Política Internacional - Parte 4

Mas vai ser tudo muito pacífico, porque o Trump não começa guerras. :grin:

A acontecer, será curioso ver muitos trumpistas a dar saltos mortais, depois de tentarem criar esta ideia de que o Trump era pacífico.

Sim, também vai ser cómico no lado oposto.

Ver os pacificadores e criticos ali do conflito ao lado na Ucrania, ficarem caladinhos enquanto assistem a tudo isto, mas depois dão uma perninha ali ao lado a criticar que o Putin é mau e que se deve fazer tudo e mais alguma coisa para evitar o que está a acontecer.

Vai ser épico vermos os Isidros e as Helenas Ferros Gouveias e abanarem a cabeça e a concordar com tudo.

1 Curtiu

De vez em quando acertas uma.

3 Curtiram

Fdx, ela anunciou seguramente uma série de merdas que ninguém se deu ao trabalho de somar para ver quanto dinheiro ali estava…

Sim, é uma parvoíce os USA gastarem dinheiro em iniciativas destas. isso bastava. Mas convocaram a malta para denunciar o horror de gastar 50 k na Sérvia e 40 k no Peru? A sério?

O partido Republicano é tão fraco que no meio de toda a merda, o que encontrou foram simplesmente trocos mal gastos?

1 Curtiu

https://x.com/SaltyGoat17/status/1886764407700472231

A USAID, através do OTI, canaliza dinheiro para ambos os lados através do NDI (democratas) e do IRI (republicanos) porque, ao mais alto nível, é uma operação unipartidária.

A verdadeira questão não é quem recebe o financiamento. É a forma como o sistema é concebido para manipular as eleições, os media e os movimentos da oposição em todo o Mundo.

:joy:

3 Curtiram

Com o Donaldo já se sabe que a Palestina vai estar falida e ser um huge failure em menos de 2 anos.
Depois venho buscar.

5 Curtiram

A questão é saber se Gaza seria anexada pelos EU ou se só propõem explorar o mega resort e compensar Israel com os possíveis lucros.
A gravidade de qualquer uma das opções é imensurável e exige uma resposta da UE e da ONU.
Começo a pensar que a Gronelândia não é só chantagem.

2 Curtiram

Esta “proposta” tem tantos aspectos para serem analisados
Do direito internacional, direitos humanos, financeiros, geopoliticos

Li alguém dizer que a CI conjunta do Donaldo e o Netanyahu onde isto foi falado é como se os Nazis tivessem apresentado a sua “Final Solution” para os judeus também numa CI.
Isso tem o que se lhe diga, a comparação não completamente disparatada ou desprovida de lógica.

Mas a questão vai mais longe, e como sempre, o princípio do “follow the money” aplica-se.
Aparentemente as águas territoriais da Palestina (e muita daquela zona do Mediterrâneo) são ricas em gás natural que ainda não é explorado.
Aliás, em parte, a questão do médio oriente tem tudo a ver com gás natural. Há muitos anos que há planos de construir uma pipeline do Qatar para a Europa, que tem que passar por vários desses países. A questão é, que países, que interesses têm que ser comprados e/ou vendidos, quem é amigo e aliado, quem nâo. A questão nunca foi resolvida, há demasiados impeditivos geoestratégicos.
“Resolver” a questão da Palestina é só uma parte do puzzle.

A Europa (UE) é parte interessada nisto tudo. É para a Europa que o gás natural teria que vir. Só isso explica algumas das posições políticas da UE em relação a Israel e outros países daquela região.

2 Curtiram

Realmente, algo que tu inclusive fazes muito bem.

Quando é que opinas sobre isto:

https://x.com/clashreport/status/1886711181567517097?ref_src=twsrc^tfw|twcamp^tweetembed|twterm^1886711181567517097|twgr^f938ffa12e964cb35e3d9e99787644968da799bb|twcon^s1_c10&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.forumscp.com%2Ft%2FrC3BAssia-declara-guerra-e-invade-ucrC3A2nia-parte-3%2F69280%2F13095

Estou super interessado na tua opinião.

1 Curtiu

Talvez porque onde foi gasto dinheiro a sério não lhes interesse mexer?
Eu não sei de nada, claro. Estou só a levantar essa hipótese…

ONU? Qual ONU? No novo mundo multipolar não há ONU.

1 Curtiu

Eu pensava que o Biden estava senil mas as declarações e ações que o Trump faz todos os dias só podem ser de um homem louco. Impõe tarifas, a base do seu plano económico, para depois suspender sem ter nada relevante de troca. Diz que quer comprar a Gronelândia e o Panamá e agora quer expulsar os Palestinianos de Gaza?? Fds nunca pensei que em um mês conseguisse ser tão lunático…

1 Curtiu

Cheira-me que final desta historia, o Biden será sim o unico presidente a não ter iniciado uma guerra.

1 Curtiu

Não é por passar novamente a ser multipolar que a ONU deixou de ter valor, é por falta de políticos e estadistas de elevado nível.
Nos tempos dos EU/URSS a ONU era um pilar da ordem internacional.
Na realidade os EU enquanto potência única após 1991 desrespeitaram resoluções da ONU.

2 Curtiram

Foram 15 dias só. :upside_down_face:
Vão ser 4 longos anos.

4 Curtiram

A ONU é uma organização concebida pelos Estados Unidos, e não tenho problemas em admitir isso, mesmo que tenha concedido poder de veto a países como a Rússia e a China para garantir sua participação.

Portanto, qualquer discurso que promova um novo mundo multipolar vai, infelizmente, contra esta ordem mundial, que se baseia no direito internacional, um dos pilares da ONU.

Por isso, afirmo que o conceito de multipolaridade, como discutido pelas potências que o defendem, não deve ser entendido apenas como uma tradução literal das palavras, mas sim como uma ideia que contrasta com a existência da ONU e dos estados soberanos.