Provavelmente os habitantes atuais de Mérida vêem-se, em parte, como descendentes dos soldados colonos romanos aposentados (de duas legiões) para a fixação dos quais o Imperador Augusto fundou Mérida em 25 a.C., e também valorizam o facto de Augusto ter designado a cidade como capital da nova província romana da Lusitânia…
Todos devemos ter antepassados romanos entre muitos outros povos, pois vieram colonos romanos durante séculos para a Hispânia e até criaram esta designação da qual deriva Espanha. E a partir de 212 d.C., todos os homens livres da península até se tornaram cidadãos romanos de direito… Os italianos não “são” propriamente mais romanos do que outros povos europeus, também foram conquista de Roma…, e bem sangrenta até.
Li no reddit europeu, usurários búlgaros e romenos.
Vives lá para saber? Eles vivem, sabem bem melhor que tu.
Pois.
Uma das razões que deram na thread até foi emigração da malta mais pobre, o que bate certo com as estatísticas europeias.
Mas lá está, tu não sabes mais que a malta que vive naquele país.
Relacionado com isto, no fim de semana fui dar um giro pelo chiado e eram só monhes bêbados sem abrigo pelas ruas. Com a crise que se adivinha para o próximo ano, como se vai descalçar esta bota?
Estás a dizer que dados estatisticos valem menos que a opinião de um gajo qualquer que leste na internet?
Não era um, eram mais, como disse.
As estatísticas estão certas, mas segundo vários usurários naquela thread, não refletem o que se passa.
Por exemplo, estas estatísticas também estão certas.
Tens algo a dizer sobre este “paraíso xuxalista”? Não me digas que sabes mais sobre este “paraíso xuxalista” do que a estatística, “gajo da internet”.
São habitantes daquele país e dão o contexto pela qual as estatísticas são enganadoras, não vou ter a opinião deles em conta porquê?
PS RUMO AO PENTA
Li não umas, mas várias opiniões no reddit português que dizem que isto está mal. Um deles até disse que tinha um video do batatinha e do companhia à porrada.
Pois, mas eu não falei no reddit português. Eu falei especificamente no reddit europeu (/r/europe) e que os usurários eram búlgaros / romenos (identificados como tal nas tags de usurário).
Para que não restem dúvidas:
Quero lá saber do /r/Portugal, parece uma tasca.
O que tu viste foi uma opinião que comprovava aquilo que tu querias ouvir. Em relação às outras já não te dá jeito.
Em relação aos números que aí colocaste em cima, foram apenas o reflexo das medidas de confinamento em Portugal terem atrasado a recuperação económica. Ou seja começamos a recuperar a economia mais tarde que os restantes.
Apesar de ser uma das economias avançadas que mais tempo demora, Portugal está melhor do que Espanha …
Eu nem sequer tenho grande opinião sobre o assunto, mas os teus argumentos não são nada.
Népia.
Li a thread inteira.
Que argumento?
Estou a apontar que segundo as estatísticas, somos os primeiros em 2022.
Isso diz alguma coisa sobre o “paraíso xuxalista” em que vives?
Como bem dizes, Portugal teve esse crescimento por causa das medidas que tomou. Isso chama-se adicionar contexto aos dados estatísticos.
E equacionar o porquê da Roménia estar assim?
Não queria ir por aí, porque há fossas sépticas a 60km de Lisboa, mas isso é luxo comparado com o saneamento da Roménia.
E há bastantes outros exemplos de infraestrutura deficiente.
Já agora, é normalíssimo que a Roménia venha atrás em infraestrutura, estiveram sob a alçada do comunismo muito tempo. Mas estão a avançar bastante depressa e ainda bem para eles.
Agora o meu argumento é que estatística não é tudo. E toma esse conselho de alguém que estudou várias disciplinas de estatística.
A política portuguesa parece uma tasca ou um wall do facebook. Discute-se mais as parangonas do que o conteúdo.
O que fica é que a Roménia vai nos passar. A Roménia. O resto, cabe-lhes resolver as assimetrias que a Roménia tem.
Preocupa-me é Portugal. Cada vez mais pobres. Cada vez mais dependentes do Estado. Cada vez mais sem liberdade financeira e social.
E vem aí um aumento brutal sobre o crédito habitação, dado que grande parte utiliza a euribor a 12 meses como referência. Deviam novamente permitir deduzir os juros do CH em sede de IRS, tal como era antes.
2023 será um ano duro.
Isso ia criar riqueza para quem?
Eu tenho de pagar também os empréstimos dos outros? Já nâo é cidadâos responsáveis que fazem as suas escolhas e assumem as responsabilidades e consequências dessas escolhas?
E a contradição: há que haver menos dependência do Estado mas depois sugeres que as despesas em juros possam ser deduzidas do IRS.
A ideia tem por base o quadro fiscal actual. Eu preferia que a carga fiscal sobre o trabalho baixa-se.
A classe média está sufocada. E sem se endividar acima da taxa de esforço de 30% dificilmente teriam habitação. A desvalorização salarial acontece há imenso tempo. Sem habitação vão ter habitação como? O Estado. Vais acabar sempre por pagar pelos outros.
Parece-me que se foi acima do equilíbrio necessário em contrair créditos por termos taxas de juro baixas. Agora temos um sério problema. O Banco de Portugal bem que aperta os critérios de atribuição, o problema é que parte da sociedade vive sufocada e sem este sufoco nada teriam. É um pau de dois bicos.
Nos tempos que correm, esta foi bem metida pelo Marcelo:
Eu desconhecia por completo. @Sérgio_Sodré alguma informação sobre este episódio da história nacional?
De facto foi uma tirada genial que não estava à espera do marcelo.
É sempre bom fazer a distinção entre ciganos, ou outra qualquer etnia, que se dão bem dentro de uma nação e se integram ao ponto de lutar por ela e a realidade de hoje que é de comunidades completamente desintegradas e que espalham o pânico por hospitais e terras fora.
Esta lembrança do marcelo faz com que nos recordemos que n\ao é normal ter uma comunidade à margem da lei e que causa insegurança nas populações
Ahah, que graçola mais falaciosa.
Como se no tempo da Restauração os ciganos não fossem também perseguidos, descriminados e associados à marginalidade e delinquência. E como se atualmente todos os que existem espalhassem o terror pelo país fora.
Todos não, mas uma percentagem enorme dessa etnia sim!
Mas será com certeza normal que assim seja, afinal são vítimas da sociedade que os exclui.
Eu e outros como eu é que somos umas bestas racistas.
E as outras “etnias” também não contribuíram? Foi só ciganada??
Tirada só pra fazer frente ao chega, basicamente
Aqui estão algumas informações sobre o contributo dos ciganos na Guerra da Restauração, com destaque para o Dom Jerónimo da Costa.
CONF_sintra_2 (1).pdf (175.0 KB)
Dialnet-OEstigmaDaImpurezaDosCiganosEOsModelosDeDiscrimina-7588378.pdf (300.2 KB)
Acho um piadão do caralhinho é que quando é para dar louvores á etnia pode-se dizer que são ciganos, se for para dar notícias dos crimes que muitos dessa mesma etnia cometem ai já pára tudo que não se pode descriminar.
O Marcelo que leve alguns lá para o palácio, já que parte dos impostos que pago servem para dar habitação digna a essa comunidade, não deve haver muito mais digno que o palácio de Belém.