Isso é mentira.
Já é um facto que as pessoas estão a comprar menos e a escolher o que é prioritário.
Daí a pesquisarem outros sítios mais baratos para ir comprar é um saltinho. O ALDI e o LIDL não têm o sucesso que têm por serem lugares com muita escolha para além do essencial por exemplo.
Não é verdade.
Os frescos são quase sempre mais baratos em praças ou lojas de bairro.
E agora com os websites online, cobrarem a mais sobre mercearias não vai passar.
Ai penso nem ser a questao de ser mais barato mas o consumidor saber quem 'e o fornecedor e o metodo agricola utilizado. Nomeadamente estes nao serem produzidos de forma industrial com varios quimicos.
Nunca vou perceber estas acusacoes. Existe na nossa lei algo que discrimine por raca? O acesso a saude, a educacao ou a qualquer outro servico publico e diferente por ser de raca negra ou branca? Existe um codigo penal para brancos e negros?
Estes novos paladinos do sec. XXI que vivem num ambiente de privilegio devem fazer corar de vergonha a malta que ha umas decadas atras lutava contra verdadeiros casos de racismo, misogenia, homofobia…
Para mim o mais importante nesta situacao com a Marinha e perceber porque ■■■■■■■ um pais com a nossa area maritima, nao e uma potencia de engenharia naval que nao so tem os seus navios em bom estado, como tem capacidade de ser um forte exportador quer de servicos de manutencao, quer dos proprios navios.
A falta de ambicao e visao politica num unico incidente. E por isto que somos um pais de baixos salarios…
Nao e propriamente uma surpresa… e um negocio de margens tao baixas que qualquer risco pode mandar uma empresa para o charco. Eu sei que voces insistem que e um negocio fabuloso… quer dizer, tu provavelmente nao pois tenho a certa que a tua empresa nao tem de lucro 3 ou 4% da faturacao bruta entao percebes um pouco do contexto deles.
As grandes superficies sao dos negocios que vao sofrer dos maiores desafios nas decadas que correm. Eu tirando alimentacao, grande parte das minhas compras sao feitas pela Amazon por exemplo. Nao me vai espantar nada quando virmos grandes grupos de distribuicao alimentar a ir ao charco nas proximas decadas, incluindo alguns que ate estamos habituados a ver todos os dias.
Vao baixar os precos… isso chama-se oferta e procura e e aquilo que tem funcionado ate agora.
Nao sei… mas sei que e uma vergonha para a geracao politica atual que seja a ‘mumia’ o unico que diz coisas com sentido na oposicao ao governo.
Alias, mais do que uma vergonha, e preocupante. Estamos entregues a bicharada, quando um Cavaco senil parece melhor politico que todos os atuais. Talvez seja por isso que a politica esta cheia de sexagenarios… porque os jovens competentes nao tem qq interesse na politica e o que sobra sao os Pedros Nunos Santos e Luis Montenegros.
Algo que mais uma vez so passou a existir em 2023 e nao existe desde que eu tenho cartao continente em 2016
Porque e mais barato que comprar noutro lado… e simples.
Eu nao percebo o fascinio com os mercados, apesar das mentirinhas que andam ai a circular pelas redes sociais. Os mercados sao em media bastante mais caros que as grandes superficies. As pessoas vao as grandes superficies, porque os produtos sao mais baratos. Eu sempre que comprei em mercados nunca foi pelo preco, mas pela qualidade.
E insistem nesta mentirinha bacoca… quando grande parte dessas pracas e lojas de bairro vao comprar o produto aos Recheios desta vida onde depois de colocar o IVA, se vendessem ao mesmo preco das grandes superficies tinham prejuizo
Isso e uma minoria infelizmente. O negocio de venda direta de producao propria em Portugal e quase residual e regra geral esta associado a fuga fiscal (malta que vende em carrinhas a beira da estrada por exemplo). E so temos um pouco mais deste tipo de vendas devido ao periodo da troika onde muita gente regressou a agricultura… eu acho surpreendente a forma como agora se fala dos mercados quando a larga maioria deles sao uma valente merda a nao ser que tenhas confianca de onde compras para encontrar realmente quem venda produtos de qualidade, de fabrico ‘caseiro’ e a preco razoavel… eu que sou um ‘fa’ de qualidade na alimentacao, tirando o mercado de torres vedras e a praca das caldas da rainha em algumas bancas, nunca encontrei nenhuns de jeito… mas se calhar agora mudaram e passaram a ser o santo graal da alimentacao.
Lê outra vez o que eu escrevi.
No dia em que os frescos representarem a maioria dos produtos podes dizer que a minha afirmação não é verdade.
Mas vivam lá no mundinho da Alice, onde todo o mundo é estúpido porque gasta a maioria do seu dinheiro nas grandes superfícies quando tem ali o mercado do sr Alfredo.
Se tens esse cartão, então sabes que era uma vez por mês a cada dois meses, e que ficava em saldo “definitivamente”. Neste momento está a “todas” semanas (ou quase todas, mas logo já te digo se esta é a terceira seguida ou não) e com o bónus de só se poder descontar na seguinte (essa “modalidade” era só durante as férias de natal / verão).
E até poderia falar que eram 15%, desceu para 10% aquando e depois da pandemia, e agora voltou a 15%, mas sinceramente não recordo com exatidão.
Números não mentem.
Como disse aqui, na semana passada apanhei batatas e tangerinas mais baratas na mercearia a caminho de casa do o que estava no Continente (vi no website online).
Tu é que não sabes mais.
Se não são, deviam.
Olha que arroz com massa não é refeição.
Agora com a inflação.
Impressionante como embirram com tudo. Vendo as vossas dores, até diria que eram todos CEO da SONAE.
Com tanta extensão de Costa e até pela História que temos desde os tempos dos Descobrimentos, a Armada deveria ser o ramo das FAs que deveria merecer mais atenção e estar mais bem preparada.
Tu disseste “agora com os websites online não vai passar cobrarem mais”.
Só que os websites online já existem há muito.
Arre fds que eu só posso estar a falar com um poste…
O que é que eu disse? Vai ler outra vez.
Depois de leres outra vez pensa muito bem os produtos frescos representam uma maioria dos produtos que as pessoas encontram nos supermercados.
Para já partes de uma premissa que nem sabes se é verdade.
Nem todos os legumes são mais caros no mercado, MUITO menos a carne e o peixe.
Depois, o negócio dos supermercados não é só esse.
E no fim de tudo, para provar que estás errado basta constatar que a maioria das pessoas fazem compras nas grandes superfícies.
São todos burros, lá está, ou não conhecem o mini mercado do sr Alfredo ou é o sr Alfredo que cheira mal.
E não te vou responder mais, que não consigo aturar gente que não consegue interpretar absolutamente nada e anda às voltas até me fazer parecer um professor da primária.
Pois disse e bem. Agora, com a inflação as pessoas tomam mais atenção aquilo que gastam.
Descarregam aquelas apps para fazer comparações de preço entre várias grandes superfícies, e se estiverem numa pequena vêm por comparação.
Existem as apps e os websites online aos anos, mas agora com a inflação é que estão a ser usadas com frequência.
Não foi isso que disseste, mas mesmo que fosse o teu argumento não colhe.
Os frescos (e cenas “supérfluas” que não sejam comida / limpeza tipo roupa / material de escritório) são onde existem as maiores margens de lucro. Os supermercados têm zero interesse em diminuir essa fatia.
O supermercado tem muita gente porque é mais prático, tudo o que precisas está no mesmo sítio e tens várias marcas à escolha.
Quando tens de fazer orçamentos porque o dinheiro não estica, a comodidade passa para segundo plano.
Nao, e mentira. Os 15% em cartao nunca tiveram uma periodicidade definida e SEMPRE foram acumular numa semana para gastar na outra. Os cupoes de 10% e que nao.
Nao esta. E mentira. Em 2023 e para ai a 3a vez que aparece este cupao. Eu sei porque os uso todos
A mim faz-me uma confusao gigante a tua forma de estar, do deadman e afins por isso e que cada vez menos tenho vontade de discutir neste espaco. Podem acusar-me de muita coisa, de a atitude nao ser a melhor, de insultar este ou aquele, de so dizer patetices… mas nao me podem acusar de vir aqui lancar umas bujardas das quais tenho 0 conhecimento, sem sustentar com referencias claras e depois passar como se fossem verdades absolutas. Tu e o deadman estao constantemente a mentir ate nas coisas mais caricatas, como os cupoes do continente, e depois esperam que alguem vos leve a serio numa discussao? Nao ha paciencia…
Por tu apanhares num determinado sitio, nao quer dizer que se aplica a todos os sitios e todos os produtos.
Em media, tudo e mais caro. Isto quer dizer que existem produtos mais baratos e produtos mais caros. E temos de comparar macas com macas e bananas com bananas. Nao e comparar maca reineta do continente com maca de producao propria do mercado.
Dentro das batatas existe um monte de diferentes tipos, tamanhos e existe diferenca entre comprar um saco de 1kg, um saco de 3kg ou avulso.
Como ves, es tu que nao sabes mais…
Entao antes eram burros.
A conclusao a que chegamos e que 2022 foi um ano de viragem.
Os consumidores que antes eram burros viraram espertos.
As grandes superficies tornaram-se todas gananciosas em 2022.
O governo que era uma fonte de desinformacao durante a pandemia agora ja e uma fonte de comunicacao confiavel.
Eu mal posso esperar que mais mudancas virao por ai…
É mentira.
Como te disse, os de 15% ficaram raros depois da pandemia.
Só voltaram a aparecer com regularidade com a inflação.
E nunca foi com tanta regularidade como agora, era só nas “alturas especiais” tipo natal, páscoa, férias. Agora é todas as semanas.
Se procurares, encontras.
E eu não precisei de procurar, foi mesmo encontrado em caminho.
Por isso, existe. Por muito que te custe.
Os consumidores não tinham grande interesse em sacrificar preços mais baratos por comodidade. Mas quando a fatura duplica de tamanho, é normal sacrificarem a comodidade por preço.
Já as grandes superfícies sempre foram gananciosas. Aconselho-te a veres o documentário que meteram aí, explica muito bem muita coisa que desconheces.
Quanto à sondagem que diz que ‘Os Portugueses preferem Costa a Montenegro’, a mesma diz tudo… Sobre o Montenegro.
Quanto à discussão ‘Comprar nos mercados é mais caro, mas é melhor porque tem mais qualidade…’ Pah, não. Acho que, nos mercados e comércio tradicional, a única coisa que eu gosto de comprar, porque efetivamente não encontro nos supermercados, é o pescado, quando vou à Figueira da Foz, ou à Costa Nova. Também costumo comprar carne num Talho da minha confiança. De resto? Se eu comprar um Kg de Maçãs no Continente ou na Frutaria da Esquina, até o autocolante é igual. O que muda? Na Frutaria da Esquina, por norma, custa mais uns 20 ou 30 cêntimos por Kg. Agora, se eu conhecer (e conheço) um produtor de maçãs que, em vez de despachar tudo para um distribuidor, vende uma boa quantidade diretamente a consumidores, ganhando ele e o consumidor, em dinheiro e em qualidade, isso já é outra história. O Estado é que não pode saber…