Não compreendo estes comentários. Ou melhor, consigo entendê-los tendo em conta o que foram as nossas últimas prestações no campeonato quando entrámos na LC. Mas é preciso compreender que uma boa prestação na LC é o primeiro passo para se entrar num ciclo que nos permitirá, a cada ano, construir um plantel cada vez mais forte para atacar tudo o que são objectivos.
Já nem falo do prestígio e crescimento enquanto clube que se potencia (e consequente receita de bilheteira) que é jogar contra um Barcelona, um Real Madrid ou um Bayern em Alvalade. Falo sim da oportunidade que se dá a excelentes jogadores (William, P. Oliveira, J. Mário, Carrillo) para se mostrarem aos tubarões, com tudo de bom que aí advém para o clube. Vendem-se jogadores a valores estratosféricos, ganha-se liquidez para se adquirirem talentos tão bons ou melhores que os anteriores, potenciam-se esses talentos, tiram-se proveitos desportivos com os mesmos e, previsivelmente, voltam-se a ter proveitos económicos, que permitem que este ciclo nunca pare. O Porto foi um exemplo bem claro dos proveitos que se tiram quando se está neste ciclo. O que nos vale é que são um clube regional, porque se fosse o nosso vizinho aqui de Lisboa a entrar neste mesmo ciclo, por muito que nos custe, tinham atingido neste momento um estatuto não só nacional mas sobretudo europeu tal que iríamos precisar de alguns anos bons para os alcançarmos.
Temos aqui uma oportunidade única de sermos o único clube Português a reentrar na roda do futebol europeu. Temos o melhor treinador a actuar em Portugal e um dos melhores do Mundo, temos jogadores que têm qualidade para jogarem nas melhores equipas do Mundo e somos um dos clubes com mais títulos no Desporto Mundial. Porquê ter medo de jogar nos grandes palcos?
Nervoso pelo jogo e porque não vou poder ver o jogo convenientemente. Estou balançado entre manter a identidade, encostar os russos atrás, ou segurar mais o jogo, embora segurar resultados raramente seja boa estratégia.
Se me perguntares que o Liverpool geriu bem o pós Liga dos Campeões? Geriu pessimamente, como é habitual naquele clube. Agora é apenas a prova que não precisas de sustentação nacional nenhuma. Aliás, o próprio Porto a seguir à vitória na Liga dos Campeões, fez uma época terrível e ja tinha muita sustentação nacional. Portanto, provas do que disseste há zero.
Existem duas vertentes aqui: a tal “sustentação nacional” e o “prestígio internacional”. E ninguém me vai convencer que tenho que escolher uma e abdicar da outra. Escolher tipo quem? Tipo os clubes holandeses (Ajax, PSV) ou escoceses (Celtic, Rangers), que já ninguém lhes respeita por lado nenhum onde vão na Europa? É que mesmo em Portugal, temos exemplos e o nosso treinador é o maior exemplo disso que consegue-se chegar ao final do campeonato em primeiro, ao mesmo tempo que se chega a uma final europeia. Por isso essa conversa, para mim, é conversa de loser e de falta de exigência (natural há muitos anos em Alvalade).