Política Nacional

essa gente não tem escrúpulos.

A ironia disto tudo é, o tão propalado modelo civilizacional do ocidente, o país do sonho americano, o país da democracia, o bastião da justiça e da liberdade no mundo, o promotor do desenvolvimento, da paz e da prosperidade das nações, ser o mesmo modelo civilizacional que nos põe de cócoras, a ter de ir procurar comida nos baldes do lixo (ou sou só eu que vejo?). Infeliz ou felizmente, ainda não somos todos a ter que ir lá…

Mas com umas afinações aqui e ali, num sistema tão corrupto e tão instituído, que não quer sair de lá sem trazer tudo com ele, isto vai lá…

Fado? Não. F*…da…ss.

É óbvio que as agências de rating têm como principal objectivo fortalecer o Dólar. Se dúvidas existiam, hoje ficaram dissipadas. É inconcebível, os Estados Soberanos Europeus estarem sob jugo destas agências norte-americanas. Até os Chineses já têm uma que, por sinal, têm vindo a ganhar credibilidade.

Agora o que me ultrapassa completamente, é os Americanos, que em termos económicos também não estão numa fase nada famosa, pensarem que ultrapassam esta crise afundando a Europa (começando obviamente pelos países periféricos). É de um “terrorismo bacoco”.

Como já li em algum lado, Portugal tem problemas estruturais. Alguns deles graves. Mas estamos a claramente a ser afectados por balas de outras guerras.

Um esforco para a recuperação das contas públicas? Epá, essa afirmação é quase um insulto a todos os países que de facto não colocam em risco o seu estado financeiro.

Ora vamos lá ver esse “esforço”:

Perante este “esforço” eu acho que as agências de rating até foram simpáticas para com Portugal durante muito tempo.

Racionalmente, a perspectiva de receber o dinheiro que se empresta a Portugal é muito complicada, imaginando que nestes 2 anos não se fazem as reformas estruturais suficientes para o país recuperar então Portugal fica insolvente, ou seja, sem possibilidades de pagar de volta o dinheiro que tem em dívida.

Então expliquem-me como se fosse muito burro porque é que as agências de rating deveriam recomendar aos seus clientes que emprestem dinheiro a Portugal com juros baixos, isto é, com elevadas probabilidades de o terem de volta.

esses números são praticamente todos devidos ao BPN. É isso que estamos, todos, a pagar, o dinheirinho de umas poucas dúzias de pessoas.

Já agora, apenas hoje soube que Maria José Nogueira Pinto tinha ontem falecido. Para quem como eu não sabia que estava doente (cancro do pâncreas), a notícia revelou-se um choque. :o

RIP.

Neste país a culpa é sempre de alguma coisa externa, ou são as malandras agências que não gostam de nós, é a crise internacional, é a União Europeia que não nós deixa produzir, é o petróleo que esta cada vez mais caro, encarar a realidade é muito muito chato.

As agências de notação deviam era ser banidas deste mundo. Os senhores dessas agências só querem ganhar dinheiro à custa da miséria dos outros.
No entanto, também pôr a totalidade das culpas nas agências de notação é errado, apesar de estas não ajudarem muito…

P.S. : Desejo que a deputada Maria José Nogueira Pinto descanse em paz, era uma das poucas deputadas sinceras que havia, apesar de ter sido por vezes demasiado exaltada nas palavras, gostava da frontalidade dela.

As últimas vezes que apareceu na TV já nem parecia a mesma, o seu estado estava cada vez pior e deu-se o desfecho natural.

Que descanse em paz. :clap:

:arrow: :arrow: RIP

RIP

SL

O falecimento da Drª Nogueira Pinto, que lamento bastante, ainda me fez recordar umas manhas do Paulo Portas. Como o tempo passa e a memória é curta. :think:

Para quem não se recorda, com a queda do governo do Santana Lopes o Paulo Portas demitiu-se da liderança do partido, e se não estou em erro até se afastou da vida activa política. Foi na sequência disso que a Drª Nogueira Pinto foi eleita presidente do Conselho Nacional do CDS-PP.

Entretanto o Paulo Portas sentiu que o povo já se tinha esquecido da tristeza do fim do governo do Santana Lopes, e regressou “tomando” novamente o partido.

Se já tinha sido “responsável” pelo afastamento do Manuel Monteiro, foi também “responsável” pelo afastamento da Drª Nogueira Pinto assim como de outros históricos do partido.

http://www.tsf.pt/paginainicial/interior.aspx?content_id=774450

Só espero que o Pedro Passos Coelho não venha a ser a próxima vítima, pois nas coligações o Paulo Portas também causa estragos, o Marcelo Rebelo de Sousa que o diga.

Ontem foi um verdadeiro recital de hipocrisia dos nossos agentes políticos.

Há uns meses atrás era vê-los indignados e contra as manifestações de desagrado perante as decisões das agências de rating. O ridículo presidente da república chegava ao cúmulo de apelar para que não se dissesse mal das mesmas, que isso só afectava o país. Ontem miraculosamente já estava revoltado e mostrava indignação contra os actos da Fitch! ^-^

Naturalmente porque já sabia a influencia que as mesmas têm na economia! :wink:
Não se culpe o governo actual, culpe-se a união europeia por se deixar sabotar na luta com o dolar!

A verdade é que esta situação nao veio de ontem e muita gente que ontem se indignou num passado bem recente assobiava para o lado…

Concordo faz tempo que a UE têm de tomar uma posição de foça.

SL

O que deve ser interpretado é que as ultimas eleições não serviram em nada para o destino do país! O nosso destino já se estavaa formar à algum tempo e não é agora com medidas rectificativas, auteridades e cortes nos subsidios que a coisa vai dar a volta.
Estamos a chegar ao fim e a culpa é de todos nós!

É complicado corrigir em meses o que se foi acumulando ao longo de anos, décadas até. Portugal é um país à deriva sem disciplina, estrutura e funcionamento sólidos e por isso, tal como um “barco à deriva”, sem margem de manobra, sujeito a embater com estrondo em todos os obstáculos que se lhe depararem (até os mais pequenos poderão provocar grandes rombos).

Veremos se não será demasiado tarde, a verdade é que muito expert na área é já dessa opinião.

Não estou a culpar o governo actual. Ele é vítima da mesma coisa que o anterior também foi. Não estou com isso a defender o Sócrates, estou sim a dizer que as agências de rating estão apenas a continuar o mesmo servicinho que estavam há um mês atrás e que portanto não é só de agora que é preciso uma acção de força da UE.

Ainda não viste?? :wink:

Mas podes culpar o governo do Socrates e os anteriores, foram eles que nos meteram a jeito.
Juntamente com eles, todos nós que fomos aceitando o endividamento a assobiar para o lado!

Mas não é isso que eu coloco em causa. É óbvio que ele e os outros governos fizeram trampa e da grossa, levando-nos a esta situação. Isso nem se discute. Agora é de uma hipocrisia enorme é agora manifestar indignação perante aqueles a quem anteriormente se andou a lamber os tomates mesmo quando na altura a atitude deles já fosse a mesma. Só isso.