As caras que a Meloni faz são de partir a rir.
Modo Nuno Rogeiro ON:
isso é muito simples. Israel não tem capacidade para abastecer no ar os cerca de 200 F-35 da sua frota. Precisa dos aviões de abastecimento dos EUA e dos Britânicos.
Modo Nuno Rogeiro OFF.
O Irão é um país milenar, berço da grande Pérsia. Um país cujo regime atual, pese embora o seu fundamentalismo e autoritarismo, vale a pena relembrar que só tomou o poder no Irão pelas condições sociais, politicas e económicas criadas pelos EUA e o UK aquando do golpe de estado patrocinado por ambos, derrubando o único politicos democraticamente eleito no Irão, Mohammed Mossadegh para reinstalar no poder um fantoche alinhado com os interesses americanos e britânicos.
Vale também a pena relembrar que o Irão não tem histórico de invadir os seus vizinhos (na História moderna). Vale a pena relembrar que o Irão não tem nenhum arsenal nuclear, e que por várias vezes aceitou a fiscalização da AIEA.
Relembrar ainda que o Irão assinou o Acordo de Não Proliferação de Armas Nucleares.
Por outro lado, vale a pena relembrar que o Estado de Israel é um estado criado em 1948 por decreto e contra a vontade das populações nativas que ocupou. Um estado cuja maioria dos seus colonos originais o eram de origem europeia (Sefarditas e Askenazi oriundos sobretudo da Russia, Ucrânica, Hungria e Polónia e que chegaram roubaram e ocuparam terras e casas de populações árabes nativas, obrigando a um deslocamento forçado de cerca de 750.000 palestinianos, arrasando cerca de 500 aldeias e onze cidades árabes, e massacrando centenas de palestinianos, com vários relatos de violações pelo meio, utilizando táticas e meios claramente terroristas para amedrontar a população nativa.
Vale a pena relembrar que este mesmo Estado de Israel, não contente com o que a ONU lhe tinha dado e com o tratamento dado aos palestinianos em 1948, aproveitou a Guerra dos Seis dias para surripiar e ocupar mais território ilegalmente quer aos palestinianos quer à Siria quer ao Egipto.
Vale a pena relembrar que Israel desde aí continua a violar sistematicamente várias dezenas de resoluções da ONU, mantendo a politica de expansionismo dos colonatos ilegais na Cisjordânia e mantendo um controlo militar nesta região, estabelecendo um quadro legal de segregação racial face aos palestinianos - estado de apartheid.
Vale a pena relembrar que é comumente aceite que Israel detém entre 40 a 400 ogivas nucleares facto que não confirma nem desmente, nunca tendo assinado o Acordo de Não Proliferação de Armas Nucleares e nunca se tendo submetido ao controlo das suas instalações nucleares por parte da AIEA.
Vale ainda relembrar que Israel está fortemente empenhado numa operação genocida de limpeza étnica na Faixa de Gaza que já dizimou cerca de 60 mil pessoas em pouco mais de ano e meio, dentre as quais cerca de 18 mil crianças. Numa nova, e perturbadora fase desse plano, Israel depois de matar mais residente de Gaza à fome e à sede, mata-os agora nos postos de recolha de ajuda alimentar geridos por private contractors israelo-americanos.
Vale ainda a pena relembrar que Netanyahu anda desde 1992 a dizer que o Irão está a dias ou semanas de ter a bomba nuclear.
E no meio disto tudo, a narrativa e a propaganda ocidental continua a fazer de Israel o bom da fita e o Irão o mauzão da fita.
Puro anti semitismo e lavagem de historia, nem vale a pena…
Fazemos assim, em caso de necessidade, tu mudas-te para o Irao, eu fico com Israel, cada cabeca, sua sentenca…
Haja pachorra…
Tens que deixar o teu mundo a preto e branco, porque preto e branco é coisa que não existe no mundo…
Por exemplo, nos últimos dias o teu sector ideológico descrevia os assassinatos selectivos em Teerão como sendo “fulano A, buthcer disto”, “fulano B, torturer daquilo”.
Não questiono minimamente que até possa ser verdade, mas isso são rótulos que são convenientes, pós-facto, para justificar os actos de Israel. Actos que também não questiono, nem vem ao caso.
Mas vir a direita mundial, nomeadamente Israel e USA, falarem em carniceiros daqui e dacolá, quando o PM israelita é Netanyahu? Netanyahu que, à data, é provavelmente o maior criminoso de guerra em liberdade? Responsável por crimes de guerra superiores aos de Putin, por exemplo?
Não confundido os israelitas com o seu governo, como também não confundo os americanos com Trump, não fui eu que votei nestas bestas. Não sou eu que clamo por mais colonatos, por mais território, por mais chacina.
Em Israel há gente boa e gente inocente. Nenhum deles está neste momento no governo.
Israel faz o que tem a fazer para assegurar a sua sobrevivencia, vcs querem considerar isso ocupacao ou ideias expansionistas, please be my guest…
E mais do que eu, ninguem tem duvidas que nada e a preto e branco, e sempre mesmo o menor dos males, e doa a quem doer, Israel e o menos mau das hipoteses apresentadas…
Está bem. E o São Simão de Trento, quem é que o vinga?
Acho que faz mais sentido os Judeus criarem um estado judaico na City of London e na Wall Street e saírem de Israel…
Essa já não cola.
Aquilo ali em Gaza não é assegurar nada, é limpeza étnica, massacre, genocídio.
Tentar branquear isso é ser como aqueles alemães das periferias que tentavam desculpar Hitler.
Isso é treta. Um massacre de >1000 cidadãos israelitas não deixa de ser um massacre, mas é algo que não coloca em causa a sobrevivência de Israel. Estes ataques ao Irão, por exemplo, podes conseguir enquadrá-los nessa definição, mas não o que aconteceu em Gaza.
E mesmo estes ataques ao Irão têm que se lhe diga: Israel, para sobreviver, ataca uma nação soberana. Por medo e por antecipação, ataca um inimigo - nem Putin teria uma desculpa mais conveniente. E atenção, o argumento tem algum fundo de verdade, mas levado ao limite serve de capote a muita coisa.
Israel vai muito além do que necessita para “sobreviver”. E tem um governo liderado por um criminoso de guerra e suportado por tipos ainda piores que ele.
Israel, e nós por arrasto, precisa desesperadamente dum governo moderado. O problema de Israel nunca foi incapacidade de se defender, bem pelo contrário. E das poucas vezes em que esteve quase a terminar processos de negociações de paz, foram tipos do quadrante ideológico que suporta este governo que mataram o primeiro ministro e impediram essa paz. Não foram palestinianos a matar o PM, foram judeus ortodoxos.
E tens uma leitura muito enviesada relativamente àquilo que eu falo sobre Israel: eu falo dos líderes israelitas e tu vens-me falar no país. Mas eu não tenho problema nenhum com o país, nem pretendo reescrever a história. Importa só impedir que estes carniceiros, estes sim, verdadeiros carniceiros, continuem a liderar um país tão competente em termos militares como Israel. Um país com a capacidade militar israelita precisa desesperadamente de gente humana e decente ao comando. Sob pena de acontecer o que está a acontecer em Gaza.
Israel vive em guerra com os vizinhos desde a sua criação há mais de 75 anos atrás.
Se calhar tinha sido boa ideia em 1948 falarem com os povos que lá estavam e perguntar-lhes se os judeus podiam ir para lá, eles se calhar iam dizer que não, mas negociava-se a coisa em vez de simplesmente impôr.
Israel não é nenhum santo, é certo que luta pela sua sobrevivência e tem esse direito, tal como os outros também têm.
O desiquilibrio de forças é que é por demais evidente. Israel tem feito muito merda, o Benjamim é um carniceiro. E corrupto também. Completamente agarrado ao poder.
Na realidade fazia sentido era o estado de Israel ser na américa do norte, aí estariam rodeados de amigos, descansados e em paz.
Mas eles lá teimaram que havia de ser naquela terra.
Nope, Israel precisa mesmo de um Netanyahu nos dias que correm, meta-se la alguem moderado, e sao varridos do mapa em menos de um ano.
Nao se esta a lidar propriamente com anjinhos, mas sim com puros selvagens e Israel para sobreviver tem que ser mais selvagem que eles, para mim e tao simples como isso.
Epá o Bibi não quer sobrevivência, quer o mesmo que o putin, agregar território… Isto anda nos braços dos uniformes dos soldados da IDF… Iraque, Síria, até uma parte da Turquia… é isso que eles querem:
Antisemitismo são gajos etnicamente caucasianos ou eslavos, que nunca falaram hebreu na vida, que falam polaco ou inglês irem roubar as casas de árabes palestinianos, que caso não saibas esses sim são semitas (tal como os judeus mizrahi.
Na verdade os verdadeiros antissemitas são os israelitas sionistas, que muitos não têm nada de semita (vá, vieram da Polónia ou dos EUA e aprederam a falar hebreu…) pois vieram de países europeus e dos EUA e colonizaram uma área habitada ela sim por um povo semita (árabes palestinianos).
Meu deus, nunca vi tanta ignorância e cegueira.
Nem sei por onde começar!
Entre Israel e Irão só há um que é uma ameaça existencial ao outro. Israel, com 40 a 400 ogivas nucleares é a ameaça existencial ao Irão na região. Aliás, ao Irão, à Siria, ao Libano, à Turquia, ao Egipto, à Jordânia, ao Iraque, à Libia, à Arábia Saudita, you name it!
O Irão, e apesar do carniceiro corrupto Bibi andar a repetir a mesma ladaínha desde os anos 80, não tem armas nucleares e como tal não é ameaça existencial nenhuma. O playbook do Putin é o mesmo, sendo que o Putin ainda assim tinha a desculpa do escudo anti-missil e da NATO às portas de casa.
Por falar em Putin, ao lado de Netanyhau e de outros ministros israelitas que dizem abertamente as suas intenções genocidas, é a Madre Teresa de Calcuta.
Israel é a unica potencia nuclear na zona, em um dos ou mesmo o exército mais tecnológico e avançado do mundo, tem os serviços de informação mais sofisticados do mundo, e tem o tio Sam a amparar-lhe as costas. Alguma vez era varrido do mapa? Tu achas que comemos gelados com a testa?
O objectivo destes lunáticos que governam Israel é simples: Eretz Yisrael Hashlemah
Não vão descansar enquanto não ficarem com partes do Líbano, da Siria, do Iraque, a Jordânia inteira e partes do Egipto. O projecto colonial é passar a um Império, o Grande Israel. Custe a quem custar e quantas vidas custar. Só tem par na megalomania nazi de Hitler, o que não deixa de ser irónico.
Por falar em projeto colonial: por muito que tu barafustes e esperneies. Israel não tem qualquer direito a defernder-se porque é logo na sua génese um Estado ilegal e à margem do direito internacional. É uma potencia ocupante que como dizem as convenções da Guerra deve tratar os ocupados com respeito e dignidade, coisa que não faz. E sobretudo, como dizem os convénios da Guerra, nomeadamente a Convenção de Genebra, os ocupados têm todo o direito à resistência armada.
Em suma o Hamas tem mais legitimidade para usar a violência do que o “exército mais moral do mundo” que se diverte a alvejar crianças de seis anos na cabeça ou bombardear áreas densamente habitadas com bombas de 2 toneladas (curiosamente é o mesmo exército que consegue com um drone matar cirurgicamente um alto comando militar iraniano na sua cama).
Nem mais:
Eretz Yisrael Hashlemah
bla bla bla bla, Israel mau, arabes bons…
Gotcha, siga…