israel não tem arsenal nuclear? assinou o tratado de não proliferação de armas nucleares? não tem um líder político radical?
a narrativa de sensibilização para a guerra com o irão vem dos mesmos políticos israelitas que desde 1992 mentem sobre o assunto e dizem que é questão de semanas até o irão ter arsenal nuclear, e americanos, que também invadiram o iraque sobre pretexto de weapons of mass destruction. já as viste?
eu não digo que o irão não queira desenvolver arsenal nuclear. mas o que dizes basicamente é que devemos confiar no país que possui armas nucleares, não assinou o NPT e que tem iniciado inúmeros conflitos regionais como agressor e desconfiar do país cuja evidência para a iminência de desenvolvimento nuclear é reduzida, assinou o NPT e não inicia um conflito de média dimensão há décadas. faz sentido.
o caminho para evitar o desenvolvimento nuclear iraniano é diplomático. donald trump dificultou essas negociações e incompatibilizou-se com responsáveis iranianos abertos para um acordo. mais uma invasão americana, além de gasto ofensivo de dinheiro dos contribuintes americanos e perda incalculável de vidas inocentes, vai voltar a meter o irão com um governo fantoche que só vai radicalizar ainda mais a população numa corrente anti ocidente, aumentar o incentivo nuclear como pretexto de auto defesa e destabilizar uma região que o presidente prometeu estabilizar( na altura da campanha era anti guerra, negociador implacável de acordos, pacifista, que achava que entrar em conflitos no médio oriente era o maior erro possível, que em 2011 considerava atacar o irão uma liderança fraca, que em 2018 denunciou o scam que foi a invasão ao iraque, etc).
Isso se não os deixar numa anarquia e caos completo, entregues a milícias e grupos extremistas armados, que é o mais provável.
Esses truques do “não inicia” e da “média dimensão” (sic) revelam uma óbvia fragilidade na tua argumentação: a minimização do inegável papel ativo que, ao longo de décadas, o Irão tem protagonizado em diversos conflitos do Médio Oriente, independentemente da sua escala.
E com a agravante de não teres em conta as operações terroristas que o regime iraniano efetuou nessa região e noutras partes do Mundo.
Tens que te ir informar sobre o financiamento iraniano aos houthis ou então ver o que se está a passar na Síria com os cristãos e com os drusos com o apoio iraniano
A retorica anti Judeus disfarcada de cultura politica e simplesmente deliciosa…
Dificil de ler tanta inverdade e tanta hipocrisia num tao curto texto, seria de rir se nao fosse triste…
Isso está na tua cabeça. Tenho familiares directos que constituíram família com judeus, também já convivi muito tempo noutra circunstância com muitos judeus, não tenho qualquer sentimento que não seja de amizade. Ouvi muitas descrições e vi muitos vídeos de crimes violentos em Israel. Digo-te na mesma, o governo de Netanyahu é um governo psicopata e genocida, que não conhece limites nem se importa de incendiar toda a região.
Tens um exemplo factual de como as coisas funcionam: a Líbia e o Iraque foram atacadas (por interesses óbvios) pelo Estados Unidos, sob a desculpa de estarem a criar ou terem bombas atomicas.
No entanto, tens uma série de países que verdadeiramente têm e assumem-no, mas os Estados Unidos nada faz. Isso inclui Israel.
Talvez o Irão tenha percebido que a premissa para não se ser atacado, é ser temido…
Por favor, não faças afirmações falsas.
A justificação para a intervenção da NATO na Líbia, em 2011, no âmbito da resolução 1973 da ONU, não teve nada a ver com armas nucleares.
Lapso meu, relativamente à Líbia, até porque tenho mais domínio nesse contexto do que no do Iraque. E obrigado pelo reparo, porque posso alongar-me um pouco mais, relativamente ao parasitismo americano, sustentado pelo Ocidente:
Suponho que estejas contextualizado com a situação da Burkina Faso (principalmente), Níger, etc.
Os Estados Unidos têm interesses nas reservas de ouro, como tinham interesses na Líbia e no Iraque, usam a propaganda para demonizar o líder em questão e abatem-no, é tão simples quanto isto… A seguir a isso, autoproclamam-se salvadores duma pátria que nem lhes pertence…
Só comentei em traços gerais (ainda)…
Cada cavadela sua minhoca.
Depois de reconheceres que faltaste à verdade no caso da Líbia, mostras mais uma vez a forma enviesada como analisas as relações internacionais.
Abordas a questão africana e nem uma palavrita sobre a intervenção neocolonial russa em África. Essas omissões e deslizes dizem muito sobre a tua cartilha…e não há “traços gerais” que te valham…
Obrigado pelos argumentos, considere-se apresentado. Boa noite🙌🏾
Escamotear, quiseste dizer…
Pela tua lógica acima, de tentativa barata de enxovalho, devo considerar que cometeste um lapso ou não sabes português?
A avaliar pela sonsice, deves ser um dos subprodutos do acasalamento entre o Zóscar e o Rorschach do Holohoax. ![]()
Se non è vero, è ben trovato. ![]()
não é verdade. ao contrário do que se vê neste tópico com o estado de israel, não passo pano ao regime teocrático iraniano nem desvalorizo o papel, raramente conciliador( também era difícil dado o contexto) do irão na história e atualidade das dinâmicas no médio oriente.
o meu ponto prendia-se exclusivamente com os double standards flagrantes entre a gestão, política e institucional, da expansão nuclear do irão e de israel. está mais do que claro que a lei internacional é um mero objeto decorativo no que concerne ás ações do regime de tel aviv e que mesmo os poderes supostamente independentes e fiscalizadores agem na mesma lógica do poder político: mediante interesses estratégicos e não mediante a lei internacional e muito menos orientação ética/humanista que motivou a criação dessas instituições em primeiro lugar.
é o que é. foi o status quo que criámos. agora ver europeus, cujos representantes se auto condicionaram á irrelevância geopolítica, a caírem na propaganda pró guerra mais bacoca que se fazia há 30 anos, com reflexos efetivos no seu modo de vida( crise energética e migratória mais do que óbvia) é algo difícil de compreender. é sempre fascinante ver os lesados indiretos da indústria militar a entusiasmarem-se para mais uma vez alimentar uma elite sanguessuga que se está a borrifar para eles.
Kkkkk, acredita que não sou dos foristas com quem ser mal-educado, mal-criado, vá fazer-me sentir ofendido:joy:![]()
Essa tentativa de provocação só surtirá efeito com alguém da mesma “laia”, não comigo, contudo, podes sempre continuar a tentar… Força:joy:
Mas estamos a brincar ou que?
Israel ja tem armas nucleares ha decadas, ja alguma vez alguem os viu a ameacar alguem com as mesmas ou o seu governo a cometer actos terroristas em algum lado do Mundo?
Mas afinal qual e a vossa pretensao ao comparar alhos com bugalhos?
O IRAO NAO PODE TER ARMAS NUCLEARES PQ E UM ESTADO QUE ESPALHA TERRORISMO QUASE PELO MUNDO INTEIRO. FICAMOS PERCEBIDOS OU VAMOS CONTINUAR COM A SEMANTICA ANTI SEMITA TRAVESTIDA DE UMA REALIDADE ALTERNATIVA QUALQUER?
FDX, JA CHEGA!!!
AHAHAHAHAAHAHAHAHAAHAH
Exacto… Bem me parecia…
tá resumida a situação.
tás numa realidade tão alternativa que a argumentação, a lógica, a explicação ou o que quer que seja é um total desperdício de tempo.
doutrinação irreversível e ignorância com certezas de conhecimento