O Gavin Newson com esta forte oposição, está praticamente a candidatar-se à presidência dos EUA nas próximas eleições.
@moderadores Continuo a sugerir que a discussão Israel Vs Palestina, Hezbolah e Irão passe para um topico proprio, eventualmente o que já existe em conflito-israel-palestina. Afinal de contas sempre foi uma guerra de proxies.
Estás a dizer que é óbvio que o @Monaka é “leftist” e “woke”? ![]()
Então discutam o tema lá. Realmente não acho que faça sentido novo tópico, depois fica confuso. Se achares que faz sentido alterar o título, diz.
Estive lá em 2019, estava em construção. Na altura a Arábia Saudita não tinha um acordo compreensivo de salvaguardas, nem tinha que ter, visto não ter nenhuma instalação nuclear. Entretanto veio a pandemia, e com outras dificuldades, este reator continua a não estar em operação; mas deve estar muito perto disso, entre este ano e o próximo. É um reator de investigação de baixa potência, uns 40 kW, que vai servir para ensino e alguma investigação. No entretanto, eles já concordaram com o tal acordo compreensivo de salvaguardas, o que desbloqueia a situação relativamente a receberem combustível do estrangeiro.
Quanto a centrais nucleares para produção de energia, têm um plano para isso, mas que eu saiba ainda não há aprovação final. Estão a trabalhar no projeto.
Nada disto, mas mesmo nada, permitiria a país nenhum produzir armas nucleares. Isso requer urânio altamente enriquecido ou plutónio, para o que são necessárias outras tecnologias.
Neste momento há uns 30 ou 40 países com projetos de construção de reatores de investigação; em geral o objetivo é produzir radioisótopos para a medicina, apoiar programas de energia nuclear, ou aumentar a capacidade nacional em tecnologias e ciências nucleares e de radiação.
Portugal tem o Reator Português de Investigação, na Bobadela, que funcionou entre 1961 e 2016. Tinha 1 MW de potência. O combustível foi enviado para os US em 2019, não ficou nada em Portugal. Suponho que vá ser desmantelado.
Vocês põem aqui isto sem nenhum disclaimer ![]()
Isto foi mesmo assim? Se foi, o maestro e os músicos da banda devem ser anti Tramp.
Eu não consigo ordenar as vontades dos outros. É muito mais fácil vir a um tópico que se chama internacional e meter tudo lá. Mas como já há um tópico para o conflito Israel vs Palestina, o tópico podia ser apenas renomeado para incluir o Irão. Só isso.
Por exemplo, poderia ser renomeado de forma mais abrangente para “Conflitos do Médio Oriente” ou algo do género…
Mas aí não sei se seria criar um precedente aos conflitos por regiões. É que eventualmente, com a conclusão de um conflito, pode fechar-se o topico.
Embaixada Americana em Tel Aviv foi atingido?
Aquilo que já disse uma vez, quando os imigrantes forem deportados e os gays extinguidos, o prossimo passo deste pessoal será de querer retirar a possibilidade de votar às mulheres.
Faço uma previsão á Monaka: se este pessoal Trumpiano Reptard se mantiver no poder, hão de querer ir por este caminho.
Assim ambígua, sem datas nem mais detalhes, que é para depois ninguém me puder acusar de falhar na minha previsão.
https://x.com/ReallyAmerican1/status/1934660240655458358?t=vxWLgHO1C84xihZL56tuXg&s=19
https://x.com/onestpress/status/1934654589313433896?t=6_YBLKyAm3DDANx-z1UFkw&s=19
Nunca mais lhe dá um enfarte.
Deve ser frustrante para todos aqueles líderes estarem na mesma sala que o deficiente laranja.