O problema da Russia foi o Putin, porque os russos não queriam combater com os Ucranianos. A sede por poder foi grande demais e num contexto geopolitico a Russia devia fazer parte da Europa e aliada dos restantes países europeus, só que o tirano careca não deixou.
Não falei de Taiwan, mas da South China Sea e o escandaloso 9-dash line.
Mesmo contra decisões internacionais:
“On July 12, 2016, the arbitral tribunal adjudicating the Philippines’ case against China in the South China Sea ruled overwhelmingly in favor of the Philippines, determining that major elements of China’s claim—including its nine-dash line, recent land reclamation activities, and other activities in Philippine waters—were unlawful. Predictably, China reacted negatively to the ruling, maintaining it was “null and void.”
Por essa lógica, a Russia também é um país falhado, sendo que o próprio Japão é um dos paises lideres em termos de GDP:
Não vejo o Brasil contra os nossos interesses, vejo-os mais contra os interesses americanos (com Lula):
Eu acho que ainda não estamos fdd, mas se não mudarmos nada, para lá caminhamos e se mudarmos radicalmente com trumpistas no poder, também para lá caminhamos.
O GDP do Japão mesmo em paridade ainda é excelente. No entanto, o Japão tem a maior divida pública do mundo, cerca de 220%!? Mas maior problema do Japão é que também é o pais mais envelhecido do mundo, destacadamente.
Eu não disse que o Japão não tem problemas, mas se o Japão é aquilo que defines como país falhado, então a Rússia também deve ser incluída nesse pacote, onde mesmo assim continuará sentada no conselho de segurança. O Japão, pela sua importância mundial, que tem, deveria igualmente fazer parte.
Gostaria de efectuar um comentário igualmente sobre o teu link, onde diz logo no início, que são estimativas baseadas em dados publicados por cada país. Estou certo que a informação partilhada pelo Japão será mais autêntica que aquela Russa.
É basicamente isto. Desde o início que tem sido essa a táctica, criar ruído para não se falar do que realmente está a acontecer internamente.
Ao teu exemplo posso juntar a criação do Fundo Soberano (sovereign wealth fund), como existem nos países do Médio Oriente. Esse Fundo não é regulamentado nem supervisionado pelo Congresso, ou seja, Trump vai ter o poder de distribuir esse dinheiro como quiser, a quem quiser, sem necessitar de aprovação do Congresso.
Outro detalhe, esses Fundos dependem do excedente de um país, mas os EUA têm défice orçamental. A pressa de Musk ter controlo do Tesouro dos EUA não é por acaso…
Eu não digo que deve ou não fazer parte, eu digo que é um país ultra-envelhecido. Actualmente há outros na frente, mas esses outros interessam-nos muito? Não me parece.
Cada um acredita no que quer, se em dados de instituições internacionais, ou por exemplo nos nossos comentadores, que dizem repetidamente há quase três anos que a economia Russia é inferior à da Itália ou Espanha e não aguenta mais três meses (isso a cada três meses). Vale o que vale. O problema é que depois cria falsas ilusões e escolhas no método de resolução do conflito.
A mim o que me interessa é a UE. Só não te digo que prefiro uma Alemanha ao Japão ou Brasil ou Índia no Conselho de Segurança, porque já não sei que Alemanha podemos vir a ter.
Oh se resulta.
Está outro no tópico da política nacional a falar em assaltos a um banco porque aconteceu um hoje como se aquilo tivesse passado a acontecer todos os dias.
Ainda sou do tempo do assalto à carrinha de valores com armas de assalto.
Não vale a pena, esta malta não sai à rua, tal o medo.
Não sabem mais.
Essa ■■■■ então só tem feito figuras tristes. O que lhe vale é que o marido é que lhe paga as contas, não tem de se preocupar em ter uma carreira.
A europa lá tem iniciativa para alguma coisa. A unica coisa que os europeus sabem fazer é acenar, abanar a cauda e dar a patinha aos EUA desde há muitas décadas a esta parte. Mas descansem que nos proximos anos vamos pagar isso bem caro…
Calma, ainda agora comecou…
Para de defender o indefensavel, se tb nao concordas, estas a queixar-te de que?
Mania mesmo so de dizer mal, tomara vcs terem alguem ai em Portugal a fazer isto e ja agora, tomara eu aqui no Canada tambem…
Eu estou-me a queixar porque isto é pedante e idiótico e é feito para agradar às massas.
Ele também um programa muito bom sobre “mass deportation” e é engraçado que aquilo é premonitório.
Tens produtos agrícolas por apanhar e obras paradas porque a malta ilegal não se arrisca a sair à rua e nos estados com maior dinamismo económico ainda são eles que metem aquilo a mexer.
Não digo que as coisas não sejam diferentes no Nebraska ou num dos Dakotas, mas na California e Florida são os americanos que vão apanhar tomates? Apanhar citrinos? Rebocar paredes? Assentar azulejos?
O entitlement é fodido. Falam todos muito grosso mas tudo na vida tem implicações e uma merda que falta de modo constante ao boçal do Trump e à malta que o aplaude é a noção de “nuance”. Tudo na vida tem nuances, todos os teus actos têm repercussões, fazes uma merda sem pensar (como ele faz todos os dias…) e de repente aquilo faz ricochete.
Um exemplo: o JD Vances, outro inteligente da seita, quer os emigrantes ilegais fora do país para baixar o preço dos casas. Isso, corram com os latinos todos que mantêm as obras a mexer e quando reduzirem a workforce a metade ou menos, eu quero ver como é que fica o preço final das obras.
É tudo uma cambada de idiotas. Pode não ser óbvio para praticantes do culto, mas pelo menos é para os outros.
A imigração pode ser um problema? Pode concerteza, mas vamos tentar resolver de forma inteligente, não é de qualquer maneira para agradar a massas acéfalas.
Ser um atirador branco não diminui a tragédia, mas é curioso como antes de se saber que ele era branco já estavam a ser extrapolados todos os problemas sociais da Suécia derivados da emigração.
É fodido quando as pessoas esperam pelas notícias para reforçar as convicções que já têm, imunes a qualquer facto.
O tão desejado mundo multipolar a trazer os seus problemas. Não faltaram as acusações de que o ocidente está por detrás dos protestos, quando na verdade a resposta tem sido fraca e inaudível.
8M para o Politico, que por acaso foi “defunded” ontem e hoje os empregados ja nao receberam… Eu disse-te que ainda agora tinha comecado.
Libs de merd@ a pagar para fazer propaganda politica…
I’m loving it…
Obviamente estou contra a ideia do Donald Trump de entrar na faixa de Gaza e dominar aquilo, expulsando de lá os palestinianos. Mas se pensam que ele quer saber alguma coisa do que o resto Mundo pensa ou diz, especialmente da UE, esqueçam. Recentemente tenho visto vários comentários de pessoas que se dizem americanas, e, se estão a ser sinceros, digo-vos já que os americanos tratam os europeus como papel higiénico, e para eles, a maioria dos países europeus são uns “zé-ninguém” ou nobodies, como se referem à Dinamarca, por exemplo.
EDIT: O Japão é, na minha opinião de forma clara, o melhor e mais estável país neste momento, com um misto de riqueza, coesão social e segurança incomparavelmente superior a qualquer outro país desenvolvido. Só precisa de aumentar as taxas de fertilidade por 1 único ponto (1,26 para 2,26) e obter grandes forças armadas com armas nucleares para dissuadir qualquer possível invasor, e se evitarem maluquices wokes e imigração descontrolada de países incompatíveis com a cultura deles e vão continuar a estar à frente de praticamente toda os outros países.