Foi o que houvi na Sic N durante o ultimo debate sobre o programa de Governo.
Por um lado até acho normal os de Socrates terem + Sec.Estado visto haver mais Ministérios.
Sendo assim, naturalmente retiro o que disse(escrevi)
O que é que interessa às agências de Rating? Fortalecer o dólar.
Como é que o fazem? Atacando o euro.
[gmod]Não quero ver neste tópico, derivado da celeuma causada pela decisão da Moody’s, qualquer tipo de comentário que incite à violência. E isto vale para todos daqui por diante.[/gmod]
Ai agora a culpa é das agências de rating… Sabe-se lá porquê decidiram embirrar com Portugal (e antes com a Grécia) e não com outros países apenas porque sim.
Isto é com toda a certeza uma cabala mundial montada contra portugueses e gregos. ;D
Não sei o porquê desse comentário. É verdade que temos muita culpa (os gregos estão ainda pior), mas não deixa de ser verdade que essas empresas são interesseiras, distorcem a realidade em prol duns cobres no bolso.
Somos dos países com maior risco no Mundo, mas somos talvez os mais capazes de cumprir o que a Troika nos propôs. Há muito que se diz que as agências servem para derrubar a Europa… e os comentários vêm todos de encontro a isso.
Aquilo que as agências de rating estão a fazer tem um nome muito simples: usura. A cobrança de juros excessivos, sem qualquer tipo de justificação prévia, é um ataque a Portugal e, sobretudo, ao euro.
O problema disto tudo é que a guerra, actualmente, não se faz através do chumbo mas antes do papel. E a Europa está a ver os seus estados mais frágeis a serem completamente dizimados. O pior disto é que não vamos ficar por aqui.
hoje à hora de almoço aquele jornalista que costuma comentar estas coisas na sic explicou o porquê: a descida do dollar. e como é a maneira mais fácil de lixar o euro? ataque os estados mais frágeis. a seguir a irlanda depois a espanha. decisões políticas, não técnicas! enquanto a UE não cagar nestas agências isto não vai lá
Desculpa, Paracelsus, mas penso que houve um claro exagero na posição das agências de rating face a Portugal, ainda para mais tendo em conta o esforço que se está a fazer para a recuperação das contas públicas (á conta de quem, é outra conversa…).
É um ataque á União Europeia, e á moeda única dos Países-membros…