Escrevo pouco, mas a altura é negra e por isso cá estou eu para dar a minha opinião.
Começo por dizer que sou um Peseirista. Gosto do treinador, gosto do seu trabalho e sei que, a bem ou a mal, daqui a uns anos quando perguntarmos os nomes dos dois técnicos que nos levaram a finais europeias nós vamos responder: Anselmo Fernández e José Peseiro.
José Peseiro não é querido porque não tem imagem. De resto, meteu a equipa a jogar bom futebol, lutou pelo título até à penúltima jornada - quantas vezes isso aconteceu nos últimos 20 anos? - e ainda nos levou à final da UEFA. É pouco? Pois é. Mas, no panorama geral, era o melhor que podíamos arranjar. E tinha crédito, porque a segunda temporada costuma ser melhor que a primeira, e se na primeira ele fez o que fez…
Acho que ele devia ser homenzinho e pedir a demissão mas eu, se fosse presidente, não a aceitaria (será que ele a pediu?). Dias da Cunha, Paulo de Andrade e Rui Meireles deviam assumir o fracasso. Quem reduziu o orçamento? Quem quis transferir Douala no dia do jogo com a Udinese? Quem aceitou a proposta pelo Rochemback e só comprou Wender e João Alves no último dia de inscrições? Peseiro não foi…
Por outro lado, Peseiro não tem mão no plantel. Isso é óbvio. Contudo, eu pergunto: O problema será inteiramente dele? Os meninos que ganham milhões não são adultos e responsáveis o suficiente para acatarem uma decisão do treinador. Peseiro tem culpas mas as coisas, por vezes, não são pretas ou brancas. O cinzento também deve ser equacionado.
Mas equacionemos a possível saída de Peseiro. Quem o pode substituir? Vem-me à cabeça Camacho, Irureta, Luiz Fernandez e pouco mais. Portugueses? Não, obrigado.
De resto só vejo nomes inacessíveis ou então sem categoria para o Sporting. É triste mas é verdade…
Partindo do pressuposto que sei que não estou a fazer confusão sei quem tu és.
Partindo desse pressuposto recordo o que dizias do lazlo.
Partindo de tudo o que disse acima tenho de concluir que estás louco.
A falta de alternativas visíveis nunca pode ser razão para manter as coisas quando chegam a este nível. Também eu disse ainda há bem pouco tempo que não sou adepto de chicotadas, e que Peseiro devia ter saído no final da época ou fazer esta até ao fim mas acho que até para o peseirista mais convicto o cenário actual apresenta contornos de tal modo preocupantes que não existe outra solução possível. A confiança entre todos é ZERO.
Sou quem tu pensas e por muito que te choque gosto bastante de Peseiro.
Não é chico esperto, é um gajo honesto no seu trabalho e sabe muito, mas mesmo muito, de bola. Não vou discutir se ele deve ficar ou sair. Eu se fosse a ele saía, se fosse o presidente não aceitava o seu pedido de demissão.
O que sei é que tu não arranjas melhor. Diz-me um treinador melhor que o Peseiro, que possa vir já e que não seja inacessível.
E por favor, não compares o Peseiro ao drácula, porque se Peseiro tem tido, em simultâneo, João Pinto e Jardel o ano passado tinhas marcado para cima de 200 golos e tinhas ganho tudo, inclusivamente tinhas o título como prenda de Natal…
O cenário não é bom para Peseiro, longe disso, mas um resultado não afecta a minha análise. Digo-te mais: Peseiro é, neste momento, o melhor treinador em Portugal, depois do Scolari, esse sim aquele que eu gostava de ver em Alvalade.
O que sei é que tu não arranjas melhor. Diz-me um treinador melhor que o Peseiro, que possa vir já e que não seja inacessível.
Confirma-se, és tu. Confirma-se também que o teu argumento é o que eu pensava: a incredulidade de conseguir melhor.
Com a administração actual também eu acho existir uma incapacidade total para encontrar melhor.
No entanto face ao estado actual da equipa, confiança, relacionamento entre jogadores e treinador, situação física e psicológica geral, não compreendo a tua opinião.
Não ouviste hoje o que Peseiro disse sobre a preparação física, lesões e cargas de treino? Como podes tu dizer que este incompetente tem condições de permanência.
Como podes tu secundarizar a questão da “imagem” (que eu prefiro incluir dentro de algo mais alargado: capacidade de liderança).
Quanto aos teus apoiantes inesperados neste tópico diz-lhes o que pensas dos dirigentes do Sporting. Rapidamente te abandonarão :).
até diria mais…dependendo da coca que lhes dessem, uns 500 golos!!!
Eu até acredito que ele seja tudo isso que tu dizes! mas que o vá ser para longe! Porque é mais do que evidente que não serve para um clube como o Sporting!
Está cá à 2 anos…
o que foi que ele fez até agora?
1 Ano : Perdeu o campeonato, a taça de portugual e a taça uefa!
2 Ano : perdeu o apuramento para a LC, a taça uefa e o resto…é só dar-lhe tempo!!!
Mas o que está aquele mastronço a fazer aqui???
É bom??? Se fosse assim tão bom, mostrava com resultados!
Olha…bom, é o Mourinho…que em todas as equipas que pegou, as colocou não só a jogar à bola como a ganhar!!!
E por favor, não compares o Peseiro ao drácula, porque se Peseiro tem tido, em simultâneo, João Pinto e Jardel o ano passado tinhas marcado para cima de 200 golos e tinhas ganho tudo, inclusivamente tinhas o título como prenda de Natal...
Nisto concordo contigo… mas tanto ganharia com Peseiro como com qualquer outro. E duvido que fosse preciso João Pinto.
…
Pois eu não te conheço mas com essa verborreia que já anda aqui a ser espremida há muito e rebatida ainda há mais ponho-te a questão ao contrário.
Se Peseiro fosse despedido quem era o clube que o iria contratar?
Por comparação, quais os cracalhõers que deixaram o nosso clube no ano passado que já arranjaram emprego?
O Sporting está cheio de medíocres, caros, e só porque vestem aquele “jersey” têm o beneplácito da cegueira de certos adeptos.
Read my lips !
Constantine, eu não sei quem tu és, mas a dor que sinto depois desta derrota fica um pouco atenuada por essas palavras. Afinal, ainda há outros tolos comigo a apoiar o Peseiro. :mrgreen:
A questão não é Peseiro e a sua qualidade… é a falta de margem de manobra para o treinador, por culpa dele mas sobretudo por culpa dos nossos dirigentes.
Constantine, eu não sei quem tu és, mas a dor que sinto depois desta derrota fica um pouco atenuada por essas palavras. Afinal, ainda há outros tolos comigo a apoiar o Peseiro. :mrgreen:
Não secundarizo a questão da imagem, mas a minha análise é puramente técnica e como sei que a capacidade nos pode dar títulos e a imagem nem por isso…
Conta-me lá que imagem tinha Del Bosque, por exemplo…
O que tu não podes neste momento é dissociar a permanência da possibilidade de encontrares uma escolha melhor. Não podes, nem deves. Não podes mandar o Peseiro para a rua e dizeres para ti: “Bem, agora vou ter de encontrar um treinador.” Sabes bem que isso é impossível.
Não secundarizo a questão da imagem, mas a minha análise é puramente técnica e como sei que a capacidade nos pode dar títulos e a imagem nem por isso…
Conta-me lá que imagem tinha Del Bosque, por exemplo…
O que tu não podes neste momento é dissociar a permanência da possibilidade de encontrares uma escolha melhor. Não podes, nem deves. Não podes mandar o Peseiro para a rua e dizeres para ti: “Bem, agora vou ter de encontrar um treinador.” Sabes bem que isso é impossível.