Política Nacional - Parte 4

Este ja foi. Próximo será o chega daqui a uns tempos..

1 Curtiu

Really? Diz-me lá a nacionalidade do primeiro português :joy: :joy: :joy:

A nacionalidade do primeiro português, era portuguesa… Respondeste a tua propria pergunta…

2 Curtiram

Errado, os primeiros portugueses seriam asturo-leoneses.

1 Curtiu

Estou surpreendido com a tua inteligência :joy: Agora vai estudar e da próxima vez que me responderes traz a resposta certa.

Isto tem ponta de verdade??

https://x.com/maisumcarneiro/status/1933573440264614189?t=_C4xL3v0Sp1ATl_IEG86Hg&s=19

1 Curtiu

Nessa interpretação, falaríamos dos primeiros portugueses como os habitantes do 1º Condado Portucalense, de 868, fundado pelo nobre Vímara Peres, asturiano-galego, quando toma Portus e Cale, e então se cria uma unidade política na condição de condado submetido ao rei das Asturias Afonso III… Julgo que será essa a ideia.

O resto do atual país não era habitado por portugueses, foi conquistado através de expansão militar que chegou ao Algarve e depois, perante o mar, embarcou-se e continuou a fazer-se portugueses pelo mundo fora como tinha antes sido feito aqui no ocidente da Ibéria.

Ou seja, os portugueses não começaram a expandir-se apenas depois da conquista do Algarve, mas antes, a cavalo, depois por navios… Isto nunca é referido…

1 Curtiu

Estamos nunca questão eventualmente bicuda… Assim de repente, eu diria que houve portugueses antes dos conceitos de nação e nacionalidade surgirem e se poderem aplicar com propriedade aos portugueses… A consciência nacional seria uma construção lenta ao longo da História. Os portugueses eram os súbditos de uma determinada unidade política que depois se tornaram uma nação há medida que ganhavam vontade e lutavam pela independência e por um destino histórico próprio no mundo.

Não me admirava nada…

Supostamente, neto de Bermudo I das Astúrias e filho de Pedro Edon.

1 Curtiu

Justiça em ação…
https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/justica-deixa-fugir-enfermeira-assassina-mariana-enviou-video-ao-cm-a-declarar-se-inocente?n=1

Que woke :see_no_evil_monkey:

https://www.instagram.com/reel/DK2qExwIs4a/?igsh=MTh2ajZjNjF1d3A4dQ==

Quando alguém te perguntar o porquê de partidos de direita populista subirem a pique eleição seguida de eleição mostrem esta notícia que pode ser que ajude a explicar muita coisa.
Os tristes que cumprem as regras e que necessitam do apoio do estado para ter um teto levam com o do meio porque não há casas.
Os que ocupam as casas ilegalmente cagando para as regras, para a lei e para os demais são recompensados com a atribuição da casa que ocuparam.

4 Curtiram

Mas o que é que interessa o que esse gajo acha? :joy:

O banco foi vendido a quem pagou melhor, que por sinal também prometeu criar mais umas centenas de postos de trabalho no Porto, sendo que até já é um dos maiores empregadores na região.

O que o país também não precisa é que a Caixa controle metade do setor da banca em Portugal, Caixa que até é dos bancos mais caros em Portugal.

A banca portuguesa tem é de se preocupar em ser competetitiva.

A meu ver convém que a banca seja detida no mínimo a 50% por entidades nacionais, mas também não é positivo que a CGD domine essa parcela. O mais importante era que a venda não fosse para Espanha.

Basta saber um bocadinho de História…

Eu concordo que não é positivo os espanhóis dominarem a banca portuguesa, e é mais um motivo pelo qual fiquei contente de ter aparecido esta solução.

Acho que o BPCE foi uma ótima solução, a caixa já está grande o suficiente, não precisa de andar a comprar mais bancos, e o BPCE investe forte em Portugal e parece querer continuar a investir, criaram milhares de postos de trabalhos altamente qualificados, é disso que precisamos no país.

1 Curtiu