Pedro Gonçalves 'Pote'

Vocês estão a questionar o comprometimento dele com o clube durante todo o percurso.

Eu estou a questionar o comprometimento dele, de acordo com o que ele próprio disse, nos últimos meses. Os últimos meses que nos custaram uma época de merda e pelo menos metade da próxima.
Se um jogador não mete o pé a medo, o treinador não o pode obrigar, nem consegue obrigá-lo.

Eu até gosto muito do Pote, porque é um jogador que tem coisas que eu odeio, outras que adoro, mas tem um perfil humano a meu jeito. Mas isto que ele disse explica, em parte, tanto a época dele como o final de época dos colegas - no fundo, já estava toda a gente a fazer planos para o futuro, poupando-se no presente, a contar com o ovo no cu da galinha.

No fim, ninguém fez o que lhe competia, nem ganhámos merda nenhuma, perdemos uma taça com uma equipa de segunda liga, vamos à champions por favor do Villa e incompetência dos vermelhos e devíamos ter sido terceiros.

Foi este espírito miserabilista e conformado, de quem quer tudo mas não se esforça por merda nenhuma, que de repente se instalou no clube. E o Pote, em certa medida, representa um bocado essa caricatura, porque não é o atleta mais trabalhador dentro de campo, não tem rendido e ainda pensa em outros voos quando nem a merda do dia a dia ele cuida em resolver.

É como eu digo, se calhar estávamos mesmo a precisar deste fim de época. Aliás, devíamos ter levado mão cheia em Vila do Conde e acabado em terceiros, para toda a gente cair um pouquinho mais na real.

Podíamos ter sido campeões (tri), podíamos ter ganho a taça, podíamos ter ido às meias da Champions, mas houve uma altura onde, pelo menos metaforicamente, toda a gente preferiu tirar o pé a troco de sonhos molhados com a FPF, que nunca deu merda nenhuma ao Sporting.

Trocámos uma hegemonia, uma supremacia no futebol tuga, por uma merda dum pipe dream da FPF (ou o Mundial em si), onde no máximo iam passear aos States e andar a limpar bancos com as fraldas.

O Pote está com as prioridades todas trocadas. Ele e qualquer outro que tenha a pirâmide de valores invertida, onde FPF aparece antes de Sporting, por mim pode seguir com a vidinha dele e com os sonhos dele. Amigo não empata amigo, não quero que ele deixe de prosseguir os sonhos dele, mas quando os nossos objectivos não estão alinhados, deixamos de ser uma equipa com objectivos colectivos e passamos a ser um grupo de rapazolas onde cada um tem os seus objectivos individuais.

Parecendo pouco, é uma diferença basilar que explicar a época do Porto (caso 1) e a do Sporting (caso 2).

Gosto muito do Pote, mas se na cabeça dele é a FPF que importa mais, eu carrego-lhe as malas até ao aeroporto. E pode voltar ao Famalicãozinho dele, que era onde ele andava antes do Sporting que, esse sim, é o game changer da vida ele. E ele não reconhecer isso…

10 Curtiram

E o que ele diz é que esse medo lhe causou esse bloqueio. Não diz que o fez propositadamente.

1 Curtiu

A tentar explicar racionalmente alguma coisa no fórum nesta altura? Deixa lá isso…

2 Curtiram

É isto mesmo.

Parece-me evidente que o Pote (assim como outros jogadores) estavam aptos e por isso foram a jogo, mas o subconsciente de alguns (ex Pote) não os ajudou a alcançar a melhor forma. E não foi só nos jogos certamente, foi também nos treinos, uma bola de neve.

O plantel ser tão curto de soluções boas também teve um impacto negativo aqui. Se tivessemos um Zalazar/Yeremay este ano, o Pote podia ter sido resguardado e se calhar entrava com outra mentalidade para não perder o lugar.

Também me pergunto se alguns jogadores, ao verem a quantidade de lesões o ano passado e este, se tentaram proteger (inconscientemente) nos treinos e na recuperação [mais lenta] das suas lesões.

1 Curtiu

Eu interpreto as palavras do Pote nao com medo de se lesionar e nao ir ao Mundial, mas em lesionar-se e passar pelo calvario todo de novo.
Porque se fosse isso e ele pensasse racionalmente, alguma vez o treinador o ia convocar para o mundial. O treinador so o convocou para certos jogos para o tirar dos treinos do Sporting, ate quando voltou de lesao e fazia mais sentido ele recuperar forma foi convocado e obstaculizou esse regresso à forma. Chegou a ser o unico nao utilizado em 2 jogos dessa leva de jogos.
Por outro lado só o treinador é que nao via que ele andava quase parado e fazia sinais com a cabeça para os companheiros irem defender.
Na nossa bancada já brincávamos “corre gordo”…
Mas nada retira tudo o que ele nos deu estes anos todos.

3 Curtiram

Só para dar uma achega ao mito que circula por aí:“o Pore é um jogador apenas de números e não acrescenta mais nada”.

Bom, como se fosse coisa pouca acrescentar “apenas” números de elite a uma equipa durante 6 anos de forma consistente…

Mas não podia ser mais errada essa assunção. Basta recuar um pouco, não muito, e pensar porque razão o Sporting era a equipa que melhor jogava, reconhecido por todos? A equipa que “só” sabia golear as equipas pequenas (90%) é que marcou golos como nunca. Alguém imagina essa equipa e esse futebol sem o Trincão e o Pote?

Além de ter números de elite, é fundamental nas dinâmicas de uma das equipa que melhor qualidade mostrou desde que me lembro.

E querem despachá-lo…

E ainda ficam surpreendidos por se queixarem dos adeeos.

1 Curtiu

TOTALMENTE DE ACORDO!

Colocar os seus interesses pessoais acima dos interesses do colectivo e do próprio Clube que o tornou conhecido e o levou a ter ambição de ser selecionado para o Mundial, colocar os interesses pessoais acima de quem lhe paga um ordenado principesco ao qual a maior parte dos Sportinguistas nunca alcançará, nem que vivam 10 vidas, é só lamentável e desrespeitoso.

Como diz o @juziel, ter medo de se lesionar é algo difícil de controlar, é uma questão do foro mental… mas isso vence-se.

Não tem dinheiro para ter acompanhamento psicológico com um profissional com experiência em trabalhar com atletas com este tipo de problemas?

Se não tinha condições para jogar a titular, só tinha de falar com o treinador e explicar o que se passava.

Se o fez, então o treinador é conivente e colocou os interesses de um único jogador, independentemente do historial que o mesmo tivesse no Clube, à frente do grupo e não tem condições para se fazer respeitar ante os restantes jogadores e os Sportinguistas.

Só tem de pedir a demissão.

E o Pote vir fazer este post é duma ingenuidade ou duma falta de inteligência atroz, não sei como é que aqui e nas redes sociais há quem o defenda.

Não podem ser verdadeiros Sportinguistas.

E este excerto de um dos melhores posts sobre um jogador que aqui li nos últimos, é o remate perfeito.

Ler um pouco de psicanálise para entender melhor a diferença entre o subconsciente e o consciente. Afinal de contas, isto não é o fórum ali do lado

Isto devia estar afixado durante os próximos tempos.

E o que está aqui escrito vale para vários atletas do Sporting que fizeram o mesmo.

Morita, Hjulmand, Pote, entre outros andaram com a cabeça noutro lado meses da época.

Claro que ia dar mau resultado e a Taça é o culminar de tudo. O apogeu da falta de comprometimento com o Sporting.

Por isso falo em limpeza este ano e fim de ciclo.

Mas para muitos custa perceber o óbvio.

5 Curtiram

“ela traiu-me mas é tão boa rapariga, tratou-me tão bem ao longos dos anos, isto foi só um percalço :smiling_face:” basicamente isto

1 Curtiu

Volto a repetir para que fique claro: o medo de se lesionar é intempestivo, ele não controla a mente dele, os medos dele, que são função do percurso que ele fez.

Em lado nenhum nesse medo tem cabimento o vector “FPF”, o medo que ele tem de se lesionar é totalmente independente do enquadramento FPF. A questão FPF levanta-se quando é o próprio que a menciona e que, desse modo, correlaciona o medo de se lesionar com o momento seguinte, que não é tanto o calcário das recuperações, mas sim o potencial afastamento do Mundial.

E portanto, é uma admissão de ligeireza no Sporting, nos objectivos colectivos que eram palpáveis, reais e tangíveis, em troco da prossecução dos objectivos pessoais, mais distantes, mais complexos, menos meritórios.

No fim, uma lição para todos. Aquilo que era mundano, perdeu-se e ficou pelo caminho. Aquilo que era utópico, continua no mesmo plano e perdeu-se também.

Precisamos desesperadamente dum hard reset como de pão para a boca. E o Pote se calhar meteu-se nessa equação.

O que o Pote nos disse, a nós Sporting, é que agora que está casado connosco já não se está para se esforçar muito, porque a cabeça dele já está a pensar noutros voos.

Eu não quero atletas que olhem para o Sporting como o fim da viagem. Não sou palerma. Mas quero atletas que olhem para o Sporting com os olhos de quem sabe que, até ao dia em que cá estiverem e saírem para algo mais grandioso, isto é o pináculo das carreiras desportivas deles.

15 Curtiram

A boa notícia é que o próximo Mundial é só daqui por 4 anos. :partying_face:

Pode ser que dê para reabilitar o Pote na próxima época e servir de ponte para o sangue novo que entrará no verão.

O Hjulmand no inicio da época estava com a cabeça na Juventus, em janeiro estava com a cabeça no Atlético (ao ponto de falhar o jogo com o Nacional antes de irmos ao Dragão) e em maio, antes da Taça, estava com a cabeça no Real Madrid e a dizer que depois falava do seu futuro.

A falta de confiança na equipa médica ou na unidade de performance pode também ser um dos gatilhos para esse “medo” de novas lesões.

Penso que existiu aqui e noutros casos um misto de “medo” de lesões por desconfiança no corpo clinico e um levantar o pé porque há mundial.

Para além de uma limpeza no plantel é fundamental uma reestruturação do corpo clinico e da unidade de performance.

1 Curtiu

A equipa médica e unidade de performance parece-me ser a parte da estrutura que mais dificilmente vamos substituir, porque de acordo com o Varandas “é das melhores da Europa e cobiçada por clubes da Premier League”.

Neste momento, a melhor maneira de combater a nossa sabotagem de lesões, é ter mais profundidade e um perfil de jogadores mais atléticos e físicos que aguentem as cargas do futebol moderno.

Mais atléticos e físicos? Tipo Ioannidis?

eu não comento no Ioannidis, porque literalmente não faço ideia do que ele tem

Sim, o Hjulmand é que é o principal responsável pelo fim de época miserável que fizemos e pelo post no Instagram que o Pote fez…

Devia ser chicoteado, flagelado e esquartejado no meio do relvado do José Alvalade.

O Hjulmand é o nosso capitão, por isso a expectativa nele vai ser sempre melhor.

Basta comparar a liderança dele na época anterior com a deste ano, foi dia e noite.

O Sporting no inicio da época, jogou contra o Porto, uma equipa muito mais fisica e agressiva que nossa, especialmente sem Maxi e Diomande, enquanto o Hjulmand estava em subrendimento e com a cabeça noutro sitio (Juventus).

O Hjulmand que nós conhecemos só apareceu a meio da época, especialmente na segunda eliminatória contra o Bodo e nos jogos no Dragão e contra o Arsenal.

2 Curtiram