Isto do turismo é como a imigração: há uns poucos a beneficiar à grande, a população em geral leva com o lado negativo.
Tal e qual. Como em tudo era necessário equilíbrio para tentar maximizar os benefícios para todos.
Já responderam e eu insisto, o PS também andou com o mesmo propósito?
Tu tens dois pesadelos, privatizações e alojamentos locais. Andas sempre em torno disto. Há mais vida para além disso.
O ponto, faz sentido a CP ter concorrência em Portugal? Qual o problema de concessionar a CP a privados? Ao invés de insistires em teorias, ao menos opina sobre a verdadeira razão da CP andar em constantes greves e a prejudicar milhares de pessoas.
Exacto, sou eu quem anda aqui a distribuir propaganda, a quase espumar da boca ao falar do Montenegro e a defender apenas o que dá jeito. Fosses minimamente coerente e nem metade das baboseiras escrevias.
Desapareceste do tópico depois do teu PS ter perdido as eleições, aguardemos o mesmo desfecho. Será bom sinal, a derrota do PS.
![]()
És tâo triste, deve ser porque o teu pijama do PSD já deve cheirar mal de tanto o usares, que já baixas o teu nível participativo para níveis monakas e incitatus ![]()
É isso o mais negativo que consegues arranjar da minha participação aqui para me tentar entalar ou criticar?
Então estou a ir bem.
O Montenegro é um lobbyista corrupto e mentiroso. Todas as evidências assim o indicam.
Só tem é que ser lembrado aqui no fórum para aqueles que não seguem as notícias na imprensa, ou são seletivos como tu, aparentemente, és.
Mas o PS é algum exemplo de virtudes? Também têm boys para sustentar e interesses privados ocultos para satisfazer, e não são poucos.
Simplesmente não têm a rédea tão solta porque o seu eleitorado tem expectativas diferentes. Apenas isso.
Têm rédea solta e até devem ser piores. Esqueces quem mais tempo esteve no Governo em Portugal, quem governou de 2015 a 2024. Depois queres quem governou entre 2024 e 2025 resolva tudo. Contribuíram imenso para a degradação do serviço público e agora estes têm de resolver os problemas no espaço de um ano.
Tão exigentes, e bem, com uns e uma palmadinha no ombro dos outros. É o que é, coerência nunca vai existir.
A Iniciativa Liberal não defende a erradicação total do setor público, mas sim a sua redução, a promoção da concorrência e a melhoria da eficiência onde o Estado ainda atua. O que a IL questiona é a dimensão excessiva e a ineficiência do Estado em áreas onde a iniciativa privada ou social poderia ser mais eficaz, sem que o Estado assuma o papel de uma empresa.
Se a Irlanda é um exemplo para a IL em termos de competitividade económica, isso demonstra que um modelo de saúde com forte componente pública não é, por si só, um impedimento ao sucesso económico.
Entretanto os factos são estes:
Expectativas diferentes não significa mais exigência.
E no entanto conheço irlandeses que se mudaram para Portugal.
O modelo da Irlanda foi perfeito para a Irlanda, é impossível replicar em Portugal. E volto a dizer-te, têm alguns aspetos neoliberais na economia, alguns, no global são muito mais próximos do centro do que a IL.
“E no entanto conheço irlandeses que se mudaram para Portugal.”
E porque é que isso deveria ser estranho? Eu também poderia ter ido para o UK ganhar mais e no entanto decidi ficar onde estava o sol, o calor e o mar.
Tu dizes que o modelo irlandês não funciona para Portugal e eu digo: 1º nunca ninguém disse que tinha de ser exatamente igual; 2º sem o aplicar, não sabes; 3º se não mudares absolutamente nada e não falo de medidas populistas como ciganos ou imigrantes, nada vai mudar e a tendência até será para piorar com a degradação dos serviços, das infraestruturas e do serviço social em geral.
E repara, eu não estou a defender uma maioria da IL, estou a defender a sua presença, que possa trazer algumas das coisas boas que o liberalismo económico traz. Um gajo nem sequer usa os EUA e mesmo assim qualquer sugestão de mudança, parece um bicho papão.
O meu grande desejo seria que toda esta escória fosse de vela porque são todos uns filhos de fracas mães. Infelizmente, alguém vencerá…
Há portugueses a se mudar para países mais pobres. Lógica da batata.
As bases do modelo de desenvolvimento económico podiam também ser aplicadas em Portugal e isto já se debate há mais de uma dezena de anos. Mudanças? Para pior.
Deixo cá um dado, a Irlanda tem um recurso natural onde é possível, e fazem-no, alavancar muito desenvolvimento, investimento e crescimento económico. Energia. Das renováveis.
Mesmo que se baixe o IRC para 15%, não conseguimos atrair o nível de investimento da Irlanda. Não somos um país anglo-saxónico nem beneficiamos da mesma localização.
Sou favorável a eliminar toda a burocracia desnecessária para as empresas e cidadãos assim como baixar o IRC para 19% fixos, mas não acredito que baixar para 15% ou 17% faça uma diferença que supere a quebra de receita fiscal.
O preço da habitação na Irlanda está incomportável mesmo para a maioria dos locais. Não tenho é dúvidas que o governo deles vai resolver isso muitos antes que o nosso. Nem que tenha de… regular. Essa palavra demoniaca.
Quando estive em Oslo, andei sempre de transportes públicos.
Nos autocarros e nos elétricos (que funcionam maravilhosa e pontualmente) há uma informação que diz, mais ou menos isto: Se chegar atrasado mais do que x (período de tempo) por motivo imputável a esta empresa, vá a (endereço de e-mail) e será reembolsado até (montante em coroas norueguesas que, na altura fiz o câmbio e dava qualquer coisa como 75€).
NUNCA vi nem irei vir nada semelhante nos transportes públicos cá do tugão.
Aliás, as greves na CP e na Carris acontecem sempre depois das pessoas adquirirem os passes, nunca vi boicotarem nas bilheteiras a compra de títulos de transporte ou fazerem um desconto no valor dos mesmos nos meses das greves.
Eles tendencialmente resolvem mais rápido os problemas que nós. Porque são práticos e têm visão, estratégia. Por aqui no burgo ainda estamos na fase da discussão e aprovar medidas avulso para resolver um grave problema de dinâmica social, transversal a todas as áreas.
Um IRC competitivo (seja a 15% ou 17%) é apenas uma peça de um conjunto muito maior de reformas que são cruciais para Portugal. Não podemos fingir que esse é o único alvo da IL.
Até digo mais, é muito uma questão de mentalidade, mas essa mentalidade só muda, se a nível político e económico houver um empurrão nesse sentido. O que é que tu defendes? Manter tudo como está? O facto de termos poucos recursos naturais, que nos possam tornar ricos sem esforço, força-nos a ter que ser inovativos e competitivos, senão estaremos sempre no fim da fila.
Baixar o IRC nem é grande coisa, visto que o valor total cobrado é relativamente baixo no total de impostos
Agora, não há certezas que seja isso que vá fazer aumentar os salários
