Vocês estão a questionar o comprometimento dele com o clube durante todo o percurso.
Eu estou a questionar o comprometimento dele, de acordo com o que ele próprio disse, nos últimos meses. Os últimos meses que nos custaram uma época de merda e pelo menos metade da próxima.
Se um jogador não mete o pé a medo, o treinador não o pode obrigar, nem consegue obrigá-lo.
Eu até gosto muito do Pote, porque é um jogador que tem coisas que eu odeio, outras que adoro, mas tem um perfil humano a meu jeito. Mas isto que ele disse explica, em parte, tanto a época dele como o final de época dos colegas - no fundo, já estava toda a gente a fazer planos para o futuro, poupando-se no presente, a contar com o ovo no cu da galinha.
No fim, ninguém fez o que lhe competia, nem ganhámos merda nenhuma, perdemos uma taça com uma equipa de segunda liga, vamos à champions por favor do Villa e incompetência dos vermelhos e devíamos ter sido terceiros.
Foi este espírito miserabilista e conformado, de quem quer tudo mas não se esforça por merda nenhuma, que de repente se instalou no clube. E o Pote, em certa medida, representa um bocado essa caricatura, porque não é o atleta mais trabalhador dentro de campo, não tem rendido e ainda pensa em outros voos quando nem a merda do dia a dia ele cuida em resolver.
É como eu digo, se calhar estávamos mesmo a precisar deste fim de época. Aliás, devíamos ter levado mão cheia em Vila do Conde e acabado em terceiros, para toda a gente cair um pouquinho mais na real.
Podíamos ter sido campeões (tri), podíamos ter ganho a taça, podíamos ter ido às meias da Champions, mas houve uma altura onde, pelo menos metaforicamente, toda a gente preferiu tirar o pé a troco de sonhos molhados com a FPF, que nunca deu merda nenhuma ao Sporting.
Trocámos uma hegemonia, uma supremacia no futebol tuga, por uma merda dum pipe dream da FPF (ou o Mundial em si), onde no máximo iam passear aos States e andar a limpar bancos com as fraldas.
O Pote está com as prioridades todas trocadas. Ele e qualquer outro que tenha a pirâmide de valores invertida, onde FPF aparece antes de Sporting, por mim pode seguir com a vidinha dele e com os sonhos dele. Amigo não empata amigo, não quero que ele deixe de prosseguir os sonhos dele, mas quando os nossos objectivos não estão alinhados, deixamos de ser uma equipa com objectivos colectivos e passamos a ser um grupo de rapazolas onde cada um tem os seus objectivos individuais.
Parecendo pouco, é uma diferença basilar que explicar a época do Porto (caso 1) e a do Sporting (caso 2).
Gosto muito do Pote, mas se na cabeça dele é a FPF que importa mais, eu carrego-lhe as malas até ao aeroporto. E pode voltar ao Famalicãozinho dele, que era onde ele andava antes do Sporting que, esse sim, é o game changer da vida ele. E ele não reconhecer isso…