Se te contasse uma historia do frances da Altice quando esta abriu operacoes em Portugal e a reuniao que houve com directores da Meo e Nos que andou a rejeitar por 3 meses…
Os hipermercados quando apareceram , fartaram-se de fazer isso para dar cabo do comércio local.
Esse documentário deu na RTP aqui há uns tempos.
ETA: vai dar outra vez daqui a dez dias.
https://www.rtp.pt/programa/tv/p43551
Impressionante como há malta que defende esta gente. Toda a gente tem de fazer sacrifícios, menos eles.
Não é sustentável.
Saíram os números da inflação aqui na Suécia para Fevereiro. Ficaram acima do esperado pelos analistas, e a inflação foi sobretudo impulsionado pelos preços da comida, 9,4% sem contar com o preço da electricidade, quando o esperado era 8% e qualquer coisa.
Fantástico. Agora até a Altice, o Continente e o Pingo Doce conseguem afectar o preço das cebolas e das cenouras aqui em Estocolmo… toda a gente a aumentar as margens de lucro (e de forma ilegítima, claro!!) numa conspiração que já extravasou inclusivamente as fronteiras portuguesas!
![]()
Fortissimos.
Eu falei no caso do Mercado por pura admiracao, nao enquanto critica. Claramente o departamento de marketing deles estudou o mercado portugues e sabe bem onde ‘atacar’. Ainda nem uma loja tinham aberto e ja existiam montes de operacoes de charme onde se falava do quao fantastico era trabalhar no mercadona, dos fantasticos salarios, das fantasticas condicoes… uma empresa que em Espanha e fortemente atacada pelos motivos opostos. Desconheco por completo o funcionamento interno ou as condicoes que realmente oferecem ca ou em Espanha, mas aqui e clarinho que deixaram uma boa imagem no consumidor.
Curiosamente, e tomando os dados deles por verdadeiros, o Mercadona tem uma margem liquida sobre as vendas de 2.5% em Portugal para ja (outra operacao de charme ja que vendem muito produto de marca propria logo a margem real deve ser superior - mas serve para deixar a ‘mensagem’ ao consumidor).
E preciso abrir um Monte…
Em Viseu, que e uma cidade relativamente grande, desisti por completo de ir ao mercado ou a esses mini mercados familiares porque simplesmente nao compensa. E tudo mais caro que nas grandes superficies e pior, em alguns casos a larga maioria dos produtos vao buscar ao Recheio logo nem a vantagem de ser ‘caseiro’ tens. Quando morei em Torres Vedras adorava o mercado e ate nem me importava de pagar 10 a 15% a mais mas ter produtos de melhor qualidade, peixe fresco, carne do talho… agora estamos a falar de diferencas na ordem dos 20 a 50% a mais no mercado municipal pelo menos.
O unico local onde continuo a ser fiel e ao talho porque mesmo pagando mais pela carne, a qualidade continua a ser infinitamente superior. Em tudo o resto e um no brainer.
Tu leste a noticia? E que a reportagem refere precisamente aquilo que eu e outros temos vindo a dizer. ![]()
E ninguem aqui os esta a defender. Voces claramente sofrem de problemas de interpretacao daquilo que os outros escrevem. O que estamos a fazer e nao deixar que vos facam passar por parvos quando o governo monta uma operacao de marketing para sacudir a agua do capote. Se apos isto querem continuar a ser parvos… nao ha nada que a gente possa fazer excepto reclamar de mais uma vitoria do PS daqui a 3 anos.
A Paula Azevedo anda a fazer escola pelos paises nordicos… aposto que em 2022 passou a existir concertacao de precos, crime economico, especulacao… espero que o governo sueco mande a ASAE sueco varrer os hipermercados suecos para confirmar estas suspeitas depois de encontrar 50 produtos mal etiquetados em milhares de produtos disponiveis ![]()
O importante e que os politicos e tecnicos dos bancos centrais fiquem a salvo do escrutinio da sua acao dos ultimos anos ![]()
Isso é uma das velhas maximas desta maltinha que por aqui anda. Tempos maus e sacrifícios é so para o ze pobre e para a malta que depende do salario para viver.
Nas grandes superfícies é que nao se pode tocar por causa do direito ao lucro, da free enterprise, etc, etc. Só o zé pobre é que nao tem direito a quase nada.
Nao tarda estás aqui a tentar convencer a malta que os pequenos comerciantes das mercearias mais tradicionais têm preços mais baixos que as grandes superfícies.
Defender essa gente = constatar a realidade dos factos.
Não sou eu que defino a realidade das coisas.
Simplesmente recuso-me a entrar em narrativas falsas só porque o acusado é moralmente questionável.
Podem haver muitas coisas más sobre hipermercados.
Continuam a não ser culpados daquilo que o governo os acusa.

Concordo… Assim, que finalmente houve ao menos uma sopa para os pobres, a bandidagem teve logo de matar o Sidónio…
Nalguns casos ate têm… De ha uns tempos para cá deixei de comprar fruta e hortículas nas grandes superfícies e passei a comprar no minimercado ao pé da minha casa. Preços muito mais baixos, sendo que a fruta então está a metade do preço.
Por acaso há bastantes que têm
Mas a melhor de todas é a ASAE avisar as grandes superfícies com antecedencia de que vão ser fiscalizadas. Interrogo-me se têm a mesma cortesia com os cafés e as tascas? ![]()
aqui no buraco também ha uma “lojinha” que tem fruta dos produtores locais e normalmente está mais barata mas a escolha é bastante reduzida.
Fruta de época e nada mais.
A mercearia é tudo bastante mais caro.
Se numa simples vigilância aconteceu isto, imagino se algum dia houver guerra
Isso, a culpa é dos desgraçados e não da marinha que os manda embarcar numa embarcação a meter água e sem as mínimas condições para estar em alto mar a escoltar um navio que sabe-se lá, pode vir a ser hostil, ainda por cima quando está previsto mau tempo…
Insubordinação, lol…
Com jeitinho vão prender os coitados.
Nem sei qual dos dois o pior.
E pensar nas condições em que os grandes Portugueses doutrora navegavam por todo o mundo… A dignidade militar era cumprir a missão e protestar a sério… depois… Isto ainda acaba em medalhas.