Para uma boa análise há que contextualizar.
No final da época a estrutura decidiu dispensar Gerson Magrão e Ivan Píris. Com estas dispensas ficamos com o seguinte plantel.
PLANTEL ANTES DA PRÉ-ÉPOCA
São 21 jogadores. Destes 21, Vitor e Rinaudo estariam claramente na porta de saída. Por isso 19 jogadores válidos com extemos a mais.
[hr]
Um plantel de qualidade tem na minha opinião que ter dois jogadores por cada posição e mais 3 jogadores para posições especificas (1 PL, 1Extremo e 1 MC). Resumindo 22+3= 25
Nesta linha de pensamento, ficariam a faltar 7 jogadores no plantel.
- 1 DD
- 1 DE
- 1 DC
- 1 MDEF
- 2 MC
- 1 PL
E foi isto que foi feito numa primeira fase. Com exceção do Jonathan Silva, os restantes jogadores foram comprados logo no inicio da época e foram todos ao estágio na Holanda. Relembro que nesta fase já tínhamos vendido o Wilson.
- 1 DD - Geraldes
- 1 DE - Jonathan Silva
- 1 DC - Paulo Oliveira
- 1 MDEF - Rossell
- 2 MC - Slavchev e Gauld
- 1 PL - Tanaka
[hr]
O plantel estava em linhas gerais concluído.
Depois há o caso das saídas dos defesas centrais (Rojo e Dier). Vieram para os seus lugares Rabia e Sarr. A transferência do Nani foi uma oportunidade de mercado que não estava prevista.
O único jogador que chegou sem que se justificasse em termos de plantel a sua inclusão foi o Sacko. Foi uma oportunidade de mercado num jogador para o futuro. Veremos o que dará para já na equipa B.
A QUESTÃO DOS JOVENS DA FORMAÇÃO
Claro que há quem ache que o Sporting não deveria ter contratado jogadores para estas posições e deveria ter subido os seus jovens. Esgaio, Mica, Tobias/Semedo, Fokobo, Wallyson, Iuri e Betinho. É legitimo pensar assim. Para mim esta não é a solução. Imagino também o rendimento da equipa B sem estes jogadores nesta época. Para além disso seria queimar o crescimento destes jogadores colocando-os como suplentes da equipa A e impedindo-os de evoluir.
Adoro os nossos miúdos da formação mas com toda a sinceridade não vejo nenhum nesta fase com capacidade de se impor na equipa principal. Do que tenho visto nesta época quer-me parecer que os jogadores com mais “calo” são o Wallyson e o Gauld e para essas posições há muito competição na equipa principal.
Estou convicto que na próxima época teremos um conjunto de jovens bem mais preparados para avançarem para a equipa A e ai sim poderemos começar a colmatar algumas vendas com estes jogadores.
OS REFORÇOS QUE NÃO ENTRAM NO 11 INICIAL
O 11 da época passada era muito forte. Nessa equipa, tínhamos duas lacunas. O médio centro mais ofensivo e extremos de qualidade. Conseguimos manter toda a estrutura com exceção do Rojo e conseguimos contratar um craque para a ala e juntar a boa forma de Carrillo. Neste momento, temos um problema claro na posição do Martins e uma eventual outra questão no centro da defesa que para já não tem sido um problema com as excelentes exibições do Sarr.
O que alguns Sportinguistas não percebem é que jogadores que são claramente mais valias e que entram no 11 de imediato custam muito dinheiro. Vejam o caso do Nani. O Sporting tem que chegar primeiro aos jogadores dando-lhes formação e tempo para evoluírem na equipa.
Mas agora façamos um exercício engraçado com duas questões muito simples.
De todos os jogadores contratados pelo carnide e pelos corruptos, quais são os jogadores que entravam de caras no 11 do Sporting?
Já aqui tenho dito que o plano da Administração do Sporting me parece claro e de fácil compreensão.
1ª Ano - Aquisição de jogadores com alguma experiência que conseguissem ser mais valias em termos desportivos sem grande foco no aspeto financeiro de uma eventual venda no futuro. Foram contratados Piris, Magrão, Maurício, Jefferson, Vitor, Slimani, Montero entre outros dentro deste perfil. Os que não corresponderam foram postos a andar. Os outros fazem parte da estrutura base da equipa.
2ª Ano - Com um 11 base definido, a aposta passa por contratar jovens jogadores com potencial, que pode ser desenvolvido na sombra dos titulares para que na eventualidade de saídas futuras, os jogadores estarem mais preparados para entrarem na equipa. Por exemplo se o Jefferson continuar em grande forma e o Jonathan se tornar uma boa alternativa podemos vender o brasileiro no final da época fazendo um encaixe interessante e não comprometendo a qualidade no 11. Na próxima época até podemos ter um Mica mais maduro para ser a sombra do Jonathan como me parece que o Esgaio será nesta época ao Cédric.
3ª Ano e seguintes - Com um plantel bem definido as modificações terão que ser de dois tipos. Substituir vendas de jogadores e alguns jogadores que não renderam possam ser substituídos de forma cirúrgica. Claramente não precisaremos de mais de uma dezena de jogadores na próxima época.
Estou muito satisfeito com as contratações. O ano passado gastamos cerca de 6M em reforços e se houvesse interesse do Sporting só no Slimani tínhamos feito o dobro desse valor e ainda há jogadores importantes para a equipa como Montero, Slimani e Jefferson. Isto para mim é o essencial. Quanto a análises aos reforços, é muito cedo para avaliar. O Slimani na época passada só apareceu em Novembro, até lá era apelidado carinhosamente pelos visionários da bola deste fórum como “Cepo”…