Política Nacional - Parte 2

o que é que eu não ser conhecedor da fórmula usada na indústria petrolífera para cálculo de preços tem a ver com tu seres ignorante?
Estás a relacionar as duas coisas porquê?

Tu conheces? Tens alguma coisas a acrescentar?
É que até ver ambos desconhecemos, mas só um admite isso sem problema enquanto o outro anda aqui a falar do que não sabe…

Vai lá bater palminhas ao indiano enquanto ele reivindica aumentos de 20% em salários e deixa a conversa para quem não se deixa enviesar por fanatismos políticos.

Espero que ajude.

*Preços a 11/3/2022

2 Curtiram

tens aqui um excelente exemplar para perceber como é que isto acontece.

O “average tuga” para além de ser extremamente estúpido, tem a mania que é esperto e convence-se a si próprio do que está a falar, e de repente é como se tivesse doutoramento em qualquer que seja o assunto sobre qual decide debitar prosa naquele momento.

1 Curtiu

O que eu disse é factual.

Eu não bato palminhas ao “indiano”, mas também não bato palminhas ás petrolíferas.

Lá estás tu com o truque do costume…

queres desenvolver?

Quem é que veio para aqui dizer que o aumento de 20centimos da próxima semana se deve a lucros das petrolíferas sem saber minimamente o que está a dizer?

não queria estar a citar-me, mas aquilo que tu vieste para aqui fazer hoje, e já não é a primeira vez, é precisamente isto

E depois alguém te confronta com a realidade e tu trocas-te todo e começas a desviar o assunto para tudo o que não seja o escrutínio das tuas afirmações, porque no fundo talvez saibas que não te consegues defender, não sei…

1 Curtiu

Deixa-te de tangas.
O pacote das sanções é a desculpa que as petrolíferas usam, nada menos nem nada mais.

Tens ali a informação postada pelo @Usualsuspect por exemplo, que reflete um aumento de 17 cêntimos no gasóleo em determinada altura, e a margem líquida de comercialização aumentou 0.8% nesse período.

ora, 9.3% de 1,6 dá 0.1488 e 10.1% de 1,77 dá 0.1947

0.1947-0.1488 = 0.459

portanto num aumento de 17 cêntimos verificamos que a margem líquida de comercialização aumentou menos de 5 cêntimos.

Abre os olhos, todas as petrolíferas estão com lucros recorde. Não foi a aumentar os preços porque tinham “necessidade”, foi a aumentar os preços porque arranjaram umas razões que o tipo comum como tu aceita como válidos para continuar a ir lá meter os “20€”.
Toda esta conversa sobre combustíveis para mim já é zero, quem paga és “tu” e os “teus”.

E qual a razão para se aumentar 5centimos? O combustível é melhor?
O serviço de abastecimento é melhor? Mais rápido?

E é isto, uma pessoa pega em factos e continuamos a ser confrontados com os bitaites do costume.

Tu é que tens de abrir os olhos mano.
Os aumentos nos lucros devem-se maioritariamente à exploração, não à refinação ou comercialização.
Se a GALP tem negócios de exploração? Tem e é daí que vem a maior percentagem dos lucros.

Se há alguma coisa a fazer em relação a isso? Não.
Toda a gente sabe que a extração de petróleo é o que realmente dá dinheiro, não é novidade para ninguém e não é de agora, nem há nada que se possa fazer porque a faca e o garfo está do lado de quem tem o petróleo.

A Rússia não é um player assim tão grande no ramo e está mais que provado que o embargo total ao petróleo russo é quase impossível.
Imagina o que era Portugal ou quem quer que seja recusar-se a jogar o jogo deles.

Quanto a refinação e comercialização, que é o que de facto pode ter a ver com Portugal de alguma maneira:

Apesar de uma subida significativa das margens de refinação para 6,9 dólares por barril (1,9 dólares nos primeiros três meses de 2021), o segmento industrial e gestão de energia teve um resultado negativo de 52 milhões de euros, ainda assim melhor do que registado em igual período do ano passado. Na componente de comercialização, na qual está a atividade de distribuição e venda de combustíveis, a Galp reportou um resultado antes de impostos de 31 milhões de euros, menos 13% que nos primeiros três meses do ano passado.

LOL, o tipo “comum como eu” precisa de abastecer a viatura com combustível porque precisa de se deslocar para viver.
Interessa muito pouco o motivo do aumento, não vou deixar de precisar de abastecer com base no motivo do aumento.

Viram o Costa a pedir aumentos de 20% nos ordenados e ficaram com medo… lol

O valor de 5centimos nem é muito relevante, é relevante a margem de lucro ter aumentado, e de facto segundo o que aí meteram naquele período aumentou 0,8%.

Agora entre isso e dizer que um aumento de 20 cêntimos se deve às petrolíferas vai uma grande diferença. E esse é o ponto de tudo isto.

Eu digo-te que as petrolíferas andam a fazer lucros recorde porque se aproveitam das vendas de petróleo, e tu como argumento contra metes-me um link onde diz que os lucros recorde advêm de “ganhos na venda de petróleo”.
Já chega de conversa com um simp das petrolíferas. Adeus e um queijo.

Não são as gasolineiras, são as petrolíferas.

E eu não digo A nem B, eu quero falar em factos, e por isso procuro-os.
Eu não trabalho para nenhuma petrolífera, não tenho interesse nenhum em defender petrolíferas.
Se há aqui alguém a tentar defender uma narrativa como um fanático és tu. Sempre foste, não é de hoje.

Só acho bizarro e ridículo tu vires aqui dizer que os aumentos da próxima semana de +20cent por litro se devem aos lucros das empresas. Isso é só mentira.

Sim, enganei-me na palavra, passo 50% do tempo a falar e a pensar em inglês, ás vezes falha. Importa zero, o argumento não muda só porque te apetece mandar areia para os olhos dos outros.

Vais pagar e não bufas.
Quer dizer, bufas contra o ISP e os desgraçados a morrer na Ucrânia.

Sim, o problema do preço são os lucros da empresas.

Lucros esses que são tributados em IRC. 25%, já agora.

E desses lucros os sócios são tributados em 28%. Edit.

O problema não é a dupla tributação do IVA. Em que o próprio ISP é sujeito a IVA.

O problema não são os mais de 50% do peso fiscal no preço final.

Não me parece que olhar apenas para os lucros das empresas seja construtivo.

Então mas por isso é que te perguntei pelos 5centimos?

No fundo, o governo tem nas petrolíferas um grande amigo. Ganham os 2…

Essa história dos lucros record… eu nao tenho acesso aos dados, mas tenho GRANDES duvidas acerca desses lucros todos… e longe de mim estar aqui a querer defender as petrolíferas.

1 Curtiu

precisamente o que eu acho…

Uma coisa é dizer que há aumentos de lucros nas empresas.
Outra coisa é dizer que o problema é só os aumentos dos lucros das empresas…

1 Curtiu

Eu já expliquei que os lucros recorde de 2021 quando comparados com os prejuízos recorde de 2020 colocam essas empresas em break-even ou até com prejuízo acumulado. Tb já demonstrei com dados concretos que o negócio das petrolíferas é menos rentável hoje que há 20 anos atrás.

Mas há sempre um palerma que volta a pegar nesse assunto, sendo o pináculo da estupidez o “aumento de 500%” nos lucros da Galp

https://twitter.com/bolapreta29/status/1533014592099700738