PES 2008 - Tópico Oficial

Visto que é um jogo que é muito jogado, achei necessário criar um tópico para a abordagem de tudo o que seja relacionado com este jogo produzido pela Konami.

Com que equipas andam a jogar? As vossas tácticas? Combinar uns joguinhos online? Quem sabe uma liga do fórum…

Neste momento ando a fazer uma liga espanhola com o Barcelona, divido o primeiro lugar da tabela classificativa com o valência com 13 jogos feitos: 10 vitórias e 3 empates . Quanto ao online, os servers ainda estão muito fracos não dando para se fazer um joguinho decente entre a malta e por isso não tenho jogado online.

Para quem, como eu, gosta de ter os equipamentos oficiais e se ressente com a falta de licenças da Konami em especial no que é relativo à Premier League, arranjei um option file extremamente engraçado que adiciona equipamentos oficiais ao Manchester United, Liverpool, Arsenal e Chelsea.

[i]Mod edit: se não há licenças, é porque essa option file não é legal, certo? Se assim é, não deixes aqui “link” para isso, quem estiver interessado entra em contacto contigo.

Mod re-edit: esquece - vê a minha mensagem mais abaixo[/i]

Abraços

Excelente tópico. Sou veterano nisto, mas também com grandes períodos de “ausência”. Já jogava do tempo dos ISS, naquele tempo a selecção de Portugal era representada por jogadores com nomes de Pulido, Mateus e outros de que não me lembro. Costumava fazer ligas com a selecção, e terminava sempre com scores tipo 16-0, 14-0 e afins. Era engraçado.

Dos últimos, comprei PES 5, depois tive o PES 6 em versão %$*#?!&, estou a hesitar entre comprar o PES 6 agora a baixo custo, ou comprar logo o 2008. Não sei qual seria a melhor solução. Tudo em versão PC, obviamente, que me parece ser a mais realista, e também porque gosto muito mais de dar muita importância a aspectso tácticos e curto muito pouco as jogadas individuais.

Relativamente ao estilo de jogo e às equipas.

Selecções

• Itália : neste caso em 4-4-2, com meio-campo em losango, favorecendo uma postura bastante passiva, com posse de bola para o adversário e contra-ataques mortíferos.

• Escócia : neste caso, adaptando-me às características dos jogadores, menos rápidos, mais possantes, com pouca técnica e mais possibilidade de apostar no jogo aéreo, estico mais o jogo para as alas, com um 4-5-1 com linhas mais adiantadas no terreno, favorecendo passes de rotura e cruzamentos de longe, procurando um maior domínio da bola.

Clubes

• AC Milan : é a equipa que mais uso quando jogo com amigos meus que, muitas vezes, preferem pegar nos clubes ingleses como Arsenal ou MU. O meu estilo, aqui, assemelha-se ao estilo que adopto com a Itália, defesas muito recuados, com Nesta a jogar como líbero, meio-campo em losango irregular (o médio esquerdo ligeiramente mais adiantado que o médio direito). Aposto sempre no contra-ataque, posso muitas vezes explorar as alas, o que é fácil com adversários que jogam com Arsenal. E muitíssimas vezes aconteceu-me dar a impressão de ser dominado e acabar por ganhar 1-0 no fim, ou 2-0, um golo no princípio e outro no fim. Nestes casos, é sempre bom olhar para o colega a bater a parede com a cabeça. :slight_smile:

Há um princípio que tenho sempre em mente e que aplico constantemente : o jogador que se interpõe ao adversário directo tem que ser sempre não o mais próximo, mas sim, dos mais próximos, aquele que ocupa no onze a posição mais avançada no terreno de jogo. Esta postura básica é muitas vezes esquecida, mas é a que melhor ocupação do espaço permite em termos defensivos. Nunca defendo sem pensar nisso, tornou-se um reflexo : pensar em quem está a tentar recuperar a bola.

ps : Alexandre, só não disseste uma coisa : que versão tens, e se é PS2/3 ou PC. :slight_smile:

Caro miguel, tenho para a ps2 todas as versões excepto a primeira que não comprei. Pes 2008, o deste ano comprei para a ps3 :slight_smile:

Jogo no PC e neste momento estou a fazer uma master league com aqueles jogadores mais fracos, os de origem da ML.

Agora estou a jogar em 4-3-3, mas em competiçoes com amigos utilizo o barça num 3-4-3.

Este novo jogo está excelente, pena ter alguns bugs, mas só aqueles jogos em Alvalade dão prazer de jogar! :dance:

Ao moderador:

Não é um patch, mas sim um option file. É legal, feito no edit mode do jogo, e disponibilizado para outros poderem usufruir também. Aliás é por isso que a konami disponibiliza sempre tão bom edit mode… Para que possamos fazer exactamente isto, quando não temos as licenças.

:slight_smile:

Só prova que não percebo puto de jogos de computador / consola modernos! :lol:

Assim sendo, podes deixar aqui novamente o “link” para a option file que não será editado. Desculpa o inconveniente. :beer:

O pessoal aqui não joga em PS2 ou Xbox 360?

É só PC e PS3?

Para PC/PS2/Xbox360 só podes correr backups transformados se tiveres o original do jogo.

Os options files para Xbox 360 é necessário ter cuidado se não podes ficar banido do Live.

Excelente tópico…

Eu estou a fazer uma master legue com o Sporting, jogadores verdadeiros… Jogo num 4-4-2, clássico, pois não me dou com a táctica de origem… Já havia feito uma época anteriormente, com o SPORTING TAMBÉM, mas fiquei em 5º ou 6º lugar, a 1 ponto de 3º!!! Agora, recomecei, para ver se melhoro, tenho 4 jogos, 3 vitórias e 1 empate…

A minha grande dificuldade no jogo tem sido a defesa, porque os gajos estão sempre a isolar-se… Só jogando 100% concentrado, sem descompor a equipas nas transições ataque defesa…, é que consigo controlar a ciosa, caso contrario, estão sempre cara a cara com o Stoj…

Qualquer dia, tenciono fazer uma master Legue com o Man United, para puder jogar com jogadores de topo, pois os do Sporting, tirando um ou outro, no jogo estão muito fraquinhos…

Jogo o pes desde o velhinho iss na super nintendo (1994)

Actualmente no pes 2008, o qual possuo para a xbox 360 (a melhor) e para o pc, jogo um pouco online (bastante pouco mesmo) e um pouco mais offline.

Online utilizo o Barcelona (naturalmente) com um 4-4-2 com um meio campo com dois alas Ronaldinho na esquerda e Messi na direita, com Touré a trinco pk ganha as bolas quase todas de cabeça e xavi ou deco ao centro do terreno (mesmo ao centro nao a medio ofensivo). Na frente a dupla Henry e Eto’o, com Eto’o ligeiramente mais recuado, para permitir sprints de trás. Mtas vezes utilizo uma variante 4-3-3, e chego a utlizar o Gudjohnsen como ponta porque tem uma percentagem de sucesso à frente do GR mt alta.

A minha “segunda” equipa online é o Inter com o mesmo 4-4-2 disposto na mesma forma, meio campo Vieira mais recuado, Cambiasso ao centro do terreno (mesmo ao centro nao a medio ofensivo), Stankovic num lado e Suazo do outro( sim o avançado pk é rapidissmo e entro com ele da ala para o meio). À frente o sobrevalorizado Adriano e Ibrahimovic. Uso tb às vezes a alternativa 4-3-3 e utilizo o Crespo pelas mesmas razões que utlizo o Gudjohnsen no Barça, muitos golos no 1on1 com o GR.

Offline estou a fazer uma Master League com o Sporting e já despachei mt caruncho para comprar uns gajos de jeito ;).

O truque do online ou contra um amigo em casa que jogue bem reside basicamente nuns tantos factores.

-Um GR alto faz muita diferença em muitos lances no PES

-Os defesas laterais devem jogar em linha com os centrais, normalmente pegando numa táctica default é preferível editar a posicao dos centrais um pouco mais para a frente, para os nivelar com os laterais, ao invez de serem os laterais a recuar. Isto evita falhas na defesa, de tentativas de colocar em foras-de-jogo, ou centrais a tentar compensar alas e vice-versa erradamente.

-Um trinco alto (muito importante pk se o for, 70% ou mais das bolas no ar no centro serão vossas) e forte nas cargas de ombro (são os jogadores que a correr com a bola afastam os adversários para trás de si) farão a diferença.

-Jogar claramente com dois estilos de jogo distintos e as respectivas tacticas adequadas a esses estilos. Num 4-3-3 jogar com as alas, com os dois avançados das alas bem encostados a linha. Jogar para o cruzamento ou entrar no 1on1 com os defesas adversários. Boa táctica para um barcelona com Messis e Ronaldinhos , ou um Man Utd com Ronado e Giggs/Nani…rapidos e com muita técnica.
Ou se preferirem a táctica 4-4-2 que seja com dois avançados do estilo forte físicamente…altos,e rapidos de preferência. No pes2008 como no pes6 a dupla Ibrahimovic, Adriano continua a fazer estragos. Adriano pode não estar tão forte mas continua com muita velocidade,remate e muitos “chega para lá” ao adversário. São jogadores que fazem a diferença contra muitos defesas. Devemos utilizar muito o passe a “rasgar” pelo solo ou pelo ar dos 4 médios para os 2 avançados.

São as ideias que tiro de muitos anos a jogar PES. Até começar a jogar outras coisas no PES2008 na 360 cheguei à 26ª posição do ranking mundial com mais de 80% de vitórias. Já ganhei uns tantos torneios de PES em pc e 360 em Portugal, inclusive o nosso Extreme Sporting PES realizado no inicio deste ano. Posso dizer que dou uns toques. Levo na marmita as vezes de quem menos espero (o pes tem isso de bom), mas faço uns joguinhos bons de vez em kuando.

Este novo jogo tem um aspecto que não me agrada muito… Pelo menos no meu caso, mais de 70% dos livres adversários, perto ou longe da área…, dão golo… Acho que é demais… Uns entram directos, outros batem na trave e caem sempre no pe de um adversário… Épa, isso enerva…

Esperava muito mais deste jogo. Em termos graficos, está excelente, mas a jogabilidade, diminui a bastante em relação ao PES 6… >:(

lol, na minha opinião passa-se o contrário!

:wink:

Isso depende da consola.
Já vi a correr na Xbox360 e está melhor que a PS3. PC não vi.
PS2 é quase igual ao PES6.

Mas desde os 2 ultimos God of War que a PS2 não me agarra.

Venha o COD 4 para a Xbox360.

Eu estou a adorar este jogo na minha opinião está excelente apesar de jogar na ps2…

Eu jogo em ps2!!!lool

Na minha opinião a jogabilidade está melhorzinha…alguém sabe quais são na ps2 os botões para puxar o adversário e simular faltas??Se souberem eu agradeço :wink:

O jogo tá simplesmente horrivel, que grande decepcao. Parece um Fifa qualquer.
Os jogadores parecem cavalos a correr, os guarda redes movem se de uma maneira ridicula, a jogabilidade piorou, os graficos idem, os remates fora de area sao muito mais certeiros de entrar, e muito mais facil marcar golo do que no PES6, enfim o que de bom houve e o facto de o jogador se mover mais no 1 para 1 podendo fazer mais fintas, mas de resto :cartao: …

A Konami andou à sombra da bananeira, e jogo pa Playstation mais parece uma cópia do Pes2006 do que um jogo novo…

Muitos como eu continuaram a jogar PES6 com um patchzito actualizado.

Ja joguei PES2008 e FIFA2008, ambos na PS3 achei que o PES está com uma grande jogabilidade e que o FIFA está bom nos gráficos e nos truques e fintas.

Quero oferecer a um amigo um deles mas para a PS2.

Alguém me pode ajudar a escolher a melhor hipotese?

Agradecia que quem tivesse jogado na PS2 desse a sua opinião…

Eu jogo na PS2 e jogo desde o PES4 e na minha opinião este jogo está bom e é melhor do que oferecer o PES6 pois gosto bastante da jogabilidade e da mobilidade…mas esta é apenas a minha opinião…PES2008