Como todos sabemos o Sporting é um dos clubes mais populares de Portugal, mas tenho ideia que em 1982 (o nosso antepenultimo titulo antes do declinio acentuado) eramos taco a taco com os orcs o grande clube português em futebol que disputava o número de títulos e adeptos. Isto antes sequer do porto ter ido a sua primeira final europeia em 84.
Estavamos a falar noutro tópico no Norte de Portugal, pelo que eu acho na minha opinião o Sporting tem uma popularidade razoavel em certos sitios do Minho (ainda que seja muito lampião e tripeiro com menos de 30 anos) e até alguns do Distrito do Porto se quisermos estender o norte para aveiro, viseu e guarda já haverá grandes bastiões, pois Viseu por exemplo sempre foi um dos distritos que me lembre onde o Sporting estava bastante bem implementado.
O lugar no Norte (e talvez no país) onde o Sporting tem números digamos que residuais (5% ou menos) será em duas zonas, Guimarães e Vale do Sousa.
Vale do Sousa conheço eu bem e tem bastantes Sportinguistas. A malta mais jovem está mais virada para o Benfica e para o Porto. Freamunde é um local com bastante presença do Sportinguismo, passado de geração em geração, apesar de começar a seguir as tendências das outras zonas. O concelho de Paredes é bastante equilibrado em termos de preferência clubística. Nas gerações mais antigas, apanhamos adeptos de outros clubes, como o Boavista e o Belenenses, mas os tempos mudaram e o Sporting Clube de Portugal não aguenta com esta sua pujança mais tempo.
Não sei se os foristas já repararam, mas esta foi a primeira década em que não ganhamos sequer um campeonato. Vi com o Sporting Clube de Portugal presidido pelo Bruno de Carvalho, um acréscimo de Sportinguismo, com muita gente mais jovem a sair do escuro e mostrar o seu Sportinguismo com altivez, sem qualquer tipo de vergonha por causa dos resultados desportivos. As coisas agora estão novamente mórbidas.
Guimarães tem muitos Sportinguistas, atenção, muitos até bi-clubistas. Apoiam o Vitória e gostam do Sporting Clube de Portugal.
Ora bem, penso que a única capital de Distrito que tem como clube com mais adeptos o Sporting, seja Leiria.
E sem certeza uma das principais ilhas dos Açores também é mais verde que vermelha.
Ou é o Faial ou a Terceira.
A cidade mais “Sportinguista” de Portugal será a Covilhã.
Uma cidade (sem certeza absoluta) que o Sporting tem mais gente que o benfica é Abrantes.
E talvez a Figueira da Foz.
Coimbra: haverá mais benfiquistas, mas diferença pequena.
Acho que Castelo Branco também tem muitos dos nossos, tal como Guarda . Aveiro na parte sul ligada mais ao centro também, na parte norte já é muito próxima da esfera da AM do Porto. Especialmente Espinho e seus afloridos.
Lisboa e Vale do Tejo é onde há mais em numero absoluto, mas em percentagem não sei muito bem. O Sporting nos bairros sociais não é muito popular. Os PALOP (que são massivamente Cabo Verdianos) exceto Angola não estão muito virados para nós, Brasileiros é tudo FCP. Somos muito fortes em Almada e no Seixal, eu vivendo aqui desde sempre, sempre tive turmas 50-50 com algumas a favorecer o Sporting.
E porque é que Parambos é 100% ou quase isso Sportinguista? Lá no meio de Trás os Montes? Nunca percebi muito bem esse enclave… xD
Há, também Faiões, uma freguesia de Chaves em que cerca de 80% da população (1000 pessoas) são sportinguistas; o clube local, Sporting Clube de Faiões, tem uniforme igual ao do nosso Sporting. Infelizmente, com as campanhas de propaganda e lavagens cerebrais feitas pela comunicação social, a juventude tem “fugido”…
Nós, em temos de títulos, só conseguimos equilibrar as coisas até 61-62 (graças ao efeito 5 violinos) a partir daí, também muito por força do regime, começou o nosso declínio.
As minhas origens são na Figueira da Foz e durante toda a minha juventude (anos 70-80) sempre se notou, por lá, uma maior fatia de adeptos das gaivotas do que de Sportinguistas - Não era uma diferença muito grande mas era factual. Nessa altura os adeptos do porco eram residuais, algo que começou a mudar no final da década de 80.
A minha família é originária do distrito, ambos os lados (pai e mãe) de bem perto de Castelo Branco e olha que não tenho nada essa ideia, pelo contrário. Aliás, muito pelo contrário. Aquilo é vermelho que cansa. Mais que Vale do Tejo (pelo menos o Médio Tejo), embora hoje em dia já seja ela por ela.
Já agora dizer que esta discussão… O Sporting deve de ter uns 50% dos adeptos que tinha no início dos anos 80. E a cena só vai piorar.
Como já escrevi noutro tópico, no Alentejo há uma grande desproporção de rabolhos para gente nossa.
Leiria, por exemplo, dá-me ideia de ter muita gente nossa.
A minha origem é Lisboa/Cascais (sim, sou de Cascais mas não tenho dupla consoante no nome nem vivo na Quinta da Marinha, Gandarinhas ou afins, moro no Montijo) e aí acho que ainda há muita gente Sportinguista misturada com muito croquette.
Sou do distrito da Guarda e resido em Aveiro. Na Guarda, na minha terra em particular, existem bastantes Sportinguistas. Em Aveiro, existem também, mas é mais benfica.
A Covilhã tem grandes raízes e tradição sportinguista, até por influência do grande Sporting Clube da Covilhã que equipa de listada verde e branca. Contudo, e como descrevem noutras zonas do país, onde há umas décadas talvez 70% fosse sportinguista, hoje em dia há já uma igualdade notória com os lamps. Entre os mais jovens a maioria já será mesmo benfiquista. É triste mas é a realidade. Realço ainda a existència de uma gigantesca Casa do Benfica na cidade (relativamente recente).
PS: Realço que a Covilhã é uma cidade muito verde, com uma ligação histórica extremamente forte ao Sporting! Dizia-se mesmo que na Covilhã só existia um clube: o Sporting (o da Covilhã e o de Portugal! )
Aqui no Fundão também é quase tudo do carnide. Porém, se se lembrarem da final do playoff do campeonato nacional de futsal na época 2013/2014, podem reparar que no jogo em que o Sporting ganha o campeonato, o pavilhão está a abarrotar de sportinguistas. Há aí alguma malta ligada à Juve Leo, numas aldeias e vilas entre o Fundão e a Covilhã.
Por isso acredito que hajam bastantes sportinguistas escondidos, que simplesmente estão à espera de um campeonato de futebol para saírem à rua. Sendo eu um adepto de modalidades, reconheço, que por muito que as nossas modalidades tenham um peso enorme na nossa identidade, muito dificilmente será por causa dos títulos no hóquei ou no futsal, que os miúdos se assumirão como sportinguistas orgulhosos. Pode ajudar, mas nada baterá um campeonato nacional de futebol de 11.
É a Terceira, principalmente Angra do Heroísmo.
No resto dos Açores, a maior parte é dos lamps, mas também há muitos sportinguistas. Portistas é que há poucos, deve ser das regiões do país com menos em percentagem.
Tudo certo. É preocupante termos assistido à inversão do cenário de há algumas décadas em regiões maioritariamente Sportinguistas como as que referes. No entanto, e conhecendo bastante bem o Fundão, devo dizer que não concordo com “Aqui no Fundão também é quase tudo do carnide”.