Tu e a mania de que tudo é preto ou branco.
Há anos e anos que a maior parte dos jogadores estrangeiros a jogar em Portugal são brasileiros.
Porque não é exclusivo? Que raio de pergunta…nem tenho resposta.
Vindos de outras paragens? Claro que os há. Há em bom e há em mau. É para todos os gostos.
Claro que existe diferença de estilos de futebol. E qual achas que é o estilo que melhor se adapta ao estilo português? Que eu saiba, não nos chamam os argentinos da Europa, os Nigerianos europeus ou os Coreanos sem olhos em bico. O futebol reconhece os portugueses como os brasileiros da europa.
Sai tão caro um mau negócio brasileiro como um mau negócio argentino (Hanuch, Kmet, Gimenez), croata(Balajic), sueco (Eskilsson), espanhol (Robaina), Francês (Lang), moçambicano (Ali Hassan), camaronês (Misse-Misse), australiano (Bozinowsky), paraguaio (Ramirez), búlgaro (Guentchev), checo (Horvath), irlandês (Mahon), grego (Nalitzis), marfinense (Ouattara), chileno (Pinilla), ou português.
Conjugar diversos tipos de soluções e mentalidades? Claro. Mas isso não é um exclusivo de nacionalidades diferentes, nem obrigatório. E há até quem defenda que ter muitas nacionalidades no balneário é prejudicial.
As tuas perguntas não contradizem nada. Apenas reforçam o que sentes pelo Carlos Freitas. O que não tem nada de mal. O que está mal é quereres arranjar teorias onde não as há.
Abraço,
A.A.
Então:
porque não apostam os clubes portugueses exclusivamente no mercado brasileiro?
porque teimam alguns clubes, ainda por cima com pouco dinheiro em apostar em jogadores de outras paragens?
não existe diferença entre estilos de futebol?
não existe a necessidade de conjugar diversos tipos de soluções, mentalidades e filosofias para construir uma equipa vencedora?
não existem exemplos suficientes de que o “barato” mercado brasileiro sai por vezes muito, mas muito caro?
Acho que as minhas perguntas são suficientes para contradizer essa ideia simplista do “brasil pq é mais fácil”.
Não duvido que seja mais fácil, essa é a lógica das SADs incompetentes e/ou não preparadas.