma a grande maioria das crianças era do Sporting, digamos que uns 65% sendo a restante parte das galinhas. No ATL inteiro e na respectiva escola a % era ± a mesma havendo um ou outro miudo que gostava do Porto.

A escola era nos Olivais em Lisboa…

Notei que por volta de 2003 quando o Sporting tinha ganho no ano anterior o campeonato e Juventude Leonina tinha lançado o seu CD, houve um boom de crianças que por todo o lado cantarolavam “So Eu Sei…”

Agora dentro do Porto é natural vai ser sempre assim, quase tudo dos corruptos e umas tantas galinhas, como no resto do pais, a merda está bem espalhada…

Em relação às assistência no Dragão, neste campeonato que eles ganharam com uma perna às costas, as assistências nesse estádio em jogos para o campeonato sem ser com Sporting e Benfica, situaram-se sempre entre os 30 e os 35 mil espectadores. O mesmo que nós o ano passado. Se isso é encher invariavelmente o estádio, vou ali e já venho. Arrisco dizer que se o Sporting estivesse no lugar do Porto, Alvalade tinha sempre casa cheia. A conversa de que somos poucos é sempre a mesma porque poucas vezes os Leões têm podido pôr a juba ao sol nos últimos anos. Mas quando podem é que se vê que somos muitos. Toda a gente ficou espantada com a implantação nacional do clube em 2000. Essa gente não fugiu. Dêem-lhe motivo para se manifestar, e logo vêem a força da nossa gente. O mal é começar a acreditar na propaganda dos outros, porque já bastam os nossos problemas.
[/quote]

Não sei em que Mundo vives, mas com certeza não é o nosso. ;D

As assistências no Dragão são por norma consideravelmente superiores às de Alvalade. O FC POrto não coloca entre 30 e 35 mil pessoas no estádio, como tu dizes. Em jogos do campeonato, não são poucas as vezes em que coloca perto de 40 mil e enche o estádio algumas vezes por ano.

Já o Sporting tradicionalmente só enche o estádio quando recebe o Benfica.

O número total de adeptos nos 3 principais estádios portugueses mostra valores semelhantes no dragão e na luz e números consideravelmente inferiores em Alvalade (dezenas de milhares a menos no fim do ano).

É preciso lembrar que o Sporting tem muitos bilhetes vendidos para cada jogo (próximo de 40 mil), mas assistêncas são por norma inferiores a esse número.

Quanto à questão dos adeptos, posso dizer que no Distrito do Porto, encontra-se 1 sportinguista em cada 20 pessoas. Andará à volta disso.

Em Coimbra, uma cidade conhecida por ter muitos sportinguistas, vão-se encontrando cada vez mais portistas e arrisco dizer que a distribuição de adeptos dos 3 grandes andará por 50% Benfica, 30% Sporting e 20% FC Porto. Se formos ver apenas as pessoas no nível etário <25 anos, então o Sporting e FC Porto estarão empatados, ou mesmo poderemos ter o FC Porto com mais adeptos (a Académica tem MUITOS simpatizantes na região, mas poucos verdadeiros primeiros adeptos).

O Sporting tem muitos adeptos com mais de 65 anos. Arriscava dizer que se considerarmos apenas as pessoas idosas, o Sporting é o clube mais representado em Portugal. Mas no nível <30 anos, estamos a léguas dos nossos rivais.

O meu “mundo” é muito crítico para com a direcção, mas não é niilista para com o Sporting, e de certeza que não faço “fretes” aos rivais, nem puxo pela autoestima deles. E como tenho 34 anos, e já vi e ouvi muita coisa em relação a este clube, principalmente num período que não é o mais famoso da nossa história, esse paleio do fim do mundo não me impressiona minimamente. Durante os anos do jejum dizia-se a mesmíssima coisa e depois em 2000 foi o que se viu.

O Porto é tricampeão, o Sporting não ganha o campeonato há seis anos. Não é admiração nenhuma que eles tenham melhores assistências. Mesmo assim não é nada do outro mundo. Os sportinguistas têm uma crise de autoestima por causa dos maus resultados dos últimos anos, e pela falta de liderança e orientação que vêem no clube. Mas começar a extrapolar isso para a instituição é precipitado e péssimo. Esta discussão é completamente estéril, baseado numa sondagem que não tem a mínima credibilidade, e nós projectamos por causa da má época que o Sporting está a fazer. O ano passado por esta altura, ninguém estava com este estado de alma e por isso ninguém diria que o Porto tem mais adeptos que o Sporting. Mas pronto. Siga.

Como não vai haver mais fóculportistas se o presidente deles, corrupto e tudo, prefere ganhar taças e campeonatos contrariamente ao nosso que diz preferir um 2º lugar para sentir o cheiro das notas? PQP isto ???

aquilo que sinto em relação a esta temática leva-me a dizer que o Porto NÃO tem mais adeptos que o Sporting , e se tiver metade já é uma evolução enorme…pelo menos no Continente , pois nas ilhas desconheço a realidade.
Na região do grande Porto é indiscutivel a maioria tripeira bem como uma imensa massa de adeptos dos vermes…quase se equivalendo…aí estamos em clara desvantagem…
Fora dessa região, a Norte é vincada a supremacia pele vermelha…
Zona Centro claramente estamos em superioridade na minha opinião…e em Lisboa estamos em maioria por muito pouco…o que é curioso…
A Sul claramente os vermes têm a maioria…
resumindo…
Norte - tripeiro e PeleVermelha
Centro - Sporting e Vermes
Sul - Galinhas saltitantes

Em Lisboa, temos mais adeptos e acho que numa proporção de 60 para 40 em relação aos vermes…
No meu trabalho mais de 80 por cento sao lagartos…
Devido aos campeonatos recentes ganhos tivemos uma enorme expansão de adeptos…algo que parece estar a esmorecer de maneira evidente…

Acho que continuamos a ser o segundo em numero de adeptos, com alguma distância (1 milhaõ e meio a 2) em relação aos peles vermelhas…distancia essa que é mais curta em relação ao Porto.

E já reparaste que o Sporting por ter ganho só dois campeonatos cresceu daquela maneira, por comparação com o Porto que tem ganho tudo? Tenho família no Minho, porque o meu avô era de lá. O marido de uma prima minha do Minho, que é da Beira Baixa mas agora está a viver com a mulher no Minho, e que ainda é mais maluco pelo Sporting que eu, contou-me que quando o Sporting foi campeão foi uma loucura lá em cima. Disse-me que não fazia ideia que havia lá tantos Leões. Havia mais sportinguistas na rua que portistas, comparando festejos de vitórias no campeonato. E claro, essas vitórias tiveram influência na juventude, traduzindo-se em mais adeptos para o Sporting.

Agora é evidente que o sportinguismo está “murcho”. Mas as pessoas não deixaram de ser do Sporting, e uma vitória no campeonato dará novamente um enorme impulso à popularidade do clube. Agora imagine-se a loucura que não seria se o Sporting ganhasse regularmente.

NÃO ACREDITO que o porto tenha mais adeptos que o Sporting. Não é verdade. Agora se as coisas não mudarem, parece-me que não vão mudar tão cedo, infelizmente, daqui a 30 anos acredito que o porto ultrapasse o nosso clube pois esta nova geração começa a ver o porto como uma equipa ganhadora e da moda. Agora actualmente nesse aspecto ainda não são maiores que nós… por enquanto…

concordo…
o que de facto nos torna diferentes é a capacidade de digerir derrotas nos momentos chave…algo que não acontece nos outros rivais…
Talvez por não sermos em futebol um clube vencedor por excelência…e termos a capacidade de esperar por titulos…
Julgo que o Porto mesmo que ganhe 50 campeonatos não conseguirá ter mais adeptos que nós, só o conseguiria se de facto conseguisse com alguma regularidade conquistar taças europeias…
Cá no nosso burgo, conservador…a tradição é como a bandeira ou verde ou vermelha…
Nunca me vou esquecer daquele campeonato ganho em Paranhos, ea recepção e a loucura total em Lisboa e por todo o Portugal, algo nunca visto , e com toda a certeza dificilmente voltará a acontecer em eventos desportivos…a nível de clubes.

Somos grandes mas poderiamos ser muito maiores, persegue-nos uma malapata ancestral que mina o espirito da conquista…e desmotiva o mais crente dos adeptos…
Receita para curar isto, tem que passar pelo assumir definitivo de um projecto estruturado, que mesmo que nos faça esperar 10 anos, nos leve a conseguir ter um domínio preponderante.
E nós adeptos de Sporting até temos a virtude de sermos tão pacientes…

Podem parecer um paradoxo estas minhas palavras em relação ao nervo que tenho em ver e discutir um simples jogo, mas preferia que existisse algo concreto e assumido, planeado, uma orgânica inteligente e até não fôssemos muito longe mas que se visse um evoluir, uma mudança …semear para colher…

O Sporting ultrapassou os 100.000 sócios há muito, ainda os fanfarrões dos nossos rivais sonhavam com os 6 dígitos. Só para terem uma ideia, entrei para sócio nos anos 80 com o n.º 112.000. :dance:
(Atenção: no nosso Clube, os números são actualizados de 5 em 5 anos)

Perdemos sócios, é um facto. Mas também, com direcções assassinas, quem não perderia?..

Há muitos sportinguistas adormecidos. É apenas por isso que ainda considero a hipótese de termos mais adeptos que o FC Porto.

Mas posso garantir que em todo o Norte Litoral (área que abrange uma percentagem significativa da população portuguesa), o FC Porto está bem mais representado que o Sporting, fruto da diferença abismal no distrito do Porto.

Eu desconfio que o FC Porto tem mais adeptos que o Sporting pela seguinte razão: actualmente moro em Coimbra e sempre ouvi dizer que esta era uma cidade de sportinguistas. Porém, digo sinceramente que já conheci mais portistas em Coimbra que sportinguistas, embora tenha a noção (porque me disseram) que o Sporting é o segundo clube mais representado em Coimbra, atrás do Benfica.

Ora, se numa cidade tradicionalmente sportinguista já se vão encontrando quase tantos portistas como sportinguistas… Aliás, nas camadas jovens, arrisco dizer que talvez haja mais portistas. Acima dos 40-50 anos, o Sporting domina claramente (comparando com o FC Porto).

Hoje o meu professor de Educação Física contou na aula que o filho dele que andar no 3º. ano e metade dos colegas da turma são do fcp. Por cima de cada cacifo e nome das crianças está a cor do clube deles - metade é azul, e a outra metade divide-se entre verde e vermelho. E eu vivo no Algarve… o que conta é o sucesso desportivo. Se isto continua assim crescem cada vez mais!

ha uns tempos segundo numeros oficiais, nos só tinhamos cerca de 35 mil socios pagantes… nao sei se pelo valor das cotas, se pq sao msm chulos. ou se pelo fraco rendimento desportivo da equipa. penso que seja pelo ultimo factor, e tambem pelo facto de o clube ultimamente ter andado mal de finanças e pairar o sindrome que os dirigentes estam a roubar o clube.