Plano Semana 18/10 - FCP (fora), Shalke04 (fora) e Maritimo (casa)

A semana de 18/10 vai ser muito importante para a época do SCP.
Se tudo correr bem, podemos dar um bom passo para uma grande época.
Se tudo correr mal, podemos ficar afastados da Taça e em grandes dificuldades na Liga dos Campeões e no Campeonato.

O calendário será o seguinte:

FCP-Sporting CP (Sábado, dia 18, às 17:00)
Shalke04-Sporting CP (Terça, dia 21, às 19:45)
Sporting CP-Marítimo (Domingo, dia 26 às 18:00)

São 3 jogos muito difíceis que muito influirão na nossa época.

Acredito que, dado o perfil de jogadores que temos e dada a riqueza do plantel (calhou bem o recente aproveitamento de jogadores como João Mário e Jonathan), estamos em condições de fazer uma rotação moderada que acho que será essencial para termos a equipa na máxima força fisica nos momentos decisivos dos 3 jogos.

Crio este tópico para discutirmos a melhor abordagem a estes jogos.

Começo por deixar aqui a minha:

A minha estratégia visa dar descanso aos jogadores que penso que, seja por perfil, seja pelo seu momento de forma e ritmo de jogo, necessitam de ser protegidos. Por outro lado, viso também fazer o aproveitamento de jogadores que, não sendo titulares, têm qualidade para, em certos momentos, darem à equipa importantes contributos com as suas valências.

Para o jogo com o FCP (que pode até ter prolongamento), entraria com:

Rui

Cédric P.Oliveira Sarr Jonathan
William
Rosell
Martins
Carrillo Nani
Montero

Ou seja começaria por poupar Adrien e João Mário que serão muito importantes mais à frente.
Arriscaria um meio campo menos criativo de início, mas muito forte em termos defensivos e de circulação de bola com a introdução de Rosell e Martins, jogadores que até estarão frescos e terão tido a possibilidade de treinar juntos dado que não estarão nas seleções…
À frente, dado que o Slimani poderá estar cansado da sua prestação pela seleção, apostaria num Montero fresco e super-motivado que poderia compensar com a sua qualidade a falta de criatividade do meio-campo.

Na 2ªparte, faria entrar faseadamente, para os lugares de Martins, Rosell e Montero, os frescos Adrien, João Mário e Slimani para uma 2ªparte, e eventualmente, um prolongamento, fortes da nossa parte já com o nosso 11 base.

Isto permitir-nos-ia apresentar na Alemanha o nosso melhor 11 em muito boas condições físicas para um jogo em que, precisamente, a vertente física vai ser solicitadíssima:

Rui

William
Adrien
João Mário
Carrillo Nani
Slimani

Na 2ªparte, com o desgaste das 2 equipas, pode ser muito interessante a introdução de jogadores como um Rosell, um Capel e um Montero.

Para o jogo em que temos mesmo de ganhar em casa com o Marítimo, dado que fiz uma gestão do esforço de Slimani e Montero, entraria com os 2 de inicio para tentar marcar cedo. Faria descansar de início Adrien e Carrillo.

Entraria com:

Rui

William
João Mário
Montero
Capel Nani
Slimani

Com este plano, seriam sacrificados/totalistas Rui Patricio (não há problema porque é o GR), Cédric, os centrais (porque a estabilidade e rotina aí é importante), William e Nani. O resto da equipa estaria folgada e em condições de dar tudo em cada minuto de jogo.

Temos plantel para fazer uma boa gestão desta fase difícil da época.
:arrow:

O Nani está a fazer os 90 minutos em todos os jogos e deve ser o que mais minutos vai fazer os jogos na selecção. Se jogar todos os jogos a titular não vai ter metade do rendimento. Eu dava a titularidade ao Capel no dragão (Nani virá esgotado da selecção) para ter o Nani fresquinho na Alemanha!

Concordo com o Balakov1906, o Nani ou no jogo com o porto ou na alemanha vai ter de parar. Ele não pode continuar a fazer 90 sobre 90 minutos…Como acho o jogo do porto mais importante tirava-o no jogo da cl.

O Nani ainda tem o ritmo da liga inglesa. Sinceramente, não sei se faria bem ou não o Nani ficar no banco. No entanto, concordo que poderá pesar ligeiramente no seu rendimento. :wink:

É só na gestão do Nani que pôem reservas?
Acho que há mais opções discutíveis… :-X

Bem, também nunca manteria o Sarr. Paulo Oliveira e Maurício para os 3 jogos.

Jogaria com o Jefferson e com o Uri (no lugar do William) com o Marítimo.

Não punha o Montero a 10 com o Marítimo, preferia o Adrien ou se tiver cansado o Mané.

tripas:

Marcelo, Cédric, Maurício, Paulo Oliveira, Jonathan, William, Rosell, João Mário, Nani, Mané, Montero

schalke:

Rui, Cédric, Maurício, Paulo Oliveira, Jonathan, William, Adrien, João Mário, Nani, Carrillo, Slimani

marítimo:

Rui, Cédric, Maurício, Paulo Oliveira, Jonathan, Adrien, João Mário, Montero, Nani, Carrillo, Slimani

O Nani se vir o cartão no jogo com a fruta, vai parar de qualquer maneira. Eu forçava o cartão e parava no jogo com o Maritimo!

Os cartões amarelos da Taça de Portugal contam para o campeonato?

Desconhecia isso.

Não contam? Tinha a ideia que sim!

Não sei. Por isso é que perguntei. :great:

A rotação não me preocupa. Ao contrário do que se tem dito, há boas alternativas aos titulares. Se há algum problema não é os suplentes serem maus, é alguns titulares não serem significativamente melhores.

Jogadores indiscutíveis, sem os quais a equipa se perca completamente? Vejo poucos.

Que façam a equipa perder-se completamente até acho que não há nenhum. Mas sem Nani e Carrillo o nosso poder de desiquilíbrio desce abruptamente.

Sem os dois em simultâneo, sim. Sem um, acredito que não caso jogue Mané em vez de Capel.

Sim, isso concordo. Já o tinha dito mais em cima que teremos de os rodar nestes 3 jogos. Em especial o Nani que tem jogado sempre 90 minutos e quase de certeza vai ser titular nos dois jogos de Portugal.

Acho que a gestão do meio campo será a mais difícil. Curioso para saber como o Marco irá lidar com isto.

Este é um exercício um bocado complicado, porque pode haver lesões e outros aspectos entre os jogos. Mas…

vs Porto

Como considero este um jogo importantíssimo, acho que seria um grande tónico eliminar o Porto no Dragão na Taça de Portugal, jogaria com:

Rui

Cedric Mauricio P.Oliveira Jonathan
William
J.Mario Adrien
Carrillo Montero Nani

vs. Schalke

Jogar fora contra o adversario directo na luta à qualificação, para além de rodar o meio campo, dava-lhe algum musculo.

Rui

Cédric Mauricio P.Oliveira Jefferson
William Rosell
Nani Adrien Capel
Slimani

vs. Maritimo

Rui

Cédric Maurício P.Oliveira Jonathan
William
Nani J.Mário
Mané Montero Carrillo

Gosto muito desta ideia, especialmente com o Nani solto. Mas acho que só resultava com O William do ano passado, pois ficamos vulneráveis no meio campo em termos defensivos.

Os meus onzes:

FCP:
Boeck, Cédric, Maurício, Paulo Oliveira, Jonathan, William, Martins, J. Mário, Nani, Montero, Carrillo
(Saídas necessárias: Nani, João Mário)

Schalke:
Patrício, Cédric, Maurício, Paulo Oliveira, Jefferson, William, Adrien, João Mário, Nani, Slimani, Mané
(Entradas necessárias: Carrillo)

Marítimo:
Patrício, Cédric, Paulo Oliveira, Sarr, Jonathan, William, Martins, J. Mário, Nani, Montero, Carrillo
(Entradas necessárias: nenhuma, depende de como o jogo estiver)

Em suma, os 2 jogos mais próximos são Porto e Marítimo. Tentava um equilíbrio em ambos (no primeiro, face ao jogo c/ o Penafiel, entrariam 3 diferentes (Maurício, Jonathan, Montero); no segundo, face ao jogo com o Penafiel, voltariam a entrar 3 diferentes (Maurício, Adrien, Mané). No último, face ao jogo com o Penafiel, já entrariam apenas 2 diferentes (Jonathan, Montero).

Fruteiros: Patrício, Cédric, ? , Paulo Oliveira, Jonathan, William, Adrien, JME, Nani, Slimani, Carrillo. (Entrar na máxima força).

Schalke: Patrício, Cédric, ? , Paulo Oliveira, Jonathan, William, Adrien, JME, Nani, Slimani, Carrillo. (Se o jogo da Taça ficar resolvido nos 90 minutos, caso contrário fazia mais uma ou outra alteração).

Marítimo: Patrício, Cédric, ? , Paulo Oliveira, Jonathan, Adrien, JME, Montero, Nani, Slimani, Mané. (Rodar mais só quando o jogo estiver resolvido).