Política Nacional - Parte 4

Incrível a tua luta. Mesmo surreal.

A conversa de taxar bilionários é sempre interessante. Obviamente que maior parte da riqueza dos super-ricos é artificial. É ver o caso do Elon Musk que na altura já tinha uma riqueza supostamente acima dos 100 mil milhões e, no entanto, não tinha dinheiro para comparar o twitter por 40 mil milhões ou o Donald Trump que não conseguia pagar 500 milhões apesar de valer acima de um mil milhão de dólares. Se um suposto trilionário pode perder 25% da sua riqueza só por um,a correção da bolsa então é riqueza que é só artificial. Posto isso, não podemos ignorar que os super-ricos vivem vidas de luxo graças ao uso dessa riqueza artifical. Por isso, acho legítimo quem defende, por exemplo, taxar-se anualmente quem tenha um valor na bolsa acima dos 100 milhões. Para mim a discussão devia ser é quanto desse valor é que se taxa. Se 5% ou 30%.

https://x.com/charles_coinsV2/status/2062435202270437562?s=20

Fala por ti. Os super-ricos já pagaram mais impostos com o modelo capitalista a prosperar, a par da sociedade. O modelo nórdico ainda continua um pouco assim e tem um mercado competitivo, sem perder inovação. Claro que não tem a escala dos EU, mas a diferença é essencialmente escala, não o modelo.

Essa discussao e perfeitamente legitima e tem muitos pros, muitos contras, e acima de tudo nao pode ser individual.

A bolsa europeia ja e o que e, no dia em que taxarem riqueza detida na bolsa e o dia em que perdemos competitividade para todos os blocos. Pois todos vao fugir de ca. Incluindo empresas. Qualquer decisao desse tipo que mude as regras do jogo tem que ser global.

Mas a discussao em si e perfeitamente legitima. Eu nunca coloquei isso em causa. O que eu coloquei em causa foi esta ideia bacoca de achar que o problema dos estados europeus, portugal incluindo, onde os estados gastam acima de 50% do PIB por ano (!!!) e nao taxarem os super ricos.

Para mim, e o equivalente a dizerem que o problema da habitacao em Portugal e responsabilidade dos 10 mil americanos ricos que compraram casa na linha de cascais nos ultimos 5 anos.

Taxar a riqueza acumulada e nao realizada (acoes de empresas nao transacionadas) e uma inovacao e por quem a defende (extrema esquerda) um primeiro passo para a nacionalizacao do capital. Nao sejas ingenuo ou desonesto.

Também há intervenção policial justificada

https://x.com/Malaghetto74/status/2062867728604520932?s=20

Pá, agora é que me apanhaste, estou mesmo a ser desonesto. O que mais quero é não ter bens de consumo e esperar na fila por serviços e bens essenciais.

Porque de facto tens razão, defender um sistema fiscal justo e uma sociedade mais equitativa, é reduzir tudo a comunismo contra capitalismo.

O símbolo mundial da fome. :wink:

Ah pensei que era a nova bandeira dos rabolhos

A continuar a este ritmo, em poucas décadas, não vai ser o único.

Nem sei se caminhamos com consistência para aí, continuam a morrer mais pessoas por consequência do excesso de comida que propriamente por falta de comida.

A pobreza está continuamente a aumentar na base da pirâmide. Ao mesmo tempo aumenta a produtividade e a riqueza extrema. Conheces alguma pirâmide sem uma base segura?

Quando cair a base, cai a pirâmide.

Esta nova fase neoliebral da economia Ocidental começou nos anos 80 não resultou numa maior percentagem de pessoas a passar fome em geral no Ocidente. Mas vamos supor que a continuação destas políticas dentro de décadas (20 anos) vão resultar no número de mortes por fome nos estados comunistas, isso significa que as políticas neoliberais vão conseguir alcançar em 65 anos o que as políticas comunistas conseguiram em 10 a 15 anos. Nisso realmente as políticas comunistas são mais eficazes.

Sim.

Volto a dizer pela enésima vez. O comunismo é um bom conto de fadas. Uma sociedade igualitária não quer dizer que sejamos todos iguais.

Um tipo ganhar 100x mais que o salário mínimo é incompativel com uma sociedade igualitária.

O que é taxado não tem de ser distribuído pelos trabalhadores, pode ser distribuído pela comunidade como já foi no passado. Antigamente, chamava-se a isso “filantropia” e até era “auto-didata” (quer dizer, por vergonha e medo, os muito ricos faziam-no). Construíam-se parques, abriam-se bibliotecas, espandiam-se alas de hospitais, etc. Metiam lá o nome deles e era positivo para a sociedade.

Depois veio mesmo taxação por decreto e não tiveram outro remédio, foi assim que nasceu o estado social. Foi quando o ocidente mais cresceu e se tornou hegemónico.

Agora (resultado de cortes e mais cortes nos impostos e benefícios riscais aos mais ricos desde os anos 70 e offshores), coçam para dentro e gajos como tu batem palminhas.

Os Estados Unidos o maior exemplo. Cresceram quando o Roosevelt taxou aquela gente como deve de ser. Começou o declínio quando o Raegan os deixou de taxar como de ser. “Trickle Down Economics” foi o maior embuste que venderam. Ainda hoje gente como tu acredita que funciona, quando só foi “trickle up”.

Neste momento, tens gajos cujas fortunas estão avaliadas em valores maiores que o PIB de um país de primeiro civilizado. A desigualdade entre os 99% e os 1% agrava-se a cada ano que passa e o descontentamento cresce (e os 1% dedicam-se a construir bunkers para o apocalipse, um até quer mesmo é fugir do planeta). A sociedade ocidental em pleno declineo, com o regresso do extremismo politico devido a esse descontentamento. Tu és Incapaz de somar 1+1 que dá 2 e achas isto tudo normal, que vamos no bom caminho.

Não perceberes que defendes uma merda igual só que à direita é chocante. De facto os extremos tocam-se.

1 Curtiu

Ajudem a rapariga, que não consegue hálito.

4 Curtiram

Isso não é argumento, nem é factual. O comunismo foi implementado em 1917 na Rússia, em 1922 na URSS, o fim do NEP foi em 1928. Só a partir de meados dos anos 70 os indicadores económicos começaram a degradar-se, e só a partir de 82 a economia estagnou de facto, até começar a inverter e colapsar. Acelerado pela intervenção (necessária mas mal executada) de Gorbatchev, para um socialismo de mercado. Se analisarmos apenas a vertente económica a China, pelo contrário, conseguiu-o fazer com distinção.
Que o comunismo, como foi idealizado, não funciona já foi mais que provado. Não é necessário cometer o mesmo erro com o capitalismo versão selvagem.

2 Curtiram

Maria João Marques, que grande ‘cromo’…
https://x.com/volksvargas/status/2062959469034610742?s=20

Havia umas pastilhas para isso!

Deus é pai de cada c@ralh0 :laughing:

https://x.com/Isabeldossanto/status/2062928198149484859?s=20