Exercito do copy paste
Para não dar azo a teoristas de conspiração perderem ainda mais a cabeça achando que são investigadores de topo porque descobriram “provas” de que a eleição foi fraudulenta quando a CNN não faz parte do processo de contagem e todos os números que eles publicam no ecrã não têm qualquer valor legal.
Mas depois é a CNN e seus amigos que declaram o vencedor não é?
VIRTUAL REALITY, REAL INSANITY
Isto faz-me lembrar os tempos de eu bater no JJ e tudo aqui mandar vir comigo.
No fim parece que o tempo me deu razão nesse caso. Aqui vamos ver.
Não. As agências noticiosas apenas projectam o vencedor a partir dos resultados tornados públicos pelas agências públicas devidas de cada estado.
E ainda que raro, porque as projecções são baseadas em modelos matemáticos relativamente conservadores, já aconteceu as agências noticiosas projectarem o vencedor errado. Aconteceu com o Al Gore mais recentemente, mas já tinham acontecido antes.
Achavas que eram a CNN, NBC, Fox e afins que declaravam o vencedor depois de se contarem os votos?
Eu estava a ser irónico. Risada.
Não leste o tweet entretanto apagado pelo NYT a dizer que era a imprensa que declarava o vencedor das eleições?
Duvido, o antónio bosta gosta de toda a gente que possa viabilizar maneiras de ele se manter agarrado ao tacho, se ele necessitasse da psicopata joacine para governar ele faria tudo o que ela queria, e nós ficávamos bem fdids.
Foda-se parece que estou no Facebook da labregagem toda.
Post nojento.
Estás bem para ele. Manda-lhe um Twit e casem-se. (normalmente a homofobia esconde outras coisas mais…femininas)
Lembras-me os tugas no UK em reportagens a favor do Brexit because…immigrants.
Sais dos EUA e vais para as Caraíbas, mas cuidado, não vás parar a uma ilha…comuna. Ainda acabas a ter de mudar de sexo e cor de pele.
A skynews australiana dá espaço em horário nobre a um grupo de opinion makers conservadores de direita, junto com populistas e informados/educados nas redes sociais. É legítimo, é uma opcão da emissora, e em função dessa sua orientação aquelas pessoas agora vão correr com o cavalo da fraude eleitoral até que os tribunais decidam o que houver para decidir.
A propósito das redes sociais, entendo que os chefes de estado e de governo nem devem comunicar através das mesmas, devem sim utilizar os sítios oficiais dos governos e das presidencias. A política, como algo que deve ser sério e parecer sério, não deve cair nas redes sociais.
Tudo aquilo que tu aqui escreves tambem e nojento para mim, nao te preocupes…
Ja agora, aprende a interpretar um texto, nao estou nos EUA, estou no Canada…
Tal como disse, não quis comentar as eleições Americanas “a quente”, pois às vezes é necessário tempo e ponderação.
Quando o tempo de o fazer chegou, confesso que fiquei desmotivado, pois este espaço tinha deixado de ser um espaço de discussão politica internacional, para passar a ser um “circo” onde não faltaram alguns “palhaços” e muitas discussões mais dignas do tópico “teorias da conspiração”
Mas vamos lá agora a uma reflexão:
O que era esperado
O pessoal já se esqueceu, mas desde cedo que Trump sabia que iria ter dificuldade nestas eleições, aliás, não é por acaso que com o surgimento da pandemia Trump queria tudo a funcionar normalmente, exceto as eleições (que conveniente) que deveriam ser adiadas para 2021.
Ora os Americanos são “uns doidos” mas no que toca à Constituição e aos Órgãos Federais, isso sobrepõe-se a quase tudo, incluindo às motivações politicas, dai que nem o Partido Republicano tenha dado crédito a essa sugestão.
Nesse momento os Democratas dão como solução o que já existia e era praticado (voto antecipado e voto por correio), mas para ser utilizado de forma massiva… Trump sem refletir e apenas porque a “solução” vinha dos Democratas, opôs-se furiosamente e começou logo a preparar o terreno para a futura escapatória - as alegações de fraude eleitoral.
Relembro que apesar de extremamente escrutinado, o voto por correspondência é considerado nos USA como um meio altamente fiável, desde logo porque é operado pelo USPS (serviço postal) que tem os estatuto de Agência Governamental, tal como o FBI ou a CIA, pelo que o USPS não é propriamente os CTT lá das Américas…
Indiferente a isso tudo, Trump que tanto grita “Fraude”, usufruiu da sua posição de Presidente para minar o USPS por dentro, ao substituir com caracter de urgência a direção, colocando à frente da mesma o comprovadamente incapaz Louis DeJoy, que desde o 1º dia atentou contra o trabalho do USPS e o qual prevejo que irá ter um “mau” futuro após deixar de ter Trump como capa protetora, pois algumas das suas decisões estão a ser encaradas como crimes federais.
À medida que a data das eleições se ia aproximando e com Trump a ver a Presidência fugir, tentou as ultimas cartadas com ataques a Biden, às eleições e à própria Democracia… mas já pouco havia a fazer. O desespero era tão visível, que desde há várias semanas que se havia concluído que:
As contagens não iriam ser feitas num só dia, que em virtude disso Trump se ia declarar vencedor na noite das eleições, mas que com a contagem dos votos antecipados e por correio (mais de 100 milhões de votos, dois terços dos votantes) Biden iria “virar” e que Trump iria declarar fraude eleitoral.
Se duvidas há, basta ver as centenas de vídeos de comentadores políticos a antecipar este cenário, nas semanas anteriores à votação
O que aconteceu
As contagens não foram ser feitas num só dia, em virtude disso Trump declarou-se vencedor na noite das eleições, mas com a contagem dos votos antecipados e por correio (mais de 100 milhões de votos, dois terços dos votantes) Biden “virou” e Trump declarou fraude eleitoral.
O esperado portanto.
Surpresas???
Em relação aos resultados eleitorais, não considero que existam grandes surpresas, face às sondagens do colégio eleitoral… É verdade que vi muitas pessoas a dizer que afinal não foi a vitória “estrondosa” que as sondagens indicavam, mas a realidade é que a votação AINDA não fechou e os resultados aproximam-se cada vez mais com o que as sondagens calcularam. Neste momento tudo aponta para que Biden ganhe 306 contra 232 de Trump, o que acaba por ser uma vitória esmagadora em termos de colégio eleitoral, já para não falar no voto popular em que Biden ganha com clara vantagem.
As reações aos resultados também pouco surpreenderam… vimos os Democratas cautelosos, vimos um Trump em negação, vimos os Republicanos a “engolir em seco” e seguir em frente…
Eu contava era que as TVs tivessem um papel mais tranquilizador, ao invés de terem quase “pânicado” ao ver Trump bem lançado… Também contava que demorasse mais tempo até Trump estar “isolado” na sua demanda, sendo que além dos “ratos políticos” parece que os seus apoiantes mais acérrimos também desmobilizaram rapidamente.
Até na realidade da internet as coisas foram mas calmas do que eu previa.
Aquilo que verdadeiramente me surpreendeu foi este fórum… desde dia 3 que vi aqui alguns users que simplesmente deram o “tilt”… entraram primeiro numa negação e depois numa demanda difícil de compreender e com certeza muito pouco saudável… É verdade que contava com algum azedume, é normal e isso ocorreria também se o resultado fosse o inverso, no entanto aquilo que se tem vindo a assistir desde dia 3 neste forum, em especial por via de 3 ou 4 users vai muito para lá do azedume… eu diria que é mesmo fanatismo.
Eu diria mesmo que alguns users estão a precisar de desligar da net e das noticias e irem dormir umas horas… arrefecer a cabeça… pois o nível de argumentação
está a atingir um nível que ao invés de fazerem passar a sua mensagem, estão só e apenas a expor-se ao ridículo.
Com este nível de discussão, será difícil relevar qualquer opinião futura que estes users poderão ter, pois o seu descredito está a atingir proporções tão elevadas, quanto as “estupidezes” que escrevem.
Fraude???
Vi e vejo aqui muitos comentários de pessoas que não fazem a mínima ideia de como se processa uma votação num pais minimamente sério… e muito menos ideia fazem, de como ocorre nos USA… A ignorância destas pessoas é um facto, no entanto não se negam a fazer copy-paste de “noticias” que leram em algum lado por forma a fazer valer o seu desejo…
Não vou falar de alguns vídeos falsos que por ai circularam (alguns até eram da Rússia vejam bem!!), ou de outros onde se pega na imagem e se colam aos factos que se querem provar, pese embora não tenham nada a ver com a realidade… mas faz-me muita confusão que se defenda um argumento SEM qualquer espirito critico… sinto mesmo vergonha alheia por alguns comentários que aqui vi…
Se me perguntarem se existiram erros, direi que sim… se me perguntarem se existiu pequena fraude, direi que acredito que sim… afinal de contas isso ocorre em TODAS as eleições (para AMBOS os lados) e é mesmo por causa disso que existem recursos escape bem como margens de erro e sempre que algo entra dentro dessa margem, o escrutínio que é feito é GIGANTESCO.
Se houve fraude nestas eleições que mudassem o resultado? NÃO… É óbvio que NÃO.
Fraude haveria se fosse feito aquilo que Trump pedia (parar a contagem nuns Estados e continuar noutros conforme a sua conveniência)!! A sério que há aqui users que não vêm o ridículo desta situação???
E se duvidas houvessem, vejam o que está a acontecer nos tribunais pela voz dos próprios Republicanos.
- Na Georgia, onde havia relatos de que os supervisores Republicanos não estavam na sala durante a contagem, o tribunal verificou que não havia qualquer prova dessa alegação;
- No Michigan, numa audiência televisionada, o advogado da campanha Trump voltou atrás nas acusações quando a juíza gozou com ele, por este basear o caso apenas numa “testemunha” que tinha uma amiga que lhe contou algo… ou seja, criou-se um caso com base em zero provas e apenas num rumor de uma 3ª pessoa que nem sequer era testemunha.
- No grande “escândalo” da Pensilvânia, que até levou Trump a fazer repetidos twitts acerca dos representantes Republicanos expulsos da sala, em tribunal federal, os advogados de Trump admitiram que estiveram presentes representantes Republicanos e que não havia caso o que até enfureceu o Juiz.
- No Arizona, a campanha de Trump convocou uma conferência de imprensa onde iriam mostrar provas de irregularidades e testemunhas… há hora da conferência já com jornalistas presentes, não tinham nada, o que levou aos responsáveis a pedir ao publico que se houvesse alguém com provas para irem ter com eles… que vergonha alheia…
Os casos na justiça, lá continuam a cair uns atrás dos outros maioritariamente por falta de provas… No entanto quem ouça Trump e alguns seguidores a falar, parece tudo muito evidente… mas é óbvio que eles têm uma mão cheia de nada, pois se tivessem provas de fraude massiva, não teriam tido a necessidade de lançar um website a pedir por provas e testemunhas ao publico, como vergonhosamente fizeram no Arizona.
Até o inenarrável Giuliani, depois de ter dito que ia apresentar 25 testemunhas do “escândalo da Pensilvânia”, o melhor que conseguiu foi apresentar aos jornalistas uma testemunha que afinal era um pedófilo condenado em vários crimes (WTF Giuliani!!!).
O Futuro
O futuro será mais “calmo” do que antecipava, pois os Republicanos estão a afastar-se de Trump e ele sem a base de apoio Republicana terá dificuldades em manter esta estratégia que não é mais do que uma fuga para a frente.
Trump precisa de alimentar esta retórica, não só porque ele é incapaz de reconhecer uma derrota, mas também por questões financeiras… Veja-se que lançou uma campanha para angariar fundos para a batalha legal, mas nas “letras pequeninas” vem lá a dizer que METADE do dinheiro angariado será para pagar divida da campanha Trump 2020… A sério que ainda há quem acredite na honradez deste “homem”???
Antecipo um futuro muito negro para Trump, pois ele possui uma lista enorme de acusações criminais e fora da proteção Presidencial muitas mais surgirão pela via de privados que até aqui estavam “impedidos” de atentar contra ele… Não tenho duvidas que antes da Primavera Trump vá sentir o frio das algemas no seu pulso… Mas Trump não cairá sozinho… já vários dos seus apoiantes caíram nas malhas da justiça e tenho ZERO duvidas que mais se seguirão, incluindo alguns do seu clã familiar.
Sem dúvida que é estranho e deve ser averiguado.
Ainda assim é importante perceber que isto nada tem a haver com as estações de televisão porque todas utilizam os mesmos dados fornecidos pelos responsáveis locais das eleições.
É um assunto importante de esclarecer mas começa logo a perder credibilidade com o ataque às televisões que supostamente apagaram não sei o quê. Aquilo até dá para ver na box por isso de nada adianta apagar o quer que seja.
No site do New York Times estão os gráficos da margem de votação ao longo do tempo e realmente verifica-se uma queda na margem do Trump por altura dos 41% de votos contados (pelo que se vê no vídeo). Assinalado aqui com o 2º highlight.
Uma possível explicação para essa queda no número de votos e consequentemente da margem de votos é uma hipotética correcção , já que pouco tempo antes, com cerca de 30% da contagem feita, houve um salto bastante grande na margem do Trump a seu favor, assinalado com o 1º highlight.
Pode ter sido um erro a ser corrigido ou pode ser efectivamente algo mais grave.
Que se investigue.
Eu estou mais interessado nas investigacoes que se vao fazer aos gastos da WH com o grupo Trump e associados, assim como qual vai ser o primeiro a dar com lingua nos dentes dos principes do petroleo das arabias.
É só isso que se pede. Que seja tudo investigado e esclarecido