Política Nacional - Parte 4

Tu estás tão confuso como o outro.

Não é uma questão do que tu ou eu achamos que lá está escrito, se está bem ou mal, se deve ser mudado ou não. A questão o que lá está escrito.

O cartaz do Garcia Pereira não defende a pena de morte.
Defende a “morte aos traidores” (e “fora o euro”).

Tal como o Ventura diz que o cartaz dele do Bangladesh é apenas uma observação geográfica. De facto, Portugal é Portugal, e não o Bangladesh. Isso é lá do outro lado do mundo.

Entendeste?

A sério.

Mas não te preocupes.
O constitucional anda a fingir-se de morto há anos neste caso. Duvido muito que seja desta que acorde.

E também nem é isso que o Garcia Pereira (ou a Ana Gomes, que o começou) pretendem.

Será que vocês não percebem que só estão a dar razão ao aventura? É que ele nem precisa de fazer mais campanha, basta mostrar esse cartaz e a hipocrisia da esquerda para vos entalar. Arrisco-me a dizer, que se o Chega for ilegalizado quando têm uma grande quantidade de deputados no parlamento português, para além de 2 eurodeputados e a presidência de 3 câmaras municipais, então aí é que o aventura nunca mais perde a influência política que ganhou nestes últimos anos. E ainda por cima com a iniciativa dessa ilegalização a vir de um partido maiosta, que, caso não saibam, ou estão ilegais no resto da Europa e/ou são motivo de chacota pela mesma, e até na esmagadora maioria dos países do mundo são ridicularizados, com talvez a exceção da Coreia do Norte.

O Chunga não vai ser ilegalizado.
O tribunal constitucional anda a fingir-se de morto há anos nesta questão, duvido que seja agora que vai acordar.

A questão nunca foi essa.
A questão é a constituição.

A constituição portuguesa não proíbe um partido “maoísta”.
Estás quase lá :cowboy_hat_face:

Ou seja, achas que são duas meras habilidades muito semelhantes de advogados vigaristas em alto grau… OK

Só continuo sem perceber é quem são esses tais “traidores” (que não digo à partida que não o sejam)… Ou estamos ante as habituais ideias vagas e palavras ocas com que os políticos emocionam os povos?

Também não faço ideia quem sejam os traidores.
O que sei é que não é uma defesa da pena de morte, isso sim proibido na constituição.

Tiveste bem a ler a minha gralha no post, eis a correcção da parte que falta a negrito: “E ainda por cima com a iniciativa dessa ilegalização a vir de um partido maiosta, que, caso não saibam, ou estão ilegais no resto da Europa e/ou são motivo de chacota pela mesma, e até na esmagadora maioria dos países do Mundo são ridicularizados, com talvez a exceção da Coreia do Norte.”

De resto, a ideia do meu post mantem-se. Os partidos como o MRPP ou são ilegais ou são chacota em practicamente toda a Europa.

Volto a repetir.
A constituição portuguesa não proíbe partidos “maoístas”.

ETA: Um “partido maoísta” ser repudiado ou alvo de chacota no estrangeiro é indiferente.
Em Portugal, está em vigor a constituição portuguesa, não é os sentimentos estrangeiros.

Tudo bem. O meu ponto de vista continua a ser o mesmo. Se o Chega é ilegalizado por uma iniciativa de um partido maoista, que ou são partidos ilegais, ou motivo de chacota pelo resto da Europa, então aí o aventura e os restantes membros do Chega têm as cartas todas para se fazerem de vítimas do actual estado português, e isso ainda lhes vai dar mais força. Por alguma razão é que, no passado, se evitava executar os líderes de grupos opostos ao regime em grande parte dos países europeus, pois criar mártires é muito perigoso para o regime.

Já te disse estas duas coisas mais que uma vez. A ver se entendes de uma vez por todas.

• O Chega não vai ser ilegalizado. O tribunal constitucional anda a ignorar a questão há anos, não é agora que vai fazer o que for.

• A constituição portuguesa não tem nenhum artigo em que sermos “chacota internacional” seja relevante.

Eu nunca ponho nada fora de hipótese, pois aprendi que tudo pode acontecer na política, e não acho que seja certo que o Chega não seja, eventualmente, ilegalizado, eu só estou a referenciar quais podem ser as consequências dessa acção.

E eu só continuo a referir que partidos maoistas são ridicularizados por toda a Europa como exemplo. Se tu não queres saber disso, tudo bem, somos portugueses e não de outra nacionalidade e devíamos era preocupar-nos com Portugal e não com as opiniões de quem não sabe nada do nosso país.

Pelo amor de deus, vou tornar a repetir.

O Chega não vai ser ilegalizado. O tribunal constitucional anda a dormir neste caso há anos. Se não se dignou a dizer nada antes, não é agora que vai dizer.

Ok. E eu estou a dizer que nunca dou nada como garantido. Se tu queres achar que eu sou um retardado qualquer que não compreende as coisas, tudo bem, eu apenas não acredito que haja impossíveis, especialmente em política, e nunca dou nada como certo. É altamente improvável que o Chega seja ilegalizado, mas para mim uma coisa dessas nunca pode ser considerada impossível.

Okay, mas eu não estou a dizer que és retardado.

Estou a dizer que a questão não tem nada a ver com ilegalizar partidos, tem a ver com a constituição.

1 Curtiu

Compreendo. De qualquer maneira, esta conversa já vai longa e já chega de estar a falar neste tópico sobre isto. Um abraço.

E também não proíbe um partido nacionalista. Senão o ergue te também ja tinha sido ilegalizado ( entretanto extinguiu se por incumprimento de prestação de contas )

Pois nao. “Fora o euro” é a justificação pra se praticar essa morte. Apelar a morte por causa do euro. Nada a ver…

2 Curtiram

Exato.

Tens de te abster do que achas sobre o assunto e olhar para o que está na constituição.

1 Curtiu

https://x.com/acviriato/status/1984193909715878088