O meu Asus com 3 anos (Z3SC) morreu recentemente, por causa daquele problema reportado pela Nvidia relativa às placas gráficas Geforce 8xxx G e GT… o problema da placa gráfica manifestou-se, queimou, chapéu! O da minha ex-namorada pifou ainda mais cedo pelo mesmo problema, em ambos os casos já fora de garantia.
Pois bem, depois de pesquisar cheguei à conclusão que nunca, nem a Asus nem a Nvidia, estabeleceram qualquer procedimento de substituição, nem sequer de resolução. Pelo que sei, o que faziam em ultimo caso era trocar a Motherboard mas com o mesmo chipset da Nvidia! RIDICULO! Como tal, NÃO ACONSELHO NEM ASUS NEM NVIDIA!!
Sei que hoje em dia não cometerão tais erros, mas fiquei completamente escandalizado com a falta de boa fé de ambas as empresas, em especial a Nvidia!!
Posto isto, resolvi adquirir novo portátil. Desta vez os critérios assentaram em autonomia, peso, portabilidade com uma boa relação com a performance. Como actualmente o portatil que tenho em casa serve essencialmente para navegar na net, ouvir musica (ver filmes não preciso porque basta-me ligar o disco externo ao LED Samsung que tem um player incorporado, logo…) eventualmente escrever um ou outro documento, ou folha de cálculo, e pouco mais, e como gosto pouco de jogar em PC’s, não exigi muito de placa gráfica nem nenhum desempenho excepcional. Como sou uma besta, outro grande critério residia na construção do portatil… neste sentido, acabei por comprar na Globaldata este amigo:
Toshiba Portégé R830-14T
http://pt.computers.toshiba-europe.com/innovation/series/Serie-Portege-R830/1103116/
Estou contente… a bateria dura 5 horas e tal, quase 6! Levezinho, sem bateria então… Construção robusta, nota-se logo pelo toque. Em termos de desempenho não puxei por ele, mas para o que uso tem estado excelente. Ponto negativo são os speakers, a qualidade de som é fraquita - tem de se usar headphones!
De resto 5 estrelas!
Ah, e com garantia não de 2 anos como normalmente, mas por ser da série empresarial da Toshiba, tem 3 anos!