Popularidade (atual e passada) do Sporting Clube de Portugal a nível nacional e internacional

Alentejo está minado, sem ser na vila de Cuba, há poucos sítios no baixo Alentejo onde estejamos em superioridade…

Quem pode falar do Ribatejo é o @SUNSHINE

Como Alentejano nascido no Ribatejo, digo que a zona onde passei a infância é muito pior que o Alentejo. Poucos Sportinguistas na Zona do vinho carrascão do Cartaxo… Aqui por terras Eborenses apesar de vermelhusco ser enorme existe muito Sportinguista.

1 Curtiu

Claro que a situação mudou, mas daí a crer que passámos a ser, em termos humanos, a terceira força desportiva do país…
Se bem que eu não ficaria espantado se fosse esse o caso, infelizmente. Eu raramente via adeptos do Porto na rua, na minha zona (Sintra). Hoje há bastantes (se bem que o acesso a material desportivo hoje não é como há 20 anos). Por falar em material desportivo, eu passei uma boa parte da minha infância na rua, e raramente aparecia pessoal com camisolas de clubes.
Tive creio que 4 turmas diferentes, e em nenhuma delas os lampiões tinham mais que 2 ou 3 adeptos que nós e numa delas os Sportinguistas eram mais (e havia um fanático do Belenenses). Dessas minhas 4 turmas (1ª-4ª; 5ª-7ª;8ª-9ª; 10º-12º), só me lembro de dois portistas (um deles era mesmo portuense, o outro nem português era).
Já na universidade a coisa ficou mais desigual, mas o número de Sportinguistas continuou a ser enorme.
Lá fora, a reputação do Sporting é totalmente irrelevante e, quando somos conhecidos, é por motivos (Cristiano Ronaldo) que não se coadunam com a grandeza que associamos ao Sporting (não fomos fundados para formar jogadores, mas para vencer troféus, exigimos ser reconhecidos como clube que vence troféus). Um estrangeiro conhece o Sporting como qualquer um de nós conhece o Panathinaikos.
Nenhum estrangeiro está sabido do carácter multidesportivo do clube ou do seu palmarés (sobretudo internacional). Porquê? Porque não triunfamos no desporto que mais adeptos tem na Europa.
Algo engraçado é como, para quem estudou fora de Portugal, são muitos os adeptos de clubes menores e poucos os que apoiam os chamados colossos.
Eu, fora de PT, tive italianos e franceses na minha turma, e nenhum italiano era adepto dos chamados grandes de Itália. Apoiavam Napoli, Torino, Ascoli e Palermo, por exemplo.

1 Curtiu

Passados 4 anos, 2 títulos ganhos será que houve uma revitalização do clube neste aspeto?

Quer se queira quer não, só se ganha mais populariedade e adeptos/socios com vitorias e titulos, o que temos conseguido, mas é preciso continuar de forma consistente e tentar alavancar tudo isso com ações que chamem mais as pessoas e, principalmente, crianças.

Mesmo assim, e com o dominio de Benfica e Porto nas ultimas decadas, o facto de estar ainda assim à frente do Porto também diz muito sobre nós (e sobre eles), portanto é continuar a melhorar

2 Curtiram

Parece-me que sim. Pelo menos para mim pareceu existir uma alteração em 2015. É só ver a quantidade de miúdos no Marquês na celebração do título nunca tinha visto algo assim. Parece me que novamente está 50/50 entre Sporting e Benfica na escolha do clube. Isto também ajudado e muito pelo departamento de comunicação do clube.

2 Curtiram