A mim faz-me confusão esta limitação de ideias. Então, porque o clube tem outros problemas, vamos parar tudo e focar-nos nos problemas. Até estes estarem resolvidos, quem sabe em 2050, não podemos preocupar-nos com assuntos que para muitos são “banais”.
Parar é morrer!
Sim, porque nos ate andamos a nadar em dinheiro para suportar isso tudo. Para vocês é mudar e ta feito num piscar de olhos. Mas mudar um símbolo do clube nao é a mesma coisa que trocar uma baliza. Nao temos dinheiro nem sequer pra pagar aos funcionários, mas uma das coisas mais importantes neste momento é mudar o emblema. ^-^
Muito lindo era quem assinasse essa petição fizesse uma doação para tal.
Penso que não se afirma por aqui que a mudança do símbolo é o mais importante. O clube não vai parar porque se toma medida x ou y, mais ou menos relevante.
E eu, desejando que se dê tempo e que se tenha ponderação, gostava que se se pensasse seriamente num simbolo mais próximo de alguns dos anteriores. Lamento que haja Sportinguistas mais novos que gostem do actual ( e eu nada tenho contra estética do mesmo ) e que com ele cresceram, mas para mim simboliza o culto promovido por alguns, de um Sporting pequeno e é algo que e de forma definitiva, gostava que funcionasse como um virar de página.
Não encaixo este tipo de petições. Primeiro porque não estou de acordo que se deve voltar ao símbolo antigo, que com a modernização dos tempos obviamente se encontra descontinuado. Depois porque essencialmente aquilo que o Sporting precisa é de ser recuperado, com trabalho rigor e competência e não se agarrar a simbologias para mudar paradigmas de um passado recente catastrófico.
No futuro talvez o símbolo possa novamente ser objeto de escrutínio e talvez aproximado ou pegado de base o símbolo anterior, mas nunca regredir.
Além que neste momento, de estabilização e recuperação do clube, não enjeito que os associados, em geral, estejam predispostos para mais alterações de fundo neste momento conturbado.
Este clube bateu no fundo, quando nem podemos sonhar com a eliminação dos simbolos ditatoriais que nos levaram a este estado (excluo os que de uma forma ou outra gostam e se revêm neste simbolo), por falta de dinheiro.
Mas nós somos o Presidente? Não estamos a fazer uma batalha disto. Mas temos de nos entreter com alguma coisa… eu pessoalmente prefiro me entreter com este tipo de coisas, que apesar de simbólicas, não prejudicam ninguem, e sempre nos fazem lavar a vista. Principalmente tendo nós aqui pessoal que domina altamente as ferramentas de desenho (eu dou uns toques no paint :-[)
Além de que uma linha “classic” com o antigo simbolo muito discreto e só em contornos era muito bem sacada :drool:
Primeiro que tudo acho é que se devia perceber quem é que está ou não de acordo com essa medida, e isso só numa AG. Fala-se aqui da vontade de algumas pessoas, mas tenho sérias dúvidas que essa vontade seja representativa da maioria dos sportinguistas.
Eu sou sincero, gosto bastante mais do simbolo actual e das linhas que o acompanham. O simbolo antigo é datado, e lá porque representa uma identidade diferente do Sporting que no fundo tb representou a minha infância/adolescência, não quer dizer que seja, por si só, esteticamente melhor.
O caminho é em frente, portanto mudar de simbolo só poderia ser para um novo, nunca regredir. No entanto parece-me prematuro.
Vamos lá ver se nos entendemos, peguei nesta resposta como poderia pegar em qualquer outra, se querem falar de estabilidade, do descalabro financeiro, do Jesualdo Ferreira ou do plantel para a próxima época estão no tópico errado.
Isto é para discutir uma eventual mudança do símbolo do Sporting Clube de Portugal, realmente é curiosa a forma como muitos relativizam esta discussão sobre o símbolo do clube referindo que há “assuntos mais urgentes”…
Quanto ao símbolo actual, já se viu que está longe de gerar um consenso, não só pelo simbolismo que carrega como pela sua concepção inicial onde os sócios foram colocados praticamente à margem do processo e daí resultou algo que não reflecte verdadeiramente aquilo que é e representa o Sporting Clube de Portugal para todos nós.
Pelo menos num ponto está tudo de acordo: esta decisão deve ser discutida em Assembleia Geral. Não é com petições que se discute seriamente este tipo de questões.
Quanto a uma eventual mudança mantenho o que disse, preferia o símbolo antigo pelas razões já explicadas acima e também porque não me identifico com algumas propostas que já vi por aqui. Agora o que seria muito importante era que estas Assembleias Gerais tivessem uma presença massiva de todos os associados e não fossem apenas os mesmos de sempre. No entanto acredito que isto venha a mudar, pode ser que desta vez acabem aquelas Assembleias a meio da semana e que se arrastam até de madrugada…
Não há maneira de “boicotar” este símbolo, dado que não foi aprovado em AG extraordinária?
Por mim seria o escudo e o tipo de letra da coroa do antigo, com o leão moderno. Para os mais cépticos, seria uma evolução no que toca ao leão arcaico.
Não concordo e para além disso o símbolo que aqui propõem não era oficialmente o usado pelo Sporting nos anos 80, esse tinha o Leão com a lingua vermelha o que desagradava a alguns Leões. O tempo não pára nem anda para trás e petições na net servem para… nada.
E se é para voltar para trás porque não o primeiro de todos o original?
E todos os outros que foram sendo actualizados durante os anos foram a AG? Não sei, duvido.
Caso a ideia seja tentar ajudar a criar um novo símbolo, ou mesmo inovar de alguma forma o que existe (3D, Hologramas, etc…) assim sim, já me parece um ideia e proposta válida.
Andar para trás nem os caranguejos, quanto mais os Leões.
E que tal uma petição para vender as 250 camaras HD avaliadas em 500 mil Euros que o Dirty Paulie instalou para controlar quem rebenta petardos e tochas e quem leva cachecóis a dizer ACAB,de forma já que estamos mal de dinheiro,para por as cadeiras todas verdes,e pelo menos fechar o fosso e depois aumentar a lotação???
Isso sim era uma boa ideia ao contrário de voltar atrás no tempo,está na hora de inovar,o Sporting tem que garantir o seu futuro,um futuro digno para as gerações vindouras,e admito aqui,aquelas cadeiras,os azulejos,o Lidl e especialmente a trampa do fosso e o facto de estarmos estão longe do relvado ENVERGONHA-ME profundamente!!!
Não Há ninguém com um fosso a separar os adeptos do relvado,além de constituir um perigo para a segurança dos Sportinguistas como ficou comprovado no ano passado,só o Sporting,aliás só uma mente brilhante como godinho flopes e tomás taveira para lembrarem-se de cometer uma atrocidade aos Sportinguistas.
Mas porque é que só passada uma década ou mais é que algém decidiu fazer uma petição?? Na altura se havia tanta gente contra, fazia-se uma impugnação. Por mim, tanto gosto deste como do anterior mas como não sou fundamentalista posso dizer que até acho este mais moderno e que consigo ser racional e imparcial na análise dos factos bons e maus que aconteceram ao clube desde que utiliza esse símbolo. Tivemos coisas horríveis como alguns actos de gestão e abuso de poder e confiança mas também tenho de admitir que aconteceram coisas positivas nesse período. Além disso, habituei o meu filho a identificar-se com este emblema e ele gosta, tal como muitas outras crianças, e isso para mim também é muito importante.
Adoro o símbolo amigo [member=3733]bukowski! Aplicando-lhe as estratégias de marketing e de projecção da marca Sporting como acrescentar o nome do clube e está lá tudo! O leão de prata em fundo verde como mandam os pergaminhos da nossa nobre instituição