Vai ser engraçado quando a gasolina bater nos 3€ o litro.
Não o fazem, só se sofrerem uma invasão terrestre.
Para dar mais força à partilha:
Em entrevista à jornalista Juana Summers, da NPR, Sahil Lavingia – também conhecido por ser fundador da plataforma Gumroad – partilhou que as suspeitas de fraude, abuso e desperdício no governo federal norte-americano se revelaram infundadas durante o período em que trabalhou no Departamento de Assuntos de Veteranos. “Fiquei bastante surpreendido com a eficiência do governo”, afirmou.
“Esperava encontrar mais desperdício, fraude e abuso. Mas, para ser sincero, encontrei quantidades mínimas de fraude. E abuso, para mim, pareceu relativamente inexistente”, disse, acrescentando que a visão vinda do setor tecnológico – habituado a estruturas mais flexíveis e, por vezes, ineficientes – pode criar um preconceito injustificado em relação ao funcionamento da máquina pública.
Segundo Lavingia, apesar de haver espaço para melhorias – como a digitalização de processos ainda suportados em papel e fax –, esses pontos não configuram corrupção ou má gestão, mas antes oportunidades de modernização.
E veremos se a culpa vai ser do teu odiado criminoso Netanyahu ou do teu adorado criminoso Trump.
Já fizeste a tua previsão quanto a isso?
Se calhar porque não existia Israel no início do século XX.
Ainda há pouco tempo o GHF escreveu isto:
Eu concordo que o que Israel está a fazer em Gaza já ultrapassou o aceitável há muito tempo e que devia haver consequências do que está a ser feito, mas não fale como se fosse possível lutar com o Hamas e destruí-lo sem matar civis ou sem que eles sofram. Ainda há dia so GHF escreveu isto a dizer que o Hamas foi o culpado da população de Gaza não ter comido e dizem que a sua atuação põe as pessoas em risco. Isto é muito fácil culpar Israel pela tragédia que se passa em Gaza, sem esquecer que muito do que acontece é exacerbado também pelo reigme bárbaro que lá se instalou e que nem quer saber da vida dos próprios palestinianos que tem o único intuito de provocar o genocídio dos judeus (sim porque nem toda a gente que vive em Israel é sionista).
Eu não estou a defender o Hamas, mas este argumento é a desculpabilização total de Israel.
Israel matou mais de 50 mil civis palestinianos, uma grande parte crianças.
Não há argumento nenhum de auto-defesa que possa suportar tal cenário.
Se um terrorista usa um bebé como escudo humano, a polícia não dispara sobre o bebé para atingir o coração do terrorista.
Aliás, para se perceber a barbaridade que Israel perpetrou em Gaza, basta comparar a precisão cirúrgica dos ataques ao Irão, onde as baixas civis são mínimas e portanto enquadráveis numa acção militar, para mais iniciada a 1500 kms de distância, com aquilo que se passa em Gaza, onde os israelitas até podem ir de trotinete eléctrica e voltar com a mesma carga.
Isarel fez o que fez em Gaza porque quer e porque pode. Tal como diz o ( editado) @Incitatus, arrasar aquela merda. Num contínuo desrespeito pelos direitos humanos, uma campanha plenamente genocida.
Isto é inaceitável. A única coisa que o Hamas legitimou foi a entrada das IDF em Gaza, a partir daí Israel é responsável por todo o que se passou depois.
Há uma tendência incontornável para fazer disto uma questão a preto e branco, de comparar o Hamas com as IDF, para depois de fazer duns os maus, poder fazer dos outros os bons. Entre Hamas e IDF, depois daquilo que se passou em Israel e Gaza, não há bons nem maus, pelo menos enquanto as IDF forem comandadas por este governo israelita.
E não deixa de ser curioso como, 20/25 anos depois, continua a ser pela matança que Bibi Netanyahu, o verdadeiro carniceiro do Médio-Oriente, continua a legitimar a sua carreira política. Da instabilidade política, da identidade securitária, do massacre de inocentes, mais uma vez Bibi sai reforçado politicamente. É um filme já visto, vezes demais para acreditar que seja sempre por acidente.
Não discordo do que dizes, mas não podes comparar o Irão com o Gaza. Mesmo com as atrocidades cometidas por Israel se o Hamas se importasse com os civis a situação em Gaza não seria tão má. E há várias coisas que demonstram isso.
Mas eu não estou a defender o Hamas. Que terroristas não se importem com as vidas inocentes de civis é algo que tu já esperas.
Que um dos exércitos mais capazes e competentes do mundo, liderado por um governo eleito democraticamente (assumamos que sim), um modelo de governança ocidental, tenha os mesmos princípios, essa é que é a variável que destoa aqui.
Eu não estou surpreendido com o Hamas, são o que são. Estou surpreendido com Israel, que se quiseram comparar ao Hamas e fizeram igual ou pior.
Aliás, há um conceito tipificado na sociedade israelita sobre isto
E portanto se calhar temos que ver Israel por outros olhos, porque a manter esta postura, não são assim tão diferentes dos turbantes.
estava a referir-me ao contexto geral do ocidente(que no início do século XX criaram as condições para a violência se proliferar; prometendo não hostilização do povo palestiniano na declaração de balfour em 1917, prosperidade e um reino arábe no aftermath de usarem os árabes para vencer o império otomano na declaração ango-francesa em 1918 e uma solução de dois estados através do mandato britânico para a palestina). obrigado pela correção semântica tirada de contexto mas parece que já cometia terrorismo antes da sua fundação oficial, quer através dos mentores europeus do zionismo( na década de 20 já era claro para os palestinianos que as promessas eram completamente falsas) quer através da limpeza étnica e ocupação colonial no nakba, que precede a própria fundação do etnoestado.
o quem?
![]()
por favor.
a narrativa de que o hamas é que impede a alimentação e modo de vida normal da população, em junho de 2025 com todas as evidências que temos, é das coisas mais nojentas e sem noção que já ouvi
Pois claro, o facto dos palestinianos ja terem recusado a solucao de dois estados umas 3 ou 4 vezes nao interessa nada para a conversa, apenas desmonta toda a narrativa que aqui vomitas mais uma vez…
Vcs bem tentam, mas e sempre “close, but no cigar”…
Tentas demonstrar que o GHF não é independente com uma notícia de Aljazeera o que diz muito sobre a tua opinião se isso são as tuas fontes de informação.
Não vou discordar de ti. Não acho que seja bem comparável, mas também não vou argumentar porque concordo que o IDF já ultrapassou há muito o admissível com esta invasão.
amanhã um grupo de pessoas escreve uma carta a dizer que vai ocupar parte do teu quintal de casa mas que na outra metade vais viver tranquilamente. entretanto matam-te a família, ficam-te com 95% do quintal, dão te uma tenda para viveres nos restantes 5% e um saco de ração de cão para comer.
no fim de contas oferecem-te um acordo onde ficas com 15%do quintal, completamente dependente na mesma do teu vizinho para tudo mas tens “uma solução de dois quintais”. que te parece?
se recusares a culpa é tua.
qual aljazeera? queres quantas dezenas de fontes, ocidentais e não ocidentais?
Fundação Humanitária de Gaza distribui ajuda sob forte tensão - SWI swissinfo.ch
é um facto assumido pela própria organização. foi criada em fevereiro de 2025 por um “”“filantropo”“”" americano e aprovado por tel aviv para substituir a ajuda humanitária da ONU. é uma contratadora privada dos estados americanos que tem IDFs no processo, onde por mais do que uma ocasião no processo de distribuição os militares disparam sobre a população. organização criticada publicamente pelo secretário geral da ONU que afirmou estar chocado com a sua atuação.
que vergonha, descaramento e ignorância inacreditável utilizar como fonte uma organização privada apoiada pelo regime genocida para “provar” que o hamas é que impede a ajuda humanitária.
a GHF é só mais uma perpetuadora de crimes de guerra e da intenção de limpeza étnica.
Tu viste os vídeos lançados sobre a ajuda humanitária do GHF ou esses também foram adulterados pelo IDF?
Isso nao e verdade de todo, recusaram a solucao de dois estados, os Judeus comecaram a chegar e eles como nao tinham governo sequer, queixam-se que lhes ocuparam as terras.
As resolucoes da ONU, nao sao para usares so quando te da jeito…
Que hipocrisia, fdx…
não vou perder tempo sequer contigo a discutir a legitimidade de excluir organizações humanitárias neutras do processo de distribuição de cuidados básicos em detrimento de uma organização privada criada em 2025 pelos regimes que criaram a situação de crise humanitária e que sempre fizeram tudo para que ela não fosse resolvida e que coincidentemente nas suas reduzidas atuações na região definiram as tais “zonas seguras” onde aconteceram invariavelmente disparos sobre a população.
é de uma baixeza tão baixa que nem vale a pena sequer discutir.
e não ocuparam?
há crianças de 10 anos com mais conhecimento da história na região do que tu, limita-te ao discurso básico de ódio e de anti islamismo
Foda-se…
Tu es mesmo ridiculo quem tem conhecimentos basicos da situacao e emprenhou pelos ouvidos para andar aqui a debitar alarvidades foste tu, e quando es entalado e ficas sem argumentos chamas ignorante aos outros…
O que vale e que a cartilha anti-semita e sempre a mesma ou nao fossem vcs quase todos libtards e alinhados pela mesma indocrinacao…
Parei de dar para este peditorio, no fim de contas isto e assim, os Judeus vao continuar a fazer o que teem a fazer e vcs aguentam e nao choram, fica melhor assim?
Alu Akbar para vcs todos, fui…
O que aconteceu há 80, 70, 50, 30 anos atrás é irrelevante para a questão pois é uma pescadinha de rabo na boca.
Israel “veio para ficar” e os pressupostos da sua fundação, errados ou certos, não beliscam a sua existência e futuro
É absolutamente natural a sua natureza militarista pois está no meio de povos hostis.
A lista de conflitos ( e tentativas de invasão de Israel) é longa e invariavelmente Israel levou vantagem.
O que não é admissível e aqui já é relevante, são os constantes e actuais atropelos de Israel do Direito Internacional, das resoluções da ONU, as ocupações ilegais de território, os crimes de guerra e o genocídio em curso na Faixa de Gaza.
Eu torço o nariz sempre que ouço o conceito de sionismo de forma pejorativa porque em si considero um direito que Israel conquistou e o tem. Daí existir.
E vai continuar a existir.
O problema é quando não permite o mesmo para os palestinos
PS
Não deixa de ser curioso que a malta que andava sempre com a muleta anti semita do Soros que estava sempre por trás de tudo o que não gostavam, agora é muito defensora dos judeus.