E atencao que no que toca a escrutinio estamos a discutir apenas pessoas…
Se formos para o escrutinio da atividade legislativa entao entramos num terreno ainda mais pantanoso onde o escrutinio na sua larga maioria e inexistente
O que este escrutinio ao Chega demonstra e que ha capacidade e recursos para isso, o que falta na larga maioria das vezes e vontade. E tambem demonstra o quao incomodado o status quo ficou com o resultado do Chega… porque ha uma face deste resultado do Chega que ainda ninguem trouxe para a ribalta. Mas este resultado do Chega vai desviar uma quantidade de recursos significativa que ia para outros partidos e agora ira para o Chega. E isso incomoda muito mais os principais partidos politicos que propriamente a ‘protecao da democracia’
Acho que o escrutínio tem muito a ver com a tua fonte de informação então. Eu leio e ouço maioritariamente o Público e o Observador e vejo a SIC. No Observador o escrutínio ao PS é muito maior que ao Chega. Falam do pântano de certos membros do partido antes de se começar a falar noutros sítios. Quando houve a confusão da nomeação para a AR ouvia o Observador a falar mais da Edite Estrela do que do Pacho Amorim. Mas, de qualquer forma, eu dei-te exemplo do pântano de alguns deputados do Chega e tu não respondeste. O Pinto Pereira está enterrado em casos mas como aparece em televisão não dá jeito investigar. O Bruno Nunes também nunca ouço falar dele apesar das barbaridades que diz. E, por acaso, já viste alguma reportagem que fizesse uma verdadeira investigação a fundo do Pacheco Amorim e a sua ligação à violência no pós-25 de abril?. Ao Sousa Lara que no início da fundação do Chega era uma das vozes do partido e que vive à custa da subvenção. Também gostava de ver uma investigação ao facto do Chega ter uma deputada com 20 anos de certeza que não há tacho lá.
Enganas-te eu não tenho clube de futebol na política. É verdade que sou votante na IL desde 2019, mas sou capaz de votar noutro partido muito rapidamente desde que não vá completamente contra os meus valores. Agora, também não é muito difícil perceber que o Chega é um partido com uma bancada parlamentar feita de tachistas e cunhas, que está em constante guerrilha interna e tem um funcionamento anti-democrático. Isto tudo quando usa como sua grande bandeira a luta à corrupção. Também é dos partidos mais incoerentes e mentirosos e que espalha muita desinformação em páginas oficiais. Depois, admiras-te do escrutínio que tem.
Repara que continuas a focar-te em algo que e muito pouco relevante nesta discussao e que nem e inteiramente verdade… o caso do Sousa Lara apareceu em 2020 quando o Chega tinha 1 deputado e foi noticiado com a relevancia que o Chega tinha na altura. Ou era suposto fazer capas de jornal e abrir o jornal das 8?
O Pacheco Amorim ja foi mais que falado e noticiado… mas voltamos ao ponto fundamental. O Chega quando o Pacheco Amorim aparece na AR com mais que 1 deputado em 2022 e um partido completamente irrelevante para a governacao. E mesmo assim as situacoes que falas tiveram direito a muito mais exposicao mediatica que membros do governo… por exemplo artigos no Expresso e em outros meios de comunicacao sobre a situacao que falas: O candidato do Chega a vice-presidente da AR militou na direita armada do MDLP no pós-25 de abril (expresso.pt)
Existem mais detalhes publicos na CS sobre o Pacheco de Amorim, do que de 70% dos secretarios de estado no ultimo governo.
Eu neste momento estou numa situacao que ate me incomoda, onde sou quase que obrigado a de alguma forma ter um discurso que parece que defende um partido que esta muito longe de ser o meu ‘clube de futebol’ para nao deixar um certo tipo de discurso muito perigoso ir passando por entre os pingos da chuva.
Aqui a minha questao nao e achar o escrutinio que se faz ao Chega errado. Agora ha algo que e factual. O Chega e o partido mais escrutinado da democracia portuguesa, com tempo de antena e exposicao mediatica muito superiores a sua dimensao. Nunca tivemos um grupo parlamentar do PS ou PSD escrutinado com este tipo de detalhe e ate julgamento de valores. E isto e que e de lamentar!
Porque este argumento:
Nao cola, porque mentira e incoerencia faz parte da vida mediatica de todos os partidos e muito menos deve ser o criterio para se escrutinar ou nao escrutinar. Tens por exemplo o BE com as mentiras da Mortagua… e o caso Robles nao foi assim ha tanto tempo e todos vimos como o BE lidou com o ‘escrutinio’ nessa altura Ou para exemplos mais recentes, o rol de mentiras entre membros do governo e presidente da republica no caso das gemeas. E isto sim, nao foi grave… foi gravissimo!! E qual foi a atitude da CS?
Eu funciono exatamente da mesma forma, ja votei do PS ao Chega e nas proximas eleicoes posso votar qualquer forca politica pelo motivo que me apetecer. Isto no entanto nao me faz ficar cego relativamente a determinados temas.
Eu quando escrevi nem era a pensar particularmente em ti… mas caramba, viste o que coloquei la em cima do Escaria? A serio que devemos bater palmas por a CS agora andar em forca a tentar desmascarar os tachistas, incompetentes e ex-criminosos do Chega que provam o total desfasamento entre o que eles dizem e o que fazem, ignorando por completo como tem sido a relacao de escrutinio da CS com o poder nos ultimos anos? Nao te deixa revoltado ver tanta ‘vontade’ de andar agora atras do Chega por motivacoes essencialmente politicas enquanto andaram anos a ignorar situacoes realmente graves?
Volta a ler tudo o que coloquei la em cima do Escaria e depois vem-me dizer se achas que alguem racional pode dizer que a CS tem um papel de escrutinio ativo e passivo digno de nota.
Ainda continuando neste assunto… em Portugal existe um grave defice de escrutinio de tudo o que e governante. Nao existem audicoes parlamentares de ministros antes de serem nomeados, os secretarios de estado duvido que sequer os jornalistas os conhecam a todos…
O Costa tem a seu cargo 4 secretarios de estado. O Antonio Mendonca Mendes, o Mario Campolargo, o Tiago Antunes e o Frederico Francisco. Estes 4 senhores tem sido muito mais importantes para o nosso dia a dia que qualquer deputado do Chega. De uma forma geral, nao ha praticamente qualquer informacao publica que nao sejam breves notas curriculares ou uma entrevista aqui ou acola sobre quem sao estes senhores, o que fizeram no passado e quais os resultados da sua atividade, opiniao dos pares, se as suas competencias sao adequadas ao cargo que ocupam, quais os resultados da sua acao governativa…
No entanto, todos sabemos que a Cristina Rodrigues e arguida num processo movido pelo PAN, que e contra touradas mas esta num partido conservador e temos comentarios de 5 ou 6 ex colegas do PAN sobre ela.
Mas claro que podemos sempre enterrar a cabeca na areia e dizer ‘MaS o ChEgA E PoPuLiStA e TeM dE sEr DesMasCarAdo’
A mim há tanta coisa que me revolta em Portugal que nem vou enumerar porque ficaria a tarde toda a escrever neste tópico.
Acho que aqui simplesmente discordamos. Como disse, eu ouço bastante a Rádio Observador e é raro haver um dia em que não haja um programa que não se faça uma crítica à forma como o PS governava, às escolhas dos ministros, aos negócios. Na SIC também ouvia bastante. Se consigo perceber o teu ponto, eu lembro-me de muitas notícias que apareciam sobre coisas que o Chega fazia que tinham pouca relevância na comunicação social. Tu quase parece que queres reduzir o escrutínio a fazer background checks aos governantes. Eu não concordo com isso. No entanto, posso concordar que a CS podia ter um papel mais ativo nisso.
O PS fala dos lucros excessivos e tudo isso, mas o Estado andou este tempo todo a ganhar a lotaria, a ganhar folgas e folgas com a inflação e trabalhou no fundo para a dívida. O que se diria se fosse esta a estratégia de um governo PSD…
O Observador e um projeto jornalistico de direita… nao reflete propriamente a CS como um todo. Um programa de radio do Observador nao e o mesmo destaque mediatico que uma capa do Publico. E mesmo assim voltamos ao que te disse. O Escaria e nomeado e as noticias em toda a CS e um copy+paste do comunicado enviado pela Lusa. Mesmo o Observador na altura pode ter feito num programa de radio uma critica a nomeacao… mas e escrutinio efetivo?
O caso do Escaria e particularmente revelador para mim porque foi um gajo que tinha abandonado o governo depois do galpgate, tinha todo o passado e historial com o Socrates, pelos vistos vinha de trabalhar numa empresa de duas pessoas nada recomendaveis, e entra pelos pingos da chuva como se fosse uma nota de rodape da politica portuguesa.
Nao e so, mas tambem.
Eu aqui ate acho que e essencialmente um problema de defice democratico. O nosso parlamento nao faz qualquer tipo de escrutinio aos governantes. No minimo os ministros deviam ser ouvidos no parlamento. Mas uma CS que ainda ha uns meses andava a chorar por apoios do estado porque sao essenciais para a democracia, e um facto que deixam muito a desejar.
E eu ate referi la em cima que a falta de escrutinio vai muito para alem dos backgrounds checks aos governantes. No geral, tudo o que nao sejam coisas de imediatismo sao muito pouco escrutinadas. A actividade governativa passa muitas vezes ao lado a nao ser que seja algo de dimensao grande. Existem muitas leis onde se existisse um bocadinho mais de transparencia, os conflitos de interesse envolvidos eram gritantes. Por exemplo, toda a questao do Galamba se existisse um devido escrutinio publico tinha tido mediatismo muito antes da justica fazer daquilo um caso.
E depois ha sempre aqui a questao da cidadania ativa. Alguem como eu ou como tu que nos mantemos informados atraves de varias fontes e nao so jornalisticas, e muito dificil ficarmos particularmente surpreendidos. Mas quando olhamos para a larga maioria da populacao cujas fontes de informacao sao o jornal das 8 ou as capas de jornais, a conversa e outra.
Neste momento estamos numa situacao onde quase toda a gente com quem falo sabe quem e o deputado do Chega eleito pelo circulo da Europa e os problemas com a justica, sabe que a Cristina Rodrigues e arguida num processo metido pelo PAN e eu aposto contigo que daqui a um mes nao vao saber o nome de metade dos ministros do proximo governo. E podes dizer que e acima de tudo falta de cultura do cidadao… mas tambem tem a ver com as prioridades editoriais.
O excedente orçamental registado em 2023 está a criar uma falácia no assunto do assumir das despesas com o reforço salarial das forças de segurança, com o tempo de serviço dos professores e dos salários dos médicos. Uma falácia porque este excedente orçamental permite acomodar a despesa para este ano mas e os restantes anos? É que é despesa estrutural, uma vez reconhecida e atribuída é para “sempre”. Estamos a falar de 575 milhões de euros só para estes três grupos, com o maior bolo para os professores (331 milhões).
Um pequeno aparte, parte do excedente orçamental é do subsector da Segurança Social ( 1412 milhões), que apresenta um excedente. O restante é Administração Central e a Local, que continuam com saldos negativos. Por isso, cuidado com os aumentos de despesa.
governo aprova fundos para acelerar a digitalização e uso de computadores nos mais novos tbm para fazer exames, e a reacção do sindicato dos profs é “atao mas ha miudos que nem internet têm em casa”. mas esta gente vive onde?
Quando vi isto pensei que fosse um plano de transicao a serio.
Afinal e um documento de propaganda do atual governo.
Triste sina a nossa.
Pelo meio ainda fui relembrado que como faco parte da geracao maldita, nao tenho direito a nenhuma das medidas bandeira do IRS jovem, o premio salarial de devolucao das propinas, etc etc etc
“they re not sending their best” ahahaha mas por acaso tive sorte, ja trabalhei com brasileiros fantasticos. claro que esses riem se dessa carneirada e sao os primeiros a dizer que esses deviam de ser proibidos de ca entrar