Mas acho que não ganha a Israel, que claro só o faz porque tem autorização dos EUA para o fazer.
Precisamente.
Não considero que tenha obrigatoriamente de ser contrária à existência da ONU e ao mínimo respeito pelo direito internacional, digo mínimo porque na realidade nunca foi pleno por parte nenhuma.
O que me incomoda realmente é que a UE seja irrelevante nessa ordem multipolar. Isto sim é preocupante.
Nâo acho que seja, desde que fale a uma voz.
Nesse aspecto está em desvantagem, dos grande blocos mundias, é o único que nâo é um País.
Sim, tem demasiadas vozes a destoar porque, a meu ver, se expandiu demasiado. Agora, ainda pior que isso, é o que já sabemos relativamente ao perigo de partidos extremistas e ultranacionalistas chegarem ao poder no seu eixo.
A única solução seria o federalismo, que não vai avançar devido às grandes diferenças e interesses os estados membros.
As nossas câmaras locais derretem mais que isso com os artistas nacionais e ninguém faz barulho.
Portanto, os republicanos fizeram a América parar para ouvir e o que apresentam são faturas de 50 k? LOL…
Estamos a falar da Rússia, que neste momento tenta conquistar territórios que não lhe pertencem; da China, que acredita que o Mar do Sul da China é totalmente seu; de um Irão que, quando deseja algo, rapta cidadãos de outros países para usá-los como moeda de troca, enquanto financia grupos terroristas; e de uma Coreia do Norte que mantém seu povo escravizado há décadas. Se todos esses países já agem dessa forma, mesmo pertencendo a uma organização com regras, imagina como seria essa nova ordem mundial, onde os EUA (com toda a sua hipocrisia) não teriam o poder de manter a ONU relevante. O fato de países como a Índia, o Brasil e o Japão ainda não fazerem parte do Conselho de Segurança da ONU contribui ainda mais para condená-la à extinção.
Se não se tornar numa federação, nunca irá acontecer.
Estamos a falar da Russia e da China, os outros são só alinhados destes (mais até da Rússia do que da China). Relativamente à Rússia eu tenho a opinião isolada que a guerra podia ser evitada ou depois terminada na primavera de 2022, os interesses foram noutro sentido.
Relativamente à China, Taiwan é reconhecida tanto pela ONU como pelos próprios EU como território chinês. Espero que a China não cometa o colossal erro da Rússia de invadir, mas na realidade, ao contrário da Rússia, até tem essa legitimidade à luz do direito internacional.
Verdade, mas à excepção do Japão, que é um país falhado e condenado à extinção a longo prazo, os outros dois nem estariam alinhados com os nossos interesses.
Resumindo, estamos f○didos.
Sem dúvida.
Se a Ucrânia tivesse aceite incondicionalmente as exigências da Rússia, por mais absurdas, ambíguas e inaplicáveis que fossem - tanto as exigências oficiais (“desnazificação” e “desmilitarização”) como as exigências oficiosas (“desucranização” e “dessatanização”) - a guerra poderia ter sido evitada em fevereiro de 2022.
Perdia-se um país mas ganhava-se a paz na Europa…
Só faltou Israel que há anos que também invade terreno que não é seu
Acho que bastava a Europa ter iniciativa e líderes capazes e não deixar os EU e o RU a liderar sozinhos o processo da parte ocidental de uma possível guerra no nosso território europeu, quando essa guerra até era dos seus interesses.
Enquanto o resto do Mundo anda ocupado com tarifas e holiday resorts na Palestina, o Donaldo anda a desmantelar os EUA internamente.
E é nos EUA que ele vai fazer estragos a sério. Quase que tenho pena dos MAGA brain dead que votaram nele.
Isto é só um cheirinho e exemplo:
tudo fdd…
Só não consegue controlar se não quiser. Têm de reforçar os mecanismos e as leis que permitam ser mais eficazes no seu trabalho. Têm recursos para tal.
A nível interno estou-me a borrifar, eles é que escolheram isto.
Espero que sejam mesmo só mais 4 anos
Para depois andarmos em guerra novamente? No thanks! Fuck Greedy Musk!